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Bullying e Homofobia: Aproximações Teóricas e Empíricas

Bullying and Homophobia: Theoretical and Empirical Approaches

Bullying y Homofobia: Aproximaciones Teóricas y Empíricas

Resumo:

Este estudo objetivou verificar como os fenômenos bullying e homofobia se aproximam, comparando a homofobia entre os atores do bullying (autor, alvo, alvo/autor e testemunhas) e observando se o conteúdo homofóbico é utilizado no bullying verbal. Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo como método survey. Participaram 808 jovens com idade média de 14,9 anos (DP = 1,98), oriundos de 9escolas estaduais de Aracaju-SE, que responderam a um questionário contendo questões sociodemográficas sobre bullying e uma escala de homofobia manifesta e sutil. Os resultados indicaram que 32% se definiram alvos de bullying, 12% autores, 22% alvos/autores e 34% somente testemunhas. A presença de conteúdo homofóbico no bullying verbal foi a segunda forma mais recorrente entre os participantes do sexo masculino (20%), tendo menor incidência entre as meninas (2%). Além disso, os adolescentes autores de bullying apresentaram maiores escores na escala de homofobia, se comparados aos alvos (p< 0,05).

Palavras-chave:
Bullying ; Homofobia; Adolescentes.

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