Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 1, Número: 2-3, Publicado: 1997
  • Democratização do conhecimento Editorial

  • Avaliação da afetividade

    Oakland, Thomas

    Resumo em Português:

    O propósito deste trabalho é o de apresentar uma taxonomia de qualidades afetivas, descrever termos básicos, discutir princípios que ajudam a obter precisão, oferecer exemplos de métodos geralmente usados para medir qualidades afetivas e oferecer informações que possam ajudar às pessoas que buscam conhecer mais profundamente estes tópicos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper are to present a taxonomy of affective qualities, to describe basic terms, to discuss principles that help ensure accuracy, to provide examples of methods commonly used to measure affective qualities, and to provide information that may further assist persons seeking more in-depth knowledge of some topics.
  • Interesses e dificuldades dos pais na alfabetização dos filhos Artigos

    Di Nucci, Eliane Porto

    Resumo em Português:

    participação na alfabetização de seus filhos foi o principal objetivo deste estudo. Foram sujeitos desta pesquisa 25 mães de crianças em pré-escola e 1ª série de uma escola particular. Foi utilizado um questionário com duas perguntas sobre os interesses e as dificuldades dos sujeitos e sobre a disponibilidade de tempo neste contexto. Os resultados mostraram que os sujeitos parecem estar dispostos a participar mais efetivamente desse processo em casa e em parceria com a escola. Os interesses parecem estar voltados à evolução da escrita na criança e aos métodos de alfabetização. As dificuldades apareceram em relação às condutas diante da aprendizagem da criança.

    Resumo em Inglês:

    The main object ofthis study was to analyze the data regarding the difficulties and points ofinterest in the process of teaching the children how to read and write. Twenty five mothers of children in preschool and first grade were invited in this study. A questionnaire was used to determine the interests and difficulties ofthe mothers as well as their availability in time for this matter. The results have shown that the subject ofthe study seem to be willing to participate more actively in this process at home and toghether with school. Their interests seem directed towards the evolution the writing skills and methods for teaching this children how to read and write. The difficulties which have appeared are related to conduct in the children's learning process.
  • O estímulo à criatividade no contexto universitário Artigos

    Alencar, Eunice M.L. Soriano de

    Resumo em Português:

    O estudo examinou a extensão em que diferentes aspectos relativos à criatividade têm sido estimulados no contexto universitário, bem como a percepção, por parte de universitários, do nível de sua criatividade, do de seus colegas e professores. Quatrocentos e vinte e oito estudantes de universidades pública e particular participaram do estudo, respondendo a um inventário de incentivo à criatividade no contexto universitário, além de avaliar o nível de sua criatividade e o de seus professores e colegas. Os resultados apontam o pouco incentivo a distintos aspectos da criatividade por parte de professores universitários. Observou-se também que os universitários julgaram-se e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Os resultados apontam a necessidade de maior atenção à expressão da cri atividade no contexto universitário.

    Resumo em Inglês:

    The study investigated the degree to which different aspects related to creativity have been fostered by university teachers, as well as university students' evaluation of their own level of creativity, their teachers' level and their colleagues' level of creativity. Four hundred and twenty eight university students answered an inventory of incentive of creativity in the university context. They also evaluated their own level of creativity, and their teachers' and colleagues' level of creativity. The results called attention to the low degree of incentive to different aspects of creativity by university teachers. Students judged themselves and their colleagues as significantly more creative than their teachers. The results suggest the need of more atention to the development of creativity in the university context.
  • Perfil do comportamento de leitura de alunos da 6ª série de escola do 1° grau segundo suas condições sociais Artigos

    Castillo, Hermínia Vincentelli de; Bascones, Jeanette Lejter de

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo caracterizar o comportamento de les de 295 estudantes do 6° ano da Escola Básica de instituições públicas e particulares em função do nível social. Para a obtenção da informação foram aplicados dois instrumentos: questionário para a caracterização do comportamento de ler (CCEL) e Medida de Entusiasmo frente a Leitura (MEL). Os resultados indicam que o perfil leitor da amostra varia segundo a camada social da qual são provenientes os sujeitos. Não obstante foram observados comportamentos semelhantes entre os sujeitos das três camadas sociais estudadas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to characterize the reading behavior in 295 6th grade basic school students who attend private and public schools. The characterization is made in according to the social status from which they come. Two instruments were used in order to obtain the information: The Reading Bahavior Characterization Questionnaire (RBCO) and the Reading Enthusiasm Measure (REM). The results show that the reading to the social status from which the subjects of the three social status considered in this paper.
  • Universitário, redação e SPI Artigos

    Arouca, Eliana de Azevedo

    Resumo em Português:

    Como a comunicação escrita de estudantes de Comunicação tem merecido pouca atenção dos pesquisadores, objetivou-se testar a eficiência de um material programado com base no Sistema Personalizado de Ensino sobre linguagem escrita para universitários do segundo ano de Comunicação Social, enfatizando o ensinoaprendizagem do texto dissertativo acadêmico. Os resultados evidenciaram progresso qualitativo para a maioria dos sujeitos, o que permite inferir que a estrutura do material aplicado foi favorável aos sujeitos, entretanto o tempo de aplicação (10 dias) revelou-se insuficiente para uma mudança na utilização de técnicas aplicáveis a redações dissertativas e para que fossem supridas deficiências dos graus antecessores. Sugeremse cursos de remediação de leitura e de escrita.

    Resumo em Inglês:

    Writing skills of Communication students have had little attention from researchers. It has been aimed to test efficiency of a programed material based on Teaching Personalized System about written language for university students at the Second Grade in Social Communication, enphasizing the text teaching - leaming in academic leveI. The results showed quality improvement for most individuals. This fact made us conclude that the sctructure of the applied material was positive to the individuals, but the time (10 days) was not enough for a change in the use of techniques in dissertative writings and for elimination of difficulties in the preceeding levels. Remedy courses on reading and writing are suggested.
  • Estratégias para desenvolver a metacognição e a compreensão de textos teóricos na Universidade Artigos

    Filho, Henrique Kopcke

    Resumo em Português:

    Pesquisas acerca da qualidade da leitura nos cursos superiores têm destacado a distância que separa ciência e prática, professores e pesquisadores. Com o intuito de aproximar teoria científica e prática pedagógica, vêm descritas, neste trabalho, três estratégias metacognitivas, como sugestão para programas de leitura referentes ao desenvolvimento da metacognição com vistas à compreensão de textos teóricos na universidade.

    Resumo em Inglês:

    Researches about the quality ofreading at university have pointed to the distance between science and practice, teachers and researchers. In order to join scientific theory to pedagogical practice three metacognitive strategies are presented here, as a suggestion to reading programs conceming metacognition improvement and expository texts comprehension.
  • Contribuições da neuropsicologia para a psicologia clínica e a educação Comunicações

    Moretti, Lúcia Helena Tiosso; Martins, João Batista

    Resumo em Português:

    O objetivo foi estudar alguns aspectos da avaliação neuropsicológica e testes tradicionais aplicados individualmente a 12 sujeitos (8 a 13 anos). A análise qualitativa mostrou aspectos problemáticos na avaliação tradicional.

    Resumo em Inglês:

    The aim was to study somme aspects ofneuropsychological evoluation and traditional tests aplyed individualy to 12 subjects (8 to 13 years old). The qualitative analyses showed problematic aspects in the traditional evaluation.
  • Psicologia escolar Resenhas

    Nucci, Nely A. Guernelli
  • O direito de ler Resenhas

    Witter, Geraldina Porto
  • Aventuras num rápido avanço Resenhas

    Benezik, Edyleine Bellini Peroni
  • Entrevista com a Profª Maria Helena Novaes História

    Witter, Geraldina Porto
  • O significado de uma vida: a história e o presente na Psicologia de São Paulo História

    Guzzo, Raquel Souza Lobo
  • A criança, a escrita e a leitura: sugestões para a ação Comunicações

    Witter, Geraldina Porto
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br