Acessibilidade / Reportar erro

Hábitos de estudo e estilos parentais: estudo correlacional

Study habits and parenting styles: correlational study

Hábitos de estudio y estilos parentales: estudio correlacional

O presente estudo teve por objetivo correlacionar as dimensões dos estilos parentais (responsividade e exigência) com os hábitos de estudo. Participaram deste estudo 600 estudantes, com idades entre 11 e 20 anos (m= 14,3; dp= 2,32), pertencentes, em sua maioria (57,5%), ao sexo feminino. Esses estudantes eram alunos de escolas públicas e particulares do município de João Pessoa (PB). Os dados foram analisados no programa estatístico PAWS (versão 20), onde se calculou o coeficiente de correlação e a MANOVA. Os resultados mostraram que os hábitos de estudo se correlacionaram com a dimensão responsividadematerna(r = 0,19; p < 0,01) e paterna (r = 0,16; p < 0,01), e que as variáveis sociodemográficas (sexo, escolaridade e escola) influenciaram os hábitos de estudo e as dimensões dos estilos parentais. Concluiu-se que os pais que demonstram responsividade alta influenciam de forma positiva a construção de hábitos de estudos, embora haja necessidade de mais estudos.

Inventário de estilos parentais; hábitos de estudo; adolescentes


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br