Influência da dinâmica familiar percebida no projeto de vida de alunos de uma escola de Lima

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a influência da dinâmica familiar percebida no planejamento do projeto de vida em estudantes do 4º ano da escola secundária de ambos os sexos entre 14 e 18 anos de uma instituição de ensino no distrito de San Juan de Lurigancho, Lima. Seguiu-se a metodologia qualitativa com a utilização da técnica de entrevista qualitativa aplicada a um total de 12 pessoas, divididas em dois grupos focais compostos por sete participantes cada. Os dados obtidos foram analisados por meio de elementos da teoria fundamentada e axiomas de conjuntos, utilizando-se como suporte o software de análise qualitativa de dados Atlas.ti, v. 7.5. Os resultados evidenciam que os participantes percebem que fatores da dinâmica familiar como o ambiente familiar, a comunicação familiar e tipo de estrutura familiar influenciam a construção de seu projeto de vida.

Palavras-chave:
Relações familiares; projeto de vida; escolares.

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br