A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas

The relationship between human development and learning: theoretical approaches

La relación entre desarrollo humano y aprendizaje: perspectivas teóricas

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem nas teorias de Piaget e Vygotsky. Piaget confere ênfase aos conceitos de ação e de coordenação das ações. Em Vygotsky, a ênfase é colocada no conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo. Ademais, objetiva problematizar o lugar de uma não usual perspectiva psicanalítica de Freud nesse contexto conceitual da relação entre desenvolvimento e aprendizagem no sentido de evidenciar a possibilidade de tal discussão psicanalítica nesse âmbito. Apresenta algumas possíveis contribuições da leitura psicanalítica dentro do tema trabalhado concernentes às consequências da sexualidade infantil para o acesso ao ato de aprender. A partir do trabalho com conceitos desenvolvidos em determinado momento teórico do autor, utilizando-se de literatura publicada acerca do tema, conclui que, embora comportem diferenças significativas, as três perspectivas explicitam a importância do desenvolvimento no tocante à aprendizagem.

Palavras-chave:
Psicologia do Desenvolvimento; aprendizagem escolar; teorias

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br