Acessibilidade / Reportar erro

Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência

Body and teaching: a circular dance as a promoter of development of consciousness

Cuerpo y docencia: la danza circular como promotora del desarrollo de la consciencia

Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que investiga o potencial da dança circular como mobilizadora da expressão de afetos e de reflexões que resultem na ampliação da consciência dos professores da rede pública de ensino. Nossos sujeitos são dois grupos de professores das redes municipal e estadual do interior de São Paulo.Desenvolvida como ação da Psicologia Escolar, a proposta é construída com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural. Nosso método fundamenta-se no Materialismo Dialético e utilizamos as expressões afetivas como unidade de estudo baseando-nos nas reflexões de Vigotski. Os dados apontam que o sofrimento no trabalho docente é grande, mas as danças circulares, respaldadas nos conceitos de Vigotski, podem se converter em porta de acesso à afetividade dos sujeitos e, assim, viabilizar a configuração de novos sentidos e significados - caminho este para o desenvolvimento da consciência.

Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural; Psicologia escolar; Consciência.

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br