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Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Volume: 20, Número: 4, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

    Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • II Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e Genética dos Distúrbios da Comunicação, 2008, Fortaleza - CE Editorial Convidado

    Richieri-Costa, Antonio
  • Qualidade de vida em indivíduos com gagueira desenvolvimental persistente Artigos Originais De Pesquisa

    Andrade, Claudia Regina Furquim de; Sassi, Fernanda Chiarion; Juste, Fabiola Staróbole; Ercolin, Beatriz

    Resumo em Português:

    TEMA: qualidade de vida. OBJETIVO: conhecer a influência da habilidade de fala - quanto as reações afetivas, comportamentais e cognitivas - sobre a qualidade de vida de indivíduos fluentes e com gagueira persistente do desenvolvimento (GPD). MÉTODO: 40 indivíduos adultos divididos em dois grupos, pareados por gênero e idade. O grupo de pesquisa (GI) foi composto por 20 indivíduos com PDS, sem qualquer outro déficit associado. O grupo controle (GII) foi composto por 20 indivíduos fluentes. Todos os participantes responderam ao Protocolo de Auto-Avaliação - versão para adultos. O protocolo é composto por três sessões de temáticas, cada uma delas com cinco questões, sendo que cada pergunta pode ser respondida numa escala de 1 (discordo plenamente) a 7 (concordo plenamente). A primeira sessão corresponde aos componentes afetivos, a segunda aos componentes comportamentais e a terceira aos componentes cognitivos. Todos os participantes responderam a todas as 15 questões. RESULTADOS: os achados indicaram que existe diferença na percepção da fala e da fluência entre indivíduos fluentes e com PDS. No grupo de indivíduos com PDS os diferentes graus de gravidade da patologia não identificaram pontos de divergência, ao contrário, mesmo os indivíduos com PDS leve apresentaram o mesmo perfil afetivo, comportamental e cognitivo que os indivíduos com maior comprometimento da fluência da fala. CONCLUSÃO: pelos resultados do estudo foi observado que a experiência com a gagueira diferencia os indivíduos em termos das características observáveis de fala, das dificuldades funcionais de comunicação vivida pelo falante no seu dia a dia gerando impacto negativo na qualidade de vida do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: quality of life. AIM: to verify the influence of the readiness of speech - regarding affective, behavioral and cognitive reactions - over the life quality of fluent individuals and those with persistent developmental stuttering (PDS). METHOD: 40 adults divided in two groups, paired by gender and age. The research group (GI) consisted of 20 individuals with PDS, with no other associated deficit. The research group (GII) consisted of 20 fluent individuals. All of the participants answered a Self-Assessment Protocol - version for adults. This protocol is composed by three thematic sessions, each one presenting five questions. Each question should be answered by choosing a number on a scale that varies from 1 (completely disagree) to 7 (completely agree). The first session corresponds to the affective reactions, the second to the behavioral reactions and the third to the cognitive reactions. All of the participants answered all of the 15 questions. RESULTS: the findings indicate that a difference in the perception of speech and speech fluency exists between fluent individuals and individuals with PDS. For the individuals with PDS, the different stuttering severity levels did not present divergent points; on the contrary, even the individuals with mild PDS presented the same affective, behavioral and cognitive profiles of those with a more severe stuttering. CONCLUSION: the results indicate that the experience with stuttering is different among the individuals in terms of the observable speech characteristics, functional communication difficulties experienced by the individual in everyday situations, having a negative impact in the quality of life.
  • Confiabilidade da eficiência mastigatória com beads e correlação com a atividade muscular Artigos Originais De Pesquisa

    Felício, Cláudia Maria de; Couto, Gisele Aparecida do; Ferreira, Cláudia Lúcia Pimenta; Mestriner Junior, Wilson

    Resumo em Português:

    TEMA: a avaliação da eficiência mastigatória pela análise colorimétrica com beads, pode ser um método promissor, mas não há relatos sobre a sua confiabilidade. OBJETIVO: investigar a confiabiabilidade das beads para teste de eficiência mastigatória e a correlação com a atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal anterior. MÉTODO: participaram dezenove sujeitos adultos jovens, nove do gênero masculino e dez do feminino com idades entre dezoito e vinte-oito anos, com dentição completa, sem histórico de desordem temporomandibular, trauma, cirurgia na região de cabeça e pescoço, tratamento ortodôntico ou fonoaudiológico. O teste de eficiência mastigatória foi realizado com beads nas condições: mastigação habitual, mastigação unilateral direita e esquerda, com duração de 20 segundos. Simultaneamente, foi realizada a eletromiografia. A atividade em máxima intercuspidação habitual dos dentes também foi registrada. A quantidade de fucsina liberada após a mastigação foi medida usando o espectrofotômetro Beckman DU-7 UV-Visible (Beckman Inc., Palo Alto, CA, USA). RESULTADOS: houve alta confiabilidade do teste de eficiência mastigatória (r = 0,86, p < 0,01) e correlação significante com a atividade eletromiográfica (r = 0,76, p < 0,01). Também houve correlações positivas quando as provas foram analisadas separadamente. CONCLUSÃO: o teste de eficiência mastigatória realizado com beads mostrou-se um método confiável e correlacionado positivamente à atividade eletromiográfica dos músculos temporal anterior e músculos masseter.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the use of the colorimetric method with beads to evaluate mastigatory efficiency may be promising, however no report is found about its reliability. AIM: to investigate the reliability of the beads to test masticatory efficiency and its correlation with the electromyographic activities of the anterior temporal and masseter muscles. METHODS: participants of this study were nineteen young adults, nine males and ten females, aged eighteen to twenty-eight years, with full dentition, Angle class I, with no history of temporomandibular disorder, neurological or cognitive deficit, previous or current tumors or traumas in the head and neck region, and orthodontic treatment or orofacial myofunctional therapy. The masticatory efficiency test was performed using beads, fuchsine-containing granules, in the folowing conditions: habitual chewing, right and left unilateral chewing, for 20 seconds. Electromyographic recordings were obtained simultaneously. Also, the maximal clenching was registered. The amount of fuchsin released upon chewing was measured using a Beckman DU-7 UV-Visible Spectrophotometer (Beckman Inc., Palo Alto, CA, USA). RESULTS: high reliability was observed for the masticatory efficiency test (r = 0.86, p < 0.01) and correlation with the electromyographic activities (r = 0.76, p < 0.01). Also, positive and significant correlations were observed when the conditions were separately analyzed. CONCLUSION: the masticatory efficiency test performed with beads proved to be a reliable method and positively correlated to the electromyographic activities of the anterior temporal and masseter muscles.
  • Deglutição em crianças com alterações neurológicas: avaliação clínica e videofluoroscópica Artigos Originais De Pesquisa

    Marrara, Jamille Lays; Duca, Ana Paula; Dantas, Roberto Oliveira; Trawitzki, Luciana Vitaliano Voi; Lima, Raquel Aparecida Cardozo de; Pereira, José Carlos

    Resumo em Português:

    TEMA: deglutição em crianças com alterações neurológicas. OBJETIVO: relacionar os dados obtidos na avaliação clínica fonoaudiológica e avaliação videofluoroscópica da deglutição em crianças com alteração neurológica. MÉTODO: análise retrospectiva de 24 protocolos de avaliação fonoaudiológica e prontuários médicos de crianças de ambos os sexos, encaminhadas para avaliação clínica e videofluoroscópica da deglutição no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, no período de janeiro de 2001 a junho de 2005. Na avaliação clínica foram analisados: a consistência da alimentação utilizada, aspectos funcionais do mecanismo de deglutição e os resultados da ausculta cervical. Na avaliação videofluoroscópica foram verificados os aspectos da dinâmica das fases oral e faríngea. RESULTADOS: ao realizar a avaliação clínica na fase oral, com a utilização das consistências líquida e pastosa, verificou-se maior ocorrência do inadequado controle do bolo alimentar (n = 15 e n = 14, respectivamente). Na fase faríngea, para ambas as consistências, observou-se que a ausculta cervical adequada antes da deglutição foi a observação mais freqüente (n = 16 e n = 13), seguida pela ausculta cervical inadequada durante a deglutição (n = 15 e n = 12). Na avaliação videofluoroscópica da fase oral, para ambas as consistências, a presença inadequada de propulsão do bolo foi o achado mais freqüente (n = 13 e n = 13), e na fase faríngea a ausência de aspiração laringotraqueal (n = 12 e n = 17). Houve correlação estatisticamente significativa entre a ausculta cervical e a excursão do hióideo e laringe, e de aspiração laringotraqueal, para as consistências líquida e pastosa. CONCLUSÃO: ambos os procedimentos são importantes e complementares no diagnóstico da disfagia.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: swallowing in children with neurologic disorders. AIM: to relate the data obtained in the clinical and in the videofluoroscopic evaluations of swallowing in children with neurologic disorders. METHODS: a retrospective analysis of 24 protocols of speech-language evaluation and of medical records of children, of both genders, referred to clinical and videofluoroscopic evaluations of swallowing at the School of Medicine of Ribeirão Preto -University of São Paulo, from January 2001 to June 2005. The following aspects were analyzed in the clinical evaluation: diet consistency, functional aspects of the swallowing mechanism and results of the cervical auscultation. Videofluoroscopic evaluation was performed to determine the dynamic aspects of the oral and pharyngeal phases. RESULTS: during the clinical evaluation of the oral phase, for both liquid and pasty consistencies, a greater occurrence of inadequate bolus control was observed (n = 15 e n = 14, respectively). In the pharyngeal phase, also for both consistencies, an adequate cervical auscultate was more frequntly observed before swallowing (n = 16 e n = 13) followed by the inadequate cervical auscultation during swallowing (n = 15 e n = 12). In the videofluoroscopic evaluation, during the oral phase, for both consistencies, the presence of inadequate food propulsion was the most frequent finding (n = 13 e n = 13) and, in the pharyngeal phase, the most frequent finding was the absence of laryngotracheal aspiration (n = 12 e n = 17). There was a statistically significant correlation between the cervical auscultate and the excursion of the hyoid and the larynx, and between the cervical auscultate and laryngotracheal aspiration of liquid and pasty consistencies. CONCLUSION: both procedures are important and complementary in the diagnosis of dysphagia.
  • Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia Artigos Originais De Pesquisa

    Germano, Giseli Donadon; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    TEMA: programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia de um programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo teve como finalidade comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação de pré e pós testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa; e, por fim, comparar os achados do programa de remediação em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII) foi subdividido em GIIe, composto de cinco escolares bons leitores submetidos à remediação, e GIIc, composto de cinco escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado o programa de remediação auditivo-visual computadorizado Play-on. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade de processamento auditivo e de consciência fonológica em comparação com o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia da remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do programa de remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: an audio-visual computerized remediation program in students with developmental dyslexia. AIM: to verify the efficacy of an audio-visual computerized remediation program in students with developmental dyslexia. The specific goals of this study involved the comparison of the linguistic-cognitive performance of students with developmental dyslexia with that of students considered good readers; to compare the results obtained in pre and post-testing situations of students with dyslexia who were and were not submitted to the program; and to compare the results obtained with the remediation program in students with developmental dyslexia to those obtained in good readers. METHODS: the participants of this study were 20 students who were divided as follows: group I (GI) subdivided in: GIe (five students with developmental dyslexia who were submitted to the program) and GIc (five students with developmental dyslexia who were not submitted to the program); group II (GII) was subdivided in: GIIe (five good readers who were submitted to the program) and GIIc (five good readers who were not submitted to the program). An audio-visual computerized remediation program was used - "Play on". RESULTS: results indicate that GI presented a lower performance in auditory processing and phonological awareness when compared to GII in the pre-testing situation. However, GIe presented a similar performance to that of GII in the post-testing situation, indicating the effectiveness of the audio-visual remediation program in students with developmental dyslexia. CONCLUSION: this study made evident the effectiveness of an audio-visual remediation program in students with developmental dyslexia.
  • Modo comunicativo utilizado por crianças com síndrome de Down Artigos Originais De Pesquisa

    Porto-Cunha, Eliza; Limongi, Suelly Cecilia Olivan

    Resumo em Português:

    TEMA: a comunicação das crianças com síndrome de Down (SD) é muitas vezes prejudicada devido a dificuldades nos aspectos fonológico, sintático e semântico da linguagem. Para compensar essas dificuldades, muitas crianças utilizam os gestos por um tempo mais prolongado do que as crianças com desenvolvimento típico (DT). OBJETIVO: verificar o desempenho de crianças com SD no que diz respeito ao modo comunicativo (verbal, vocal e gestual) utilizado na interação espontânea com um adulto em situação de brincadeira. MÉTODO: 28 crianças com SD foram estudadas em duas situações distintas: brincadeira com o terapeuta e brincadeira com o cuidador. Foram consideradas as teorias pragmáticas para análise dos resultados. Para determinar a significância estatística foram usados os testes Kuskal-Wallis, Mann-Whitney e Wilcoxon e determinado o nível de significância em 5%. RESULTADO: houve maior utilização do meio comunicativo verbal na interação com o cuidador e do meio gestual na interação com o terapeuta. CONCLUSÃO: considerando que o meio comunicativo mais utilizado socialmente é o verbal, podemos considerar que a comunicação, nesse ponto de vista, foi mais efetiva na situação de brincadeira com o cuidador. No entanto, embora tenham sido produzidos menos atos comunicativos verbais na interação com o terapeuta, a criança utilizou o gesto para se comunicar, ou seja, a falta ou pouca comunicação verbal não impediu que a criança se comunicasse com seu interlocutor.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the communication of children with Down syndrome (DS) is frequently impaired due to difficulties in the phonological, syntactic and semantic aspects of language. In order to compensate these difficulties, many children use gestures for a longer period of time than children who present typical development (TD). AIM: to verify the performance of children with DS regarding their communicative profile (verbal, oral and gestural) during a play situation and a spontaneous interaction with an adult. METHODS: 28 children with DS were studied in two different play situations: with a speech-language therapist and with the adult caregiver. Pragmatic theories were usede to analyse the data. To determine the statistical significance of the results, the statistical tests of Kruskal-Wallis, Mann-Whitney and Wilcoxon and the confidence interval were used with a significance of 5%. RESULTS: the verbal communication mean was used mostly during the interaction with the caregivers and the gestural communication mean was used mostly during the interaction with the therapists. CONCLUSION: considering that the verbal communication mean is the one which is socially more used, the play situation with the caregiver was the most effective. However, although less verbal communicative acts were produced during the interaction with the speech-language therapist, the child used gestures to communicate, that is, the lack or little verbal communication did not stop the child from communicating with the interlocutor.
  • Potencial evocado miogênico vestibular (Vemp): avaliação das respostas em indivíduos normais Artigos Originais De Pesquisa

    Felipe, Lilian; Santos, Marco Aurélio Rocha; Gonçalves, Denise Utsch

    Resumo em Português:

    TEMA: o Potencial Evocado Miogênico Vestibular (Vemp) é formado por respostas miogênicas ativadas por estimulação sonora de alta intensidade. Essas respostas são registradas por eletromiografia de superfície sobre a musculatura cervical na presença de contração muscular, ativando a mácula, o nervo vestibular inferior e as vias vestíbulo-espinhais descendentes. OBJETIVO: descrever as respostas evocadas do Vemp em uma população normal. MÉTODO: selecionaram-se 30 sujeitos adultos, sendo 13 homens e 17 mulheres, sem queixas otoneurológicas. Utilizou-se 200 estímulos tone burst com freqüência de 1Hz e intensidade de 118dB Na, filtro passa-banda de 10Hz a 1500Hz. Os traçados obtidos foram analisados em relação ao primeiro potencial bifásico composto por P13 e N23. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significativa entre o lado da estimulação em relação a latência e amplitude, porém foi encontrada diferença estatisticamente significativa em relação à amplitude do potencial entre os sexos. CONCLUSÃO: Vemp demonstrou ser uma ferramenta confiável na avaliação da função vestibular.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the Vestibular Evoked Myogenic Potential (Vemp) is formed by myogenic neurophysiologic responses activated by high-intensity sound stimulation. The response is registered through surface electromyography of the cervical muscles during muscle contraction. The acoustic stimuli activate the saccular macula, the vestibular inferior nerve and the pathways related to the vestibule-spinal descendant nerves. AIM: to describe Vemp parameters in a normal population. METHODS: thirty adults, 13 men and 17 women with no otoneurological complaints were selected. The stimuli were 200 tone burst, with a frequency of 1Hz and intensity of 118 dB Na, band-pass filter ranging from 10Hz to 1500Hz. The first potential biphasic P13-N23 wave was analyzed. RESULTS: no significant difference was observed between the sides of stimulation in terms of latency and amplitude. However, a statistically significant difference was found for amplitude between genders. CONCLUSION: Vemp demonstrated to be a reliable instrument in the clinical assessment of the vestibular function.
  • Habilidades auditivas e desenvolvimento de linguagem em crianças Artigos Originais De Pesquisa

    Santos, Juliana Nunes; Lemos, Stela Maris Aguiar; Rates, Silmar Paulo Moreira; Lamounier, Joel Alves

    Resumo em Português:

    TEMA: relação entre anemia e desenvolvimento. OBJETIVO: comparar o desenvolvimento auditivo e de linguagem de crianças anêmicas e não anêmicas entre três e seis anos de idade de uma creche pública de Belo Horizonte. MÉTODO: estudo transversal do tipo caso e controle unicego. Foi realizada punção digital em todas crianças para detecção da anemia (hemoglobina = 11,3g/dL). O grupo caso foi constituído de 19 crianças anêmicas e o controle, de 38 crianças saudáveis, selecionadas por amostragem aleatória pareada. A audição das crianças foi avaliada com emissões otoacústicas, imitanciometria e avaliação simplificada do processamento auditivo. O desenvolvimento de linguagem de cada participante foi observado, utilizando o roteiro de observação de comportamentos de crianças de zero a seis anos. Foram criados índices de desempenho para qualificar as respostas de linguagem das crianças. RESULTADOS: os grupos não diferiram quanto à idade, gênero, aleitamento materno e escolaridade materna. As seguintes variáveis apresentaram diferenças estatisticamente significantes: valores de hemoglobina (10,6g/dL, 12,6g/dL); presença do reflexo acústico (63%, 92%); índices de desempenho de recepção (72,8 - 90,1), emissão (50,6 - 80,6) e aspectos cognitivos da linguagem (47,8 - 76,0) nas crianças anêmicas e não anêmicas, respectivamente. As habilidades auditivas de ordenação temporal para sons verbais e não verbais e localização sonora mostraram-se inadequadas em grande parte das crianças, especialmente, as anêmicas. CONCLUSÕES: as crianças anêmicas diferiram estatisticamente das crianças não anêmicas no que diz respeito às alterações do reflexo acústico e dos índices de desempenho de linguagem, e apresentaram maior prevalência de alterações na avaliação auditiva periférica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the relationship between anemia and development. AIM: to compare the auditory and language development in anemic and non-anemic children, with ages ranging from three to six years, of a public daycare center in Belo Horizonte city. METHOD: a transversal study; blind case and control format. A digital puncture was performed in all children to detect iron-deficiency anemia (hemoglobin = 11.3g/dL). The research group was composed of 19 anemic children and the control group of 38 healthy children, selected through randomized paired sampling. The children's hearing was evaluated through otoacoustic emissions, tympanometry and a simplified evaluation of the central auditory processing was performed. The language development of each child was observed using the behavior observation guidelines for children with ages from zero to six years. Performance indexes were created in order to classify the language responses of the children. RESULTS: the groups did not differ in terms of age, gender, breast-feeding and mother's literacy. The following variables presented statistically significant differences: hemoglobin values (10.6g/dL, 12.6g/dL); presence of the acoustic reflex (63%, 92%); reception performance indexes (72.8, 90.1); emission (50.6, 80.6) and cognitive aspects of language (47.8, 76.0) in anemic and non-anemic children respectively. The hearing abilities in the verbal and non-verbal sequential memory and the sonorous localization were inadequate in most of the children, especially in those with anemia. CONCLUSION: anemic children differed statically from non-anemic children in terms of alterations in the acoustic reflex and language development and also presented a higher prevalence of alterations in the hearing evaluation.
  • Investigação de efeitos imediatos de dois exercícios de trato vocal semi-ocluído Artigos Originais De Pesquisa

    Sampaio, Marília; Oliveira, Giselle; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    TEMA: efeitos imediatos de dois exercícios de trato vocal semi-ocluído. OBJETIVO: verificar e comparar os efeitos imediatos dos exercícios finger kazoo (FK) e fonação com canudo (FC). MÉTODO: vinte e três mulheres sem queixa vocal e idades entre vinte e três e quarenta anos executaram os exercícios duas vezes, em ordem pré-estabelecida (FK - FC - FC - FK), e realizaram uma auto-avaliação vocal após cada um deles. Amostras da vogal sustentada [e] e da fala (contagem um-dez) foram coletadas pré e pós-exercícios, para a avaliação perceptivo-auditiva, realizada por duas fonoaudiólogas treinadas, e para a análise acústica. RESULTADOS: na auto-avaliação os efeitos positivos (FK 122 - 77,7% e FC 118 - 74,7%) foram mais relatados que os negativos, sendo os principais: voz mais clara (FK 33 - 21% e FC 29 - 18,4%), forte (FK 24 - 15,3% e FC 26 - 16,5%) e fala mais fácil (FK 29 - 18,5% e FC 30 - 19%). Na avaliação perceptivo-auditiva, um maior número de emissões foram consideradas melhores pós-fonação com canudo, tanto na vogal (22 - 47,8% pós e 19 - 41,3% pré-exercício), quanto na fala (24 - 52,2% pós e 15 - 32,6% pré), enquanto um maior número de emissões foram consideradas melhores pré-finger kazoo, tanto na vogal (18 - 39,1% pré e 17 - 37% pós), quanto na fala (21 - 45,6% pré e 17 - 37% pós). Na avaliação acústica, foi observada redução da freqüência fundamental após ambos os exercícios (FK 6,47Hz, e FC 5,52Hz). CONCLUSÃO: os exercícios finger kazoo e fonação com canudo produziram relatos positivos e semelhantes na auto-avaliação vocal e resultados semelhantes na análise acústica, enquanto a avaliação perceptivo-auditiva indicou efeitos positivos apenas na fonação com canudo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the immediate effects of two semi-ocluded vocal tract exercises. AIM: to verify and compare the immediate effects of the finger kazoo (FK) and phonation with straw exercises (PS). METHOD: twenty-three women without vocal complaints, aged twenty-three to forty, performed the exercises twice, in a pre-set order (FK - PS - PS - FK), and did a vocal self assessment after each one of these exercises. The sustained [e] vowel and speech (one-ten counting) samples were collected pre and postexercises for the auditory-perceptive evaluation carried out by two trained speech pathologists, and for the acoustic analysis. RESULTS: in the self-assessment, the positive effects (FK 122 - 77.7% and PS 118 - 74.7%) were more referred than the negative, being mainly mentioned: a clearer (FK 33 - 21% and PS 29 - 18.4%), stronger voice (FK 24 - 15.3% and PS 26 - 16.5%) and an easier speech (FK 29 - 18.5% and PS 30 - 19%). In the auditory-perceptive evaluation, a larger number of emissions were considerated better after phonation with straw, as much in the vowel (22 - 47.8% post and 19 - 41.3% preexercise) as in the speech (24 - 52.2% post and 15 - 32.6% pre) whereas a larger number of emissions were considerate better before the finger kazoo, as much in the vowel (18 - 39.1% pre and 17 - 37% post) as in the speech (21 - 45.6% pre and 17 - 37% post). In the acoustic analysis, it was observed a fundamental frequency decrease after both exercises (FK 6.47Hz and PS 5.52Hz ). CONCLUSION: the finger kazoo and phonation with straw exercises produced positive and similar reports in the vocal self-assessment, and similar reports in the acoustic analysis, whereas the auditory-perceptive evaluation indicated positive effects only in the phonation with straw.
  • Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem Artigos Originais De Pesquisa

    Fernandes, Fernanda Dreux; Cardoso, Carla; Sassi, Fernanda Chiarion; Amato, Cibelle La Higuera; Sousa-Morato, Priscilla Faria

    Resumo em Português:

    TEMA: as dificuldades de comunicação e linguagem são elementos essenciais dos distúrbios do espectro autista, fazendo parte da tríade de sintomas utilizada para o diagnóstico. OBJETIVO: verificar a existência de diferenças observáveis a partir das características do perfil funcional da comunicação e do desempenho sócio-cognitivo de crianças e adolescentes do espectro autístico, atendidos em três diferentes situações terapêuticas, tanto no que diz respeito a um período experimental pré-determinado de intervenção, quanto na manutenção dos resultados obtidos após um igual período de tempo de atendimento fonoaudiológico regular. MÉTODO: os sujeitos foram crianças e adolescentes com diagnósticos psiquiátricos incluídos no espectro autístico em início de processos de terapia fonoaudiológica. Os participantes foram divididos em três grupos de acordo com o desenho terapêutico oferecido por um período de seis meses. RESULTADOS: não indicaram diferenças estatisticamente significativas, embora observáveis. O grupo com mais indicadores de progresso durante o período específico de intervenção diferenciada, foi o grupo A, em que os sujeitos eram atendidos em duplas. O resultado não previsto foi que não só em nenhum dos grupos foi observada diminuição dos índices obtidos, após um período de seis meses, como em algumas situações o número de sujeitos com progresso aumentou após esse período. CONCLUSÃO: os resultados do presente estudo reiteram a adequação de procedimentos de determinação do perfil individual de habilidades e inabilidades de cada sujeito como fundamentação para definições a respeito do modelo de intervenção adotado.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: language and communication disorders are essential features of the autistic spectrum disorders, and are part of the diagnostic criteria. AIM: to verify the existence of observable differences in the functional communicative profile and in the social cognitive performance of autistic children and adolescents receiving language therapy in three different situations. Assessment focused on the period of modified intervention and on the following period. METHOD: subjects were children and adolescents with psychiatric diagnosis within the autistic spectrum. Participants were divided in three groups according to the intervention received during a period of six months. RESULTS: determined observable differences, but not statistically significant. The group that presented the most progress was the one in which the subjects received therapy in pairs. The fact that none of groups presented a decrease in their progress indicators, as well as the fact that in a few situations the number of subjects who presented progress increased after this period was not expected. CONCLUSION: the results of the present study reinforce that the procedures used to determine the individual abilities and inabilities were useful in planning the intervention procedures.
  • Habilidade de atenção compartilhada em sujeitos com transtornos do espectro autístico Artigos Originais De Pesquisa

    Menezes, Camila Gioconda de Lima e; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    TEMA: atenção compartilhada em sujeitos do espectro autístico. OBJETIVO: avaliar a habilidade de atenção compartilhada em sujeitos com transtornos do espectro autístico em diferentes contextos e com diferentes interlocutores. MÉTODO: foram avaliados vinte sujeitos com idades entre quatro e doze anos, com autismo infantil ou síndrome de asperger (DSM-IV-TR, 2002) sem outros transtornos, diagnosticados por equipe multidisciplinar, que estavam em terapia fonoaudiológica há pelo menos seis meses. Para avaliação dos comportamentos de atenção compartilhada foram utilizados os materiais e procedimentos da Avaliação da Maturidade Simbólica, além de uma adaptação feita para esta pesquisa que incluiu as situações Semi-Dirigidas com interlocutores familiares. Para as situações estudadas (brincadeira livre; semi-dirigidas com terapeuta e cuidador; imitação), foram observados os comportamentos de atenção compartilhada alternar, apontar, mostrar (por iniciativa ou resposta da criança) e olhar para a ação do adulto (sempre por resposta da criança). Este último incluiu a diferenciação do meio utilizado pelo adulto para chamar a atenção da criança (fala; gestos; ou, ambos). RESULTADOS: as diferentes situações modificaram a forma como estes sujeitos compartilharam a atenção. A intervenção de um adulto aumentou a ocorrência dos comportamentos de atenção compartilhada principalmente em Resposta. Não foram observadas diferenças na intervenção dos diferentes interlocutores (fonoaudiólogo e mãe) nas situações semi-dirigidas, provavelmente porque ambos sincronizaram seus comportamentos com as crianças. CONCLUSÃO: a avaliação da atenção compartilhada em contexto de brincadeira foi eficaz e a intervenção do adulto refletiu no aumento destes comportamentos nas situações semi-dirigidas e de imitação.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: joint attention in children with autistic spectrum disorders. AIM: to evaluate joint attention ability in subjects with autistic spectrum disorders in different contexts and with different interlocutors. METHOD: twenty subjects with ages between four and twelve years, diagnosed with autism or asperger syndrome (DSM-IV-TR, 2002) by a multidisciplinary team, with no associated disorders, and who were enrolled in language therapy for at least six months were assessed. The Symbolic Maturity Assessment Test was used to evaluate joint attention behaviors. An adaptation that included the Semi-Structured Play situations was carried out for this research. For all of the studied situations (free play; semi-structured play with speech and language therapist and the caregiver; imitation) the following joint attention behaviors were observed: alternate, point, show (by child's initiative or in response to adult's action) and look at adult's action (response behavior). The last included the differentiation of the ways by which the adult drew the child's attention (talking; gesturing; or both). RESULTS: the different situations changed the way these subjects shared attention. The adult's intervention proved to be effective in triggering an increase in the occurrence of joint attention behaviors, mainly in response to the adult. No differences were found between interlocutors (speech therapist and mother) in semi-structured situations, probably because both interlocutors synchronized their behaviors with the children. CONCLUSION: the evaluation of joint attention behaviors in play contexts was effective and the interference of a known adult was reflected in the increase of the occurrence of these behaviors in semi-structured and imitation situations.
  • Hipersensibilidade auditiva no transtorno do espectro autístico Artigos De Revisão De Literatura E Revisão Sistemática

    Gomes, Erissandra; Pedroso, Fleming Salvador; Wagner, Mário Bernardes

    Resumo em Português:

    TEMA: a hipersensibilidade auditiva no transtorno do espectro autístico é citada na literatura desde os primeiros relatos, contudo ainda é pouco explorada, principalmente em relação às causas, diagnóstico e conseqüências da mesma. OBJETIVO: abordar as anormalidades sensório-perceptuais no transtorno do espectro autístico, enfatizando a hipersensibilidade auditiva, e discutir as repercussões no âmbito fonoaudiológico, baseando-se em artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, Web of Science e Medline até setembro de 2007. CONCLUSÃO: as anormalidades sensório-perceptuais acometem em torno de 90% dos autistas, entretanto não há uma única teoria que as expliquem. Do mesmo modo, não se conhece a causa da hipersensibilidade auditiva que é a mais comum delas, com uma prevalência que varia de 15% até 100%. Raros são os estudos sobre a avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição dos autistas que abordam a hipersensibilidade auditiva. Considera-se relevante o diagnóstico precoce dessa alteração, pois assim poder-se-á identificar os marcadores sensoriais atípicos, em especial no âmbito auditivo, e compreender melhor as relações do mesmo com o desenvolvimento da comunicação dos autistas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: auditory hypersensitivity in the autistic spectrum disorder has been described in the literature since the very first reports. However, this symptom has not been sufficiently explored, especially regarding possible causes, diagnosis and consequences. AIM: to study sensory-perceptual abnormalities in the autistic spectrum disorder, emphasizing auditory hypersensitivity and to discuss their effects in speech therapy based on the literature found until September 2007 in the following database: Scielo, Lilacs, Web of Science, and Medline. CONCLUSION: sensory-perceptual abnormalities are present in approximately 90% of individuals with autism; no theory has been found to explain this fact. Although the cause of auditory hypersensitivity remains unknown, it is the most common sensory-perceptual abnormality - its prevalence ranges between 15% to 100%. A few rare studies exist on behavioral, electroacoustic and electrophysiological hearing evaluation of autistic children; these studies discuss auditory hypersensitivity. The early diagnosis of this alteration is considered relevant for the possible identification of atypical sensorial markers, especially in hearing and for the better understanding of their impact on the development of communication in autistic individuals.
  • Apresentando um instrumento de avaliação da comunicação à Fonoaudiologia Brasileira: Bateria MAC Artigos De Revisão De Literatura E Revisão Sistemática

    Fonseca, Rochele Paz; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Côté, Hélène; Ska, Bernadette; Joanette, Yves

    Resumo em Português:

    TEMA: um instrumento de avaliação de déficits comunicativos após lesão de hemisfério direito: Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação, versão brasileira adaptada do instrumento original canadense Protocole Montréal d'Évaluation de la Communication. Ferramentas de avaliação dos déficits discursivos, pragmáticos, léxico-semânticos e prosódicos são necessárias para o diagnóstico dos distúrbios da comunicação presentes em aproximadamente 50% dos indivíduos lesados de hemisfério direito. O quadro comunicativo após acometimento desse lado do cérebro vem sendo estudado sistematicamente há apenas duas décadas. OBJETIVO: apresentar a Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação aos fonoaudiólogos brasileiros. CONCLUSÃO: o instrumento apresentado mostra-se uma ferramenta clínica útil no exame das habilidades lingüísticas e comunicativas relacionadas a quatro processamentos: discursivo, pragmático-inferencial, léxico-semântico e prosódico. Está normatizado, validado e sua fidedignidade foi confirmada. Embora tenha sido construído e adaptado para o exame dos distúrbios comunicativos em pacientes lesados de hemisfério direito, também pode auxiliar na investigação de seqüelas na comunicação em quadros de traumatismo crânio-encefálico, demência, lesões frontais bilaterais, lesões de hemisfério esquerdo, psicopatologias como a esquizofrenia, entre outros.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: an assessment instrument to evaluate communication impairment after right brain damage: the Montreal Communication Evaluation Battery, an adapted brazilian version of the original canadian instrument - Protocole Montréal d'Évaluation de la Communication. Instruments that evaluate discursive, pragmatic, lexical-semantic and prosodic impairments are important for the diagnosis of communication disorders which are present in approximately 50% of the individuals with right brain damage. Systematic studies of the communication profile after lesions on this side of the brain have been carried out only during the last two decades. AIM: to present the Montreal Communication Evaluation Battery to brazilian speech therapists. CONCLUSION: the described instrument is an useful tool in the clinic for assessing four processes related to the communicative and linguistic abilities: discursive, pragmatic-inferential, lexical-semantic and prosodic components. It is has been normalized, validated and its reliability has been confirmed. Although this instrument was developed and adapted for diagnosing communication disorders in individuals with right brain damage people, it can also be helpful in investigating communication sequels in traumatic brain injury, dementia, bilateral frontal lesions, left-brain damage, psychopathologies, such as schizophrenia, among others.
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