E-Mentoring; DVC |
Investigar o papel de e-mentoring; tecnologia de Videoconferência de Desktop (DVC) e PM on-line entre professores e T/S; |
Espaço de interação com T/S; motivação e perseverança em tarefas individuais e grupais; intervenções positivas de DVC; |
4 |
3 |
Mentoria e criatividade |
Analisar as estratégias de mentoria para o ensino de pensamento criativo; investigar as crenças e influência de mentores sobre alunos criativos; |
Estratégias de mentoria são eficazes para T/S e não T/S; há crenças de professores e mães sobre criatividade; |
|
3 |
Mentoria em minorias talentosas |
Firmar um compromisso com pesquisa científica por meio de PM para T/Ss de minoria étnica; acompanhar as minorias no desenvolvimento de identidade matemática social, racial e de gênero; |
Programas de enriquecimento têm impacto entre minorias; há desafios internos que os adolescentes negros procuravam negociar com êxito dentro e fora da escola; |
|
2 |
Efeito de programas de mentoria em T/SD; |
Investigar a provisão educacional para estudantes T/S em matemática; examinar impacto do Projeto M3 e currículo de mentoria; verificar os efeitos de programas de mentoria no desempenho acadêmico de estudantes T/Ss; |
Aquisição de conhecimento ao participar do PM; aspectos positivos/negativos em programas; significativa compreensão de conceitos matemáticos; não encontrado efeito no desempenho acadêmico; |
|
7 |
Desempenho de meninas nas áreas STEM |
Verificar se PMs ajudam a melhorar baixo desempenho de meninas nas áreas STEM; testar unidades curriculares do projeto M3 para alunas T/Ss; construir confiança matemática; analisar percepção de pais sobre o talento matemático; |
Ganhos significativos em participantes de PM; esses aumentam a confiança e competência em matemática; não houve efeito significativo sobre o desempenho acadêmico e autoeficácia; |
|
5 |
Programa de Mentoria de Verão |
Examinar experiências de adolescentes T/Ss que frequentam PM universitário de verão; percepções de si e suas relações com mentores; |
Aumento nas habilidades de pesquisa e competência profissional; relacionamentos positivos com mentores (tempo / acessibilidade/); |
|
2 |
Formação de líderes pela mentoria |
Cultivar líderes em várias áreas por meio de PM; investigar o conhecimento de conselheiros escolares sobre T/S; |
Há o desejo de restabelecer relação de mestre e discípulo; pode ocorrer de transformar e ser transformado; |
|
5 |
Revisão |
Revisar bibliografia de PM em universidades; analisar registros de entrevistas de estudantes T/S que participaram de PM; |
Experiência positiva de PM; fragilidades metodológicas que dificultam obtenção de conclusões sólidas sobre a eficácia de PM; |
1 |
1 |
Mentoria de escritores |
Investigar o perfil dos mentores e sua influência na produção literária; |
Competência profissional, conhecimento técnico, criatividade, valores éticos, satisfação; |
1 |
|
Mentoria e formação de professores |
Analisar o processo de formação em início de carreira; investigar contribuição da prática de mentoria; definir finalidades e orientações metodológicas de um PM; analisar contribuições de mentores no processo de inserção docente; Identificar influência de PM na formação do professor; |
Mentores com conhecimento, mas sem evidência de identidade com T/Ss; início da carreira caracterizado por insegurança e falta de apoio; professor-mentor mais bem preparado; melhor relacionamento interpessoal; poucos PMs para professores; |
11 |
|
Mentoria para estudantes de diversos níveis |
Relatar experiências de estudantes do EM e ES como mentores de T/Ss do EI e EF; verificar opinião de T/Ss sobre PM com a universidade; analisar se práticas de mentoria contribuem para o desenvolvimento psicológico do estudante T/S; compreender a adesão dos alunos a um PM. |
Mais habilidades de pesquisa; relacionamentos positivos com mentores; há T/Ss que não se sentem mentoreados; há quem não queira ter mentor; benefícios psicossociais/carreira; melhor capital psicológico; influência de adultos significativos. |
1 |
|
Total |
|
|
18 |
28 |