RESUMO
O presente artigo se baseia em uma pesquisa de mestrado profissional e tem por objetivo conhecer e analisar a experiência de jovens e adolescentes que participam de um projeto de promoção à saúde, voltado ao público jovem e adolescente. A experiência de promoção à saúde e de vivência da adolescência e da juventude pelos participantes do projeto é abordada pela técnica do grupo focal. Realiza-se análise das narrativas, indicando a maneira como os participantes enfrentam os impasses inerentes a esta etapa da vida e a função que o grupo ocupa para eles nesta empreitada. Os resultados apontam que a experiência no grupo atua como estímulo para o aumento da capacidade narrativa entre os participantes, que percebem melhora nas formas de comunicação e de relação, como fonte de construção de um laço afetivo entre os participantes, constituindo-se como importante fator de suporte social e como possibilidade de estreitamento de laço com a unidade de saúde e com os profissionais que nela atuam. Destaca-se ainda a importância de sustentação por parte dos profissionais de saúde da função da alteridade junto aos jovens e adolescentes, de modo a garantir a circulação da palavra e a manutenção de um diálogo aberto e franco com eles.
Palavras-chave:
Saúde; jovens; profissionais da saúde