• Editorial Editorial

    Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Performance of elderly in a speech in noise test Artigos Originais de Pesquisa

    Calais, Lucila Leal; Russo, Ieda Chaves Pacheco; Borges, Alda Christina Lopes de Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: percepção de fala no silêncio e na presença de ruído em idosos. OBJETIVO: caracterizar e comparar as habilidades auditivas de idosos em um teste monótico de percepção de fala, sem e com a presença de ruído competitivo (Índice Perceptual de Reconhecimento de Fala - IPRF e Fala com Ruído - F/R). MÉTODO: foram avaliados 55 sujeitos de ambos os sexos, com idade a partir de 60 anos distribuídos em grupos: Grupo Controle (GC), constituído de idosos sem perda auditiva e Grupo Estudo (GE), constituído de idosos com perda auditiva neurossensorial simétrica. Foi utilizado o Teste de Fala com Ruído, com a apresentação de uma lista de palavras primeiramente sem a presença de ruído e depois na presença de ruído do tipo Speech Noise. RESULTADOS: não houve diferença entre homens e mulheres para os testes IPRF e F/R e correlação da idade somente para o IPRF no GE. Também foi observada diferença significativa no desempenho entre os grupos nos testes IPRF e F/R. Com relação à presença das trocas articulatórias, foi observado que elas ocorreram nos dois grupos estudados, sendo mais freqüente no teste F/R e, principalmente, para o grupo estudo. CONCLUSÃO: a presença do ruído juntamente com os sons de fala é prejudicial para os idosos, independente da presença da perda auditiva, sendo o impacto maior para aqueles que a possuem.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: speech perception of elderly, in silence and in the presence of background noise. AIM: to characterize and compare the hearing abilities of elderly in a monaural speech perception test, in the presence and absence of background noise (Speech Discrimination Test - SDT and Speech Perception in Noise - SPIN). METHOD: Participants of this study were 55 subjects of both genders, 60 years old or above, distributed in two groups: Control Group (CG), constituted by elders with no hearing loss and Study Group (SG), constituted by elders with symmetrical sensorineural hearing loss. The SPIN test was used, initially with the presentation of a word list in silence and later in the presence of Speech Noise. RESULTS: no difference was observed between genders in the SDT and the SPIN test. Correlation with age was observed only in the SDT for SG. A significant difference was observed when comparing the performance of the groups in the SDT and SPIN test. Regarding the presence of substitutions in the articulation of words, it was observed that it occurred in both groups and was more frequent in SPIN test, especially for the SG. CONCLUSION: the presence of the noise during the production of speech sounds is disadvantageous for elders, independently of the presence of hearing loss, but having a higher impact for those with hearing loss problems.
  • Therapy effectiveness for phonological disorders with different therapeutic approaches Artigos Originais de Pesquisa

    Keske-Soares, Márcia; Brancalioni, Ana Rita; Marini, Caroline; Pagliarin, Karina Carlesso; Ceron, Marizete Ilha

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: terapia fonológica. OBJETIVO: avaliar a eficácia do tratamento em três diferentes modelos de terapia quanto às mudanças no sistema fonológico de sujeitos com diferentes gravidades do Desvio Fonológico (DF). MÉTODO: a amostra constituiu-se de 66 sujeitos, com idades entre 4:4 e 8:2, sendo 43 do sexo masculino e 23 do feminino, integrantes do banco de dados de uma clínica escola. Todos foram avaliados, antes e após um período de 15 a 25 sessões de terapia fonológica, utilizando-se a Avaliação Fonológica da Criança, a partir da qual foi determinada a gravidade do DF conforme o Percentual de Consoantes Corretas - PCC, o número de Segmentos Não Adquiridos - SNA , e o percentual de Segmentos Adquiridos (SA) após o período de tratamento. Os sujeitos foram tratados pelos modelos ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, Oposições Máximas Modificado e Ciclos Modificado. Posteriormente, realizou-se análise estatística dos dados, utilizando o Teste T para amostras iguais, considerando-se p < 0,05. RESULTADOS: verificou-se um aumento do PCC e do percentual de SA, bem como redução do número de SNA em todos os grupos tratados pelos diferentes modelos de terapia. Estes resultados foram estatisticamente significativos para a maioria dos grupos. CONCLUSÃO: os resultados permitem afirmar que os três modelos de terapia aplicados foram eficazes no tratamento de crianças com DF, para as diferentes gravidades do desvio. Além disso, as maiores mudanças no sistema fonológico ocorreram para os grupos com DF de grau mais acentuado.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: phonological therapy. AIM: to evaluate the effectiveness of three different therapy models regarding changes in the phonological system of subjects with different phonological disorder (PD) severity levels. METHOD: the research group was composed by 66 subjects, 43 males and 23 females, with ages between 4:4 and 8:2 years, who were part of a school clinic database. All subjects were evaluated, before and after a period of 15 to 25 sessions of phonological therapy, using the Child's Phonological Assessment. Based on this assessment, the severity level of the PD was determined using the Percentage Consonants Correct - PCC, and by calculating the number of Non-Acquired Segments -NAS and the percentage of Acquired Segments (AS) after treatment. The subjects were treated using the following approaches: ABAB-Withdrawal and Multiple Probes, Modified Maximum Opposition and Modified Cycles Models. For the statistical analysis the T-Test was used with a significance level of 5%. RESULTS: the statistical analysis indicated an increase in the PCC and in the percentage of AS, as well as a reduction in the number of NAS for all groups. These results were statistically significant for the majority of the groups. CONCLUSION: the results indicate that the three therapy approaches were effective in the treatment of children with PD, and were effective in treating different severity levels. Besides that, most of the changes occurred in the phonological system of the groups with more severe PD.
  • Swallowing reflex: analysis of the efficiency of different stimuli on healthy young individuals Artigos Originais de Pesquisa

    Pereira, Nayara A. Vasconcelos; Motta, Andréa Rodrigues; Vicente, Laélia Cristina C.

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: a ausência ou atraso do reflexo da deglutição é considerado um sinal significativo de disfagia. Assim, a terapia tradicionalmente empregada nesses casos consiste em aumentar o input intra-oral por meio de toques gelados (espelho laríngeo 0 ou 00) no terço inferior do arco palatoglosso, porção inferior. OBJETIVOS: identificar, em indivíduos jovens e sadios, quais regiões da orofaringe são mais sensíveis para desencadear o reflexo da deglutição e qual estímulo é mais eficiente. MÉTODO: O reflexo da deglutição foi investigado a partir dos estímulos: espátula, espelho laríngeo 00 gelado, espátula envolta em gaze com água gelada e espátula envolta em gaze umedecida congelada, tocando-se o arco palatoglosso em suas porções inferior e superior, as tonsilas palatinas, a base de língua e a úvula em 65 indivíduos jovens e sadios. RESULTADOS: o reflexo da deglutição não foi desencadeado na maioria dos participantes quando tocado com diferentes estímulos e locais da orofaringe, sendo esta estatisticamente significante. Quando presente, os estímulos mais eficientes foram o espelho laríngeo 00 (28,6%) e a espátula envolta com gaze congelada (27,3%). Quanto à região da orofaringe, a úvula (29,6%), as tonsilas palatinas (26,7%), os arcos palatoglossos região superior (25%) e inferior (21,2%) e base de língua (25%) foram sensíveis aos estímulos. CONCLUSÃO: quando presente o reflexo da deglutição, a úvula, os arcos palatoglossos e as tonsilas palatinas foram as regiões mais sensíveis para desencadeá-lo e o estímulo mais eficiente, dentre os selecionados, foram o espelho laríngeo gelado e a espátula envolta em gaze umedecida congelada.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: the absence or delay of the swallowing reflex is considered a significant sign of dysphagia. Therefore, the therapy traditionally applied to these cases consists in increasing the intra-oral input through cold touches (0 or 00 larynx mirror) on the inferior portion of the inferior third of the palatoglossus arch. AIM: to identify in healthy young individuals which oropharyngeal regions are more sensitive and which stimulus is more efficient in triggering the swallowing reflex. METHODS: the swallowing reflex was analyzed based on the following stimuli: spatula, cold 00 larynx mirror, gauze embedded in cold water wrapped onto spatula and frozen moist gauze wrapped onto spatula; touching the palatoglossus arch in both its inferior and superior portions, the palatine tonsils, the base of the tongue and the uvula in 65 healthy young individuals. RESULTS: the swallowing reflex was not triggered in most of the participants when touching different oropharyngeal regions with different stimuli. This result was statistically significant. When present, the most efficient stimuli were cold 00 larynx mirror (28.6%) and frozen moist gauze wrapped onto spatula (27.3%). Concerning the oropharynx, the uvula (29.6%), the palatine tonsils (26.7%), the superior (25%) and inferior (21.2%) palatoglossi arches and the base of tongue (25%) were most sensitive to the applied stimuli. CONCLUSION: when the swallowing reflex was present, the uvula, the palatoglossi arches and the palatine tonsils were the most sensitive regions to trigger this reflex, and the most efficient stimuli to trigger swallowing were the cold 00 larynx mirror and the frozen moist gauze wrapped onto spatula.
  • Development of autistic children based on maternal responses to the Autism Behavior Checklist Artigos Originais de Pesquisa

    Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy; Chiari, Brasilia Maria

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: intervenção terapêutica fonoaudiológica. OBJETIVO: avaliar o processo evolutivo da criança autista em contexto de intervenção direta e indireta a partir das respostas das mães ao Autism Behavior Checklist. MÉTODO: a amostra constitui-se de 11 mães de crianças diagnosticadas com autismo infantil (seis) e com sindrome de asperger (cinco), de acordo com os critérios do DSM IVtr (APA,2002) e atendidos no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Transtornos Globais do Desenvolvimento da Universidade Federal de São Paulo. Essas crianças encontravam-se divididas aleatoriamente em dois grupos: seis crianças em atendimento terapêutico direto e indireto (GT) e cinco apenas em atendimento indireto (GO). Foi utilizado o Autism Behavior Checklist (ABC/ICA) proposto por Krug et al., 1993, traduzido para Língua Portuguesa por Marteleto (2003). Trata-se de uma listagem de comportamentos (57), que permite a descrição detalhada das características não adaptativas nas áreas: sensorial, uso do corpo e objeto, Linguagem, Pessoal-social e Relacional. O questionário foi preenchido sob forma de entrevista para minimizar os efeitos da escolaridade dos pais, em três momentos: inicio de intervenção, após seis meses e ao final de 12 meses. RESULTADOS: após a análise estatística observou-se que houve uma evolução mais acentuada nos escores total e nas áreas de linguagem, pessoal-social e relacional do grupo GT, sugerindo padrão evolutivo maior durante todo o período do estudo. CONCLUSÃO: em ambos os grupos as mães observaram mudanças de comportamentos. A tendência de escores melhores do GT deveu-se, provavelmente a eficácia da intervenção direta e não à falta de atenção dos pais do GO em reconhecer diferenças comportamentais em suas crianças.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: language and speech-language intervention. AIM: to evaluate the development process of autistic children, in a direct and indirect intervention context based on the responses of mothers to the Autism Behavior Checklist. METHOD: the research sample consisted of 11 mothers of children diagnosed, according to the criteria established by the DSM IVtr (APA, 2002), with autism (six) and with Asperger Syndrome (five) and who were seen at the Investigation Laboratory of Global Developmental Disorders of the Federal University of São Paulo. These children were randomly divided into two groups: Six were receiving both direct and indirect intervention (TG), and five were receiving indirect intervention exclusively (OG). The Autism Behavior Checklist (Krug et al., 1993) was used, adapted to the Portuguese language by Marteleto (2003). This behavior checklist (57 items) allows the detailed description of non-adaptable characteristics regarding the following areas: sensory, use of the body and object, Language, Psycho-social and Relational. The questionnaire was filled in during an interview on three occasions: at the beginning of intervention, after six months and at the end of 12 months. RESULTS: after statistical analysis it was observed that there was a greater development in the total scores and in the areas of language, psycho-social and relational for the TG. This suggests a greater development pattern during the studied period for this group. CONCLUSION: the mothers of both groups observed behavioral changes. The better scores observed for the TG is probably related to the effectiveness of direct intervention, and not to the lack of attention of parents in the OG in recognizing behavioral changes in their children.
  • Training proposal for community health agents in hearing health Artigos Originais de Pesquisa

    Alvarenga, Kátia Freitas; Bevilacqua, Maria Cecilia; Martinez, Maria Angelina N. S.; Melo, Tatiana Memdes; Blasca, Wanderléia Q.; Taga, Marcel Frederico de Lima

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva. OBJETIVO: verificar a efetividade de um programa de capacitação de agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família, na área de saúde auditiva infantil. MÉTODO: a casuística constou de dois grupos: grupo A foi constituído por 31 agentes comunitários de saúde da cidade de Bauru e, grupo B, formado por 75 agentes comunitários de saúde de Sorocaba, ambos municípios do Estado de São Paulo. A capacitação foi realizada por meio de aulas expositivas para os dois grupos, contudo para o grupo A foi utilizado uma apostila adaptada da World Health Organization (2006), para que os agentes comunitários de saúde pudessem acompanhar as atividades realizadas de forma interativa. A capacitação abordou os temas: audição e deficiência auditiva, tipos, prevenção e causas da deficiência auditiva, técnicas de identificação e diagnóstico da deficiência auditiva e aspectos gerais da deficiência auditiva. Para validar a capacitação foi aplicado um questionário pré e pós-capacitação com perguntas sobre os assuntos que foram abordados no decorrer do curso, a fim de analisar a assimilação do conteúdo ministrado. RESULTADOS: a capacitação foi efetiva, com aumento no escore total obtido nos questionários pré e pós-capacitação. CONCLUSÕES: os resultados comprovam a eficácia do programa de capacitação com utilização de material e abordagem interativa proposto para os agentes comunitários de saúde dos Programas de Saúde da Família.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: training of community health agents in hearing health. AIM: to verify the effectiveness of a training program regarding the hearing health of children for Community Health Agents of a Family Health Program. METHOD: research sample consisted of two groups: Group A, constituted by 31 community health agents, from Bauru, SP, and Group B, constituted by 75 community health agents, from Sorocaba, SP. Training was provided through classes for both groups. For Group A, a text adapted from the material organized by the World Health Organization (2006) was used so that the community health agents could follow the activities in an interactive way. Training focused on the following topics: normal and impaired hearing; types, prevention and causes of hearing loss; procedures to identify and diagnose the hearing impairment and rehabilitation. Pre and post training questionnaires were used to assess the assimilation of the presented content. RESULTS: training demonstrated to be effective, since there was an increase in the overall score when comparing the scores obtained in the pre and post training questionnaires CONCLUSION: the results indicate the effectiveness of the training program for community health agents of a Family Health Program with the use of texts and with an interactive approach.
  • Actions in vocal health: a proposal for improving the vocal profile of teachers Artigos Originais de Pesquisa

    Silverio, Kelly Cristina Alves; Gonçalves, Claudia Giglio de Oliveira; Penteado, Regina Zanella; Vieira, Tais Pichirilli Guilherme; Libardi, Aline; Rossi, Daniele

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: vários autores têm apontado a urgência de se intensificar pesquisas e ações voltadas ao professor, na escola, de caráter preventivo e de promoção de saúde vocal, que se volta para a melhoria das condições de trabalho e do ambiente no qual ocorre a docência. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi: analisar as queixas, os sintomas laríngeos, hábitos relacionados ao desempenho vocal e o tipo de voz de professores de uma escola da rede pública de ensino antes e após a participação em grupos de vivência de voz. MÉTODO: o estudo foi dividido em etapas com professores de uma escola pública: 1ª Etapa: entrevista, avaliação laringológica e perceptivo-auditiva da qual participaram 42 professores; 2ª Etapa: grupos de vivência de voz e 3ª Etapa: reavaliação perceptivo-auditiva - das quais participaram 13 professores. RESULTADOS: 73% dos sujeitos apresentaram queixas vocais; 57,14% apresentaram rouquidão de grau leve e moderado, 78,57% apresentaram soprosidade e 52,38% apresentaram tensão na voz. Ao exame laringológico, 75,86% apresentaram fendas glóticas e 34,48% espessamento mucoso. Após a vivência de voz houve diferença significativa no grau de tensão, tanto na análise da vogal /e/ como na análise da fala espontânea (p = 0,0277 para p > 0,05 para ambas). Houve melhora dos cuidados com a voz e a compreensão dos fatores intervenientes e determinantes das alterações vocais, presentes nas condições e organização do trabalho docente. CONCLUSÃO: ações educativas processuais, como os grupos de vivência de voz, se caracterizam como importantes espaços de reflexão e de mudança das relações entre trabalho e saúde do professor.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: several authors have pointed to the urgent need of researches and actions involving teachers, in the school environment, that have a preventive and vocal health promotion character with the purpose of improving work conditions. AIM: to analyze the vocal complaints, laryngeal symptoms, vocal habits and vocal profile of teachers of a public school before and after their participation in voice workshops. METHOD: the study was divided in different steps: 1st step - closed interview, larynx and perceptive-auditory assessment in which 42 teachers were evaluated; 2nd step - voice workshops; 3rd step - perceptive-auditory reassessment in which 13 teachers were evaluated. RESULTS: 73% of the subjects presented vocal complaints; 57.14% presented mild to moderate hoarseness, 78.57% presented breathiness and 52.38% vocal tension. Evaluation of the larynx indicated that 75.86% of the subjects presented glottal gaps and 34.48% mucous thickening. After the voice workshops a significant difference was observed in the level of vocal tension, both in the analysis of the /e/ vowel and in the analysis of Spontaneous Speech (p = 0.0277 for p > 0.05 for both). Improvement was observed in vocal care and in the understanding of intervening and determinant factors for vocal alterations, which are present in the teaching environment. CONCLUSION: health actions, such as voice workshops, are important to trigger changes in the work environment as well as in the health of teachers.
  • Tracheostoma humidifier: influence on secretion and voice of patients with total laryngectomy Artigos Originais de Pesquisa

    Masson, Andrea Cristina Castelhano; Fouquet, Marina Lang; Gonçalves, Antonio Jose

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: a laringectomia total acarreta sequelas como a perda da voz laríngea e alteração no sistema respiratório. OBJETIVOS: avaliar a influência do uso do umidificador de traqueostoma (heat moisture exchanger - HME) no controle da secreção pulmonar e na qualidade vocal esofágica e traqueoesofágica de pacientes submetidos à laringectomia total. MÉTODO: nove pacientes do sexo masculino, com idades entre 46 a 67 anos, submetidos à laringectomia total. Os pacientes responderam a um protocolo sobre questões subjetivas relacionadas à secreção pulmonar em três momentos, sendo T1 (avaliação pré-uso do HME), T2 (avaliação pré-uso do HME após seis semanas da primeira avaliação) e T3 (avaliação após seis semanas do uso do HME). Conjuntamente foram feitas gravações das vozes dos pacientes nos mesmos três momentos citados acima. As vozes foram avaliadas por três fonoaudiólogas, em estudo cego, de acordo com um protocolo de avaliação perceptivo-auditiva da voz. Para comparar os resultados obtidos em ambos os protocolos aplicados foram utilizados teste não-paramétrico e Wilcoxon. RESULTADOS: não foi observada nenhuma diferença estatisticamente significativa dos parâmetros de qualidade vocal esofágica ou traqueoesofágica entre os tempos T1 (avaliação pré-uso do HME) e T2 (avaliação pré-uso do HME pós seis semanas) e T3 (avaliação após seis semanas do uso do HME). Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas para as variáveis de quantidade de tosse e expectoração forçada, durante o dia, após o período de uso do HME. CONCLUSÃO: O uso do HME durante seis semanas diminuiu a tosse e a expectoração em pacientes laringectomizados totais, porém não apresentou influência na qualidade vocal esofágica ou traqueoesofágica.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: total laryngectomy has several consequences such as loss of the laryngeal voice and alterations in the respiratory system. AIM: to evaluate the influence of a traqcheostoma humidifier (heat moisture exchanger - HME) on the control of lung secretion and esophageal and traqueoesophageal vocal quality in patients with total laryngectomy. METHOD: nine male individuals, aged between 46 to 67 years, submitted to total laryngectomy. The patients answered a protocol containing subjective questions related to lung secretion in three different moments: T1 (pre-use assessment of the HME), T2 (pre-use assessment of the HME six weeks after the first assessment) and T3 (assessment six weeks after the use of the HME). Voice samples were recorded during these 3 different assessments and were evaluated by three speech-language pathologists, in a blind study format, according to a perceptual auditory vocal analysis protocol. The non-parametric test of Wilcoxon was used to compare results of both protocols. RESULTS: no significant differences were observed for traqueoesophageal and esophageal vocal quality in the three different moments of assessment: T1 (pre-use assessment of the HME), T2 (pre-use assessment of the HME six weeks after the first assessment) and T3 (assessment six weeks after the use of the HME). On the other hand, there were significant differences, after the period of the HME use, regarding occurrence of cough and forced expectoration during the day time. CONCLUSION: The use of the HME during the period of six weeks reduced cough and expectoration of patients with total laryngectomy. However, the use of the humidifier did not have any influence on the traqueoesophageal and esophageal vocal quality of these patients.
  • Transcutaneous electrical nerve stimulation in dysphonic women Artigos Originais de Pesquisa

    Guirro, Rinaldo Roberto de Jesus; Bigaton, Delaine Rodrigues; Silvério, Kelly Cristina Alves; Berni, Kelly Cristina dos Santos; Distéfano, Giovanna; Santos, Fernanda Lopes dos; Forti, Fabiana

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: estudos mostram correlação entre disfonia e tensão muscular. OBJETIVO: avaliar a atividade elétrica dos músculos supra-hióideos (SH), esternocleidomastóideo (ECM) e trapézio (T) bilateralmente, a dor e a voz, após aplicação da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS). MÉTODO: participaram dez mulheres com nódulos ou espessamento mucoso bilateral e fenda à fonação. As voluntárias receberam dez sessões de TENS (200µs e 10Hz) por 30 minutos. A dor foi avaliada pela escala visual analógica, a voz por meio de laringoscopia, análise perceptivo-auditiva e acústica e o sinal mioelétrico pela raiz quadrada da média (RMS). A coleta dos dados de voz e EMG deu-se por emissão da vogal /E/ e fala espontânea. A análise estatística constou do teste de Shapiro-Wilk, seguido do teste de Wilcoxon ou t Student ou de Friedman (p < 0,05). RESULTADOS: observou-se que a TENS diminuiu o RMS, pré e pós-tratamento, para TD (2,80 ± 1,36 para 1,77 ± 0,93), TE (3,62 ± 2,10 para 2,10 ± 1,06), ECME (2,64 ± 0,69 para 1,94 ± 0,95) e SH (11,59 ± 7,72 para 7,82 ± 5,95) durante a emissão da vogal /E/, e TD (3,56 ± 2,77 para 1,93 ± 1,13), TE (4,68 ± 2,56 para 3,09 ± 2,31), ECMD (3,94 ± 2,04 para 2,51 ± 1,87) e ECME (3,54 ± 1,04 para 3,12 ± 3,00) durante a fala espontânea (FE), além da diminuição da dor. Quanto à voz, ocorreu diminuição do grau das lesões laríngeas e, na análise perceptivo-auditiva, não houve diferença durante a emissão da vogal /E/, porém durante a FE ocorreu diminuição do grau de disfonia e rouquidão. CONCLUSÃO: a TENS é eficaz na melhora do quadro clínico e funcional de mulheres disfônicas.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: studies indicate correlation between dysphonia and muscle tension. AIM: to evaluate bilaterally the electrical activity of the suprahyoid muscles (SH), sternocleidomastoid (SCM), and trapezius (T), the presence of pain and the voice, after applying transcutaneous electrical nerve stimulation (TENS). METHOD: ten (10) women with nodules or bilateral mucus thickening, and phonation fissure. Volunteers were submitted to 10 TENS sessions (200µs and 10Hz) for 30 minutes. Pain was evaluated using an analogical visual scale; the voice was evaluated through laryngoscopy and through a perceptive-auditory and acoustic analysis; and the myoelectric signal was converted using the Root Media Square (RMS). Voice and EMG data gathering was performed during the production of the E/vowel and during spontaneous speech (SS). STATISTICAL ANALYSIS: Shapiro-Wilk Test followed by the Wilcoxon Test, or t Student, or Friedman Test (p < 0.05). RESULTS: It was observed that the TENS decreased the RMS readings, pre and pos treatment, for the Right T (RT) (2.80 ± 1.36 to 1.77 ± 0.93), the Left T (LT) (3.62 ± 2.10 to 2.10 ± 1.06), the Left SCM (LSCM) (2.64 ± 0.69 to 1.94 ± 0.95), and the SH (11.59 ± 7.72 to 7.82 ± 5.95) during the production of the E/vowel; and for the RT (3.56 ± 2.77 to 1.93 ± 1.13), the LT (4.68 ± 2.56 to 3.09 ± 2.31), the Right SCM (RSCM) (3.94 ± 2.04 to 2.51 ± 1.87), and the LSCM (3.54 ± 1.04 to 3.12 ± 3.00) during SS. A relieve in pain was also observed. Regarding the voice analysis, there was a decrease in level of laryngeal injuries; no difference was observed during the production of the E/vowel in the perceptive-auditory analysis; there was a decrease in the level of dysphonia and hoarseness during SS. CONCLUSION: TENS is effective in improving the clinical and functional signs of dysphonic women.
  • Perceptual, auditory and acoustic vocal analysis of speech and singing in choir conductors Artigos Originais de Pesquisa

    Rehder, Maria Inês Beltrati Cornacchioni; Behlau, Mara

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: voz de regentes de coral. OBJETIVO: avaliar a qualidade vocal de regentes de corais, nas emissões de uma vogal sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada, para observar diferenças auditivas e acústicas. MÉTODO: participaram como sujeitos 100 regentes de coral, em igual número de ambos os sexos, solicitados a emitir a vogal "é" sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada. O material de fala foi analisado do ponto de vista perceptivo auditivo e acústico. A análise perceptivo-auditiva foi realizada por dois fonoaudiólogos especialistas em voz. A análise acústica foi realizada com o auxílio do programa computadorizado Doutor Speech (Tiger Eletronics, SRD, EUA, versão 4.0), com a utilização do módulo Real Analysis. RESULTADOS: a análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal indicou que a maioria dos regentes possui vozes adaptadas, com maiores alterações na modalidade da voz falada. A análise acústica indicou valores diferentes para os sexos e para as modalidades de emissão. A freqüência fundamental foi mais elevada na voz cantada, assim como os valores do primeiro formante; o segundo formante apresentou valores mais reduzidos para a voz cantada, com significância estatística apenas para as mulheres. CONCLUSÃO: as vozes dos regentes de coral são adaptadas, com menor desvio na voz cantada quando comparada com a falada. As emissões são diferenciadas de acordo com a modalidade, voz falada ou cantada.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: the voice of choir conductors. AIM: to evaluate the vocal quality of choir conductors based on the production of a sustained vowel during singing and when speaking in order to observe auditory and acoustic differences. METHOD: participants of this study were 100 choir conductors, with an equal distribution between genders. Participants were asked to produce the sustained vowel "é" using a singing and speaking voice. Speech samples were analyzed based on auditory-perceptive and acoustic parameters. The auditory-perceptive analysis was carried out by two speech-language pathologist, specialists in this field of knowledge. The acoustic analysis was carried out with the support of the computer software Doctor Speech (Tiger Electronics, SRD, USA, version 4.0), using the Real Analysis module. RESULTS: the auditory-perceptive analysis of the vocal quality indicated that most conductors have adapted voices, presenting more alterations in their speaking voice. The acoustic analysis indicated different values between genders and between the different production modalities. The fundamental frequency was higher in the singing voice, as well as the values for the first formant; the second formant presented lower values in the singing voice, with statistically significant results only for women. CONCLUSION: the voice of choir conductors is adapted, presenting fewer deviations in the singing voice when compared to the speaking voice. Productions differ based the voice modality, singing or speaking.
  • Intelligibility measurements in speech disorders: a critical review of the literature Artigo de Revisão de Literatura

    Barreto, Simone dos Santos; Ortiz, Karin Zazo

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: a redução da inteligibilidade da fala é considerada uma das principais manifestações encontrada em sujeitos com distúrbios da fala, sendo um importante objeto de investigação fonoaudiológica. Apesar de sua relevância, não existe consenso na literatura da área de como a inteligibilidade da fala deva ser avaliada. Além da questão da diversidade de métodos existentes, outro aspecto importante refere-se à influência que determinadas variáveis podem exercer sobre tais medidas e, conseqüentemente, sobre sua interpretação. OBJETIVO: investigar a existência de possíveis evidências acerca da concordância entre medidas de inteligibilidade obtidas por diferentes métodos de mensuração, empregados na avaliação de sujeitos com distúrbios da fala, e identificar os efeitos de variáveis relacionadas aos procedimentos de avaliação ou ao ouvinte sobre essas medidas. Para tal, foi realizada uma revisão crítica de artigos sobre o tema, indexados nas bases de dados Medline, Web of Science, Lilacs e Scielo, até outubro de 2007, através dos termos de busca speech intelligibility ou inteligibilidade da fala. CONCLUSÃO: não foram encontradas evidências, na literatura pesquisada, de concordância entre as medidas de inteligibilidade da fala obtidas por métodos distintos, o que limita a comparação entre resultados clínicos e de pesquisas sobre inteligibilidade em sujeitos com distúrbios da fala. Além disso, constatou-se que algumas variáveis podem interferir nessas medidas, como: a tarefa e o estímulo de fala, seu modo de apresentação, o tipo de resposta requerido e a experiência do ouvinte com o falante, as quais devem ser consideradas na interpretação dos resultados dos testes de inteligibilidade.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: the reduction in speech intelligibility is considered one of the main characteristics of individuals with speech disorders, and is an important issue for clinical and research investigation. In spite of its relevance, the literature does not present a consensus on how to measure speech intelligibility. Besides the diversity of existent methods, another important issue refers to the influence of certain variables on these measurements and, consequently, on the interpretation of the results. AIM: to investigate evidence on the agreement between speech intelligibility measurements, obtained through different methods, used in the assessment of speech disorders, and to identify the effect of variables related to assessment procedures or to the listener. A critical review of articles indexed in the databases Medline, Web of Science, Lilacs and Scielo, until October 2007, was carried out. The key-word used to perform the search was speech intelligibility. CONCLUSION: there was no evidence of agreement between the speech intelligibility measurements obtained through different methods in the investigated literature. This fact limits the comparison between clinic and research results on speech intelligibility of individuals with speech disorders. Besides that, it was observed that some variables can interfere in these measurements, such as: type of task and speech stimulus, signal presentation mode, type of required answer and listener's experience with the speaker. These must be considered when interpreting the results of speech intelligibility tests.
  • Translation and cross-cultural adaptation of instruments to the Brazilian Portuguese language Comentário

    Giusti, Elisabete; Befi-Lopes, Débora Maria

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: tradução e adaptação transcultural de instrumentos estrangeiros para o Português Brasileiro. OBJETIVO: no Brasil, a escassez de instrumentos formais e objetivos comercialmente disponíveis para avaliação e diagnóstico, na área da Fonoaudiologia é significativa e uma forma que alguns pesquisadores têm encontrado para amenizar esse problema é traduzir instrumentos já disponíveis em outras Línguas. Além disso, tal procedimento pode contribuir para a realização de estudos transculturais, que podem trazer maiores esclarecimentos acerca dos quadros de distúrbios da comunicação e de suas especificidades nas diferentes Línguas. O objetivo deste estudo é discutir os procedimentos que devem ser adotados nesse processo. CONCLUSÃO: no processo de tradução e adaptação de instrumentos estrangeiros é fundamental que sejam adotados procedimentos metodologicamente apropriados.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: translation and cross-cultural adaptation of instruments to the Brazilian Portuguese language. AIM: in Brazil, in the area of Speech-Language Pathology, there is a significant lack of commercially available formal and objective instruments that have as a purpose the evaluation and diagnosis of different communication disorders. Some researchers have tried to ease this problem by translating instruments available in other languages. Such procedure also contributes to the development of cross-cultural studies, which can bring knowledge about the communication disorders and their specificities in different languages. The aim of the present study is to discuss the procedures that should be adopted in this process. CONCLUSION: it is fundamental to adopt appropriate methodological procedures when translating and adapting foreign assessment instruments.
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