Acessibilidade / Reportar erro

HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA

Habilidades Sociales Educativas de Padres de Niños con Autismo: Revisión de Literatura

RESUMO

Trata-se de uma revisão de literatura de artigos sobre habilidades sociais educativas de pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivos: identificar, selecionar e descrever artigos que caracterizaram Habilidades Sociais Educativas (HSE) parentais e realizar uma análise de correspondência entre os comportamentos abordados nesses estudos e o Sistema de Habilidades Sociais Educativas (SHSE) de Del Prette e Del Prette. Fonte de dados: artigos publicados no LILACS, Scielo, PubMed, ScienceDirect e PsycoINFO, sem especificação de período. Conclusões: Verificou-se a ausência de estudos no contexto brasileiro. Nove artigos em língua inglesa foram encontrados. Todas as classes de habilidades do SHSE foram identificadas, tendo sido mais frequentes as classes Monitorar Positivamente e Transmitir ou expor conteúdos sobre habilidades sociais. A análise de correspondência demonstrou a possibilidade de uso do SHSE em estudos com pais de crianças com TEA, bem como a necessidade de aprimoramentos, incluindo comportamentos avaliados e/ou treinados nessa população.

Palavras-chave:
habilidades sociais educativas; pais; Transtorno do Espectro Autista

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br