Previsão, planificação e ativação |
Cognitiva |
Análise do conhecimento novo e a sua relação com os anteriores. |
Estabelecimento de metas de acordo com a especificidade, a proximidade e a dificuldade. |
Definição de estratégias de acordo com as metas. Identificação de eventuais problemas e como resolvê-los. |
Decisão sobre a utilização de estratégias (tomada de apontamentos, discussão das dúvidas com os colegas, pedido de apoio específico, etc.). |
Motivacional |
Determinação do prazer que se tem com o conteúdo ou tarefa, e o valor atribuído. |
Identificação das crenças acerca das próprias capacidades para aprender ou executar a tarefa, o que é fácil ou difícil, o que se compreende e o que não, de acordo com o conhecimento que se tem e de acordo com as habilidades e experiencias (percepção de auto-eficácia). |
Contextual |
Percepção sobre as aulas, características e comportamentos do professor e dos colegas. |
Supervisão |
Cognitiva |
Identificação dos conhecimentos que se sabe, dos que se acabou de saber e dos que se compreendeu. |
Motivacional |
Identificação das motivações básicas orientadas às metas (definidas nas sessões anteriores) e aos motivos das tarefas. |
Identificação das crenças sobre as próprias capacidades para aprender ou para executar a tarefa, com base no conhecimento novo, na execução da tarefa e nos resultados conquistados (observados nas sessões anteriores). |
Controle |
Cognitiva, motivacional e comportamental |
Adaptação ou realização de mudanças das atividades segundo as próprias cognições (atividades cognitivas e meta-cognitivas). |
Realização de ajustes segundo as avaliações dos resultados (administração do tempo e redirecionamento do esforço). |
Adaptação ou mudança na auto-eficácia e na auto-motivação. |
Reação e reflexão |
Cognitiva, motivacional, comportamental e contextual |
Desenvolvimento de juízos, atribuições e auto-avaliações do próprio funcionamento, de modo a poder regular a motivação, o comportamento e o contexto. |