Abstract in Portuguese:
Analisa os procedimentos de avaliação da produção científica no Brasil, tanto quantitativos quanto qualitativos, principalmente no que se relaciona à avaliação por pares e às avaliações de pesquisas realizadas pelas agências governamentais de fomento. Considera que a avaliação da produção científica é realizada em todos os níveis de formação profissional dos pesquisadores, desde o ensino, mas sem haver o estabelecimento de critérios claros e gerais. Apresenta escalas de avaliação de pesquisas científicas, sendo estas consideradas como formas de estabelecer critérios racionais aos procedimentos avaliatórios, evitando a avaliação por critérios outros que não os científicos.Abstract in English:
The aim of this paper is to analyze both the quantitative as the qualitative evaluation procedures of the scientific production in Brazil. Mainly in what respect to the peer review and the evaluation of the researches carried out by the govemmental agencies. It considers that the evaluation of the scientific production is carried out in all the professionallevels of the researchers career, without the establishment of clear and general criteria is not. It presents evaluation scales of scientific researches, being these considered as forms to establish rational criteria to the procedures of analysis, preventing the evaluation for not scientific criteria.Abstract in Portuguese:
O artigo enfoca a questão da subjetividade da perspectiva da Psicologla Soviética e apresenta considerações sobre a epistemologla. O autor afirma que a epistemologla qualitativa toma possível a interdisciplinaridade.Abstract in English:
The paper study the subjetivity question from the view of Sovietic Psychogology and presents considerations about the epistemology. The author says the qualitative epistemology take possible the interdisciplinarity.Abstract in Portuguese:
Considera o significado do termo resiliência na infância e a importância de seu lugar no campo da psicopatologia de desenvolvimento e construção do bem-estar. Revisa os principais projetos de pesquisa longitudinais em resiliência na infância que contribuíram significantemente para a emergência do campo e apresenta informações detalhadas sobre o Projeto de Rochester (RCRP). Uma sessão final sumariza compromissos da pesquisa em resiliência e identifica necessidades para futuros trabalhos na área.Abstract in English:
Considers the meaning of the term childhood resilience and the importance ofits place in the fields of developmental psychopathology and wellness enhancement. Reviews several major longitudinal research projects on childhood resilience that have contributed significantly to the field's emergence and presents more detailed information on the Rochester Child Resilience Project (RCRP). A final section summarizes accomplishments in resilience research to date, and identifies needed foci for future work in this area.Abstract in Portuguese:
Neste trabalho procura-se examinar aspectos da violência que ocorre nas escolas, partindo do ponto de vista da Psicanálise. São apresentados os principais pontos de vista freudianos e kleinianos para a compreensão da gênese da violência na espécie humana. Examinam-se também, as principais causas que, na escola, gerariam e manteriam situações de violência. São apresentadas algumas idéias ericksonianos e de psicólogos escolares americanos. Conclui-se dizendo que tanto a Psicanálise quanto a Sociedade dirão sim aos programas escolares que possam conter, manter e ajudar o desenvolvimento da criatividade e bem-estar em crianças e adolescentes, criando assim, um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de cidadania.Abstract in English:
ln this paper we examine some aspects of the violence in the human being, from the psychoanalytical point ofview, starting with the revision of some of freudian' s and kleinian' s ideas ofhow violence occurs. Our foccus is the violence in schools and some ideas ericksonian and other school psychologists are taken in examination. We conclude saying that, not only Psychoanalysis but all the society will say yes to the school program that can hold, mantain and help the development of creativity and good will, in children and adolescents, thus creating an espace of leaming and development of citizenship.Abstract in Portuguese:
A etapa de formação universitária é de fundamental importância para a capacitação profissional e sua viabilidade depende de condições adequadas. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar as condições temporais e pessoais de estudo de universitários. Serviram como sujeitos 181 alunos concluintes dos cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Farmácia, dos turnos diurno e noturno de uma universidade particular comunitária. Os dados foram coletados por meio de um questionário e foram encontradas diferenças significativas, tanto no que se refere às condições temporais como pessoais, entre alunos de diferentes cursos e turnos, identificando-se dificuldades que devem ser superadas pela utilização de estratégias de ensinoaprendizagem mais adequadas ao perfil e condições dos alunos, visando uma preparação para o enfrentamento das exigências profissionais do mundo atual.Abstract in English:
The stage of university formation is very important for the professional training and its viability depends on appropriate conditions. Thus, the present study aimed to verify the temporary and personal conditions of study of university students. The subjects were 181 pre-graduates in their last year courses of PsychoIogy, Pharmacy, Civil Engineering, from Daytime and Evening periods of a private university. The data were collected via questionnaire, and significant differences were found, concerning the temporary and personal conditions between students of different courses and periods, identifying difficulties that should be overcome by the use ofteaching-leaming strategies more adapted to the profile and the students' conditions, seeking a preparation to coping the professional demands of the current world.