Acessibilidade / Reportar erro

Educação em valores morais: juízos de profissionais no contexto escolar

Education in moral values: judgments of professionals in the educational context

Educación en valores morales: juicios de profissionales en el contexto escolar

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os juízos de profissionais da educação como professores, diretores, coordenadores, pedagogos e supervisores pedagógicos, de escolas estaduais de Ensino Fundamental (6.º ao 9.º ano) e Médio do Espírito Santo, sobre educação em valores morais (EVM). Utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, enviado a escolas via correio e disponibilizado on-line. A partir dos dados, constatou que a maior parte da amostra: (1) afirmou que a EVM trabalha os "valores morais ou éticos"; (2) considerou que a instituição escolar deve dar esse tipo de educação; (3) argumentou que a instituição de ensino deve formar moralmente, porque essa "é a função da escola"; e (4) mencionou como possibilidade de procedimento para EVM os métodos verbais e ativos. Assim, apontou que os participantes reconheceram a importância da instituição de ensino no processo de desenvolvimento moral dos alunos.

Educação; ética; escola


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br