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Editorial

EDITORIAL

Claudia Regina Furquim de Andrade

Professora Titular, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo

Prezados leitores,

Com esse primeiro Edital de 2010, vou iniciar uma série de reflexões sobre a Prática Baseada em Evidências na Fonoaudiologia Brasileira. Nessa primeira abordagem1-2, serão estabelecidos os conceitos básicos sobre o tema. A EBP (Evidence-Based Practice) é a integração entre as melhores evidências das pesquisas com o expertise do terapeuta e os valores do paciente. Desde 2005, a ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) incorporou os princípios, por meio de documento elaborado por comitê específico, da prática baseada em evidências para a tomada de decisões clínicas e promoção da qualidade dos serviços clínicos.

Os princípios propostos pela ASHA são:

1. Reconhecimento das necessidades, habilidades, valores, preferências e interesses individuais e familiares dos pacientes.

2. Aquisição e manutenção dos conhecimentos e habilidades necessários para o exercício profissional de alta qualidade, incluindo nessa formação os modelos da prática baseada em evidências.

3. Usar modelos efetivos de prevenção, screenings e diagnósticos.

4. Adotar o uso de instrumentos padronizados (protocolos e medidas comparativas).

5. Maximizar a informação disponível e fazer considerações na relação custo-benefício, usando para isso critérios fundamentados em boa literatura.

6. Avaliar, constantemente, a eficácia (funcionalidade do tratamento), a eficiência (comparação entre tratamentos) e o efeito (de que forma o tratamento modifica o indivíduo) dos protocolos e modelos para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação humana.

7. Avaliar a qualidade do material que está sendo usado como fonte de conhecimento, tomar cuidado especialmente com as informações disponíveis na WEB. O indicado é recorrer a bancos de dados científicos que armazenam periódicos arbitrados.

8. Dar preferência para textos e cursos que permitam incorporar as novas evidências de alta qualidade que levarão a mudanças na prática clínica, geradas em base segura.

Em termos práticos, o que significa EPB na vida cotidiana do nosso fonoaudiólogo? Significa credibilidade, modernidade e responsabilidade profissional. O modelo de EPB é somatório; une a habilidade clínica (o conhecimento e as experiências adquiridas que permitem a identificação rápida do perfil do paciente) com uma base sólida dos riscos e benefícios das intervenções em potencial. A EPB tira a onipotência e o ensaísmo promovendo a prática responsável.

A EPB anula o discurso politicamente correto do "cada um é cada um" e realmente considera os valores, preferências e expectativas de cada paciente, trazendo um encontro, uma integração entre o saber e o fazer, otimizando os resultados terapêuticos e trazendo a real melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Abraço, Claudia.

  • 1. Andrade CRF de. A Fonoaudiologia baseada em evidências. Einstein. 2004;2(1):59-60.
  • 2
    American Speech-Language-Hearing Association. 2005. Evidence-Based Practice in Communication Disorders [Position Statement]. Available from: www.asha.org/policy

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Mar 2010
  • Data do Fascículo
    Mar 2010
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