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Psicologia em Estudo, Volume: 7, Issue: 2, Published: 2002
  • Untitled document Editorial

    Boarini, Maria Lúcia
  • Violence and sexual abuse within the family Artigos

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de relato de experiência de supervisão e atendimento de famílias que sofreram violência intrafamiliar, encaminhadas para atendimento psicológico após denúncia ou suspeita de abuso sexual infantil cometido por parentes próximos. O texto examina essa experiência à luz de reflexões surgidas nessa prática, diante dos conflitos, impasses e dificuldades vividos por profissionais e famílias envolvidos no problema. A abordagem de intervenção aqui proposta tem três características principais: 1) baseia-se no enfoque psicossocial 2) propõe o atendimento familiar conjunto, envolvendo toda a família, inclusive o agressor; e, 3)introduz a perspectiva de gênero, fator historicamente preponderante na construção de relações de violência e dominação-exploração dentro da família.

    Abstract in English:

    This article reports on the experience of supervising and providing care to families who have experienced intra-family violence and who were referred to psychological care following suspicion or denouncement of child sexual abuse committed by close relatives. It reviews this experience in the light of reflections arising from the practice in view of the conflicts, impasses and difficulties faced by professionals and families concerned. The type of intervention proposed here has three major characteristics: 1) it is based on a psychosocial approach 2) it proposes a family group treatment including the assailant and 3) it introduces the gender perspective, a historically prevailing factor in the construction of violence and domination/exploitation relationships within the family.
  • Psycotherapy intervention with a batterer: a case study Artigos

    Padovani, Ricardo da Costa; Williams, Lúcia Calvacanti de Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    A violência doméstica é um fenômeno complexo, afetando famílias indistintamente. O objetivo deste trabalho consistiu em oferecer um atendimento psicológico de forma a reduzir o comportamento violento do marido à esposa. O cliente tinha o terceiro grau completo, pertencendo à classe média alta. O trabalho foi desenvolvido na sala de Psicologia da Delegacia da Mulher. Foram realizadas 15 sessões durante 6 meses. Os instrumentos de coleta de dados envolveram as técnicas Entrevistas com agressor, Questionário sobre crenças, Escala de auto-estima, Inventário de depressão, Escala de tática de conflito. As técnicas consistiram de: tarefa de casa, registro de comportamentos violentos/pensamentos que desencadeavam agressões, técnicas de autocontrole, auto-aplicação de time-out, manejo de raiva, análise de pensamentos disfuncionais, treino de assertividade, relaxamento, role-play, leitura/discussão de textos. Durante o atendimento houve um episódio de agressão à esposa, de proporção menor, se comparado a anteriores. O cliente não apresentou episódios de violência à esposa nos dois meses subseqüentes ao término da intervenção.

    Abstract in English:

    Domestic violence is a complex phenomenon which indistinctly affects families. The goal of this work consisted in eliminating the violent behavior of a male batterer . The client was an upper-middle class man who had a University education. The intervention took place at the Psychology Office of the Woman’s Police Station. Fifteen sessions were held over a period of six months. Assessment instruments involved: Interviews with Batterer, Questionnaire about Domestic Violence Believes, Self- esteem scales, Beck depression Inventory and the Conflict Tactics Scale. Intervention techniques involved: homework, self-recording of violent behavior and thoughts that triggered aggression, self-control techniques, time-out, anger management, analysis of dysfunctional thoughts, assertiveness training, relaxation, role-play and readings followed by discussion. Throughout the psychological intervention there was only one episode of aggression which was of minor proportion compared to previous ones. The client did not present any violent behaviors in a two months follow-up.
  • Boarding school as a total institution: violence and subjectivity Artigos

    Benelli, Sílvio José

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, apresentamos um caso da literatura relativo ao internato escolar por meio do qual exemplificamos e discutimos alguns aspectos da violência e subjetividade na instituição total. Utilizamos as análises de Goffman sobre as instituições totais e algumas hipóteses psicanalíticas a respeito da agressividade para a leitura de “O Jovem Törless”, de Robert Musil. Instituições totais parecem ultrapassadas, mas elas persistem na atualidade: FEBENS, asilos, orfanatos, conventos, prisões, quartéis, manicômios, seminários para formação de padres, etc. Nossa pesquisa visa ao desvelamento do modo de funcionamento dessas instituições e a explicitação de seus efeitos na produção da subjetividade daqueles que delas participam. Concluímos que no paralelo que podemos estabelecer entre os fins educativos do internato escolar e os objetivos terapêutico-correcionais do hospital psiquiátrico e da prisão, existe mais do que uma simples analogia.

    Abstract in English:

    In this article we will present a literature case related to boarding school through which we exemplify and discuss some aspects of violence and subjectivity in the total institution. We make use of Goffman’s analyses about the total institution and some psychoanalytic hypotheses on the aggressiveness concerning the reading of “The Young Törless”, by Robert Musil. The total institutions seem to be old-fashioned but continue to exist: minors discipline institutes, almshouses, orphanages, convents, prisons, army headquarters, mentally disturbed institutions, catholic seminaries, etc. Our research aims to unveil the way those institutions function and explain their effects on the subjectivity production of those who took part on it. We concluded that there are more than one simple analogy in the parallel we can establish between the educational goals of the boarding school and the corrective-therapeutic objectives of the psychiatric hospital and prison as well.
  • Living in a violent context: the case of an adolescent Artigos

    Lordelo, Lia da Rocha; Bastos, Ana Cecília de Sousa; Alcântara, Miriã Alves Ramos de

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho integra um estudo longitudinal, explorando nexos entre uma história marcada cotidianamente pela violência doméstica e urbana e a construção social de uma cultura pessoal em um adolescente de 14 anos, o segundo dos três filhos de uma família matrifocal. Apoiou-se em entrevistas semi-estruturadas realizadas em diferentes períodos do estudo. Na análise, caracteriza-se um processo de construção social do envolvimento com a violência (na condição de vítima e de agressor), destacando-se o contexto sociocultural imediato, estruturado por situações adversas como pobreza, conflitos intra-familiares e sociais e, especificamente, violência, todos estes formando o que se poderia chamar de ecologia propiciadora de atos violentos.

    Abstract in English:

    This article integrates a longitudinal study, exploring links between a life story determined by daily confrontation of domestic and urban violence and the personal culture of a 14-year-old boy, the second of three children of a matrifocal family. The study was based on semi-structured interviews, made in different periods of the boy’s life. In the analysis, a process of social construction of the involvement with violence (in the condition of victim or agent) is characterized, emphasizing the immediate social context structured by adverse situations such as poverty, intra-family and social conflicts and, specifically, violence; this would, finally, create what we could call an 'ecology that propitiates violent acts'.
  • Anxiety and society in S. Freud’s work Artigos

    Mello Neto, Gustavo Adolfo Ramos; Martínez, Viviana Carola Velasco

    Abstract in Portuguese:

    Busca-se expor cronologicamente a construção do conceito de angústia (Angst) em Freud para, em seguida, relacionar essa démarche ao estabelecimento das teorias sociais nesse mesmo autor. Conclui-se que Freud só pôde construir uma teoria genérica da cultura e sociedade quando pôde relacionar o sentimento de desamparo (Hilflosigkeit) humano com desamparo infantil. Isso, por sua vez, só teria sido possível a partir de 1926, quando da publicação de “Inibição, sintoma e angústia”, onde o autor explica a angústia como reação ao perigo.

    Abstract in English:

    This text aims to expose chronologically the construction of the concept of anxiety in Freud for, soon after, to relate that démarche to the construction of the author´s social theories. The main conclusion is that Freud can only build a generic theory of culture and society when he can relate the generic human feeling of helplessness (Hilflosigkeit) with the infantile state of helplessness. It was made possible only from 1926 on, after the publication of “Inhibition, symptom, and anxiety”, where the author explains the anxiety as a reaction to danger.
  • Racial relations on identities construction Artigos

    Guareschi, Neuza; Oliveira, Fernanda Pacheco de; Giannechini, Letícia Goldenberg; Comunello, Luciele Nardi; Pacheco, Milena Leal; Nardini, Milena

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo objetiva mostrar como questões raciais permeiam a vida de jovens de uma favela, considerando seu contexto e procurando compreender como esses jovens se apropriam de determinados discursos, e por conta disso, produzem sentidos quanto às situações frente às relações raciais. Estes jovens estudam em uma escola municipal deste ambiente e participaram de discussões de grupo e entrevistas. A compreensão dos dados baseou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Produção de Sentidos, dentro da perspectiva do campo dos Estudos Culturais. Os discursos que objetivam raça têm como correlatos enunciados acerca do cotidiano, de temas abordados pela mídia e da discriminação entre classes sociais, atravessados pela questão das diferenças. Os sentidos produzidos remetem a contestações e resistências, sinalizando mobilizações em relação à discriminação racial, quando tomam determinado discursos como verdadeiros e outros não. Porém, em outros momentos, produzem sentidos que reforçam uma hegemonia discursiva e sua acomodação frente a esta.

    Abstract in English:

    The purpose of the present study is to show how racial issues permeate boys and girls lives in the slum areas, taking their context into consideration and trying to understand how they transform and resist to different situations related to racial relationships. The individuals who took part in group discussions and interviews study in a local municipal school. The data analysis was based on Meaning Production theoretic and methodological approach within Cultural Studies. The discourses about race are associated with aspects of their everyday life, media themes, discrimination and social classes differences, through a discourse that refers to inequalities. The produced meanings show contestation and resistance, signaling social mobilizations related to racial discrimination. However, they produce meanings that come to reinforce a hegemonic discourse and their adaptation to it.
  • The Family Health Program: an echological approach in the developmental psychology and a health care model Artigos

    Franco, Anamélia Lins e Silva; Bastos, Ana Cecília de Sousa

    Abstract in Portuguese:

    A atividade no Programa de Saúde da Família (PSF/MS) tem sido motivo para diversos desafios. Entre as exigências reconhece-se a necessidade de elaborar proposições teóricas que orientem a reflexão e a prática. Apresenta-se uma proposta de articulação da abordagem ecológica do desenvolvimento humano elaborada por Bronfenbrenner e com o modelo de vigilância da saúde, buscando-se elaborar uma ferramenta para o Programa de Saúde da Família. Para tal, são apresentadas as bases teóricas e exemplificados os conceitos a partir de relatos de usuários e profissionais dos serviços de saúde. Observa-se que um fator de aproximação nessas três proposições é a presença, em diferentes níveis, de uma compreensão ecológica. A família tem papel fundamental para as três abordagens, e este papel é complementar, sendo ela informante, objeto de cuidados e constituidora-cuidadora de si.

    Abstract in English:

    The activities of the Family Health Program have posed many challenges. One of these challenges is exemplified in a need for developing theoretical propositions that guide the praxis of family health and foster analysis of its practices. The Bronfenbrenner ecological approach of human development and the health care model are presented as viable theoretical tools for the Family Health Program. Examples extracted from reports of users and professionals of health services are used to illustrate relevant constructs. Different levels of ecological comprehension can be identified in these examples in which the family occupies a fundamental role on the three approaches and complemented it as informant, object of care and of self-care.
  • Social-demographic profile and main complaints of clients referred to the Center of Psychological Assistance and Aid to Adolescent - CAAA - UNIFESP/EPM Artigos

    Schoen-Ferreira, Teresa Helena; Silva, Dalva Alves; Farias, Maria Aznar; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo traça o perfil sociodemográfico do adolescente encaminhado ao serviço de psicologia do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) do Departamento de Pediatria da Unifesp/EPM. A população, predominantemente na faixa de 13 a 15 anos de idade, igualmente distribuída do ponto de vista do sexo, cursava o Ensino Fundamental com defasagem escolar. Além disso, o presente estudo apresenta as queixas mais comuns do adolescente (dificuldades escolares) e a principal fonte de encaminhamento (médico hebeatra). A partir do levantamento, os autores discutem os dados comparando-os com outros estudos de mesma natureza. Comentam a necessidade de se trabalhar em equipe multidisciplinar e de se pensar em novos modelos de atendimento ao adolescente.

    Abstract in English:

    This study draws the social demographic profile of the adolescent referred to the service of Psychology of the Center of Assistance and Support to Adolescents (CAAA) of the Pediatrics Department of Unifesp/EPM with a population, consisting of 13 to 15 year old individuals, equally distributed by sex, attending elementary school with academic failure. The study shows the most common adolescents complains (learning problems) and the most frequent referrals (medical doctor). Based on this assessment the authors discuss several adolescent problems such as health, personal development, family and social environment with special focus on school progress and family relationship.
  • Exploratory study for a construction of a social adjustment test Artigos

    Sisto, Fermino Fernandes; Pacheco, Lílian

    Abstract in Portuguese:

    Relata-se a construção de um instrumento para avaliar o ajustamento de estudantes nos ambientes familiar, escolar e social, aplicado coletivamente em 440 alunos do ensino fundamental. A análise fatorial resultou em três fatores, mesclando os itens dos três ambientes. Eliminaram-se itens por três critérios combinados: freqüência superior a 85% em uma das respostas, consistência interna por alfa de Cronbach e carga fatorial. Chegou-se a 20 itens, segunda versão do instrumento. A análise fatorial resultou em três fatores, diferenciando os ambientes. Os índices de consistência interna e de precisão do instrumento como um todo e das escalas em particular são aceitáveis.

    Abstract in English:

    This study reports the development of a test to assess the adjustment of students in the family, school and social environment, administered to a group of 440 elementary school students. The factorial analysis showed three factors, but mixing the items of the three environments. The items elimination was done using three combined criteria: frequency more than 85% in one answer, the internal consistency by Cronbach’s alpha and factorial loading. Twenty items were studied as the second version of the test. The factorial analysis showed three factors and differentiated the three environments. The internal consistency and reliability coefficients are acceptable.
  • Interactional dynamics in a group of children: essaying its categorization Artigos

    Carvalho, Ana Maria Almeida; Branco, Ângela Uchoa A.; Pedrosa, Maria Isabel; Gil, Maria Stella C. de A.

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.

    Abstract in English:

    The present study aimed at the description of the interactional flow among same-aged children during play. A loosely structured free play situation with four 3-year-old children was videorecorded during 30 minutes. A period of 5 minutes was arbitrarily chosen for analysis. Four categories were defined, based on criteria of regulation and orientation of attention by the children. The categories were represented in graphs in order to elaborate sequence diagrams which allowed the description of the interactional flow. The methodological characteristics of this system of categories were analyzed in relation to other studies on social interaction and its potential usefulness and limitations were pointed out.
  • Workers participation: a study on the practices and representations in a participative organization Artigos

    Coutinho, Maria Chalfin

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo descreve e analisa as relações entre as práticas participativas e as representações sobre participação de trabalhadores de uma organização participativa. Foram realizadas observações em três fábricas de um grupo industrial catarinense e entrevistados 43 trabalhadores de três categorias profissionais que exercem atividades diretamente ligadas à produção. A partir da análise de conteúdo dos dados coletados, foi possível constatar que os trabalhadores têm possibilidades bastante limitadas de participar, sendo tais limites mais acentuados quanto menor o nível hierárquico. Observou-se, ainda, que os entrevistados tendem a incorporar em suas representações sobre participação as limitações de sua experiência concreta no trabalho.

    Abstract in English:

    This paper describes and analyses the relation between participative practices and the workers representations on a participative organization. Observations were carried out in three factories of an industrial corporation from Santa Catarina state. Forty-three workers from three professional categories were interviewed. These categories perform activities directly related to the production. From the collected data it was possible to verify that the workers have quite limited possibilities of participation; the lower the hierarchical level, the higher the limitations. It was also observed that the interviewees tend to incorporate in their representations the limitations of their real work experience.
  • Speaking, listening and writing: translation webs printed in the art of cartography Artigos

    Mairesse, Denise; Fonseca, Tania Mara Galli

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho surge da indagação sobre um novo modo de pesquisar nas ciências humanas com base no paradigma ético-estético e político, com vistas a confrontar o saber instituído pela modernidade. Interrogações a respeito do modo cartesiano de produção de conhecimento remetem a uma diversidade de “propostas” teóricas que implicam o pesquisador desde um lugar de escuta e demanda das falas, tomando-as como efeito do que se produz no pedido pela palavra. Se o contar e o escutar constituem redes de tradução em busca da criação de sentidos, também o registrar e escrever do contado podem vir a ser problematizados da mesma forma, ou seja, como matéria a se constituir no próprio ato de sua invenção. É nessa perspectiva que se reconhece a emergência da arte da cartografia como um modo de análise do social e de suas narrações.

    Abstract in English:

    The present work was originated from the probing into a new way of researching in the field of the humanities, based on an ethical, esthetic and political paradigm that aims at collating the knowledge constituted by modernity. Inquiries related to the Cartesian approach to the production of knowledge point to a variety of theoretical proposals that call the researcher from his/her place of demanding and listening to the speech to a position of assuming that they can rather be the consequences of what is implied when suggesting the speech. If telling and listening constitute translation webs in the search of creation of meanings, the registering and writing of what has been told might also be similarly questioned, i. e., as a matter to be instituted by the very act of its creation. It is from this perspective that the emergence of the art of Cartography can be recognized as a tool in analyzing society and its narratives.
  • The inclusion of adolescents of lower classes in the job market through an ONG Artigos

    Guimarães, Rosemeire Maria; Romanelli, Geraldo

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa a inserção de adolescentes entre 16 e 17 anos no mercado de trabalho através de uma ONG e discute as relações que eles mantêm com a família, com o trabalho e com a escola. A amostra é constituída por dez adolescentes de famílias de classes populares de Sertãozinho-SP, sendo cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, cursando o ensino médio em escola pública. A análise dos dados, coletados através de entrevistas com os adolescentes, mostra a importância da ONG em sua formação profissional, na freqüência à escola e como mediadora na defesa de seus direitos, enquanto trabalhadores e cidadãos.

    Abstract in English:

    This article analyzes the inclusion of 16 to 17-year-old adolescents in the work market by a non-governmental organization. It also discusses the kind of relationship they have with their families, work and school. The sample consisted of ten adolescents from low income class families living in Sertãozinho-SP. The subjects were 5 male and 5 female attending a public secondary school. Data were collected through interviews with the adolescents and their analysis evaluated the importance of the non-governmental organization in their professional education, school attendance and as a mediator in the defense of their rights as workers and citizens.
  • Significance processes in playing time: questioning the person constitution Artigos

    Zanella, Andréa Vieira; Andrada, Edla Grisard Caldeira de

    Abstract in Portuguese:

    Problematizando a constituição do sujeito a partir da análise de um episódio envolvendo dois bebês e uma professora, vídeo gravado em uma creche pública de Florianópolis/SC, procurou-se estudar a gênese dos processos de significação engendrados na situação analisada, observando a dinâmica das relações professora - bebês. Utilizando-se os aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, mais especificamente as contribuições de Lev Semionovitch Vygotski, que considera a dupla dimensão do ser humano, sujeito e sujeitado, ressalta-se a importância do Outro no processo de significação e constituição do sujeito, sem deixar de lado a ativa participação do Eu, social e historicamente produzido.

    Abstract in English:

    Questioning the person constitution from the analysis of an episode involving two babies and a caregiver, video recorded in a public day-care center of Florianópolis/SC, it was studied the genesis of the significance processes, observing the dynamic of the relations caregiver-babies. Based on the theoretical framework of the historical-cultural psychology, especially the contributions of Lev Smionovitch Vygotski, which considers the double dimension of the human being, subject and subjected, the importance of the Other in the process of significance and person constitution is pointed out, but it is also included the active participation of the I, social and historically produced.
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