Acessibilidade / Reportar erro

"Faz de conta que as crianças já cresceram": o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

"Pretend you've grown up": the transition process from Childhood Education to Elementary School

"Se hace de cuenta que los niños ya han crecido": el proceso de transición de la Educación Infantil para la Enseñanza Fundamental

Resumo:

O objetivo desta pesquisa foi analisar a transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) da perspectiva de crianças e professoras. O trabalho de campo foi realizado em duas fases: a primeira com uma turma de EI; a segunda com uma turma de EF, na qual quatro das dez crianças acompanhadas na EI foram matriculadas. Os procedimentos utilizados foram:observação do cotidiano escolar, entrevistas com as professoras e as crianças, análise documental e questionário com os pais. Os resultados indicaram poucos cuidados com a transição em ambas as instituições; à desarticulação e descontinuidade do trabalho pedagógico, as crianças respondem deformas diversas: ajustam suas condutas às exigências do novo contexto escolar, burlam-nas, cobram o cumprimento das promessas de tempo para brincar; algumas crianças externalizam sofrimento psíquico, ao qual as professoras reagem timidamente. Por meio de revisão bibliográfica, evidenciou-se a recorrência dos problemas encontrados nesta pesquisa, o que nos leva a reafirmar a importância de reflexões sobre as articulações entre a EI e o EF, à luz da Teoria Histórico-Cultural e indicar a necessidade de debates sobre qual é o projeto brasileiro para a infância.

Palavras-chave:
Ensino Fundamental; Educação Infantil; escola

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br