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Teoria da mente e leitura: estudo qualitativo na educação infantil

Theory of mind and reading: qualitative study in early childhood education

Teoría de la mente y lectura: estudio cualitativo en la educación infantil

Resumo

Tendo em vista as interfaces entre teoria da mente e linguagem e os benefícios da leitura mediada para o desenvolvimento sociocognitivo infantil, apresenta-se a vertente qualitativa de um estudo mais amplo sobre teoria da mente, que, de forma complementar, investigou as experiências vivenciadas por pré-escolares em relação à atividade leitora no contexto familiar e escolar. Participaram da pesquisa 178 crianças e 17 docentes de escolas públicas e privadas de educação infantil. As crianças responderam a um questionário que buscou avaliar o contexto familiar das atividades diárias de leitura; já as professoras foram entrevistadas para avaliar as concepções e práticas sobre as atividades leitoras em sala de aula, sendo os relatos submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que os contextos de leitura tanto familiar quanto escolar são potencialmente favoráveis ao desenvolvimento sociocognitivo e tendem a contribuir para o aprimoramento da compreensão infantil dos estados mentais.

Palavras chave:
Filosofia da mente; leitura; pré-escolares.

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