Desenvolvimento da atividade de contar histórias |
Relatam que desenvolvem a atividade |
16 |
100 |
Diariamente, variando com o interesse/ interação da criança |
4 |
25 |
Duas vezes ao dia com duração de 50 min |
1 |
6,25 |
No mínimo quatro vezes por semana |
1 |
6,25 |
Diariamente entre 15 a 60 min |
6 |
37,5 |
De 2 a 3 vezes na semana de 15 a 30 min |
4 |
25 |
Tipo de livro utilizado |
Ambos os tipos de narrativa |
16 |
100 |
Predomínio da narrativa textual |
5 |
31,25 |
Predomínio da narrativa por imagem |
1 |
6,25 |
Presença de livros e incentivo da escola |
Afirmam que há livros e incentivo da escola |
16 |
100 |
Projeto de leitura na escola |
7 |
43,75 |
Fácil acesso dos livros na sala de aula |
3 |
18,75 |
Biblioteca na escola |
2 |
12,5 |
Fácil acesso dos livros na sala de aula e existência de uma biblioteca na escola |
3 |
18,75 |
Considerações acerca da importância da atividade |
Atribuem importância |
16 |
100 |
Desenvolve aspectos cognitivos, sociais e relacionados à alfabetização. |
6 |
37,5 |
Desenvolve aspectos cognitivos e sociais |
6 |
37,5 |
Desenvolve aspectos relacionados à alfabetização |
4 |
25 |
Estímulo para o desenvolvimento e aprendizagem |
Consideram que estimula ambas as áreas |
16 |
100 |
Estimula aspectos cognitivos e sociais |
2 |
12,5 |
Estimula aspectos da alfabetização |
4 |
25 |
Estimula aspectos cognitivos |
7 |
43,75 |
Estimula aspectos cognitivos e a alfabetização |
3 |
18,75 |
Leitura como recurso preventivo e promotor da compreensão sobre o mundo social |
Consideram como recurso de prevenção e promoção |
16 |
100 |
Recurso para trabalhar resolução de conflitos |
3 |
18,75 |
Recurso para a criança ter maior compreensão do mundo real e expor suas emoções |
1 |
6,25 |
Recurso para trabalhar temas relativos ao mundo social e promover mudanças de comportamento |
4 |
25 |
Facilita a inserção no mundo social promovendo habilidades sociais |
8 |
50 |
Importância quanto a delimitação de objetivo e planejamento prévio da atividade |
Consideram ambas as etapas importantes |
16 |
100 |
Varia com a demanda das crianças |
6 |
37,5 |
Segue o planejamento adequando os livros com a temática em sala |
2 |
12,5 |
Permite atingir metas do projeto pedagógico e adequar os livros ao contexto em sala |
7 |
43,75 |
Utilização de critérios na escolha de livros |
Relatam utilizar critérios |
16 |
100 |
Presença de imagens nos livros, interesse da criança, faixa etária, adequar aos objetivos pedagógicos |
5 |
31,25 |
Obedece ao planejamento escolar |
8 |
50 |
Faixa etária e conteúdo da história |
2 |
12,5 |
Interesse da criança |
1 |
6,25 |