Acessibilidade / Reportar erro

SCHREBER E A ESCRITA: TRANSCRIÇÃO DO DELÍRIO E SEUS EFEITOS DE ESTABILIZAÇÃO1 1 Este artigo é produto da dissertação do mestrado defendida em março/2016 com o título: Eles exageram no escrito: o ato de escrita e seus efeitos de suplência. Sob a orientação do Prof. Marcus André Vieira , no departamento de psicologia da PUC-Rio.

SCHREBER Y LA ESCRIT: TRANSCRIPCIÓN DEL DELIRIO Y SUS EFECTOS DE ESTABILIZACIÓN

RESUMO.

A partir do paradigmático caso freudiano, baseado no livro de Schreber, o artigo destaca a importância, para o autor, da redação e sobretudo a posterior publicação do seu livro autobiográfico Memórias de um Doente dos Nervos (1905/1984). A ênfase do artigo recairá tanto na atividade de escrita do próprio autor de seu Memórias, incluindo sua repercussão no campo da psicanálise a partir da interpretação de Freud e Lacan, quanto à intenção de Schreber de torná-la pública. Ambos os trabalhos, a atividade de escrita e publicação do livro serão articulados ao conceito de suplência no ensino de Jacques Lacan. A hipótese do presente artigo é a de que tanto a escrita do delírio como a posterior publicação funcionaram como reforços na sua estabilização delirante. A primeira denominada aqui como transcrição do delírio funcionou como apoio à sua imagem pessoal e a segunda referente a tornar pública sua obra funcionou como sustento de seu nome próprio.

Palavras-chave:
Schreber; escrita; estabilização

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br