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O TRABALHO E AS ORGANIZAÇÕES: ATUAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA

Borges. L. O. . 2013. O Trabalho e as Organizações: atuações a partir da Psicologia. São Paulo: Artmed

A coletânea "O Trabalho e as Organizações: atuações a partir da psicologia" foi organizada por Livia de O. Borges e Luciana Mourão (Borges & Mourão, 2013). Contou com a participação de dezesseis autores, além de vinte e seis coautores da área da Psicologia do Trabalho e das Organizações - POT - e está dividida em cinco partes, as quais compreendem vinte e três capítulos. Abordando diferentes temas, que mostram toda a extensão da POT na atualidade, a coletânea destina-se principalmente a psicólogos e outros profissionais, estudantes e pesquisadores da área.

A primeira parte apresenta os três eixos da ação do psicólogo nas organizações: compromisso social e ético, a promoção do desempenho individual, grupal e organizacional, e relações de trabalho. O capítulo 1 desta parte foi escrito por Antonio V. B. Bastos, Oswaldo H. Yamamoto e Ana Carolina de A. Rodrigues, que expõem importantes contribuições nas reflexões que o profissional da POT deve ter em sua prática social e ética nas organizações, haja vista que suas ações têm repercussões sociais significativas. O capítulo 2 foi escrito por Pedro F. Bendassolli e Sigmar Malvezzi, que apresentam modelos teóricos que explicam, predizem e sugerem intervenções sobre o desempenho nos ambientes organizacionais. No capítulo terceiro, Livia de O. Borges e José Luis Álvaro discutem subsídios teóricos sobre as relações de trabalho, no cenário de negociações sindicais/coletivas em relação à mediação do Estado.

A segunda parte, que compreende os capítulos 4, 5 e 6, versa sobre temas que desafiam o psicólogo a fazer ligações entre o fenômeno psicológico, a estratégia organizacional e a sociedade. No capítulo 4, Janice J. de Souza e Adriano de L. A. Peixoto descrevem as formas de estruturação, organização e funcionamento das instituições, abordando a gestão da produção, a organização do trabalho, as relações de emprego, modelos de alto desempenho e o contexto brasileiro. O capítulo 5, escrito por Elisabeth Loiola, Antonio V. B. Bastos, Magno O. Macambira, Elaine R. Neiva e Jessé A. P. Machado, expõe um histórico sobre as redes sociais em contextos organizacionais, discorrendo sobre seus conceitos, seus elementos constituintes (suas estratégias de coleta de dados, níveis de análise, propriedades e indicadores, análise de posição e papéis) e sua aplicabilidade. No capítulo 6, os autores Kátia B. Macêdo, Alberto de Oliveira, Roberto Heloani e Rosângela Cassiolato apresentam o embasamento histórico-político da gestão ambiental nas organizações e mostram que estas tiveram que aprender novas possibilidades neste sistema e adequar-se às exigências internacionais, surgindo assim um novo perfil de psicólogo para atender às demandas atuais do mercado de trabalho.

A terceira parte, que compreende os capítulos 7. 8, 9, 10 e 11, trata das ações profissionais que devem ser desenvolvidas nos níveis organizacional, grupal e interpessoal, temática que perpassa transversalmente as demais que compõem esta coletânea. No capítulo 7, Luciana Mourão, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Sonia Maria G. Gondim discorrem sobre a crescente necessidade de se criarem ferramentas metodológicas para avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade de planos, programas e projetos no âmbito das ações sociais e organizacionais. No capítulo 8, Narbal Silva, José Carlos Zanelli e Suzana da R. Tolfo apresentam a complexidade de realizar um diagnóstico de como é construída a cultura organizacional e sua composição, por meio dos três níveis de análise. Kátia Puente-Palacios e Maria do Carmo F. Martins permitem que o leitor compreenda, no capítulo 9, o que é clima organizacional, suas características, dimensões, evolução histórica, níveis de constructo, mensuração e análise e seu papel no cenário organizacional. O capítulo 10, escrito por Antonio V. B. Bastos, Ana Carolina de A. Rodrigues, Daniela C. B. Moscon, Eliana E. da Costa e Silva e Ana Paula M. Pinho, tem como principal objetivo discutir o comprometimento no trabalho, sua importância como vínculo e base para a vida das pessoas, grupos e organizações. No capítulo 11, Kátia Puente-Palacios e Vicente González-Romá analisam as definições e características das equipes de trabalho nas organizações, com o objetivo de adotar estratégias de gestão que favoreçam um melhor aproveitamento do desempenho das organizações, em seus diferentes setores.

A quarta parte do livro, que compreende os capítulos de 12 a 18, embasa a atuação prática do psicólogo e/ou de profissionais que trabalham no planejamento de metodologias de trabalho de gestão de pessoas, desde a inserção do trabalhador na organização, o processo de educação até o seu acompanhamento. No capítulo 12, Sonia Maria G. Gondim, Janice J. de Souza e Adriano de L. A. Peixoto relatam modelos, sistemas e desafios que visam munir o psicólogo de conhecimentos e ferramentas acerca do processo de gestão de pessoas, para uma atuação reflexiva com vista à melhoria da qualidade de vida do trabalhador, a seu bem-estar e ao da organização. O capítulo 13, escrito por Sonia Maria G. Gondim e Fabiana Queiroga, traz informações teóricas e técnicas e os desafios da área de recrutamento e seleção de pessoas, abordando o processo de seleção baseado em resultados de pesquisas nacionais e internacionais que investigam o valor preditivo dos instrumentos psicológicos da POT, o que favorece a tomada de decisões relativas ao processo seletivo. Livia de O. Borges e Virgínia D. Carvalho, no capítulo 14, expõem um tema emergente na área do Trabalho e das Organizações, que é o processo de tutoramento e/ou mentoring de novos empregados, discutindo a aplicação, o planejamento, a implantação e a fixação de critérios para realizar o acompanhamento e avaliação de programas de tutoramento organizacional. O capítulo 15, escrito por Mauro de O. Magalhães e Pedro F. Bendassolli, discorre sobre o referencial teórico que subsidia o entendimento do processo de desenvolvimento de carreira nas organizações, enfocando a importância do contrato psicológico entre indivíduo e empresa e as corresponsabilidades dos diversos setores envolvidos neste processo. No capítulo 16, Jairo Eduardo Borges-Andrade, Thaís Zerbini, Gardênia da S. Abbad e Luciana Mourão tratam de um modelo de gestão de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E, apresentando as bases conceituais, os processos, os procedimentos, os possíveis resultados de eventos, os ambientes de ação nos níveis micro e macro da organização que marcam as práticas de TD&E. No capítulo 17, Gardênia da S. Abbad, Elizabeth Loiola, Thaís Zerbini e Jairo Eduardo Borges-Andrade apresentam os conceitos, tipologia, processos, resultados e estratégias de aprendizagem individual e organizacional, haja vista que a qualificação dos quadros de pessoal das organizações é uma necessidade fundamental que se faz presente. No capítulo 18, Adriano de L. A. Peixoto e António Caetano debatem conceitos acerca de princípios e regras sobre a Avaliação de Desempenho, apresentando sua evolução, os componentes avaliados (pessoa, comportamentos, resultados e contexto), os tipos, as etapas do processo e as perspectivas para esta área.

A quinta e última parte desta coletânea, constituída dos capítulos de 19 a 23, tem como foco o indivíduo, e nela se discute a promoção do bem-estar dos trabalhadores. No capítulo 19, Mário César Ferreira, Cleverson P. de Almeida e Magali C. Guimarães oferecem uma visão geral sobre a Ergonomia da Atividade, abordando seus fundamentos teóricos metodológicos e seus limites, enfocando os problemas da pessoa na organização. O capítulo 20, elaborado por Livia de O. Borges, Liliana A. M. Guimarães e Sandra S. da Silva, apresenta e discute o campo da Saúde Psíquica e Trabalho, na perspectiva do diagnóstico, prevenção, assistência e reabilitação psíquica nas organizações. As autoras dividem em três sua forma de abordagem: as formas individualista, psicodinâmica do trabalho e psicossociológica, descrevendo suas peculiaridades e as ações do psicólogo em cada uma delas. O capítulo 21, escrito por Mirlene Maria M. Siqueira e Maria do Carmo F. Martins, aborda questões da promoção da saúde e bem-estar nas organizações à luz da Psicologia Positiva, trazendo cinco temas: saúde social, saúde positiva, bem-estar, comportamento organizacional e saúde nas organizações. O capítulo 22, escrito por José Carlos Zanelli, Narbal Silva e Núria Tordera, relata o planejamento da aposentadoria como uma práxis cultural das organizações brasileiras que busca desenvolver ações para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida, pois a aposentadoria é uma etapa do ciclo vital e da carreira das pessoas. O capítulo 23, escrito por Vanessa A. de Barros e Dominique Lhuilier, contempla a análise do trabalho de presos como uma possibilidade de ampliação do campo de pesquisa e da ação da POT, demonstrando que existe uma hierarquia de profissões que são mais ou menos valorizadas socialmente. Este capítulo expõe o trabalho no interior das prisões, apresentando dados nacionais sobre a população encarcerada e o trabalho, a visão que o poder público tem sobre o trabalho dos presidiários e as funções deste no sistema prisional.

Esta coletânea contribui para o conhecimento sistematizado de como vem se desenvolvendo a POT, que é marcada pela crescente complexidade nos domínios acadêmico, científico e profissional, ampliando as discussões para além da organização, enfocando o trabalho, a carreira e também a inclusão social. Recomenda-se sua leitura para estimular a reflexão e as práticas baseadas na eficiência, ética e disseminação emergente da Psicologia do Trabalho e das Organizações na contemporaneidade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2014

Histórico

  • Recebido
    09 Jun 2014
  • Aceito
    27 Nov 2014
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