Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2006
  • Editorial Editorial

  • Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade<A NAME="n1"></A> Dossiê - Educação

    Rosário, Pedro; Mendes, Maria Teresa; Grácio, Maria Luísa; Chaleta, Elisa; Núñez, José Carlos; González-Pienda, Júlio; Hernández-Pina, Fuensanta

    Resumo em Português:

    O significado atribuído ao fenómeno "aprender " é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O estudo apresentado, realizado no marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pessoas sobre as várias facetas do fenómeno aprender. O principal objectivo centra-se no mapeamento das concepções de aprendizagem de alunos do 5.º ano de escolaridade e dos seus pais (encarregados de educação). Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas e tratados qualitativa e quantitativamente. Os resultados sugerem que os pais conceptualizam o aprender maioritariamente como algo processual e experiencial, enquanto os filhos o conceptualizam sobretudo desde uma perspectiva processual e instrumental. São discutidas implicações destes dados para o processo de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    El significado atribuido al fenómeno "aprender " es influenciado por la interrelación entre individuos, contextos y culturas. La edad del alumno, las concepciones familiares y culturales y el contexto de enseñanza se constituyen como algunos de los aspectos que influencian las concepciones de aprendizaje de los alumnos. El estudio presentado, realizado en el marco teórico fenómeno gráfico, está focalizado en la descripción de las concepciones de las personas sobre las varias facetas del fenómeno aprender. El principal objetivo se centra en el "mapeamiento " de las concepciones de aprendizaje de alumnos del 5.º año de escolaridad y de sus padres (encargados de educación). Los datos fueron obtenidos a través de entrevistas semiestructuradas y tratados cualitativa y cuantitativamente. Los resultados sugieren que los padres conceptualizan el aprender mayoritariamente como algo procesual y experiencial, mientras los hijos lo conceptualizan sobretodo desde una perspectiva procesual e instrumental. Se discuten implicaciones de estos datos para el proceso de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    People’s concept on ‘learning’ is influenced by the interrelation among individuals, contexts and cultures. The student’s age, his family and cultural conceptions and the learning context are some of the main aspects that can influence the conceptions regarding the student’s learning process. Under the framework of phenomenographic theory, this paper focus on people’s description of the learning conceptions which are present in daily life phenomena. Mapping fifth grade students and their parents’ conceptions concerning the learning process is the main goal of this study. Semi-structured interviews were used; data were treated by following qualitative and quantitative approaches. The outcomes suggest that parents use to conceptualize ‘learning' as something ‘processual and experimental' , whereas their children, the students, understand ‘learning' under a processual, but also instrumental perspective. The implications of such findings, in relation to the learning process, are also discussed in the paper.
  • Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor Dossiê - Educação

    Lara, Aline Frollini Lunardelli; Tanamachi, Elenita de Ricio; Lopes Junior, Jair

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo el objetivo de identificar, explicitar y analizar las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentes en el trabajo de profesionales de una escuela pública, visando la construcción de conocimientos que permitieran transformar la práctica educativa. Se elaboraron guías de entrevista a los profesores, al coordinador pedagógico y a la dirección, una guía de observación de clases y otra para la consulta al proyecto pedagógico. Los datos fueron organizados en categorías que relacionan las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentadas por la Teoría Histórico-cultural a aquellas encontradas en los datos obtenidos en la escuela. Se verificó que el trabajo de esos profesionales no es fundamentado en una única concepción de desarrollo / aprendizaje, lo que puede ser demostrado por la coexistencia de varias teorías, entre las cuales se destacan la de Piaget y la de Vygotsky. Se constató que los enfoques de los profesionales de la escuela son permeadas por la cotidianidad, discutiéndose, a partir de la Teoría del Cotidiano, de Heller, la invasión de un espacio de producción del conocimiento por acciones/ reflexiones cotidianas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to identify, explain and analyze, the conceptions of development and learning that are present in the work of professionals working for a public school, aiming at constructing a type of knowledge able to transform educational practices. Besides a class observation itinerary and norms to consult the pedagogical project, norms in relation to interviews - to be applied to the teachers, the pedagogical coordinator and the principal - were elaborated. The data were organized into categories, connecting the development and learning conceptions - presented by the Historical-cultural-theory - to the theories, emerging in the data obtained in the school analyzed. It was verified that the work of those professionals is based, not only in one development or learning theoretical conception. In fact, it was observed the coexistence of many theories, such as the ones conceived by Piaget and Vigotski. The results show that, the school professional approaches are permeated by everyday life, and the invasion of a space for knowledge production is discussed based on actions and reflections related to everyday life.
  • Tensões que afetam os espaços de educação a distância Dossiê - Educação

    Saraiva, Luciana Martins; Pernigotti, Joyce Munarski; Barcia, Ricardo Miranda; Lapolli, Edis Mafra

    Resumo em Português:

    Os sujeitos envolvidos na educação mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação, sejam alunos, professores, tutores ou monitores, vivenciam situações críticas que afetam e tensionam os processos de aprendizagem, interferindo nas práticas educacionais. Este artigo identifica zonas de tensão nos espaços de educação a distância do Instituto VIAS-SC/Brasil. A pesquisa usa análise de conteúdo para investigar as percepções de profissionais sobre suas experiências no desenvolvimento de cursos a distância entre 2004 e 2005. Três zonas de tensão foram caracterizadas por situações que apresentam rebatimentos no desenvolvimento dos programas de educação a distância: a autonomia do aluno adulto, as posições de aprendente e ensinante e a aliança do aluno com o curso. A análise é fundamentada nos conceitos de movimentos molares e moleculares de Deleuze e Guattari (1996), permitindo reflexões sobre processos educacionais em educação a distância e a possibilidade de criação de novos espaços de produção de conhecimento pelos sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Los sujetos involucrados en la educación mediada por las tecnologías de información y comunicación, sean alumnos, profesores, tutores o monitores, vivencian situaciones críticas que afectan y tensan los procesos de aprendizaje, interfiriendo en las prácticas educacionales. Este artículo identifica zonas de tensión en los espacios de educación a distancia del Instituto VIAS-SC/Brasil. La pesquisa usa análisis de contenido para investigar las percepciones de profesionales sobre sus experiencias en el desarrollo de cursos a distancia entre 2004 y 2005. Tres zonas de tensión fueron caracterizadas por situaciones que presentan rebatimientos en el desenvolvimiento de los programas de educación a distancia: la autonomía del alumno adulto, las posiciones de aprendiente y enseñante y la alianza del alumno con el curso. El análisis es fundamentado en los conceptos de movimientos molares y moleculares de Deleuze y Guattari, permitiendo reflexiones sobre procesos educacionales en educación a distancia y la posibilidad de creación de nuevos espacios de producción de conocimiento por los sujetos.

    Resumo em Inglês:

    The subjects involved in education, which is mediated by information and communication technologies - either being students, instructors, tutors, or teaching assistants - experience critical situations that affect and cause tension to the learning processes, thus interfering in educational practices. This article identifies tension zones that occur at ‘Instituto VIAS’, in Santa Catarina, Brazil, which is a distance-learning setting. Content analysis was used in order to investigate the perceptions of professionals, regarding their own experience when developing distance-learning programs, between 2004 and 2005. Three situations that impact the development of distance-learning programs were characterized as tension zones: the autonomy of adult students, the positions of learner- teacher, held by both, students and instructors, and the student's alliance with the program. The analysis uses Deleuze and Guattari' s concepts in relation to molar and molecular movements, thus allowing reflections upon educational processes in distance learning contexts, as well as, about the possibility that individuals can have of building up new spaces for knowledge production.
  • Adaptação da AMPS-escolar para crianças brasileiras de 4 a 8 anos<A NAME="n1"></A> Dossiê - Educação

    Faria, Maria das Graças Abreu de; Magalhães, Lívia de Castro

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo foi traduzir, adaptar e analisar a validade dos itens da Avaliação das Habilidades Motoras e de Processo-Versão Escolar (School-AMPS). A metodologia incluiu tradução, simplificação dos critérios de escore e seleção de tarefas motoras relevantes para o desempenho na sala de aula. Trinta crianças com desenvolvimento típico, nas idades de 4, 6 e 8 anos, foram observadas, individualmente, fazendo as atividades selecionadas. Resultados de análise Rasch indicam que os itens foram fáceis para a amostragem e dois itens da escala motora e três itens da escala de processo apresentaram padrão errático de escores, comprometendo a validade de constructo do teste. As crianças apresentaram padrões válidos de resposta e houve correlação significativa (Pearson r) entre as medidas de habilidade motora (0,59) e de processo (0,53) e a idade. Conclui-se que alguns itens necessitam de ajuste, mas o instrumento pode ser útil para avaliar a competência funcional em crianças brasileiras com necessidades especiais.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue traducir, adaptar y analizar la validez de los ítemes de la Evaluación de las Habilidades Motoras y de Proceso-Versión Escolar (School-AMPS). La metodología incluyó traducción, simplificación de los criterios de escore y selección de tareas motoras relevantes para el desempeño en el aula. Treinta niños con desarrollo típico, de 4, 6 y 8 años fueron observados, individualmente, haciendo las actividades seleccionadas. Resultados de análisis Rasch indican que los ítemes fueron fáciles para el muestreo y dos ítemes de la escala motora y tres ítemes de la escala de proceso presentaron patrón errático de escores, comprometiendo la validez de constructo del test. Los niños presentaron patrones válidos de respuesta y hubo correlación significativa (Pearson r) entre las medidas de habilidad motora (0,59), de proceso (0,53) y edad. Se concluye que algunos ítemes necesitan ajuste, pero el instrumento puede ser útil para evaluar la competencia funcional en niños brasileños con necesidades especiales.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to translate, adapt and analyze the item validity of the School-Version of the Assessment of Motor and Process Skills (School-AMPS). The methodology included the translation, simplification of scoring criteria and selection of motor tasks, which are relevant for classroom performance. Thirty typically developing children, ages 4, 6, and 8 years old, were observed individually, when performing the selected tasks. Rasch analysis indicated that the items proposed were easy for the sample, two items in the motor scale and three items in the process scale presented erratic score patterns, which compromised the test construct validity. The children presented valid patterns of response and there was a significant relationship (Pearson r) between the measures of motor skills (0,59) and process (0,53) skills and the child’s age. It was concluded that some items needed adjustments, but the instrument could be useful to evaluate the functional competence of Brazilian children with special needs.
  • Atividades em pequenos grupos na Educação Física: jogos de significações Dossiê - Educação

    Peters, Leila Lira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a forma de organização de uma atividade em pequenos grupos, a partir das significações produzidas/veiculadas no contexto de aulas de Educação Física. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas a videografia e a análise microgenética, ambas pautadas nos aportes da perspectiva histórico-cultural. A atividade analisada constitui-se da elaboração de um jogo desenvolvido por um grupo de alunos. Na apreensão do fluxo das interações, evidenciou-se um movimento de disputa entre os membros do grupo pelo direito de voz, na tentativa de ocupar um lugar social de destaque diante dos demais, episódio em que houve pouca mediação por parte da professora. Assim, constatou-se que a atividade em pequenos grupos é um importante espaço de interação entre os sujeitos que dela participaram e como locus de produção de significações, pela possibilidade de confrontos/oposições/alianças de pontos de vista entre esses sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue analizar la forma de organización de una actividad en pequeños grupos, a partir de las significaciones producidas / difundidas en el contexto de clases de Educación Física. Se utilizaron como herramientas metodológicas la videografía y el análisis micro genético, ambos pautados en los aportes de la perspectiva histórico-cultural. La actividad analizada se constituyó de la elaboración de un juego desarrollado por un grupo de alumnos. En la aprehensión del flujo de las interacciones, se evidenció un movimiento de disputa entre los miembros del grupo por el derecho de voz, en el intento de ocupar un lugar social de destaque delante de los demás, episodio en el que hubo poca mediación por parte de la profesora. Así, se constató que la actividad en pequeños grupos es un importante espacio de interacción entre los sujetos que de ella participaron y como locus de producción de significaciones, por la posibilidad de confrontes /oposiciones /alianzas de puntos de vista entre esos sujetos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the organization of an activity within small groups, starting from significations obtained within the context of physical education lessons. As tools of methodology, videography and micro-genetic analysis were employed, both utilized from a cultural-historical perspective. The activity under analysis was the development of a game, on part of a group of students. From the flow of interaction, it became evident that an element of vocal competition had arisen among the group members, in an attempt to occupy a position of prominence over the others, an event that lead to a little mediation on part of the teacher. Therefore, it can be seen that the activity performed in small groups is an important realm of interaction, where participating members act as locus of production of significations, through the possibility of alliances, confrontation and opposition of ideas between participating subjects.
  • Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade Dossiê - Educação

    Fleith, Denise de Souza; Alencar, Eunice Maria L. Soriano de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue examinar la percepción de alumnos de enseñanza fundamental en cuanto al ambiente en el aula para la creatividad. Participaron en el estudio 644 alumnos de 3o. y 4o. año de escuelas públicas y particulares del Distrito Federal. La Escala sobre Ambiente para la Creatividad en el Aula, utilizada en este estudio, evalúa cinco factores: Soporte de la Profesora a la Expresión de Ideas del Alumno, Autopercepción del Alumno con relación a la Creatividad, Interés del Alumno por el Aprendizaje, Autonomía del Alumno y Estímulo de la Profesora a la Producción de Ideas del Alumno. Los resultados indicaron diferencias de percepción entre los alumnos del género masculino y femenino, alumnos de 3o. y 4o. año y entre alumnos de escuelas públicas y particulares. Los resultados revelaron aún interacción entre año y tipo de escuela.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to examine the perception of elementary school students in relation to the classroom creativity environment. Six hundred and forty-four students, attending the 3rd and 4th grade in public and private schools participated in the study. The Classroom Creativity Environment Scale, used in the study, assesses five factors: Teacher’s Support to the Student’s Expression of his/her Own Ideas, Student’s Self-Perception concerning Creativity, Student’s Interest in Learning, Student’s Autonomy, and Teacher’s Support to the Student’s Ideas Expression. The results indicated differences between male and female students, between students from 3rd and 4th grades, and between students from public and private schools. Moreover, the results revealed a significant interaction between the student’s grade and the type of school students attend.
  • Práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento da empatia em crianças Dossiê - Educação

    Motta, Danielle da Cunha; Falcone, Eliane Mary de Oliveira; Clark, Cynthia; Manhães, Alex C.

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa investiga a relação entre as práticas educativas e os níveis de empatia em 77 crianças, com idades entre 6 e 12 anos. Destas, 37 viviam em abrigos: oito, em um abrigo de longa permanência (Abrigo Pq); e 29 viviam em um abrigo de curta permanência (Abrigo Gr). As demais 40 crianças residiam com as próprias famílias (Lar). A empatia foi avaliada com a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes e mediante entrevistas baseadas em cenas de vídeo, selecionadas para eliciar raiva, tristeza, alegria e medo. As práticas educativas foram avaliadas através de entrevistas. As crianças do Abrigo Gr apresentaram escores inferiores aos das crianças do Abrigo Pq e do Lar tanto em termos de empatia quanto de práticas educativas. Este padrão de resultados sugere a existência de uma relação entre as práticas educativas adotadas pelos pais ou responsáveis e o desenvolvimento da empatia em crianças.

    Resumo em Espanhol:

    Esta pesquisa investiga la relación entre las prácticas educativas y los niveles de empatía en 77 niños entre 6 y 12 años. De éstos, 37 vivían en abrigos: ocho en un abrigo de larga permanencia (Abrigo Pq); y 29 vivían en un abrigo de corta permanencia (Abrigo Gr). Los 40 niños restantes residían con las propias familias (Lar). La empatía fue evaluada con la Escala de Empatía a Niños y Adolescentes y de entrevistas basadas en escenas de vídeo, seleccionadas para expulsar: rabia, tristeza, alegría y miedo. Las prácticas educativas fueron evaluadas a través de entrevistas. Los niños del Abrigo Gr presentaron escores inferiores que los de los niños del Abrigo Pq y del Lar tanto en términos de empatía como de prácticas educativas. Este patrón de resultados sugiere la existencia de una relación entre las prácticas educativas adoptada por los padres o responsables y el desarrollo de la empatía en niños.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at investigating the relationship between parenting practices and the empathy levels in 77 children with ages ranging from 6 to 12. Thirty seven of them lived in foster homes; eight lived in a shelter, which provided a long term residence (Small shelter) and 29 children lived in a short term residence shelter (Big shelter). The remaining 40 children lived at home with their own families (Home). Empathy was evaluated by using two instruments: An empathy scale for children and adolescents and interviews based on selected video clips showing scenes, which aimed at eliciting anger, sadness, happiness and fear. The parenting practices were evaluated through interviews. Big Shelter children presented lower scores both, in terms of empathy, as well as of parenting, when compared to Small Shelter and Home children, This pattern of results suggests that the practices adopted by parents or caregivers affect the development of empathy in children.
  • Felicidade, bem-estar subjetivo e comportamento acadêmico de estudantes universitários Dossiê - Educação

    Dela Coleta, José Augusto; Dela Coleta, Marilia Ferreira

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo determinar índices de felicidade e bem-estar e sua relação com o comportamento acadêmico, em uma amostra de 252 estudantes universitários dos últimos períodos de diversos cursos e diferentes instituições de educação superior. Os sujeitos foram solicitados a responder a um questionário composto de perguntas sobre dados biográficos e escalas sobre o sentimento de felicidade, satisfação e bem-estar subjetivo, avaliações de vários aspectos de suas vidas, de sua universidade, de sua formação e comportamento acadêmico. Os resultados mostraram que estes estudantes avaliam sua satisfação, bem-estar e felicidade de modo bastante positivo. De modo geral eles estão satisfeitos com a faculdade e com o próprio rendimento acadêmico, embora se preocupem um pouco com a garantia de sucesso profissional que a formação recebida lhes possa oferecer. A principal hipótese foi confirmada ao se encontrar coeficiente de correlação múltipla significativo entre as medidas de bem-estar subjetivo e o comportamento acadêmico-universitário.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo determinar índices de felicidad y bienestar y su relación con el comportamiento académico, en una muestra de 252 estudiantes universitarios en los últimos períodos de diversos cursos y diferentes instituciones de educación superior. Los sujetos fueron solicitados a responder a un cuestionario compuesto de preguntas sobre datos biográficos y escalas sobre el sentimiento de felicidad, satisfacción y bienestar subjetivo, evaluaciones de varios aspectos de sus vidas, de su universidad, de su formación y comportamiento académico. Los resultados mostraron que estos estudiantes evalúan su satisfacción, bienestar y felicidad de modo bastante positivo. De modo general ellos están satisfechos con la facultad y con el propio rendimiento académico, aunque se preocupen un poco con la garantía de éxito profesional que la formación recibida les pueda ofrecer. La principal hipótesis fue confirmada al encontrarse coeficiente de correlación múltiple significativo entre las medidas de bienestar subjetivo y el comportamiento académico-universitario.

    Resumo em Inglês:

    This study had the purpose of determining rates of happiness and well-being, and their connection to academic behavior, in a sample of 252 university students, attending the last years of several courses and different College Institutions. The subjects were asked to answer an inventory composed by questions on biographical data and by scales concerning feelings such as happiness, satisfaction and subjective well-being, thus evaluating different aspects of their lives, their university, and their academic behavior. The results showed that the students interviewed evaluate their satisfaction, well-being and happiness in a very positive way. In general, they are satisfied with the university in which they study and their academic achievement; although they wonder if the education received at university will really guarantee their professional success. The main hypothesis was confirmed with the findings related to the significant multiple correlation between the measures related to subjective well-being and academic behavior.
  • Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental Dossiê - Educação

    Bandeira, Marina; Rocha, Sandra Silva; Freitas, Lucas Cordeiro; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir

    Resumo em Português:

    As habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Las habilidades sociales son consideradas situacionales, pero hay pocos estudios en Brasil relacionándolas a variables sociodemográficas, especialmente con niños. Se investigó la importancia y frecuencia de las habilidades sociales en relación con variables sociodemográficas, con 257 estudiantes, de 1° a 4° año de enseñanza fundamental. Para evaluar habilidades sociales, se utilizó el Sistema de Evaluación de Habilidades Sociales (SSRS) y, para el nivel socioeconómico, el "Criterio Brasil". Participaron como informantes, 185 padres y 12 profesoras. Los resultados mostraron un efecto significativo de sexo, edad e indicadores socioeconómicos. Los mejores escores fueron de las chicas en las autoevaluaciones y evaluación de las profesoras. La edad se correlacionó negativamente con autoevaluación de las habilidades sociales. Cuanto mayor la escolaridad de los padres y su nivel socioeconómico, mayor el escore de las habilidades sociales; cuanto menor la importancia atribuida por los padres a las habilidades sociales, menores los escores de los niños. El nivel de habilidades sociales de los niños ha variado, por lo tanto, en función de características sociodemográficas y sociales.

    Resumo em Inglês:

    Social skills are situational, but a few researches evaluated its relation to sociodemographic variables in Brazil. This research investigated the social skills and its relation to sociodemographic variables in a sample of 257 elementary school students from 1st to 4th grades, in Brazil, using the SSRS scale (Social Skills Rating System). Socioeconomic levels were evaluated by "Criterio Brasil" scale. Participated in this research 185 parents e 12 teachers rating the children' s social skills. Results showed significant differences in gender, the girls having higher scores in social skills than the boys. Social skills were significantly and positively correlated to social economic level and parents’ level of education. Also, children from private schools had higher scores in social skills than those from public schools. Social skills were more frequent when considered important by parents. Age was negatively correlated to social skills, only in the self-evaluation scores. These results showed that the level of social skills in elementary school students vary according to sociodemographic and social variables.
  • Níveis de maturidade vocacional de alunos de 14 a 18 anos do Rio Grande do Sul Dossiê - Educação

    Balbinotti, Marcos Alencar Abaide; Tétreau, Bernard

    Resumo em Português:

    Maturidade vocacional é a capacidade de enfrentar tarefas de desenvolvimento com as quais se é confrontado; como conseqüência do próprio desenvolvimento social e biológico e das necessidades da sociedade em relação às pessoas que alcançam esse estado de desenvolvimento. O estudo explora diferenças nos níveis de maturidade vocacional segundo sexo, idade, ano do ensino médio e tipo de escola. Uma amostra de 860 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos e idades de 14 a 18 anos, das redes pública e privada, respondeu o Questionário de Educação à Carreira (QEC). Resultados indicam diferenças significativas (p<0,05) nas respostas quando controladas as variáveis: sexo, tipo de escola e ano do ensino médio. O fato de pertencer a uma das 5 idades em estudo não determina maturidade vocacional estatisticamente maior. Uma das principais conclusões é que os adolescentes da rede pública poderão se ver forçados a aceitar oportunidades profissionais que aparecem, forçando uma"maturidade vocacional prematura".

    Resumo em Espanhol:

    Madurez vocacional es la capacidad de enfrentarse tareas de desarrollo con las cuales se es confrontado; como consecuencia del propio desarrollo social y biológico y de las necesidades de la sociedad en relación con las personas que alcanzan ese estado de desarrollo. El estudio explora diferencias en los niveles de madurez vocacional según el sexo, edad, año de Enseñanza Media y tipo de escuela. Una muestra de 860 estudiantes de Enseñanza Media, de ambos sexos y edades de 14 a 18 años, de las redes pública y privada, respondió el Cuestionario de Educación a la Carrera (QEC). Resultados indican diferencias significativas (p<0,05) en las respuestas cuando controladas las variables: sexo, tipo de escuela y año de Enseñanza Media. El hecho de pertenecer a una de las 5 edades en estudio no determina madurez vocacional estadísticamente mayor. Una de las principales conclusiones es que los adolescentes de red pública podrán verse forzados a aceptar oportunidades profesionales que aparecen, obligando una"madurez vocacional prematura".

    Resumo em Inglês:

    Vocational maturity is the capacity to face the development tasks, which one is confronted with as a consequence of one' s own social-biological development and society' s expectations for the individuals who reach such a condition of development. Differences regarding the levels of vocational maturity are explored in this study, according to sex, age, level of high school education and type of school attended. A sample of 860 high school students - from14 to 18 years old, male and female, attending public and private schools - answered the Questionnaire related to Career Education (QCE). The results show significant differences (p<0.05) when variables such as sex, type of school and level of high school education are controlled. Age does not determine a statistically higher vocational maturity. As main conclusion it is pointed out, that adolescents from public schools may be forced to accept the emerging professional opportunities, thus facing a "premature vocational maturity".
  • Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes Dossiê - Educação

    Minto, Elaine Cristina; Pedro, Cristiane Pereira; Netto, Jaqueline Rodrigues da Cunha; Bugliani, Maria Aparecida Prioli; Gorayeb, Ricardo

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o conteúdo de uma intervenção psicológica para o desenvolvimento de habilidades de vida em adolescentes, a partir da descrição detalhada das estratégias utilizadas. A intervenção, realizada em contexto grupal, consistiu em 12 encontros semanais, de duas horas de duração. Discute-se a adequação desta modalidade de atendimento, temas, conteúdos abordados e metodologia adotada para o desenvolvimento dos mesmos. O detalhamento das técnicas de trabalho em grupo pode permitir sua replicação por outros profissionais. Acredita-se que este modelo de atendimento em promoção de saúde se caracteriza como uma importante estratégia para trabalhar com adolescentes, pois pode torná-los mais competentes psicossocialmente, o que influirá na sua qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene como objetivo presentar y analizar el contenido de una intervención psicológica para el desarrollo de habilidades de vida en adolescentes, a partir de la descripción detallada de las estrategias utilizadas. La intervención, realizada en contexto grupal, consistió en 12 encuentros semanales, de dos horas de duración. Se discute la adecuación de esta modalidad de atención, temas, contenidos abordados y metodología adoptada para el desarrollo de los mismos. El detenimiento de las técnicas de trabajo en grupo puede permitir su replicación por otros profesionales. Se cree que este modelo de atención en promoción de salud se caracteriza como una importante estrategia para trabajar con adolescentes, pues puede tornarlos más competentes psicosocialmente, lo que influirá en su calidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to present and analyze the content of a psychological intervention for the development of Life Skills in adolescents, starting from a detailed description of the strategies used. The intervention, performed within a group context, consisted of 12 weekly meetings, lasting two hours each. The authors discuss the adequacy of the modality of care, the topics and contents approached and the methodology adopted aiming at the adolescents’ development. The detailed presentation of group-work techniques allows its replication by other professionals. This model of care, regarding Health Promotion, is characterized as an important strategy for working with adolescents since it may turn them more competent in psychosocial terms, thus influencing their quality of life.
  • Sobrecarga de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial<A NAME="n1"></A> Dossiê - Educação

    Pegoraro, Renata Fabiana; Caldana, Regina Helena de Lima

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetiva identificar a sobrecarga experienciada pelo familiar responsável pelo cuidado direto de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Interior Paulista, a partir de um roteiro semi-estruturado que abordava dados de caracterização dos familiares, sua história de vida e temas relacionados ao adoecimento psíquico do usuário. Foram realizadas entrevistas com nove familiares, com idades entre 28 e 80 anos, sendo 8 do sexo feminino, no geral, mães de usuários. O material foi submetido à análise qualitativa e houve a formação de categorias temáticas que indicaram a presença de sobrecarga emocional, prática e financeira no cotidiano dos familiares entrevistados. A importância da rede de apoio é destacada no momento da crise. Ressalta-se a idade elevada dos cuidadores como dado a ser considerado pelas equipes de serviços abertos de saúde mental, mediante as atuais políticas públicas que delineiam o cuidado ao portador de sofrimento mental no meio sócio-familiar.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo posee el objetivo de identificar la sobrecarga experienciada por el familiar responsable por el cuidado directo de usuarios de un centro de atención psicosocial del interior del estado de São Paulo, a partir de un instrumento semiestructurado que trataba datos de caracterización de los familiares, su historia de vida y temas relacionados al proceso de enfermedad psíquica del usuario. Se realizaron entrevistas con nueve familiares, de 28 a 80 años, siendo 8 del sexo femenino y, en general, madres de usuarios. El material se sometió al análisis cualitativo y hubo la formación de categorías temáticas que indicaron la presencia de sobrecarga emocional, práctica y financiera en el cotidiano de los familiares entrevistados. La importancia de la red de apoyo es señalada en el momento de crisis. Se subraya la edad elevada de los cuidadores como un dato que debe ser considerado por los equipos de servicios abiertos de salud mental, mediante las actuales políticas públicas que trazan el cuidado al portador de sufrimiento mental en el medio sociofamiliar.

    Resumo em Inglês:

    The present study has as objective to identify the burden, experienced by the family member in charge of taking care of his relative, who is a user of a small town ‘Psychosocial Care Center’, located in the state of São Paulo, Brazil. A semi-structured questionnaire was used, in order to obtain a characterization of the family members, based on both, their life story and other topics related to the patient’s psychological illness. The interviews were carried out with 9 family members, from 28 to 80 years old, being most of them the patients’ mothers. The data were analyzed by using a qualitative analysis, thus forming theme categories that indicated the presence of an emotional, practical and financial overload to the family member in charge of the patient’s daily care. The study emphasizes the need for a support group, mainly during crisis. It also points out the advanced age of the caretakers, as an aspect to be considered by the teams that work in the mental health field, in the view of the Brazilian public policy, which open the possibility of looking after the patient with mental disorders within his social and familiar context.
  • A participação do pai nos cuidados da criança, segundo a concepção de mães<A NAME="n1"></A> Dossiê - Educação

    Crepaldi, Maria Aparecida; Andreani, Grace; Hammes, Patrícia Simone; Ristof, Clarissa Dionísio; Abreu, Sandra Ribeiro de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção das mães a respeito do cuidado paterno em famílias em situação de risco psicossocial, comparando famílias que mantêm seus filhos na creche e famílias cujas crianças aguardam por vaga. Foram realizadas entrevistas com 30 famílias, gravadas em audiocassete e transcritas, as quais continham dados de identificação e questões abertas referentes à família e ao cuidado. Nas entrevistas, as questões abertas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo temático. Para as perguntas fechadas pontuou-se a freqüência de ocorrência de respostas, com o objetivo de caracterizar os elementos específicos da participação do pai. As mães descreveram as atividades que seus companheiros realizavam com os filhos (sair, brincar, conversar e cantar), mas nem todas consideram-nas como atividades de cuidado. Constatou-se que o pai aproveita diferentemente da mãe o tempo que passa com as crianças.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo posee como objetivo investigar la percepción de las madres respecto al cuidado paterno en familias en situación de riesgo psicosocial, comparando familias que mantienen sus hijos en la guardería y familias cuyos niños aguardan una vacante. Se realizaron entrevistas a 30 familias, grabadas en cinta casete y transcritas, las cuales contenían datos de identificación y cuestiones de respuesta libre referentes a la familia y al cuidado. En las entrevistas, las cuestiones de respuesta libre fueron analizadas según el método de análisis de contenido temático. Para las preguntas cerradas tipo"test" se puntuó la frecuencia de ocurrencia de respuestas, con el objetivo de caracterizar los elementos específicos de la participación del padre. Las madres describieron las actividades que sus compañeros realizaban con los hijos (salir, jugar, charlar y cantar), pero ni todas las consideran como actividades de cuidado. Se constató que el padre aprovecha diferentemente de la madre el tiempo que pasa con los niños.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to investigate some mothers’ perception regarding paternal care in families who live in psychosocial risk situations. A comparison among families whose children attend day nursery institutions and families whose children are on wait lists is carried out. Interviews, including identification data and open questions about the families and their care, were applied to 30 families and, then, taped and transcribed. The open questions were analyzed according to the content analysis method. Considering the closed questions, the frequency of answers occurred was analyzed in order to characterize the specific elements of the fathers’ participation. Mothers described the activities their partners use to share with the children, such as going out, playing, talking and singing, however, not all of them were considered as care activities. It was observed that fathers spend their time with the children differently from mothers.
  • Vínculos e redes sociais em contextos familiares e institucionais: uma reflexão conceitual<A NAME="n1"></A> Dossiê - Educação

    Carvalho, Ana M. A.; Bastos, Ana Cecília S.B.; Rabinovich, Elaine P.; Sampaio, Sonia M. R.

    Resumo em Português:

    Propõe-se uma reflexão conceitual sobre os conceitos de vínculo e rede social. São resumidos quatro trabalhos que utilizam esses conceitos e discutidas suas convergências e divergências. Carvalho sintetiza estudos sobre vínculo na interação criança-criança. Sampaio problematiza a vinculação entre crianças de rua e educadores. Rabinovich relata observações de famílias em uma comunidade quilombola. Bastos reflete sobre redes sociais com base no discurso de mães em grupos de encontro. A comparação dessas pesquisas em termos dos conceitos de vínculo e rede social indica a conveniência de explicitação dos seus sentidos em cada caso, para permitir diálogo entre enfoques diversificados sobre as relações humanas.

    Resumo em Espanhol:

    Se propone una reflexión conceptual sobre los conceptos de vínculo y red social. Son resumidos cuatro trabajos que utilizan esos conceptos y discutidas sus convergencias y divergencias. Carvalho sintetiza estudios sobre vínculo en la interacción niño-niño. Sampaio problematiza la vinculación entre "niños de la calle" y educadores. Rabinovich relata observaciones de familias en una comunidad quilombola. Bastos refleja sobre redes sociales basado en el discurso de madres en grupos de encuentro. La comparación de esas pesquisas en términos de los conceptos de vínculo y red social indica la conveniencia de explicitación de sus sentidos en cada caso, para permitir diálogo entre enfoques diversificados sobre las relaciones humanas.

    Resumo em Inglês:

    This paper suggests a conceptual reflection on bonds and social network concepts. Four studies that use such concepts are synthesized and their convergences and divergences are discussed. Carvalho synthesizes studies on bonds in child-child interaction. Sampaio is concerned with bonds concerning homeless children and educators. Rabinovich reports observations of families in a Quilombola community. Bastos makes reflections on social network, based on the talks of some mothers during group meetings. The comparison between the studies mentioned, in terms of both concepts, that is, bonds or linkings and social network, shows the convenience of a clear explanation in relation to the meanings in each of the cases, so that the dialogue among different approaches on human relationships can be allowed.
  • Desenvolvimento da sensibilidade ao contraste para freqüências espaciais em crianças<A NAME="n1"></A> Dossiê - Educação

    Santos, Natanael Antonio dos; França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi mensurar a função de sensibilidade ao contraste (FSC) para freqüências espaciais na faixa de 0,25 a 2cpg em crianças (4, 5, 6 e 7 anos) e adultos jovens. Foram estimados limiares de contraste para 25 participantes (vinte crianças e cinco adultos jovens), utilizando-se o método psicofísico da escolha forçada e nível baixo de luminância. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Os resultados mostraram que a FSC de crianças de 4, 5, 6 e 7 anos melhora significativamente com a idade e que a FSC de crianças de 7 anos é mais baixa do que a de adultos jovens. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento da percepção visual de contraste para estímulos de grade senoidal aumenta gradualmente, prolongando-se além dos 7 anos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue mensurar la función de sensibilidad al contraste (FSC) para frecuencias espaciales en la franja de 0,25 a 2cpg en niños (4, 5, 6 y 7 años) y adultos jóvenes. Fueron estimados umbrales de contraste para 25 participantes (veinte niños y cinco adultos jóvenes), utilizándose el método psicofísico de la elección forzada y nivel bajo de luminancia. Todos los participantes presentaban acuidad visual normal y estaban libres de enfermedades oculares identificables. Los resultados mostraron que la FSC de niños de 4, 5, 6 y 7 años mejora significativamente con la edad, y que la FSC de niños de 7 años es más baja que la de adultos jóvenes. Estos resultados sugieren que el desarrollo de la percepción visual de contraste para estímulos de onda senoidal aumenta gradualmente, prolongándose después de los 7 años.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work was to measure the contrast sensitivity function (CSF) for visual spatial frequencies, ranging between 0.25 and 2 cpd, in children (4, 5, 6 and 7 years old) and adults. The contrast thresholds were measured in 25 participants (twenty children and five young adults), by using the psychophysical forced-choice staircase method and low luminance. All subjects in the program were free from ocular or visual disease, thus presenting a normal visual acuity. The results showed that CSF of 4, 5, 6 and 7 year-old children improved significantly with the aging process. Moreover, it was shown that, the CSF of 7 year-old-children was lower than those of adults. Such results suggest that the development, regarding visual contrast perception for sine-wave grating stimuli increases gradually, thus, going on beyond 7 year-old.
  • Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência Dossiê - Educação

    Moraes, Antonio Bento Alves de; Batista, Cecilia Guarnieri; Lombardo, Ivani; Horino, Letícia Enya; Rolim, Gustavo Sattolo

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de conocer modos de expresarse de estudiantes de Odontología en relación con las personas con deficiencia, se aplicó un cuestionario de respuesta libre conteniendo ejemplos de situaciones inclusivas, antes y después de un módulo de enseñanza sobre pacientes especiales. Las respuestas fueron categorizadas en: polarización positiva (Ej.: aprobación), negativa (Ej.: pena) o sin polarización, haciéndose distinción entre foco en la persona y en las acciones inclusivas. Los resultados indicaron totales más altos para categorías con polarización positiva y aumento de esos valores después del módulo de enseñanza, y foco predominante en la persona. Se discute la importancia de la formación de los estudiantes de odontología para actuación con pacientes especiales, así como la contribución del área de Ciencias Humanas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to assess different ways students of Dentistry express themselves as they are asked questions concerning individuals with disabilities. A questionnaire consisting of examples of inclusive situations was applied prior to and after a teaching module focusing handicapped patients. Answers to the questionnaire were categorized as positive tendency (e.g. approval), negative tendency (e.g. pitiful), or neutral. Also, distinctions were made between the answers focusing on the individual and those focusing on inclusive actions. Results revealed the highest values for positive responsiveness, increasing after the teaching module application. Answers focusing on the individual showed higher values when compared to those regarding inclusive actions. This study emphasizes the contribution of Human Sciences approaches to dental students learning and their preparation to deal with handicapped patients.
  • Dinâmica das relações em famílias com um membro portador de dermatite atópica: um estudo qualitativo Dossiê - Educação

    Ferreira, Vinícius Renato Thomé; Müller, Marisa Campio; Jorge, Hericka Zogbi

    Resumo em Português:

    A dermatite atópica é uma doença alérgica de pele que atinge cada vez mais pessoas a cada ano, o que acaba por exigir mais pesquisas para minimizar seu impacto social. É reconhecida a presença de fatores psicológicos no curso deste quadro, especialmente do estresse e da ansiedade, que agem sobre o funcionamento do sistema imune; esta influência dos aspectos emocionais caracterizaria a dermatite atópica como quadro psicossomático. Investigaram-se qualitativamente, a partir de uma entrevista semi-estruturada, as vivências de três famílias em relação à dermatite atópica e elementos da dinâmica familiar com um membro portador desse quadro, a saber, um dos filhos. As famílias relataram que a dermatite atópica trouxe prejuízos psicológicos e sociais importantes, e a dinâmica familiar influencia e é influenciada pela freqüência e intensidade dos sintomas, pelo acréscimo de estresse, além de interferir nas comunicações familiares e relacionamento entre os membros.

    Resumo em Espanhol:

    La dermatitis atópica es una enfermedad alérgica de piel que afecta cada vez más personas, lo que acaba por exigir más pesquisas para minimizar su impacto social. Es reconocida la presencia de factores psicológicos en el curso de este cuadro, especialmente el estrés y la ansiedad, que actúan sobre el funcionamiento del sistema inmune; esta influencia de los aspectos emocionales caracterizaría la dermatitis atópica como cuadro psicosomático. Se investigó cualitativamente, a partir de una entrevista semiestructurada, las vivencias de tres familias en relación con la dermatitis atópica y elementos de la dinámica familiar con un miembro portador de ese cuadro, o sea, uno de los hijos. Las familias relataron que la dermatitis atópica acarreó daños psicológicos y sociales importantes, y la dinámica familiar es influenciada e influencia la frecuencia e intensidad de los síntomas por el incremento de estrés, además de interferir en las comunicaciones familiares y relaciones entre los miembros.

    Resumo em Inglês:

    Atopic dermatitis is a skin allergic disease, which increases its incidence each year, thus, demands more researches in order to minimize its social impact. The influence of psychological factors, when developing such an illness is known. Stress and anxiety are usual factors that affect the immunological system in a severe way; such psychological factors characterize atopic dermatitis as a psychosomatic illness. Three families were investigated in a qualitative framework, through the use of a semi-structured interview. Family perceptions and elements related to the family dynamics, concerning atopic dermatitis, were studied, once one child in each family bears the illness. The families reported that atopic dermatitis had damaged the whole family in psychological and social aspects, consequently, influencing the family relationship and influencing in the intensity and frequency of symptoms due to the increasing stress, besides interfering in the family communication and relationship.
  • Moralidade e sociabilidade em Frankl: um norte para superação da violência Dossiê - Educação

    Moreira, Jacqueline de Oliveira; Abreu, Anderson Kerley Chaves de; Oliveira, Marina Clemente de

    Resumo em Português:

    O presente texto tem por finalidade apresentar, de maneira introdutória, os conceitos de violência, moralidade e sociabilidade dentro da concepção existencial-humanista de Frankl. Segundo sua concepção, a violência é um empobrecimento e uma descaracterização do humano; portanto, ela é desumanizadora. Em sua ótica antropológica humanista, a superação da violência deve ser concebida pela via da autotranscendência, isto é, por meio da superação de uma existência egoísta. É na experiência da moralidade e da sociabilidade que o homem pode desvelar o sentido que a alteridade confere à sua vida. É, portanto, sedimentando sua existência na autotranscendência que o humano encontra sua realização. Assim, o homem pode realizar suas potencialidades na autotranscendência quando encontra um sentido fora de si mesmo, no encontro autêntico com o outro que permite a sociabilidade, garante a conduta moral e ultrapassa a dimensão da violência.

    Resumo em Espanhol:

    El presente texto posee por finalidad presentar, de manera introductoria, los conceptos de violencia, moralidad y sociabilidad dentro de la concepción existencial-humanista de Frankl. Según su concepción, la violencia es un empobrecimiento y una descaracterización del humano; por lo tanto, ella es deshumanizadora. En su óptica antropológica humanista, la superación de la violencia debe ser concebida por la vía de la auto trascendencia, o sea, por medio de la superación de una existencia egoísta. Es en la experiencia de la moralidad y de la sociabilidad que el hombre puede desvelar el sentido que la alteridad confiere a su vida. Es, por lo tanto, sedimentando su existencia en la auto trascendencia que el humano encuentra su realización. Así, el hombre puede realizar sus potencialidades en la auto trascendencia cuando encuentra un sentido fuera de él mismo, en el encuentro auténtico con el otro que permite la sociabilidad, garantiza la conducta moral y sobrepasa la dimensión de la violencia.

    Resumo em Inglês:

    The present text aims at presenting, in an introductory way, concepts such as, violence, morality and sociability within Frankl’s human-existentialist conception. According to Frankl’s conception, the violence is responsible for the degradation of the human being, and also for human decharacterization. Therefore, it dehumanizes the human being. In a humanistic and anthropological scope, the overcoming of violence must be conceived by means of auto-transcendence, that is, by overcoming a selfish existence. Undergoing the experience of morality and sociability, mankind is able to reveal the feeling that alterity can confer to human life. Therefore, the human being fulfills himself basing his existence in auto-transcendence. This happens when the human being finds a meaning for his own existence outside himself. It is through the genuine interacting with ‘the other’ that man enables sociability, assures moral behaviour and surpasses the dimension of violence.
  • Escala de racismo moderno: adaptação ao contexto brasileiro Dossiê - Educação

    Santos, Walberto Silva dos; Gouveia, Valdiney V.; Navas, María Soledad; Pimentel, Carlos Eduardo; Gusmão, Estefânea Élida da Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi adaptar a Escala de Racismo Moderno ao contexto brasileiro. Pretendeu-se conhecer sua validade de construto (estrutura fatorial) e consistência interna (Alfa de Cronbach, alfa). Contou-se com a participação de 269 sujeitos, com idade média de 21 anos (DP = 4,76; amplitude de 15 a 38), em sua maioria do sexo feminino (73,6%), solteiros (81,8%) e estudantes universitários (74%). Estes responderam a perguntas demográficas e uma bateria de seis medidas, entre as quais a Escala de Racismo Moderno, que teoricamente cobre dois fatores nítidos: negação do preconceito e ameaça aos princípios de igualdade. Coerentemente, a análise fatorial realizada permitiu identificar dois fatores que explicaram conjuntamente 32,4% da variância total, sendo interpretados como negação do preconceito (alfa = 0,71) e afirmação de diferenças (alfa = 0,74). Estes resultados são discutidos à luz de estudos previamente realizados, sugerindo-se a possibilidade de se considerar uma estrutura bifatorial para a medida do preconceito sutil na população estudada.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio fue adaptar la Escala de Racismo Moderno al contexto brasileño. Se pretendió conocer su validez de construto (estructura factorial) y consistencia interna (Alfa de Cronbach, alfa). Se contó con la participación de 269 sujetos, con edad media de 21 años (DP = 4,76; amplitud de 15 a 38), en su mayoría del sexo femenino (73,6%), solteros (81,8%) y estudiantes universitarios (74%). Éstos respondieron a preguntas demográficas y un conjunto de seis medidas, entre las cuales la Escala de Racismo Moderno, que teóricamente cobre dos factores nítidos: negación del prejuicio y amenaza a los principios de igualdad. Coherentemente, el análisis factorial realizado permitió identificar dos factores que explicaron conjuntamente 32,4% de la variancia total, siendo interpretados como negación del prejuicio (alfa = 0,71) y afirmación de diferencias (alfa = 0,74). Estos resultados son discutidos a la luz de estudios previamente realizados, sugiriéndose la posibilidad de considerarse una estructura bifactorial para la medida del prejuicio sutil en la población estudiada.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to undertake a non-systematic revision of the bibliography dedicated to the perception The objective of the present study was to adapt the Scale of Modern Racism to the Brazilian context. Specifically, it was intended to know its construct validity (factorial structure) and reliability (Cronbach’s Alpha, alpha). It consisted of 269 subjects, average 21 years of age (SD = 4.76; ranging from 15 to 38). Most of them were female (73.6%), single (81.8%), and undergraduate students (74%). They answered demographic questions and a set of six measures. Among them was the Modern Racism Scale, which presents two theoretical factors: negation of prejudice and threat for equality principles. The factor analysis performed suggested two factors that together account for 32.4% of the total variance. Coherently, these factors were named as negation of prejudice (alpha = .71), and affirmation of differences (alpha = .74). These findings are discussed based on previous studies. it is suggested the possibility of consider a two-factors structure for measuring the modern prejudice on the studied population.
  • Metodologias feministas e estudos de gênero: articulando pesquisa, clínica e política Dossiê - Educação

    Narvaz, Martha Giudice; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    Este texto busca dar visibilidade ao feminismo enquanto projeto teórico-epistemológico e político e suas possíveis articulações com a pesquisa acadêmica e com a clínica feminista. Inicialmente, situamos o conceito de feminismo como movimento histórico, político e filosófico-epistemológico; apresentamos as gerações, comumente conhecidas como ondas do feminismo, apontando algumas de suas principais características e problematizações. Posteriormente, desenvolvemos considerações sobre as diferentes epistemologias, metodologias e terapias feministas. Ao final, destacamos que a falta de institucionalização dos estudos feministas e de gênero enquanto saberes legítimos e integrados aos currículos universitários revela a posição marginal que tais estudos ainda ocupam na Academia, na Pesquisa e na Clínica.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto busca dar visibilidad al feminismo mientras proyecto teórico-epistemológico y político y sus posibles articulaciones con la investigación académica y con la clínica feminista. Inicialmente, situamos el concepto de feminismo como movimiento histórico, político y filosófico-epistemológico; presentamos las generaciones, comúnmente conocidas como olas del feminismo, apuntando algunas de sus principales características y problematizaciones. Posteriormente, desarrollamos consideraciones sobre las diferentes epistemologías, metodologías y terapias feministas. Al final, destacamos que la falta de institucionalización de los estudios feministas y de género mientras saberes legítimos e integrados a los currículos universitarios revela la posición marginal que tales estudios aún ocupan en la Academia, en la Pesquisa y en la Clínica.

    Resumo em Inglês:

    This article presents feminism as a theoretical, epistemological and political project, as well as its articulations between the academic research and the feminist therapy. Initially, the feminist concept is emphasized as a historical, political and philosophical-epistemological movement. The feminism generations, commonly known as waves of the feminism, are shown, pointing out their main characteristics and concerns. In addition, considerations about different feminist epistemologies, methodologies and therapy are developed. Finally, the lack of institutionalization of studies on feminist and gender, as a legitimate knowledge incorporated to the academic curriculum is highlighted, thus revealing the marginal position that such studies still currently occupy in the Academic, Research and Therapeutic Fields.
  • Pesquisa e acontecimento: o toque no impensado Dossiê - Educação

    Fonseca, Tania Mara Galli; Kirst, Patrícia Gomes; Oliveira, Andréia Machado; D’Ávila, Maria Fátima; Marsilac, Ana Lúcia Mandelli

    Resumo em Português:

    Intenta-se, neste texto, abrir uma janela e pensar sobre a relação da pesquisa com o conceito de acontecimento, decorrente de algumas considerações de Foucault (1992) e Deleuze (1999). Deste modo, visa-se tocar em alguns problemas importantes, tais como: a relação pesquisador/objeto, a noção de História, as revoluções do tempo e como se dá a propagação daquilo que estudamos na sociedade e em nossa própria vida. Busca-se também fazer um corpo-a-corpo com a poeira virtual que o escavar-revolver-pesquisar nos impõe quando pensamos a partir da noção de acontecimento. Acontecimentalizar a pesquisa, para Foucault, é um procedimento analítico e de produção de conhecimentos implicado com uma posição teórico-política de desnaturalização que considera o pesquisar como forma de acesso à desmultiplicação causal. Portanto, busca-se constituir uma posição de análise, isto é, perspectivar as singularidades do acontecimento, rondá-lo dia e noite para fins de adentrar-lhe a carne e romper as evidências que se assomam ao nosso olhar.

    Resumo em Espanhol:

    Se intenta, en este texto, abrir una ventana y pensar sobre la relación de la pesquisa con el concepto de acontecimiento, decurrente de algunas consideraciones de Foucault (1992) y Deleuze (1999). De este modo, se visa tocar en algunos problemas importantes, tales como: la relación investigador / objeto, la noción de Historia, las revoluciones del tiempo y como se da la propagación de lo que estudiamos en la sociedad y en nuestra propia vida. Se busca también hacer un "cuerpo a cuerpo" con el polvo virtual que el excavar-revolver-pesquisar nos impone cuando pensamos a partir de la noción de acontecimiento."Acontecimentalizar" la pesquisa, para Foucault, es un procedimiento analítico y de producción de conocimientos implicado con una posición teórico-política de desnaturalización que considera el pesquisar como forma de acceso a la desmultiplicación causal. Por lo tanto, se busca constituir una posición de análisis, o sea, perspectivar las singularidades del acontecimiento, rondarlo día y noche para fines de adentrarle la carne y romper las evidencias que se asoman a nuestra mirada.

    Resumo em Inglês:

    In this work it is attempted to ‘open a window’ and reflect upon the association of research with the concept of event, taking into account some considerations by Foucault (1992) and Deleuze (1999). It is sought to approach some important aspects, such as, the relationship researcher-object, the notion of History, the time revolutions and how the propagation of what is studied occurs in our society and in our own lives. It is also attempted to have a hand-to-hand fight with the ‘virtual dust’ that the digging, turning over and researching impose to researchers, when developing their thoughts based on the notion of event. According to Foucault, turning the research into an event, is an analytical procedure of production of knowledge, together with a theoretical-political position of denaturalization that considers research as a way to take part in the causal demultiplication. Therefore, it is intended to set up an analysis position, that is, to bring into perspective the singularities of event, patrolling it day and night, with the purpose of penetrating its own flesh, in order to break the evidences that can be revealed to us.
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br