Psicologia escolar e educacional na América Latina

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly

EDITORIAL

Psicologia escolar e educacional na América Latina

O II Congresso de Psicologia da União Latino-Americana de Psicologia (ULAPSI) aconteceu em setembro de 2007 em Cuba com grande participação de psicólogos brasileiros. A temática do Congresso foi a psicologia latino-americana para os psicólogos latino-americanos, possibilitando, por meio das discussões e trabalhos apresentados, a consolidação de uma Psicologia para as necessidades e características da América Latina.

A Psicologia Escolar e Educacional revelou sua identidade brasileira e buscou construir uma latino-americana, pela apresentação de muitos trabalhos com colegas de vários países. Isto resultou em intercâmbios profissionais e de pesquisa visando estreitar os laços com nossos parceiros na América Latina.

Estabeleceram-se parcerias que possibilitaram a organização de um Grupo de Trabalho em Psicologia Educacional cuja meta principal é produzir referências latino-americanas para os profissionais que atuam na área. Definiu-se, também, pela organização de um número especial dedicado à Psicologia Escolar na revista Psicología para a América Latina publicada pela ULAPSI a fim de sintetizar e dar visibilidade às ações tanto no âmbito da pesquisa quanto às relativas aos profissionais nesta área.

Isto posto, cabe considerar que tal avanço deve-se, especialmente, ao próprio desenvolvimento da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) que tem, desde sua fundação, crescido e se colocado como parceira dos profissionais, conquistando espaço de atuação nos contextos de aprendizagem. Manter-se vinculado à ABRAPEE é participar deste movimento pró-educação e aprendizagem, no qual a prevenção é a palavra de ordem.

Lembro que em abril de 2008 ocorrerão as eleições para uma nova diretoria realizar a gestão da ABRAPEE para o biênio 2008 - 2010. Comprometer-se com a Psicologia Escolar e Educacional também significa participar ativamente do processo eleitoral - votando e sendo votado. Cabe-nos, a cada um e a todos, atender a este chamamento pela Psicologia Escolar e Educacional Brasileira e Latino-americana.

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br