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TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COTISTAS PARA O INGRESSO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

LAS TRAYECTORIAS DE LOS ESTUDIANTES DE CUOTA PARA EL INGRESO A UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA BRASILEÑA

RESUMO.

As vivências psicossociais de estudantes cotistas são temáticas de interesse da psicologia no campo de estudos das ações afirmativas. Esta pesquisa objetivou descrever as trajetórias de estudantes cotistas para o ingresso em uma universidade pública federal. Participaram 11 universitários cotistas, estudantes de psicologia, subdivididos em dois grupos focais. Utilizou-se da análise do discurso, de orientação inglesa, como estratégia interpretativa. As narrativas foram organizadas em seis repertórios: a cultura familiar sobre o ensino superior; as limitações e a precariedade da educação básica pública; a busca por complementação educacional; a rotina e as dificuldades anteriores ao ingresso na universidade pública; as atividades extracurriculares e os institutos federais para viabilizar o acesso ao ensino superior público. A análise das trajetórias dos cotistas evidenciou vivências psicossociais comuns aos estudantes. Os sentidos compartilhados sinalizaram que para alcançarem o objetivo de ingressar em uma universidade pública federal foi preciso, além do esforço pessoal intenso, disciplina e novos hábitos, romper com valores culturais e familiares, contar com apoio de instituições de ensino de qualidade referendada como, por exemplo, os institutos federais ou recorrer à complementação de estudos. Espera-se que este estudo contribua para a elaboração de intervenções psicossociais aos cotistas nos âmbitos da orientação acadêmica e de carreira e também para a consolidação das referidas políticas de ações afirmativas.

Palavras-chave:
Ação afirmativa; política pública; educação superior

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