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Professor readaptado: a precarização do trabalho docente e o adoecimento

Readapted teacher: precariousness of teaching and illness

Professor readaptado: la precarizacion de La labor docente y el enfermarse

Resumo

Hoje nos deparamos com vários professores que estão adoecendo e por isso sendo readaptados. Com essa perspectiva, objetivamos neste artigo discutir a relação estabelecida entre a precarização do trabalho e o adoecimento do professor readaptado tendo como fundamento os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Para a discussão da temática, discorreremos sobre as relações do trabalho e, na sequência, trataremos sobre a formação da personalidade e adoecimento, com respaldo nos estudos de A. N. Leontiev. Ilustraremos o artigo com dados de entrevistas efetivadas com 20 professores readaptados, da educação básica. Como resultados, observamos que as exigências que são postas ao trabalhador na atualidade, entre eles o professor, têm provocado estranhamento em relação à atividade docente, uma ruptura entre sentido e significado na prática profissional e, como consequência, o adoecimento. Concluindo, entendemos ser necessário trabalhar em prol da emancipação do professor, a fim de possibilitar o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

Palavras-chave:
Trabalho docente; sofrimento; Psicologia Histórico-Cultural

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