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A DIMENSÃO SUBJETIVA DA PROFISSÃO DE PSICÓLOGO ESCOLAR: DESAFIOS AOS PROCESSOS FORMATIVOS

La dimensión subjetiva de la profesión de psicólogo escolar: desafíos a los procesos formativos

RESUMO

Este artigo apresenta uma discussão sobre a configuração subjetiva da profissão sinalizando a importância de processos de formação continuada que sejam mobilizadores de novos recursos subjetivos. Aborda a relação entre o processo de formação continuada e os modos de atuação profissional, numa perspectiva que considera a subjetividade como elemento a ser considerado nos espaços formativos. Para dialogar com os pressupostos da Teoria da Subjetividade, utilizaram-se os princípios epistemológicos e metodológicos da Epistemologia Qualitativa para a construção de um conhecimento concebido como um processo de construção interpretativa. Na participante da pesquisa, a configuração subjetiva da profissão pode ser reconhecida pela abertura às novas aprendizagens e ao próprio processo de desenvolvimento, pelo movimento de ação orientado pelo outro, pelo envolvimento/compromisso com a Educação Inclusiva, pela crença na potencialidade do estudante, pela crença no trabalho coletivo e pelos valores pessoais que possibilitam uma relação positiva e saudável com a vida.

Palavras-chave:
psicólogo escolar; educação continuada; desenvolvimento humano

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