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Psicologia em Estudo, Volume: 15, Número: 4, Publicado: 2010
  • EDITORIAL Editorial

  • Voltar para Vygotsky é o suficiente? o legado da psicologia sócio-histórico-cultural Articles

    Elhammoumi, Mohamed

    Resumo em Português:

    Voltar para Vygotsky é o suficiente? A psicologia de Vygotsky tem suas raízes nos escritos de Marx. Assim, o marxismo é indispensável para o estudo da teoria de Vygotsky. Por isso, afirmamos neste trabalho que, ao voltar para Vygotsky também volta-se para Marx e para o marxismo. Além disso, qualquer tentativa de modificar o uso que Vygotsky fez das idéias do marxismo com algum elemento estranho não é apenas objetivamente anti-Vygotsky, mas também a distorção da sua teoria. Vygotsky trouxe em destaque o movimento dialético das totalidades sociais, dentro do qual uma complexa interação ocorre entre as forças de produção, relações sociais de produção, os meios de produção, modo de produção, consciência, alienação e atividade. E é nessas interações complexas que a vida mental humana é formada e moldada. Ciente destas armadilhas, Vygotsky não tenta construir uma psicologia marxista, que fica do lado da teoria do determinismo econômico. Os esforços de Vygostsky foram dirigidos, em vez disso, para a localização de aspectos psicológicos nos escritos de Marx e fazer, de um desses aspectos, um novo ponto de partida para a análise da mesma totalidade com a qual Marx estava preocupado.

    Resumo em Espanhol:

    Volver para Vygotsky es suficiente? La sicología de Vygotsky tiene sus raíces en los escritos de Marx. Así, el marxismo es indispensable para el estudio de la teoría de Vygotsky. Por eso, afirmamos en este trabajo que, al volver para Vygotsky también se vuelte para Marx y para el marxismo. Además, cualquier intento de modificar el uso que Vygotsky hizo de las ideas del marxismo con algún elemento raro no es sólo objetivamente anti-Vygotsky, pero también la distorción de su teoría. Vygotsky trajo en destaque el movimiento dialético de las totalidades sociales, dentro del cual una compleja interación ocurre entre las fuerzas de producción, relaciones sociales de producción, los medios de producción, modo de producción, consciencia, alienación y actividad. Y es en esas interacciones complejas que la vida mental humana es formada y moldada. Ciente de estas armadillas, Vygotsky no intenta construir una sicología marxista, que se queda del lado de la teoría del determinismo económico. Los esfuerzos de Vygostsky fueron dirigidos, en vez de eso, para la localizacíon de aspectos sicológicos en los escritos de Marx y hace, de uno de eses aspectos, un nuevo punto de partida para el análisis de la misma totalidad con la cual Marx estaba preocupado.

    Resumo em Inglês:

    Is ‘back to Vygotsky’ enough? Vygotsky’s psychology has its roots in Marx’s writings. Thus, Marxism is indispensable to the study of Vygotsky’s theory. That is why, we assert in this paper that, back to Vygotsky is back to Marx and Marxism. Furthermore any attempt to modify Vygotsky’s uses of Marxism with some extraneous element is not only objectively anti-Vygotsky but also distortion of his theory. Vygotsky brought into prominence the dialectic movement of social totalities, within which a complex interaction takes place between forces of production, social relations of production, means of production, mode production, consciousness, alienation, and activity. In these complex interactions that human mental life is formed and shaped. Aware of these pitfalls, Vygotsky did not try to build a Marxist psychology that lies on the side of the economic determinism theory. Vygotsky’s efforts were directed, instead, to locating psychological aspects in Marx’s writings and making one of these aspects a new point of departure for examining the same totality with which Marx was concerned.
  • Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento Artigos

    Martins, Lígia Márcia; Eidt, Nádia Mara

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de estudos teóricos e pretende apresentar algumas contribuições ao estudo da psicologia histórico-cultural do desenvolvimento, mais especificamente no que se refere à relação existente entre as categorias de trabalho e atividade. Estudos desta natureza são importantes para psicólogos, pedagogos e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a prática educativa, na busca por compreender o problema da periodização do desenvolvimento em uma perspectiva não naturalizante. Nesta direção, a categoria de atividade principal mostra-se central como força motriz do processo de desenvolvimento humano, portanto encontra-se estreitamente ligada ao lugar que cada indivíduo ocupa na sociedade de classes bem como às condições objetivas de sua existência material. O estudo do desenvolvimento coincide com o estudo da pessoa concreta, imersa numa trama de relações sociais e num sistema político e econômico; enfim, outra coisa não é senão o estudo da história objetivada em cada indivíduo particular.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of theoretical studies and intends to show some contributions to the Development Historical-Cultural Psychology, more specifically, regarding to the relationship between the work and activity categories. These studies show to be relevant to the psychologists, pedagogues and other professionals involved directly or indirectly with the educational practice, in the quest to understand the problem of development periodization in a non-naturalistic perspective. In this way, the main activity category shows up as a central driving force of human development process and, therefore, it is closely linked to the place which each individual takes up in the class society as well as the objective conditions of his material existence. The development study matches with the study of specific person, immersed in a web of social relations; in a political and economic system; and finally, something else is nothing , but the study of the history objectified in each particular individual.
  • Considerações sobre a psicologia da arte e a perspectiva narrativista Artigos

    Moutinho, Karina; Conti, Luciane De

    Resumo em Português:

    O estudo das produções artísticas há muito tem interessado à psicologia, e as reflexões desenvolvidas por Vigotski são importante referência para o entendimento de comportamentos estéticos a partir de uma psicologia objetiva e social. Considerando a relevância de suas contribuições, o presente artigo tem como objetivos: (1) apresentar os principais embates da psicologia e da estética no início do século XX à luz do pensamento de Lev Vigotski apresentado na obra “Psicologia da Arte”, destacando-se a proposição teórico-metodológica feita pelo autor para entendimento das produções artísticas à época; e (2) discutir as contribuições desta proposição para a perspectiva narrativista, destacando as ideias do autor para o fortalecimento desta área que se dedica à abordagem do humano para além do raciocínio lógico-abstrato.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio de las producciones artística desde hace mucho tiempo representa un área de interés para la psicología, donde las reflexiones realizadas por Vigotski se constituyen en un importante punto de referencia para la comprensión del comportamiento estético a partir de una psicología objetiva y social. Considerando la importancia de estas contribuciones, este artículo tiene por objeto presentar las principales divergencias de la psicología y la estética en el siglo XX a la luz del pensamiento de Lev Vigotski tomando como referencia su libro "Psicología del arte", en el que da a conocer su propuesta teórico-metodológica para el entendimiento de las producciones artísticas de la época; así mismo, busca discutir las contribuciones de esta propuesta hacia la perspectiva narrativista, destacando las ideas del autor en el fortalecimiento de esta área dedicada al abordaje del ser humano más allá del raciocinio lógico-abstracto.

    Resumo em Inglês:

    The study of the artistic production is an issue which has interested psychology for a long time. Vygotsky´s work is an important reference to reflect upon esthetics behavior derived from object and social psychology. Considering his relevant contributions, this article has the following objectives: 1) present the most important discussions related to psychology and esthetics in the beginning of the 20th century based on Lev Vygotsky and his “ art psychology”, highlighting the theoretic-methodological proposal suggested by the author to the artistic productions of his time; 2) discuss the contributions of this proposition to narrativist perspective, reinforcing Vygotsky’s ideas to empower this area dedicated to the human approach which goes beyond the logical-abstract thoughts.
  • Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais Artigos

    Araújo, Claudia Campos Machado; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute el dibujo infantil como esfera sígnica visual impulsora y facilitadora del proceso de significación para el niño sordo, principalmente con adquisición tardía del lenguaje. Se propone descartar conceptos de la teoría Histórico-Cultural que abordan el funcionamiento psicohumano y su constitución social, así como el papel central de la historia y de la cultura en el desarrollo de las funciones psicológicas superiores, a partir del lenguaje y de la inserción del niño en el circuito simbólico. El análisis de los aspectos teóricos y conceptuales puede fundamentar una práctica clínica y educacional comprometida con el desarrollo social, linguístico, cognoscitivo, interactivo y simbólico necesarios a la constitución del niño sordo, usuario del lenguaje por señales, como ser comunicante circunscrita por el lenguaje.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses children’s drawing as a signic visual sphere that promotes and enables the signification process for deaf children with late language acquisition. It aims to emphasize concepts of a Historic-Cultural theory that approach human psychic functioning and its social constitution, as well as the central role of history and culture in the development of higher psychological functions by means of language and of children’s introduction in the circuit of the symbolic. The analysis of the theoretical and conceptual aspects can be the ground for a clinical and educational practice engaged with the social, linguistic, cognitive, interactive and symbolic development necessary to making deaf children, speakers of sign language, as a being whose means of communication is limited to that language.
  • O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas Artigos

    Souza, Flavia Faissal de; Silva, Daniele Nunes Henrique

    Resumo em Português:

    Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial nas contribuições de Lev Seminovich Vigotski, o presente estudo coloca em discussão os modos pelos quais crianças surdas em idade pré-escolar utilizam recursos linguísticos na configuração de papéis simbólicos negociados no faz-de-conta. O trabalho tem como material empírico dois episódios investigativos coletados em videogravações realizadas em uma brinquedoteca com crianças na idade pré-escolar. Na transcrição, a análise dos dados destaca a apropriação de papéis simbólicos, em que palavras (LIBRAS) e corpo (gestos) se articulam para atribuir sentido à atividade lúdica. Na coreografia da brincadeira, as crianças surdas explicitam quem são e qual é o tema encenado, pela determinação e nomeação de papéis e das regras sociais representadas. Conclui-se, conceitualmente, que o corpo é um componente linguístico fundamental na constituição dos sentidos e dos significados produzidos na atividade lúdica, promovendo possibilidades de expressão subjetiva da criança que brinca.

    Resumo em Espanhol:

    Basándonos en los presupuestos de la perspectiva histórico-cultural, este estudio discute los modos mediante los cuales los niños sordos utilizan recursos linguísticos en la configuración de los papeles simbólicos negociados durante un juego compartido. El trabajo tiene como material empírico dos episodios de juego observados y registrados en video en una ludoteca. El análisis de las sesiones pone de manifiesto el proceso de apropiación de las funciones simbólicas por parte de los niños, en el cuál las palabras (LIBRAS) y el cuerpo (gestos) se articulan con el fin de dar sentido a la fantasía. Mediante la interpretación corporal en el juego los niños sordos hacen explícito quiénes son y explican qué tema se está reproduciendo. Como conclusión, exponemos que el cuerpo es un componente linguístico fundamental en la constitución de sentidos y significados que se producen en la actividad lúdica, generando posibilidades de expresión para el niño sordo que juega.

    Resumo em Inglês:

    Based on the assumptions of historical-cultural perspective of human development, especially Lev Seminovich Vigotski contributions, this paper debates the usages of language resources by preschool aged deaf children in the configuration of symbolic roles exchanged on play. Two investigative episodes recorded on video in a toy-library were used as empirical material. The analysis highlights the process of appropriation of symbolic roles, in which words (LIBRAS) and body (gestures) articulate themselves in order to give meaning to make-believe. In this sense, it is in the play choreography that deaf children make explicit who they are and explain what issue is being played, by setting the roles and the social rules that they will play. As a conceptual conclusion, one may say that body is a fundamental linguistic component in the constitution of senses and meanings produced in playful activity, promoting possibilities of subjective expression to the child who plays.
  • A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos Artigos

    Carvalho, Bruno Peixoto; Souza, Terezinha Martins dos Santos

    Resumo em Português:

    Tendo surgido como resposta à chamada “crise da psicologia social”, a “Escola de São Paulo” de psicologia social colocou como leitmotiv de suas práticas a transformação social. Tal posição, hoje comum na psicologia social, nem sempre foi tão explícita e é produto e síntese de uma série de rupturas e superações. Esta revisão de literatura tem por objetivo reunir um conjunto de produções teórico-bibliográficas a respeito do surgimento e desenvolvimento da “Escola de São Paulo” de psicologia social. Para tanto, foram analisados três momentos de seu desenvolvimento: inicialmente, são caracterizadas as perspectivas norte-americana e europeia de psicologia social, que marcaram a produção da área no Brasil até o fim dos anos 70; em seguida, é apresentado o que se convencionou chamar “crise da psicologia social”; e, por fim, expõe-se a proposta de superação da “crise” que emergiu na América Latina e tem como seu representante no Brasil a chamada “Escola de São Paulo”.

    Resumo em Espanhol:

    Originada como respuesta a la llamada "crisis de la psicología social", la "Escola de São Paulo" de psicología social puso la transformación social como leitmotiv de sus prácticas. Tal posición es común hoy en la psicología social, pero no siempre fue tan explícita; es resultado y síntesis de una variedad de rupturas y superaciones. Esta revisión de literatura tiene el objetivo de reunir a un cuerpo de producciones teóricas acerca del surgimiento y desarrollo de la "Escola de São Paulo" de psicología social. Para ello, se conciben tres momentos de su desarrollo: inicialmente, se caracterizan las perspectivas estadounidense y europea de la psicología social, que marcaron la producción sobre la disciplina en Brasil hasta fines de los años 70; en seguida, se presenta lo que por convención se llamó "crisis de la psicología social"; y, por fin, se expone la propuesta de superación de la crisis que emergió en Latinoamérica, cuya representante en Brasil es la llamada "Escola de São Paulo".

    Resumo em Inglês:

    As a response to the so-called “crisis of Social Psychology”, the Social Psychology School “Escola de São Paulo” makes social makeover issue emerges as a leitmotiv for its practice. However, a so clear stand was not a pattern ever since, as it can be observed in Social Psychology nowadays; it is a product and a synthesis of several breakaways and overcomes. Thus, the purpose of reviewing this literature is to assemble a set of theoretical productions about the outbreaks and the development of the Social Psychology School “Escola de São Paulo”. To do so, three moments of its development have been chosen: the North American and European approaches in Social Psychology which highlighted the Brazilian production on this realm up to the 1970’s; then, the traditional view of “crisis of Social Psychology” is introduced; at the end, a makeover proposition to such “crisis” - that emerges in Latin America - is hereby exposed, whose Brazilian wing is the Social Psychology School “Escola de São Paulo”.
  • Possíveis contribuições de Husserl e Heidegger para a clínica fenomenológica Artigos

    Moreira, Virginia

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo descrever as possíveis contribuições das filosofias de Edmund Husserl e Martin Heidegger para o desenvolvimento de uma clínica fenomenológica. Reconhece-se que Husserl, com sua Psicologia Fenomenológica, inaugura uma psicologia da subjetividade que pode servir de base para a clínica fenomenológica. O artigo também discute as contribuições e possíveis limitações das propostas clínicas de Ludwig Binswanger e Medard Boss, que procuram fundamentar-se na Analítica do Dasein de Heidegger, e propõe a fenomenologia existencial de Merleau-Ponty, que retoma o último pensamento de Husserl tendo como fio condutor o conceito de Lebenswelt, como um caminho fecundo para a clínica fenomenológica.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo describir las posibles contribuciones de las filosofías de Edmund Husserl y Martin Heidegger para el desarrollo de una clínica fenomenológica. Reconoce que Husserl, con su Psicología Fenomenológica, inaugura una psicología de la subjetividad, que puede servir de base para la clínica fenomenológica. Discute las contribuciones y posibles limitaciones de las propuestas clínicas de Ludwig Binswanger y Medard Boss, que se proponen a tener como fundamentó la Analítica del Dasein de Heidegger. Sugiere la fenomenología existencial de Merleau-Ponty, que retoma el pensamiento del último Husserl teniendo como hilo conductor el concepto de Lebenswelt, como un camino fecundo para la clínica fenomenológica.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to describe the possible contributions of Edmund Husserl´s and Martin Heidegger´s philosophies to the development of a phenomenological clinic. It recognizes that Husserl, with his Phenomenological Psychology, inaugurates a psychology of subjective, which may serve as basis to the phenomenological clinic. It discusses the contributions and possible limitations of Ludwig Binswanger´s and Medard Boss’s clinical proposals, which aim to be funded on Heidegger´s Analytic of the Dasein. It suggests Merleau-Ponty´s existential phenomenology, which retakes last Husserl’s thought having as conducting wire the concept of Lebenswelt, as a fecund way to the phenomenological clinic.
  • Idade subjetiva e suas relações com o envelhecimento bem-sucedido Artigos

    Batistoni, Samila Sathler Tavares; Namba, Carina Sayuri

    Resumo em Português:

    O artigo traz uma revisão teórica a respeito do conceito “idade subjetiva” a partir de evidências da literatura internacional sobre suas relações com indicadores de envelhecimento bem-sucedido. A partir de estudos derivados da perspectiva life span e life course em Psicologia e Sociologia, os estudos sobre idade subjetiva revelam associações significativas desta com medidas de bem-estar físico e subjetivo, o que pode ser considerado uma variável importante na pesquisa e um potencial indicador clínico.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta una revisión teórica sobre el concepto "edad subjetiva" y pruebas de la literatura internacional sobre las relaciones con los indicadores del envejecimiento exitoso. De los estudios derivados de la perspectiva life span y life course en psicología y sociología, edad subjetiva mostró asociaciones significativas con las medidas de bienestar físico y subjetivo y puede considerarse una variable importante en la investigación clínica y como un potencial indicador clínico.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a theoretical review on the concept "subjective age" and evidences from the international literature on its relationship with indicators of successful aging. From the studies derived from the life span and life course perspectives in psychology and sociology, subjective age showed significant associations with measures of physical well-being and subjective, which can be considered an important variable in clinical research and a potential clinical indicator.
  • Amizade, idoso e qualidade de vida: revisão bibliográfica Artigos

    Almeida, Ana Kelly; Maia, Eulalia Maria Chaves

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico da produção científica sobre a amizade de idosos no período de 2005 a 2009. O estudo categorizou os documentos em nacionais e internacionais, quanto ao tipo de pesquisa, à formação acadêmica dos autores, ao gênero e ao local de publicação. No material encontrado, a amizade dos idosos foi analisada a partir de contextos institucionais e residenciais. O estudo revelou que os recursos para a teorização da temática da amizade em idosos ainda são escassos, por isso a maior parte deles resultou de trabalhos empíricos. Esse fato indica um conceito de amizade que está em desenvolvimento e relaciona-se a fatores de risco como solidão, depressão, imobilidade e suicídio. Essa observação torna a temática relevante para refletir sobre a importância do trabalho de uma equipe multidisciplinar no processo da construção de novas amizades na vida dos idosos em diferentes contextos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tuvo como objetivo actualizar un levantamiento bibliográfico de la producción científica sobre la amistad de ancianos realizadas en el periodo de 2005 a 2009. El estudio caracterizó los documentos en nacionales e internacionales con respecto al tipo de investigación, formación académica de los autores, género y local de publicación. La amistad de los ancianos fue analizada a partir de contextos institucionales y residenciales. Los recursos para la teorización de la temática aun son escasos. Por esa razón, la mayor parte de ellos son resultados de trabajos empíricos, lo que apunta para un concepto de amistad que está en construcción. La amistad tiene relación con los factores de riesgo como soledad, depresión, inmovilidad y suicidio. Observación relevante para reflejar la importancia del trabajo de un equipo multidisciplinar en el proceso de la construcción de nuevas amistades en la vida de los ancianos en diferentes contextos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to update a literature review of scientific production about friendship of the elderly people in the period of 2005 to 2009. The study categorized the documents at national and international on the type of research, academic authors, gender and place of publication. In this work, the friendship of the elders was analyzed from residential and institutional contexts. The study revealed that resources for conceptualization the of the theme are still scarce. For this reason, most of them resulted from empirical work. This indicates a concept of friendship that is still in construction and is related to risk factors such as loneliness, depression, immobility and suicide. This observation makes the topic relevant to reflect on the importance of the work of a multidisciplinary team in the process of building new friendships in the lives of elderly people in different contexts.
  • Cuidar e ser cuidado pelo grupo de apoio protege Artigos

    Sorato, Daniela Batista; Peres, Stela Verzinhasse; Mitsuyuki, Milene Corso; Drude, Fernanda Souza

    Resumo em Português:

    Sabendo-se da importância do cuidador e dos cuidados que este necessita, foi criado, na Unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos de Barretos, o Grupo de Apoio aos Cuidadores PROTEGE. Essa pesquisa tem por fim descrever a experiência e importância desse grupo a partir dos relatos dos cuidadores. Utilizou-se o método descritivo-qualitativo na coleta e análise dos dados. Os sujeitos foram 18 cuidadores de pacientes internados na Unidade de Cuidados Paliativos/Dor do Hospital de Câncer de Barretos que compareceram no grupo durante o período de internação do paciente. Os dados foram coletados em abril e junho de 2008, utilizando-se uma pergunta aberta. O grupo foi importante para os cuidadores, os quais se sentiram acolhidos e puderam adotar estratégias para prevenir estresses e desgastes. Visualizamos as dificuldades, rupturas e transformações pelas quais passam os cuidadores e que poderiam ser amenizadas quando acolhidas, compreendidas e ajustadas.

    Resumo em Espanhol:

    Conocer la importancia del cuidador y el cuidado que necesitan, se creó en la Unidad de Cuidados Paliativos de Oncología Barretos, el Grupo de Apoyo a los Cuidadores PROTEGE. Esta investigación tiene como objetivo describir la experiencia y la importancia de este grupo de los informes de los cuidadores. Se utilizó el método descriptivo-cualitativo para la recogida y análisis de datos. Los sujetos fueron 18 cuidadores de pacientes ingresados en Cuidados Paliativos del Dolor del Hospital del Cáncer de Barretos, quien asistió al grupo durante la hospitalización del paciente. Los datos fueron recolectados en abril y junio de 2008, mediante una pregunta abierta. El grupo fue importante para los cuidadores, ya que se sienten acogidos y fueron capaces de adoptar estrategias para evitar tensiones y deformaciones. Visualizar las dificultades, trastornos y transformaciones que a los médicos que podría atenuarse cuando se reciben, comprendido y ajustado.

    Resumo em Inglês:

    Knowing the importance of the caregivers and the care they need, the Support Group for Caregivers PROTEGE was created in the Oncological Palliative Care Unit of Barretos. This research aims to describe the experience and importance of this group from caregivers’ reports. We made use of the descriptive-qualitative method for collecting and analyzing data. The subjects were 18 caregivers of patients admitted to the Palliative Care/Pain Unit in Barretos. Those subjects attended the group during the hospitalization of the patients. The data was collected in April and June 2008, using an open question. The group was important for caregivers, since they felt welcomed and were able to adopt strategies to prevent stress and distress. We visualized the difficulties and transformations which the caregivers go through and situations that could be soothed when they are accepted, understood and adjusted.
  • Os sentidos da corporeidade em ostomizados por câncer Artigos

    Almeida, Suellen Santos Lima de; Rezende, Adryene Milanez; Schall, Virgínia Torres; Modena, Celina Maria

    Resumo em Português:

    A partir da perspectiva fenomenológica, procurou-se compreender como os pacientes ostomizados vivenciam a corporeidade. Foram entrevistados dez pacientes que realizavam tratamento em um hospital oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Belo Horizonte, MG. As narrativas dos sujeitos falaram do significado do câncer para eles, do sentido que atribuíam à bolsa de colostomia, das limitações advindas do processo de adoecer e do papel da religiosidade neste percurso. A vivência do cuidado foi discutida a partir da perspectiva heideggeriana, considerando-se os conceitos de corporeidade, indigência e potência. As indigências, representadas pelas limitações, e as potências, representadas pelos cuidados de si, com o outro e pelo outro apontam para a necessidade da promoção da autonomia e da qualidade de vida, através da ressignificação do processo saúde-doença.

    Resumo em Espanhol:

    Desde la perspectiva fenomenológico, que buscó comprender cómo los pacientes ostomizados experiencia de la encarnación. Entrevistamos a 10 pacientes que fueron sometidos a tratamiento en un hospital de cáncer en el Sistema Único de Salud (SUS) en Belo Horizonte, MG, Brasil. Las narraciones de los sujetos señalaron la importancia de cáncer, el significado atribuido a la bolsa de colostomía, a las limitaciones causadas por el proceso de la enfermedad y el papel de la religión en este contexto. La experiencia de la atención fue discutida desde la perspectiva de Heidegger teniendo en cuenta los conceptos de la corporalidad, la indigencia y la potencia. La indigencia, representada por las limitaciones y facultades, representada por el cuidado de uno mismo, com los otros y la otra que apunta a la necesidad de promoción de la autonomía y de la calidad de vida mediante la resignificación de la condición de salud.

    Resumo em Inglês:

    From the phenomenological perspective, we sought to understand how patients experience the ostomates embodiment. We interviewed 10 patients who were undergoing treatment at the cancer hospital by the Unified Health System (SUS) in Belo Horizonte, MG, Brazil. The narratives of the subjects pointed to the significance of cancer, the meaning attributed to the colostomy bag, to the limitations caused by the process of disease and the role of religion in this context. The experience of care was discussed from the perspective of Heidegger considering the concepts of embodiment, indigence and potency. The indigence, represented by the limitations and potency, represented by the care of oneself, others and the other pointing to the need for the promotion of independence and quality of life through re-signification of the health-illness condition.
  • Procedimentos de fertilização in vitro: experiência de mulheres e homens Artigos

    Makuch, María Yolanda; Filetto, Juliana Nicolau

    Resumo em Português:

    Homens e mulheres com diagnóstico de infertilidade, ante a impossibilidade de conceber um filho, veem a fertilização in vitro (FIV) como a última alternativa. Para o presente estudo foi realizada uma análise qualitativa de entrevistas previamente realizadas com mulheres e homens que estavam iniciando procedimentos de FIV e se haviam submetido ao procedimento sem obter sucesso 4 a 6 anos antes de serem entrevistados. Os principais achados mostraram que a decisão de participar dos procedimentos foi baseada mais no anseio das mulheres que no dos homens, e que os questionamentos e dificuldades das diferentes etapas do procedimento foram minimizados durante sua realização e começaram a se manifestar após o fracasso. Todos os entrevistados consideraram uma experiência válida ter participado dos procedimentos da FIV. O conhecimento das vivências de mulheres e homens nos distintos momentos pode ser útil para a elaboração de estratégias de apoio.

    Resumo em Espanhol:

    Mujeres y hombres con un diagnóstico de infertilidad que los confronta con la imposibilidad de concebir un hijo ven la Fertilización in vitro (FIV) como la última alternativa. Para el presente estudio fue realizado un análisis cualitativo de entrevistas previamente realizadas con mujeres y hombres que estaban iniciando procedimientos de FIV y de mujeres y hombres que habían participado de estos procedimientos sin obtener suceso 4 a 6 años antes de ser entrevistados. Los principales resultados indicaron que la decisión de participar de los procedimientos estaba basada en el deseo de las mujeres más que de los hombres, y que, cuestionamientos y dificultades de las diferentes etapas del procedimiento habían sido minimizadas durante la realización del mismo y comenzaron a perfilarse como inquietud después del fracaso. Todos los entrevistados consideraron una experiencia valida participar del procedimiento. El conocimiento de las experiencias de mujeres y hombres en distintos momentos de esta técnica puede ser útil para la elaboración de estrategias de apoyo.

    Resumo em Inglês:

    Women and men with a diagnosis of infertility that confronts them with the impossibility of conceiving a child perceive In vitro fertilization (IVF) as their last chance. In this study a qualitative analysis of interviews previously conducted with women and men who were initiating IVF procedures and women and men 4-6 years after unsuccessful IVF was performed. The main findings showed that the decision to participate in IVF procedures had been based principally on women’s desire to have a baby, doubts and difficulties of the different phases of IVF were minimized during procedure and gained importance over time after unsuccessful procedure. All participants considered their participation in IVF a positive experience. The comprehension of the meaning of these procedures at different stages for women and men may contribute for the elaboration of support strategies.
  • Adesão em HIV/AIDS: estudo com adolescentes e seus cuidadores primários Artigos

    Guerra, Camila Peixoto Pessôa; Seidl, Eliane Maria Fleury

    Resumo em Português:

    Contrariamente ao que pode ser observado em relação a adultos, o comportamento de adesão à terapia antirretroviral (TARV) de adolescentes soropositivos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem sido pouco estudado. Esta pesquisa objetivou identificar características do comportamento de adesão à TARV de adolescentes vivendo com HIV/AIDS segundo relatos de jovens e seus cuidadores primários. Participaram nove díades compostas por adolescentes soropositivos, com idades entre 12 e 17 anos (seis do sexo masculino), infectados por transmissão vertical e seus cuidadores. Foram realizadas entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, para todos os participantes. Os resultados indicaram a ocorrência de dificuldades de adesão, especialmente em situações nas quais os medicamentos eram ingeridos fora do ambiente doméstico (n=6). Foram comuns relatos de perda de doses (n=4) e de atrasos na ingestão dos medicamentos (n=7). Sugere-se que as dificuldades de adesão sejam trabalhadas levando em conta a melhoria da comunicação com a família e com a equipe de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Distinto de lo que puede ser observado para adultos, los comportamientos de adhesión a la terapia antirretroviral (TAR) de adolescentes infectados por el VIH han sido poco estudiados. La presente pesquisa tenía como objetivo identificar las caracteristicas del comportamiento de adhesión a la TAR de adolescentes viviendo con VIH/SIDA, según relatos de jóvenes y sus cuidadores primarios. Participaron nueve parejas integradas por adolescentes, con edades entre 12 e 17 años (6 del sexo masculino), infectados por transmisión vertical, y sus cuidadores. Fueron realizadas entrevistas individuales, semi estructuradas para todos los participantes. Los resultados mostraron dificultades de adhesión, especialmente en situaciones en que los medicamientos fueron ingeridos fuera del ambiente doméstico (n=6). Fueron comúnes relatos de pérdida de dosis (n=4) y retrasos en la ingesta de los medicamientos (n=7). Se sugiere que dificultades pueden ser trabajadas con una mejora en la comunicación familiar y con los profesionales de salud.

    Resumo em Inglês:

    Contrary to what is observed in adults, adherence to antiretrovirals in adolescents with HIV hasn’t been well studied. This research aimed at identifying the characteristics of adherence behavior in adolescents living with HIV/aids, according to the perceptions of these adolescents and their primary caregivers. Nine dyads constituted by the youngsters and the caregivers participated on the study. The adolescents were between 12 and 17 years of age, six of them were male and all of them were infected due to vertical transmition. Semi-structured interviews were conducted individually with all participants. Results indicated difficulties in adherence, especially in circumstances in which medication needed to be taken outside the domestic environment (n=6). Moreover, reports of missing doses (n=4) and delayed intake of antiretrovirals (n=7) were common. It is suggested that adherence difficulties can be worked by improving communication with the family as well as with the health professionals.
  • Feminino e psicanálise: um estudo sobre a literatura psicanalítica Artigos

    Moraes, Gisele Cristiane Senne de; Coelho Junior, Nelson Ernesto

    Resumo em Português:

    Apresentaremos os resultados de uma pesquisa sobre mulher e feminino na literatura psicanalítica realizada a partir da análise de artigos publicados em dois períodos: no auge do feminismo e na atualidade. Ao longo da pesquisa, verificamos que os artigos escritos no auge do feminismo permaneciam apegados à lógica fálica (do ter ou não ter) no tocante ao desenvolvimento psíquico da mulher, e que os artigos da atualidade apresentaram uma maior multiplicidade de aspectos, o que inclui questões envolvendo o complexo de castração, com sua implícita lógica fálica. O discurso do auge do feminismo, ao buscar estabelecer um lugar para a mulher diferente do lugar de negativo do homem, mostra a relevância atribuída, então, à lógica binária fálica, enquanto o discurso dos textos mais atuais busca o estabelecimento de um campo próprio e de uma positividade para a mulher na psicanálise.

    Resumo em Espanhol:

    Presentaremos los resultados de una pesquisa acerca de las representaciones del la mujer en la literatura psicoanalítica, realizada a partir del análisis de los artículos publicados en dos períodos: auge del feminismo y la actualidad. Verificamos que los artículos escritos en el auge del feminismo han permanecido relativos a la lógica fálica (del tener o no tener) y los artículos de la actualidad presentaran una mayor multiplicidad de aspectos, que incluyen también las cuestiones del complejo de la castración, cuya lógica implícita es fálica. El discurso del auge del feminismo, al buscar establecer un lugar distinto del lugar del negativo del hombre, pone en evidencia la relevancia atribuida a la lógica binaria fálica, en cuanto el discurso de los textos más actuales busca el establecimiento de un campo propio y de una efectividad para la mujer en el psicoanálisis.

    Resumo em Inglês:

    This work will introduce the results obtained by a research of woman and female gender representation in psychoanalytical literature, which was made by analyzing articles published either during the feminist movement’s peak or in the present time. The research allowed us to verify that articles written during the feminist movement’s peak were attached to the phallic logic (of having or not having) regarding women’s psychic development. Recent articles show a wider range of aspects, which also include the castration complex issues with its implicit phallic logic. The speech regarding the female gender during the feminist movement’s peak shows the importance of the phallic-binary logic, by trying to establish a place to women different than the negative of men, while the same speech in recent times is more focused in setting up a specific field for women in psychoanalysis.
  • Psicanálise e neurociências: um mapa dos debates Artigos

    Davidovich, Marcia Moraes; Winograd, Monah

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende apresentar um mapa panorâmico dos debates em torno da relação e da possível articulação entre a psicanálise e as neurociências. No campo psicanalítico são identificados três grupos principais, definidos a partir de seus pressupostos: (1) hibridação, (2) isolamento e (3) interlocução. O primeiro grupo entende ser necessária a construção de um campo híbrido, já que as neurociências poderiam fornecer à psicanálise fundamentos e instrumentos metodológicos e conceituais mais sólidos sobre o funcionamento psíquico. Esta proposta vem sendo desenvolvida com a fundação da neuropsicanálise. Já o segundo grupo, marcado fortemente pelo discurso lacaniano, é refratário a qualquer forma de articulação, por considerá-las todas epistemologicamente inviáveis, resultando necessariamente em uma submissão da psicanálise aos ditames cientificistas atuais. Por fim, o terceiro grupo entende ser a interlocução, sem a hierarquização dos modelos em jogo, fonte fértil para a formulação de novas hipóteses teóricas e para a revisão do edifício conceitual da psicanálise.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo pretende presentar un mapa panorámico de los debates sobre la relación y la posible articulación entre Psicoanálisis e Neurociencias. En el campo psicoanalítico, son identificados tres grupos principales, definidos a partir de sus presuposiciones: (1) hibridismo, (2) aislamiento e (3) interlocución. El primer grupo entiende como necesaria la construcción de un campo híbrido, ya que las Neurociencias podrían suministrar a la Psicoanálisis fundamentos e instrumentos metodológicos y conceptuales más sólidos sobre el funcionamiento psíquico. A su vez el segundo grupo, marcado fuertemente por el discurso lacaniano, es refractario a cualquier forma de articulación por considerarla epistemológicamente inviable y resultando necesariamente en una sumisión de la psicoanálisis al dictamen cientificista actual. Por último, el tercer grupo entiende que la articulación sin la jerarquización de los modelos en juego, es fuente fértil para la formulación de nuevas hipótesis teóricas y para la revisión del edificio conceptual de la psicoanálisis.

    Resumo em Inglês:

    This article will present an overview of the debate about the connections between psychoanalysis and neuroscience. In the psychoanalytic camp, the three main groups are identified as: (1) hybridisation, (2) isolation and (3) interlocution. The first group understands the need for creating a hybrid field, as neurosciences can provide psychoanalysis with underpinnings, methodological techniques and firmer concepts of mental function. This idea is developing as the foundation of Neuropsychoanalysis. The second group, marked strongly by the lacanian discourse, rejects any linkage, thinking them epistemologically incompatible, and predicting an inevitable subjugation of psychoanalysis to scientific dictums. Finally the third group understands interlocution, without hierarchification of the models in play, as a fertile ground for the formulation of new hypotheses and the renovation of the conceptual edifice of psychoanalysis.
  • Tendências do neurofeedback em psicologia: revisão sistemática Artigos

    Dias, Álvaro Machado

    Resumo em Português:

    Neurofeedback é uma modalidade não invasiva de condicionamento operante que visa produzir melhoras em quadros clínicos e aumento da performance ou sensação de bem-estar em pessoas normais, através da indução de alterações plásticas cerebrais. Os objetivos do estudo consistiram em gerar um panorama geral da literatura indexada no PubMed e Scopus e revisar a literatura em déficit de atenção e aumento da cognição, performance e sensação de bem-estar em sujeitos normais. Constatou-se que existem 156 artigos completos publicados em periódicos indexados no PubMed, 249 na Scopus e 310 ao todo. O uso para tratamento de déficit de atenção está bem-estabelecido na literatura, ao passo que o uso para condições não clínicas permanece em franco desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Neurofeedback es una modalidad no invasiva de condicionamiento operante que tiene el objetivo de producir mejoras en cuadros clínicos y el aumento de la actuación o la sensación de bienestar en personas normales, por medio de la inducción de alteraciones plásticas cerebrales. Objetivos: Generar un panorama general de la literatura indexada en PubMed y Scopus y revisar la literatura en déficit de atención y en aumento de la cognición, actuación y sensación de bienestar en sujetos normales. Resultados: existen 156 artículos completos publicados en revistas indexadas en PubMed, 249 en Scopus y 310 en total. El uso para tratamiento de déficit de atención está bien establecido en la literatura, al paso que el uso para condiciones no clínicas permanece en franco desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Neurofeedback is a non-invasive method of operant conditioning designed to produce improvements in clinical and performance enhancement or sense of well-being in normal people by inducing neuroplastic effects in the brain.Objectives: Overview the literature indexed in PubMed and Scopus, and review the studies on attention deficit disorder and cognitive enhancement, performance and sense of well-being in normal people. Results: there are 156 complete articles published in Journals indexed in PubMed, 249 in Scopus, and an overall number of 310 papers. The application of the technique to the treatment of attention deficit disorder is well established in the literature, while the use for non-clinic conditions is still under development.
  • Temperamento e desenvolvimento da criança: revisão sistemática da literatura Artigos

    Klein, Vivian Caroline; Linhares, Maria Beatriz Martins

    Resumo em Português:

    O temperamento é uma variável da pessoa que interage com variáveis ambientais e pode assim influenciar as trajetórias de desenvolvimento da criança. O presente estudo teve por objetivo revisar de forma sistemática estudos empíricos, publicados de 2001 a 2006, sobre o tema temperamento e sua relação com o desenvolvimento da criança. Foram selecionados 50 estudos empíricos indexados nas bases de dados PsycINFO, MEDLINE e LILACS por meio de levantamento bibliográfico sistematizado.Verificou-se que a abordagem teórico-conceitual mais adotada pelos estudos foi a abordagem psicobiológica de Rothbart. O temperamento foi avaliado predominantemente por meio de questionários respondidos pelas mães. Os resultados dos estudos indicaram que crianças com o temperamento caracterizado por alto nível de humor negativo, medo, timidez e raiva encontram-se, do ponto de vista do desenvolvimento, suscetíveis de apresentar problemas de desenvolvimento. O temperamento com alto nível de controle com esforço, que indica a capacidade de superar tendências comportamentais e motivacionais dirigidas pelo afeto e reprogramar seu comportamento em situações de conflito de interesses associa-se a resultados desenvolvimentais positivos.

    Resumo em Espanhol:

    El temperamento es una variable de carácter personal que interactúa con las variables ambientales y por lo tanto puede tener una influencia en el desarrollo infantil. El objetivo de este estudio fue revisar de forma sistemática los estudios empíricos publicados desde 2001 hasta 2006 sobre el temperamento y su relación con el desarrollo del niño. Cincuenta estudios empíricos indexados en las bases de datos PsycINFO, MEDLINE y LILACS se seleccionaron mediante una revisión bibliográfica sistemática. Se encontró que el enfoque más utilizado para el estudio teórico temperamento fue el Rothbart `s enfoque psicobiológico. El temperamento se evaluó principalmente a través de cuestionarios respondidos por las madres. Los resultados de los estudios mostró que los niños con temperamento con altos niveles de estado de ánimo negativo, miedo, timidez e ira son vulnerables para la exposición de problemas de desarrollo. Temperamento con altos niveles de control con esfuerzo, lo que indica la capacidad de suprimir las tendencias de comportamiento y de motivación guiada por el afecto y volver a programar el comportamiento en situaciones de conflicto de intereses, se asocia a los resultados del desarrollo adaptativo.

    Resumo em Inglês:

    Temperament is a personal variable which interacts with environmental variables and therefore may have an influence on child developmental pathways. The purpose of the present study was to review systematically the empirical studies published from 2001 to 2006 about temperament and its relationship to child development. Fifty empirical studies indexed in the data bases PsycInfo, MEDLINE and LILACS were selected through systematic bibliographic review. It was found that the most frequently used theoretical approach for studying temperament was the Rothbart`s psychobiological approach. Temperament was assessed predominantly through questionnaires answered by mothers. The findings of the studies showed that children with temperament characterized by high levels of negative mood, fear, shyness and anger are vulnerable for exhibiting developmental problems. Temperament with high levels of effortful control, which indicates the ability to suppress behavioral and motivational trends guided by the affect and to reprogram the behavior in situations of conflict of interests, is associated to adaptive developmental outcomes.
  • Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola Artigos

    Rodrigues, Marisa Cosenza; Dias, Jaqueline Pereira; Freitas, Márcia de Fátima Rabello Lovisi de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho relata uma pesquisa-intervenção que objetivou implementar e avaliar o impacto de um programa adaptado, já existente na literatura, em Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais. Participaram 30 crianças de 6 e 7 anos do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Minas Gerais. O estudo envolveu pré e pós-avaliação com a utilização do instrumento SSRS-BR e observações não sistemáticas realizadas pelas pesquisadoras e professoras. De forma complementar, foram realizadas reuniões e orientações aos responsáveis e professoras das crianças. Os resultados comparativos da pré e pós-avaliação das crianças indicam um incremento de algumas habilidades, como empatia, assertividade, expressão de sentimento positivo, civilidade e responsabilidade, concordando com os dados das observações realizadas. Observou-se maior sensibilização por parte dos pais e professores quanto às estratégias educativas e manejo de comportamentos indesejáveis. Foi possível constatar, também, uma maior abertura quanto às práticas preventivas da psicologia escolar no contexto educativo.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo describe una investigación de intervención que tuvo como objetivo implementar y evaluar el impacto de un programa adaptado, existente en la literatura, sobre las Habilidades de Resolución de Problemas Interpersonales. Participaron 30 niños de entre 6 y 7 años del primero año educativo, en una escuela pública de Minas Gerais. El estudio fue realizado por pre-y post-evaluación utilizando el instrumento SSRS-BR y por observaciones no sistemáticas realizadas por los investigadores y profesores. Como complemento, se celebraron reuniones y orientación a los padres y maestros. Los resultados indican un crecimiento de algunas habilidades como empatía, asertividad, expresión de sentimiento positivo, civismo y responsabilidad, en convergencia con los datos de observaciones realizadas. Observó una mayor conciencia por los padres y maestros acerca de estrategias educativas y gestión de comportamientos indeseables. Se encontró también una mayor apertura en las prácticas de prevención de la psicología escolar en el contexto educativo.

    Resumo em Inglês:

    The present work reports a research intervention that aimed to implement and evaluate the impact of an adapted program existing in literature about Interpersonal Problem-Solving Skills. Participants included 30 children aged between 6 and 7 years old in the first grade of elementary school. All students were from a public school from Minas Gerais state. The study involved pre-and post-assessment using the instrument SSRS-BR and non-systematic observations carried out by researchers and teachers. Additionally, the researchers held meetings and guidance to care providers and teachers of the children. The comparative results of pre-and post-assessment indicated an increase of some skills in children as empathy, assertiveness, expression of positive feeling, civility and responsibility, converging with the data from comments made. There was greater awareness among parents and teachers about the educational strategies and management of undesirable behaviors. It was also found a greater opening regarding preventive practices of school psychology in the educational settings.
  • Avaliando a avaliação escolar: notas escolares e inteligência fluida Artigos

    Gomes, Cristiano Mauro Assis

    Resumo em Português:

    Segundo o ENEM, o ensino deve promover o desenvolvimento da inteligência (competências). Este artigo discute a qualidade de duas avaliações escolares enquanto indicadores desse princípio. Foram realizados dois estudos. O primeiro analisa dados de 230 estudantes de uma escola da rede federal de Ensino Médio de Belo Horizonte e o segundo faz o mesmo procedimento em relação a 273 estudantes do ensino médio de uma escola particular da mesma cidade. Foram empregados os mesmos instrumentos e métodos de coleta e análise de dados nos dois estudos, para fins de comparação dos resultados. Foram analisadas relações entre inteligência fluida, notas escolares e uma competência escolar geral. Foi utilizado o modelamento por equações estruturais. Os resultados indicaram que as avaliações escolares dos dois estudos se relacionaram aos princípios do ENEM. As implicações são analisadas e discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    Por medio del ENEM, la educación brasileña estipula que la enseñanza debe promover el desenvolvimiento de la inteligencia (competencias).. Este artículo discute la cualidad de dos evaluaciones escolares, como indicadores de este principio. Fueron hechos dos estudios. El primero analiza datos de 230 estudiantes de una escuela de la red federal de enseñanza mediana de Belo Horizonte. El segundo analiza datos de 273 estudiantes de al enseñanza mediana de una escuela particular de Belo Horizonte. Fueron utilizados los mismos instrumentos y métodos de colecta y análisis en los dos estudios, para fines de comparación. Fueron analizadas relaciones entre inteligencia fluida, notas escolares y una competencia escolar general. Fue utilizado el modelamento por ecuación estructural. Los resultados indicaron que las evaluaciones de los dos estudios si relacionaron con los principios del ENEM. Las implicaciones fueron analizadas y discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian education defines through ENEM that teaching must promote development of intelligence (scholar competences). This article discusses the quality of two school evaluations as indicative of these principle. Two studies were performed. The first one analyses 230 student’s data from a federal high school in Belo Horizonte. The second analyses 273 high school student’s data from a private school in >Belo Horizonte. The same methods were used in both studies to contrast the results. The relationship between fluid intelligence, grade school and general scholar competence was analyzed, by structural equation modeling. The results show that school evaluation of the two studies has connectivity with the national principles. The implications of the results are analyzed and discussed.
  • Impactos do isolamento conjugal sobre a rotina da mulher do emigrado Artigos

    Boechat, Clarisse Sousa; Dias, Carlos Alberto; Matos, Emilliane de Oliveira; Almeida, Agnes Rocha de; Coelho, Adilson Rodrigues

    Resumo em Português:

    Segundo a literatura, o isolamento social tende a favorecer o surgimento de problemas relacionados à saúde física e emocional, independentemente de gênero, idade e estado civil. O presente estudo procura conhecer as implicações do processo emigratório sobre o cotidiano de mulheres residentes em Governador Valadares - MG cujos parceiros se encontram no exterior como imigrantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual realizadas 247 entrevistas domiciliares com mulheres residentes na cidade de Governador Valadares cujos parceiros residem no exterior na condição de imigrantes há pelo menos três meses. Os dados revelaram que a partir deste isolamento as mulheres tornaram-se menos sociáveis, deixaram de participar de atividades usuais de lazer e distanciaram-se de amigos, enfraquecendo sua rede de apoio social. O isolamento conjugal, além de provocar significativas mudanças na rotina da mulher, produz mudanças em sua autopercepção e no modo de avaliação de seu relacionamento conjugal.

    Resumo em Espanhol:

    Según la literatura, el aislamiento social tiende a favorecer el surgimiento de problemas relacionados a la salud física y emocional, independientemente del género, edad y estado civil. El presente estudio busca conocer las implicaciones del proceso emigratorio sobre el cotidiano de mujeres residentes en Governador Valadares - MG cuyos parceros se encuentran en el exterior como inmigrantes. Se trata de una pesquisa exploratoria en la cual realizadas 247 entrevistas domiciliares con mujeres residentes en la ciudad de Governador Valadares cuyos parceros residen en el exterior en la condición de inmigrantes hace por lo menos tres meses. Los datos revelaron que a partir de este aislamiento las mujeres se conviertieron en menos sociables, dejaron de participar de actividades usuales de lazer y se distanciaron de amigos, enfraqueciendo su red de apoyo social. El aislamiento conjugal, además de provocar significativas mudanzas en la rutina de la mujer, produce mudanzas en su autopercepción y en el modo de evaluación de su relacionamiento conjugal.

    Resumo em Inglês:

    According to the literature, social isolation tends to favor the worsening of the physical and emotional health, regardless gender, age and marital status. This study searches to take knowledge of the migratory process implications on the women’s daily life, resident in Governador Valadares", who have their partners abroad as emigrants. It is an exploratory research, having been made 247 home interviews with resident women in Governador Valadares", whose partners live abroad as emigrants for a minimal period of three months. The data reveal that with this isolation women have become less sociable, stopped participating in common leisure activities, and set apart of friends, weakening their social support and net. The conjugal isolation, besides provoking significant changes in the woman’s routine, produces changes in their self-perception and in the way of evaluation of their conjugal relationship.
  • Conselhos tutelares e psicologia: políticas públicas e promoção de saúde Relato De Experiência

    Sequeira, Vânia Conselheiro; Monti, Manuela; Braconnot, Fernando Marques Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo busca refletir sobre o papel do conselho tutelar na sociedade a partir de uma experiência de estágio curricular em Psicologia Jurídica nos cursos de graduação em Psicologia no Brasil. As atividades do estágio foram observações do cotidiano de um Conselho Tutelat (CT), plantão de Psicologia Jurídica junto à população e discussão dos casos atendidos com conselheiros e a coordenação de um grupo de adolescentes encaminhados por uma escola da região do Estudo. Este artigo pretende mostrar que o conselho tutelar é uma instituição que denuncia os conflitos subjacentes em uma sociedade excludente; além disso, o trabalho aponta caminhos para que esse órgão possa funcionar como um aparato de promoção de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo busca reflexionar sobre el papel del Consejo Tutelar en la sociedad, a partir de una experiencia del aprendizaje curricular en Psicología Jurídica en el curso de grado de Psicología en Brasil. Las actividades del aprendizaje fueron: observaciones del cotidiano de la institución, turnos de Psicología Jurídica a la populación, discusiones de los casos atendidos con consejeros y coordinación de un grupo con adolescentes encaminados por una escuela de la región. Este artículo pretende mostrar que el Consejo Tutelar es una institución que denuncia los conflictos subyacentes de una sociedad excluyente; además de eso, el trabajo apunta caminos para que este órgano pueda funcionar como un aparato de promoción de salud.

    Resumo em Inglês:

    This article tries to reflect about the role of the Child Protection Agency in society, starting from a curricular internship experience in Legal Psychology on the graduation course of Psychology in . The activities of the internship were: observation on the daily activities of the institution, legal psychological care of the population, discussion with advisors of the attended cases and coordination of a group with adolescents who were sent to a nearby school. This article intends to depict that the Child Protection Agency is an institution that denounces the conflicts underlying an excluding society; moreover, this work points out ways so that this organization could work as an apparatus for the promotion of health.
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