Acessibilidade / Reportar erro

CONCEPÇÕES DE GÊNERO E PROFISSIONAIS DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL1 1 Apoio e financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), código de financiamento 001.

CONCEPCIONES DE GÉNERO Y PROFESIONALES DEL CENTRO DE REFERENCIA DE ASISTENCIA SOCIAL

RESUMO

Para uma atuação técnica qualificada nas políticas públicas é fundamental que as/os profissionais atentem às suas concepções de gênero. Essas influenciam suas práticas e interferem no relacionamento com as/os usuárias/os, podendo ser discriminatórias e reforçar desigualdades sociais. Gênero refere-se às construções sociais que normatizam a subjetividade e a sexualidade. Investigações sobre atuação profissional com viés de gênero na assistência social que abordem localidades menores são escassas. Este estudo objetivou compreender as concepções de gênero de profissionais de nível superior que trabalham no Centro de Referência de Assistência Social. Para isso, foram feitas entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise temática, com 14 profissionais da psicologia e do serviço social que atuam em municípios do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram práticas que reforçam a família e o espaço doméstico como atribuições da mulher, e dificuldade das participantes na identificação e intervenção em situações de violência contra a mulher. Sugere-se, portanto, que sejam feitas pesquisas sobre a atuação técnica e intervenções abordando a temática de gênero e violência.

Palavras-chave:
Gênero; políticas públicas; intervenção social

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br