Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 16, Número: 4, Publicado: 2011
  • EDITORIAL Editorial

  • Mulheres que sofrem violência doméstica: contribuições da psicanálise Artigos

    Lima, Gabriela Quadros de; Werlang, Blanca Susana Guevara

    Resumo em Português:

    Este estudo busca compreender a influência da história de vida na escolha conjugal de mulheres que sofrem violência doméstica e os fatores que levam à admissão e/ou tolerância da repetição de um comportamento inadmissível. Participaram 12 mulheres, maiores de 18 anos de diferentes raças e níveis socioeconômicos e de escolaridade que sofreram violência doméstica perpetrada pelo parceiro íntimo, localizadas em dois Centros de Referência às Vítimas de Violência de Porto Alegre. As participantes preencheram uma Ficha de dados pessoais e sociodemográficos e responderam a uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas e categorizadas através da técnica de análise de conteúdo, e para a interpretação dos dados lançou-se mão da teoria psicanalítica. Os aspectos abordados permitem compreender a violência doméstica como resultante de uma história de vida marcada por vivências traumáticas que move estas mulheres, através da compulsão à repetição, à realização de escolhas conjugais que propiciam um cenário violento.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio busca comprehender la influencia de la historia de vida en la elección conyugal de mujeres que sufren violencia doméstica y los factores que llevan a la admisión y/o tolerancia de la repetición de un comportamiento inadmisible. Participaron 12 mujeres, mayores de 18 anos, independiente de la raza, nivel socioeconómico y escolaridad, que sufrieron violencia doméstica perpetuada por el compañero íntimo, localizadas en dos Centros de Referencia para Víctimas de Violencia de la ciudad de Porto Alegre. Las participantes llenaron un Cuestionario de Datos Personales y Socio demográficos y respondieron a una Entrevista Semiestructurada. El análisis de las entrevistas fue realizada a través de la técnica de análisis de contenido y para la interpretación de los datos, se lanzo mano de la teoría psicoanalítica. Los aspectos abordados permiten comprehender la violencia doméstica como resultante de una historia de vida marcada por vivencias traumáticas que mueve estas mujeres a través de la compulsión a la repetición, para la realización de elecciones conjúgales que propician un escenario violento.

    Resumo em Inglês:

    This study seeks to understand how life history has an effect on the partner choice of women who suffers domestic violence and the factors that contribute for them to tolerate the repetition of an unacceptable behavior. The study included 12 women, aged over 18, regardless of race, socioeconomic status, education, who suffered domestic violence perpetrated by their intimate partners. The victims were found at two Reference Centers for Victims of Violence in the city of Porto Alegre, Brazil. The participants filled out a Personal and Socio-demographic Form and answered to a Semi-structured Interview. The interviews were analyzed and categorized using the technique of content analysis. For the interpretation of the data, the psychoanalytic theory was used. The studied topics allow us to understand domestic violence as a result of a life history marked by traumatic experiences that move these women, through the compulsion to repeat, to perform partner choices that provide a violent scenario.
  • O pensamento na atividade prática: implicações no processo pedagógico Artigos

    Bernardes, Maria Eliza Mattosinho

    Resumo em Português:

    O estudo apresenta uma síntese teórica sobre a lógica e as formas de pensamento na atividade prática como decorrentes das relações entre o homem e a realidade objetiva e suas implicações no processo pedagógico. Os aspectos teórico-metodológicos do estudo centram-se na psicologia histórico-cultural e no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que os processos ativos de apropriação do conhecimento, quando não consideram as relações lógico-históricas do desenvolvimento e da constituição do psiquismo humano, criam limitações a que o pensamento e a linguagem sejam potenciados pelo processo educativo. Decorre disso a necessidade de revisão dos referenciais teóricos presentes na formação de profissionais da educação e da psicologia em busca da finalidade maior da educação, que é o desenvolvimento das potencialidades humanas.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio presenta una síntesis teórica sobre la lógica y formas de pensamiento en actividad práctica como consecuencia de las relaciones entre el hombre y realidad objetiva y sus consecuencias en el proceso pedagógico. El teórico-aspectos metodológicos del estudio centrarse en psicología histórico-cultural y materialismo histórico dialéctico. Concluye que los procesos activos de propiedad del conocimiento, cuando no considerar relaciones lógico-histórico y de la constitución de la psique humana, crear limitaciones al pensamiento y la lengua son potenciados proceso educativo. Run-si la necesidad de la revisión de los marcos teóricos presentes en la formación de profesionales de la educación y la psicología en busca de mayor propósito de educación que es el desarrollo del potencial humano.

    Resumo em Inglês:

    The study presents a theoretical synthesis about the logic and forms of thought in practical activity as a consequence of relations between man and objective reality and its implications in the pedagogical process. The theoretical and methodological aspects of the study focus on the cultural-historical psychology and the historical dialectical materialism.It is concluded that the active processes of appropriation of knowledge, when it is not considered the logical historical development of relationships and the constitution of the human psyche, create limitations for the thought and language which are enhanced by the educational process. It follows from this the need to review the theoretical frameworks present in the l training of professionals in education and psychology for the higher purpose of education that is the development of human potential.
  • Ajustes entre pais e filhos adultos coabitantes: limite e transgressão Artigos

    Henriques, Celia Regina; Féres-Carneiro, Terezinha; Ramos, Elsa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre pais e filhos adultos coabitantes no ambiente doméstico familiar e sublinhar os aspectos transformadores dessa dimensão interativa. Empreendemos uma discussão teórica interdisciplinar, incluindo autores como Singly, Giddens, Berger e Luckman. Pesquisamos esse universo por meio de um estudo de campo, realizando entrevistas semiestruturadas com oito famílias cariocas de classe média. Foram entrevistadas, separadamente e depois em conjunto, quatro díades mãe-filho, três díades mãe-filha e uma díade pai-filha. Entre os temas que emergiram da análise dos dados, destacamos os ajustes cotidianos nas instâncias relacionais. Verificamos que, na dinâmica interativa, diferentes ajustes cotidianos são estabelecidos. Pais e filhos se autorizam a romper ou esticar as regras de convivência, revelando o aspecto poroso da relação e estabelecendo um contexto propício para se jogar com as regras. Evidencia-se um jogo de reconstrução constante em um movimento ilimitado de avanços e recuos na esfera relacional.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es investigar la relación entre padres e hijos adultos cohabitantes en el ambiente doméstico familiar y subrayar los aspectos transformadores de esa dimensión interactiva. Emprenderemos una discusión teórica interdisciplinar, incluyendo autores como Singly, Giddens, Berger y Luckman Pesquisamos ese universo por medio de un estudio de campo, realizando entrevistas semi-estructuradas con 8 familias de clase media carioca. Fueron entrevistadas, separadamente y después en conjunto, 4 pares madre-hijo, 3 pares madre-hija y 1 par padre-hija. De entre los temas que emergieron del análisis de los datos, destacamos, en este trabajo, los ajustes cotidianos en las instancias relacionales, por ser una categoría más abarcadora. Verificamos que, en la dinámica interactiva, diferentes ajustes cotidianos son establecidos. Padres e hijos se autorizan a romper o estirar las reglas de convivencia, revelando el aspecto poroso de la relación y estableciendo un contexto propicio para jugar con las reglas. Se evidencia un juego de reconstrucción constante, un movimiento ilimitado de adelantos y retrocesos en la esfera relacional.

    Resumo em Inglês:

    The study presents a theoretical synthesis about the logic and forms of thought in practical activity as a consequence of relations between man and objective reality and its implications in the pedagogical process. The theoretical and methodological aspects of the study focus on the cultural-historical psychology and the historical dialectical materialism.It is concluded that the active processes of appropriation of knowledge, when it is not considered the logical historical development of relationships and the constitution of the human psyche, create limitations for the thought and language which are enhanced by the educational process. It follows from this the need to review the theoretical frameworks present in the l training of professionals in education and psychology for the higher purpose of education that is the development of human potential.
  • Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários Artigos

    Moreira, Jacqueline de Oliveira

    Resumo em Português:

    O presente texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa "Aposentadoria e velhice bem-sucedida: estudo de caso com professores universitários". O objetivo principal da pesquisa é desvelar os conceitos e imaginários relativos à velhice, ao trabalho e à aposentadoria entre professores universitários com mais de 60 anos que continuam trabalhando. Neste artigo pretendemos refletir sobre os imaginários desses professores em relação à velhice e aos sentidos do trabalho, e sobre como estes dois elementos podem influenciar sua relação com a aposentadoria. Acreditamos que o imaginário negativo em relação à velhice leva os entrevistados a desvincular velhice e aposentadoria e que o trabalho, devido à sua valorização em nossa cultura, é tido como central na vida. Assim, manter o vínculo empregatício oferece diversos ganhos, como manter a valorizada condição de trabalhador e afastar os fantasmas de perdas e limitações da velhice; e, por fim, permite articular aposentadoria e continuidade do vínculo empregatício.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto presenta los primeros resultados de la pesquisa "Jubilación y vejez bien sucedida: estudio de caso con profesores universitarios". El objetivo principal de la pesquisa es desvelar los conceptos e imaginarios relativos a la vejez, al trabajo y a la jubilación entre profesores universitarios con más de 60 años que siguen trabajando. En este artículo nuestros objetos son el imaginario sobre la vejez y las ideas acerca del sentido del trabajo, y la comprensión de cómo ellos influyen en la visión sobre la posibilidad de jubilación. Creemos que el imaginario negativo en relación a la vejez lleva los entrevistados a desvincular vejez y jubilación, y que el trabajo, debido a su valorización en nuestra cultura, es tenido como central en sus vidas. Así, mantener el vínculo con el empleo ofrece diversas ventajas: primero, conserva la reconocida condición de trabajador; segundo, aleja los fantasmas de las pérdidas y limitaciones de la vejez; y, por fin, permite articular jubilación y continuidad del vínculo con el empleo.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the first results of the research "Retirement and successful aging: a case study with university professors." The main goal of the research is to unveil concepts and the imaginary surrounding old age, work and retirement among professors over the age of 60 who still work. In this article, we reflect on the imaginary of teachers toward aging and the meanings of work, and how these two factors can influence their relationship with retirement. We believe that the imaginary negative toward aging leads these professors to separate old age and retirement, and that the work, due to its use in our culture, is considered the center of life. So, keep the employment situation offers many advantages: firstly, it maintains the highly valued worker status; secondly, it keeps away from the ghosts of losses and limitations associated with old age; lastly, it allows joint retirement and continued employment.
  • Contribuições de Vigotski para a análise da consciência de classe Artigos

    Almeida, Melissa Rodrigues de; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; Rossler, João Henrique

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as contribuições do psicólogo soviético Vigotski (1896-1934) para a compreensão dos processos de formação da consciência de classe e da consciência individual, nos marcos do referencial teórico marxista. A investigação consistiu de uma pesquisa teórica que teve por base as obras de Vigotski e de outros autores do campo do marxismo. Foram abordados três processos, que se articulam: 1) a constituição social e o desenvolvimento da consciência individual; 2) a formação da consciência social a partir das relações sociais de produção; 3) o processo da consciência de classe da classe trabalhadora na relação com seu ser social. Verificou-se que Vigotski traz importantes subsídios para a compreensão do processo analisado, especialmente no que diz respeito às mediações necessárias para a constituição da consciência individual na relação com a consciência social. Com base nessas contribuições, foi possível compreender o movimento da consciência individual articulado à consciência de classe.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo examina los aportes del psicólogo soviético Vigotski (1896-1934) para la comprensión de los procesos de formación de la conciencia de clase y de la conciencia individual, en el marco del referencial teórico marxista. La investigación consistió en una búsqueda teórica que se basaba en los trabajos de Vigotski y otros autores del campo del marxismo. Hablamos de tres procesos que se articulan: 1) la formación social y el desarrollo de la conciencia individual, 2) la formación de la conciencia social desde las relaciones sociales de producción, 3) el proceso de conciencia de clase de la clase obrera en relación con su ser social. Se encontró que Vigotski proporciona pistas importantes para comprender el proceso estudiado, especialmente en lo referente a las mediaciones necesarias en la formación de la conciencia individual en relación con la conciencia social. Sobre la base de estas contribuciones, es posible comprender el movimiento de la conciencia individual articulada a la conciencia de clase.

    Resumo em Inglês:

    The investigation consisted of a theoretical research based on the works of Vigotski and other Marxist authors. We discussed three articulated processes: 1) the social formation and the development of individual consciousness; 2) the formation of social consciousness from the social relations of production; 3) the process of the class consciousness of the working class in relation to his social being. It was found that Vigotski provides important insights to understanding the process under discussion, especially related to the necessary mediations involved in the formation of individual consciousness in relation to social consciousness. Based on these contributions, it was possible to understand the movement of individual consciousness articulated to the class consciousness.
  • Um estudo sobre o acolhimento precoce inspirado no método Bick Artigos

    Golin, Gabriela; Benetti, Sílvia Pereira da Cruz; Donelli, Tagma Marina Schneider

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo apresentar uma adaptação do Método Bick de Observação como técnica de coleta de dados em um estudo realizado em um abrigo localizado no estado do Rio Grande do Sul. Foram observados três bebês com idades entre um e dois anos e seus respectivos cuidadores, o que possibilitou a investigação de três categorias: O ambiente cuidador; A interação entre criança e cuidadores; e O impacto emocional no observador. O artigo destaca o valor do Método Bick para fins de pesquisa. Além disso, aborda a possibilidade da prevenção na área da saúde mental na primeira infância por meio desse recurso, contribuindo com a clínica psicológica, especialmente em situações de vulnerabilidade na primeira infância.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo presentar una adaptación del método de observación Bick como una técnica para recoger datos de un estudio realizado en un abrigo localizado en el estado de RS. Observamos tres bebés de entre uno y dos años y sus cuidadores, lo que posibilitó la investigación de tres categorías: el ambiente cuidador, la interacción entre niños/cuidadores y por fin, el impacto emocional en el observador. El artículo destaca el valor del método Bick para fines de pesquisa además de eso, aborda la posibilidad de la prevención de la salud mental en la primera infancia por medio de ese recurso, contribuyendo con la clínica sicológica, especialmente en situaciones de vulnerabilidad en la primera infancia.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to present an adaptation of Bick´s Method of observation as a technique of collecting data for a study made in a sheltering home in the state of RS. Three babies between one and two years old and their caretakers were observed, allowing the investigation of three categories: the caretaking environment, the interaction between the kids and their caretakers and, lastly the emotional impact on the observer. The article stands out the value of Bick´s Method to conduct researches. Besides, it shows the possibility of prevention in infant mental health through this resource, contributing to the psychological clinic, especially in situations of infant vulnerability.
  • As "propagandas do horror" e os fenômenos de massa contemporâneos Artigos

    Gomide, Ana Paula Avila

    Resumo em Português:

    Este trabalho teórico discute os fundamentos ligados a certas disposições psíquicas que subjazem aos fenômenos de massa contemporâneos, a partir da relação estabelecida entre o conto "Os Anões" e as propagandas antifumo, as denominadas "propagandas do terror", as quais são transmitidas por imagens que mostram o processo de definhamento e de decomposição do fumante. OS referenciais teóricos adotados são Theodor Adorno, Max Horkheimer e SigmundFreud. Pressupõe-se que, para a análise tanto do subtexto das mensagens quanto do conto, a tese sobre a história subterrânea do esclarecimento voltada à dominação do corpo e da natureza, e mais do "retorno do recalcado", lança luz sobre os elementos investigados.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo teórico discute los fundamentos relacionados a ciertas disposiciones psiquicas que subyacen en los fenómenos de masa contemporáneos, apartir de la relación establecida entre el cuento "Los Enanos" y las propagandas anti-tabaquismo presentadas por imágenes que muestran el processo de debilitamiento y descomposición del fumador, y que denominamos de "propagandas del horror". El referencial teórico adoptado es Theodor Adorno, Max Horkheimer y SigmundFreud. Suponemos que para el análisis del subtexto de los mensajes y del cuento, la tesis sobre la historia subterránea del esclarecimiento volcada a la dominación del cuerpo y la naturaleza, y sobre el "retorno de lo reprimido", lanza una luz sobre los elementos investigados.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the theoretical foundations linked to certain psychic dispositions that underlie the contemporary mass phenomena, from the relationship established between the short story "The Dwarves" and the anti-smoking advertisements, enabled by images showing the process of withering and decomposition of the smoker, from which we call "horror propaganda". The theoretical approach is based on the work of Theodor Adorno, Max Horkheimer, and Sigmund Freud. It is assumed that to the analysis of the messages subtext and the tale, the thesis on the history underground history of clarification aimed to the domination of the body and nature, besides the "return of the repressed," sheds light on matters under investigation.
  • Punição corporal aplicada por funcionários de duas escolas públicas brasileiras: prevalence in two public schools Artigos

    Stelko-Pereira, Ana Carina; Santini, Paolla Magioni; Williams, Lucia Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Esse estudo identificou casos de alunos vítimas de agressões físicas por parte de funcionários de escolas brasileiras e verificou sua relação com características demográficas, depressão e engajamento escolar. Responderam ao Questionário de Investigação de Prevalência de Violência Escolar, ao Inventário de Depressão Infantil e à Escala de Engajamento Escolar 396 estudantes de duas escolas públicas. No total, 21 alunos foram agredidos fisicamente por funcionários (AFF). Houve diferenças significativas entre o grupo AFF e o dos que não foram agredidos fisicamente (NAFF). No primeiro houve maior proporção de alunos do sexo feminino, de alunos violentos com os pares e de alunos vítimas de colegas, e maior índice de depressão. Não houve diferenças significativas entre os grupos quanto aos aspectos idade, escolaridade, reprovação e engajamento escolar. Supõe-se que o aluno AFF apresente comportamentos de agressão aos colegas e funcionários da escola e que por isso seja agredido, o que o levaria a continuar sendo agressivo com os outros. Tal hipótese deve ser investigada em estudos futuros.

    Resumo em Espanhol:

    Este Este estudio identificó la prevalencia de estudiantes víctimas de castigo físico por los empleados de escuelas brasileñas y posibles relaciones con depresión, demografía y compromiso en la escuela. Respondieron a Cuestionario de Investigación de Prevalencia de Violencia Escolar, Inventario de Depresión para Niños y Escala de Participación Escolar, 396 estudiantes de dos escuelas públicas. En total, 21 estudiantes fueron golpeados físicamente por profesionales de la escuela. Hubo diferencias significativas entre el grupo de estudiantes golpeados para los que no fueron. En el primer grupo hubo una mayor proporción de estudiantes del género femenino, violentos con sus compañeros, víctimas de sus compañeros y mayor tasa de depresión. No hubo diferencias significativas entre los grupos de edad, escolaridad, participación y fracaso escolar. Se supone que el estudiante golpeado presente comportamientos agresivos a colegas y profesionales, por eso, sea atacado, lo que le llevaría a seguir siendo agresivos con los demás. Esta hipótesis se debe investigar en futuros estudios.

    Resumo em Inglês:

    This study identified the prevalence of students who are victims of physical punishment by school staff in Brazil, and verified relations to demographic data, depression and school engagement. 396 students of two public schools answered the School Violence Prevalence Investigation Questionnaire, the Child Depression Inventory and the School Engagement Scale. Totally, 21 students were physically beaten by school staff. There were significant differences between the group of students victims of physical aggression (AFF) and the students that were not victims (NAFF): the former had a higher proportion of female students, students with violent peers, students victims of colleagues, and a higher rates of depression. There were not statistical differences between the groups in respect of gender, age, school background, school failure and school engagement. It is supposed that the student AFF has violent behaviors with peers and school staff and, therefore, which would lead him to continue being aggressive with others. This hypothesis should be investigated in future studies.
  • O ato criativo e o sujeito na sublimação Artigos

    Torezan, Zeila Facci; Aguiar, Fernando

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva discutir a presença do sujeito, na acepção psicanalítica do termo, no ato criativo via sublimação. Para tanto, são delimitadas as noções de ato criativo e sublimação segundo Freud e Lacan, em sua articulação com o conceito de sujeito. Sendo a sublimação uma via de satisfação que prescinde do recalque, a passividade sintomática é suplantada pela atividade do movimento pulsional que pode ganhar forma no ato criativo, momento no qual o sujeito se presentifica como autor no ato de produção de sua obra, ato que se efetiva a partir do e ao redor do vazio, numa íntima relação com das Ding o furo central e originário na constituição subjetiva e sem intermédio do eu ou compromisso com uma moral. Sublimação e criação não estão subjugadas ao desejável ou ao socialmente adaptável, e sim, amarradas ao sujeito naquilo que ele tem de mais íntimo e, ao mesmo tempo, inapreensível.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo discutir la presencia del sujeto, en el sentido psicoanalítico del término, en el acto creativo a través de la sublimación, con la base en Freud y Lacan. Como un medio de satisfacción, la sublimación prescinde de la represión, haciendo que la pasividad sintomática sea suplantada por la actividad del movimiento de la pulsión, que puede tomar forma en el acto creativo, momento en que el sujeto se hace presente como autor en el acto de producción de su obra. Este acto se efectiva desde el y alrededor del vacío, en una relación íntima con das Ding el agujero central y originario de la constitución subjetiva y sin medio de si mismo o del compromiso moral. La sublimación y la creación no están subyugadas a lo deseable o a lo socialmente adaptable, pero vinculadas al sujeto en aquello que tiene de más íntimo y incomprensible.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the presence of the Subject, in the psychoanalytical meaning, in the creative act through the Sublimation. Both the notions of creative act and Sublimation are delimited, in Freud and in Lacan, in its articulation with the Subject concept. Being the sublimation a satisfaction way that prescinds of repression, the symptomatic passivity is replaced by the Drive-movement activity, which gains a form in the creative act. In this moment the Subject appears as the author in the act of producing his work. Such act is done whereof and around the empty, in an inside relationship with Ding the central and originary hole in the subjective constitution and without the mediator of the Self or moral commitment. Sublimation and creation are not subdued to the socially desirable or adaptable, but tied to the Subject in all his intimacy and, at the same time, inapprehensible.
  • Centro de atenção psicossocial: convergência entre saúde mental e coletiva Artigos

    Ballarin, Maria Luisa Gazabim Simões; Carvalho, Fábio Bruno de; Ferigato, Sabrina Helena; Miranda, Iara Monteiro Smeke de; Magaldi, Carolina de Carvalho

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve por objetivo discorrer sobre a existência de pontos de convergência entre o trabalho de saúde mental e o de saúde coletiva, a partir da percepção de profissionais que atuam em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Campinas, SP. Trata-se de estudo de natureza qualitativa e descritiva em que os referenciais teóricos relativos à fenomenologia e à análise do conteúdo do discurso fundamentaram a análise dos dados obtidos. Os resultados mostraram tanto fatores que dificultam a articulação da rede de cuidados - como escassez de recursos materiais, espaço físico inadequado e desconhecimento do papel do CAPS, quanto fatores que dificultam o desenvolvimento de um trabalho dirigido ao acolhimento, à construção de projetos terapêuticos singulares, ao matriciamento e às reuniões de equipe, evidenciando ações que potencializam o trabalho coletivo e dialógico.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to discuss the existence of converging points between mental and collective health practices from the perspective of the professionals of a Psychosocial Care Center (CAPS) in Campinas, SP. The study conducted was both descriptive and qualitative and the data obtained were analyzed according to the theoretical basis coming from phenomenology and discourse analysis. The results showed the existence of factors that hinder the structuring of the health care network, such as: lack of physical resources, inadequate physical space and lack of knowledge regarding CAPS's role as well as the development of a work based on users embracement, on the development of individualized therapeutic projects, on matrix support and team meetings, enhancing a sense of collective and dialogical work.
  • Notas sobre constituição do sujeito, subjetividade e linguagem Artigos

    Molon, Susana Inês

    Resumo em Português:

    Este artigo discorre sobre a constituição do sujeito e da subjetividade na abordagem sócio-histórica, trazendo para discussão a questão da linguagem e produção de sentido em autores contemporâneos estudiosos de Vygotsky. O estudo é teórico e contextualiza a elaboração conceitual da obra de Vygotsky, a qual é marcada pela complexidade e inacabamento, condições que geram diversidades nas/das interpretações entre os autores. Busca-se explicitar e compreender as diferentes noções de sujeito e de produção de sentido entre eles. Para tanto são levadas em conta as contribuições de González Rey na sua argumentação sobre a dimensão subjetiva do sentido pessoal e da subjetividade individual e social. Ao se retomar o pensamento de Vygotsky, tem-se como interlocutor Bakhtin, dialogando com autores que, com fundamento no materialismo histórico e dialético, possibilitam compreender o sujeito constituído pelo outro e pela linguagem, enfocando drama, subjetividade e produção de sentido nos aspectos interconstitutivos das múltiplas dimensões - singular e coletiva, subjetiva e objetiva, biológica e cultural, histórica e dialética.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de la constitución del sujeto y subjetividad bajo el enfoque socio-histórico, discutiendo el lenguaje - la producción de sentido en autores contemporáneos, estudiosos de Vygotsky. Es un estudio teórico que contextualiza la elaboración conceptual de la obra de Vygotsky, enmarcada por la complejidad y lo incompleto, que ha generado diversidad de interpretación. Se busca explicar y entender las diferentes nociones de sujeto y de producción de sentido, considerando contribuciones de González Rey en la argumentación de la dimensión subjetiva del sentido personal y subjetividad individual y social. Se reanuda el pensamiento de Vygotsky, dialogando con Bajtín y otros autores basados en el materialismo dialéctico e histórico, comprendiendo el sujeto constituido por el otro y por el lenguaje, centrándose en el drama, subjetividad y producción de sentido en los aspectos interconstitutivos de múltiples dimensiones - singular y lo colectivo, subjetivo y objetivo, biológica y cultural, histórico y dialéctico.

    Resumo em Inglês:

    The following article discusses the constitution of the subject and the subjectivity on the socio-historical approach, making evident the question of the language - production of meaning in Vygotskian contemporary authors. This theoretical study contextualizes the conceptual elaboration of Vygotsky's work, marked by complexity and incompleteness that generate diversity in/of interpretations among authors. It attempts to undercover and understand the different notions of subject and production of meaning between them. To this end, González Rey's contributions support the idea of subjective dimension of personal meaning and individual and social subjectivity. Such ideas resume the Vygotskian thinking, considering Bakhtin as an interlocutor, dialoging with authors based in the historical and dialectical materialism, which makes possible to understand the subject constituted by the other and constituted by language. Such features enables the focus on drama, subjectivity and meaning production in interconstitutive aspects of multiple dimensions singular/collective, subjective/objective, biological/cultural, historical/dialectical.
  • Resiliência no trabalho contemporâneo: promoção e/ou desgaste da saúde mental Artigos

    Ribeiro, Ana Cláudia de Araújo; Mattos, Beatriz Marques de; Antonelli, Carolina de Santi; Canêo, Luiz Carlos; Goulart Júnior, Edward

    Resumo em Português:

    Este estudo teórico resgata a concepção processual e contextual de resiliência, a qual compreende esse fenômeno enquanto relação complexa entre indivíduo e ambiente na produção de fatores de risco e no provimento de fatores protetores da subjetividade do indivíduo, buscando aplicá-la à realidade organizacional, haja vista que o mundo do trabalho contemporâneo demanda uma força de trabalho específica, qual seja, o trabalhador flexível, polivalente, sujeito a mudanças - portanto, um trabalhador resiliente. A partir dessas considerações, realiza-se um processo de reflexão sobre as situações em que a resiliência pode ser promotora de saúde mental, bem como acerca dos contextos que contribuem para o processo de adoecimento do trabalhador, buscando aventar possibilidades de atuação do profissional psicólogo diante de um contexto de trabalho adverso, considerando-se que o principal objetivo dessa atuação profissional é garantir a proteção/promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio teórico rescata el diseño contextual y procesal de la Resistencia, que incluye a este fenómeno una relación compleja entre el individuo y el contexto en la producción de factores de riesgo y protectores de la subjetividad del sujeto, la búsqueda de su aplicación a la realidad organizacional, teniendo en cuenta que el mundo contemporáneo demanda una mano de obra determinada, a saber, el trabajador flexible, versátil, experto en el cambio y, así, resistente. Con estas consideraciones, habrá un proceso de reflexión sobre las situaciones en que la resistencia puede ser un promotor de la salud mental, y sobre los contextos que contribuyen al proceso de la enfermedad del trabajador, que buscan maneras del psicólogo actuar en un contexto de trabajo adverso, teniendo en cuenta que el objetivo de esta actividad consiste en garantizar la protección/promoción de la salud y la calidad de vida en su trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This theoretical study rescues a contextual and procedural conception of Resilience, which includes such phenomenon as a complex relationship between individual and environment in the production of risk and protective factors to the individual subjectivity, seeking to apply it to the organizational reality, considering that the contemporary market job demands a specific worker, who must be flexible, versatile and adept at change so, therefore, resilient. From these considerations, there will be a process of reflection on the situations in which resilience can be a promoter of mental health, and about the contexts that contributes to the worker disease process, seeking to discuss action possibilities of the psychologist in adverse labor context, considering that the main goal of this professional activity is to ensure the protection/promotion of health and life quality in the workplace.
  • A mensuração do estigma internalizado: revisão sistemática da literatura Artigos

    Soares, Rhaisa Gontijo; Nery, Fabricia Creton; Silveira, Pollyanna Santos; Noto, Ana Regina; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    O estigma internalizado é um fenômeno processual que se estabelece à medida que o indivíduo torna-se consciente de sua condição de estigmatizado, concorda e aplica a si próprio os estereótipos negativos sobre seu transtorno. Com o objetivo de conhecer os instrumentos de mensuração desse fenômeno, realizou-se, em janeiro de 2011, uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Psycinfo, Lilacs e Scielo, utilizando-se os termos internalized stigma, self-stigma, estigma internalizado e autoestigma. Onze escalas foram analisadas, seis das quais mensuravam estigma internalizado referente a transtornos mentais. A análise revelou problemas conceituais e metodológicos dos estudos, apontando dificuldades intrínsecas à investigação do fenômeno e fornecendo subsídios para pesquisas futuras. Apesar das limitações, o crescente número de escalas demonstra a relevância do tema no campo da Saúde Mental e proporciona um avanço do conhecimento acerca dos fatores envolvidos no processo de estigmatização.

    Resumo em Espanhol:

    Estigma internalizado es un fenómeno procesal establecido a la medida en que el individuo reconoce su condición estigmatizada, concuerda con ella y aplica a si mismo los estereotipos negativos cerca de su trastorno. Con objetivo de conocer los instrumentos de mensuración del fenómeno, se ha realizado, en enero 2011, una revisión sistemática de la literatura en las bases de datos Web of Science, Pubmed, Psycinfo, Lilacs y Scielo, utilizando los términos internalized stigma, self-stigma, estigma internalizado y auto-estigma. Se han analizado once escalas, de las cuales 6 mensuraban estigma internalizado relacionado a los trastornos mentales. El análisis ha revelado problemas conceptuales y metodológicos de los estudios, indicando dificultades intrínsecas a la investigación del fenómeno y suministrando subsidios para pesquisas futuras. No obstante las limitaciones, el creciente número de escalas demuestra la relevancia del tema en el campo de la Salud Mental, y proporciona un avance del conocimiento cerca de los factores envueltos en el proceso de estigmatización.

    Resumo em Inglês:

    Internalized stigma is a processual phenomenon established as the individual becomes aware of his stigmatized condition, and agrees to apply its own negative stereotypes about their disorder. Aiming to cognize the measurement instruments of internalized stigma, a systematic review of literature was undertaken in January 2011 on Web of Science, PubMed, PsycINFO, Lilacs and Scielo databases, using the terms internalized stigma and self-stigma. Eleven scales were analyzed, 6 of them measured internalized stigma toward mental disorders. The analysis reveals conceptual and methodological problems of the studies, pointing out intrinsical difficulties to investigate the phenomenon and offering subsidies to forthcoming researches. In spite of the limitations, the growing number of scales demonstrates the relevance of the topic in Mental Health's area and provides an advance in knowledge about the factors related to the stigmatization process.
  • Teoria das emoções em Vigotski Artigos

    Machado, Letícia Vier; Facci, Marilda Gonçalves Dias; Barroco, Sonia Mari Shima

    Resumo em Português:

    Este artigo explora o estudo da emoção na obra de Vigotski, elencando alguns textos que demonstram sua concepção subjacente de emoção anterior à principal publicação dessa temática, Teoria das emoções, escrita entre 1931 e 1933 e deixada inacabada pelo autor na ocasião de seu falecimento. Esta, pelo resgate da base filosófica cartesiana das psicologias das emoções, apresenta o caráter predominantemente naturalista na ciência psicológica do começo do século XX. Vigotski analisa a necessidade de resgatar a dialética entre fatores biológicos e culturais na constituição das emoções, de maneira a pensá-las, quanto às suas possibilidades de desenvolvimento e transformação, atreladas a condições histórico-sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Ese artículo explora el estudio de la emoción en la obra de Vigotski, elencando algunos textos que demuestram su concepción subyacente de emoción anterior a la principal publicación de esa temática, Teoría de las emociones, escrita entre 1931 y 1933, y dejada inacabada por el autor en la ocasión de su fallecimiento. Esa, por el rescate de la base filosófica cartesiana de las psicologías de las emociones, presenta el carácter predominantemente naturalista en la ciencia psicológica del comienzo del siglo XX. Vigotski analiza la necesidad de rescatar la dialética entre fatores biológicos y culturales en la constitución de las emociones, de manera a pensarlas en sus posibilidades de desarollo y transformación, conectada a condiciones histórico-sociales.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the study of emotions in the Vigotski work, listing some texts that demonstrate his underlying conception of emotion before the main publishing about this subject, Emotions Theory, written between 1931 and 1933, and left unfinished by the author due to his death. This book, with the recuperation of the philosophic Cartesian base in Psychologies of emotions, introduces the predominant naturalism in Psychological science in the early twentieth century. Vigotsky analyses the need to rescue the dialectic between biological and cultural factors in the emotions constitution, to conceive them in terms of their possibilities of development and transformation, linked to historical and social conditions.
  • A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino Sessão Especial

    Chaiklin, Seth
  • Entrevista con la Profesora Marta Shuare Entrevista

    Berenchtein Netto, Nilson
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br