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Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Carta Aberta ao Presidente da Capes: o novo Qualis, que não tem nada a ver com ciência do Brasil Carta Aberta Ao Presidente Da Capes

    Rocha-e-Silva, Mauricio
  • Processamento linguístico e processamento auditivo temporal em crianças com distúrbio específico de linguagem Artigos Originais De Pesquisa

    Fortunato-Tavares, Talita; Rocha, Caroline Nunes; Andrade, Claudia Regina Furquim de; Befi-Lopes, Débora Maria; Schochat, Eliane; Hestvik, Arild; Schwartz, Richard G.

    Resumo em Português:

    TEMA: diversos estudos sugerem a associação do distúrbio específico de linguagem (DEL) ao déficit no processamento auditivo. Pesquisas fornecem evidência de que a discriminação de estímulos breves estaria comprometida em crianças com DEL. Este déficit levaria a dificuldades em desenvolver habilidades fonológicas necessárias para mapear fonemas e decodificar e codificar palavras e frases efetiva e automaticamente. Entretanto, a correlação entre processamento temporal (PT)e distúrbios de linguagem tem recebido pouca atenção. OBJETIVO: analisar a correlação entre duas as áreas: PT (teste de padrão de freqüência - TPF) e Processamento Lingüístico (complexidade sintática). MÉTODO: Dezesseis crianças com desenvolvimento típico de linguagem (8;9 ± 1;1) e sete crianças diagnosticadas com DEL (8;1 ± 1;2) e participaram de TPF e Testes de Compreensão de Complexidade Sintática (TCCS). RESULTADOS: A porcentagem de acerto no TCCS decresceu com o aumento da complexidade sintática (p < 0,01). Na comparação inter-grupos, a diferença no desempenho no TCCS foi estatisticamente significante (p = 0,02). Como esperado, crianças com DEL apresentaram desempenho no TPF fora dos valores de referência.No grupo DEL, as correlações entre os resultados do TPF e do TCCS foram positivas e maiores para frases de alta complexidade sintática (r = 0,97) do que para frases com baixa complexidade sintática (r = 0,51). CONCLUSÃO: Resultados sugerem que o TPF está correlacionado positivamente com habilidades de complexidade sintática. O baixo desempenho no TPF pode servir de um indicativo adicional sobre déficits em processamento lingüístico complexo.Estudos futuros devem considerar, além do aumento da amostra,a análise do efeito do treinamento auditivo temporal de freqüência no desempenho em tarefas de compreensão sintática de alta complexidade.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: several studies suggest the association of specific language impairment (SLI) to deficits in auditory processing.It has been evidenced that children with SLI present deficit in brief stimuli discrimination. Such deficit would lead to difficulties in developing phonological abilities necessary to map phonemes and to effectively and automatically code and decode words and sentences. However, the correlation between temporal processing (TP) and specific deficits in language disorders - such as syntactic comprehension abilities - has received little or no attention. AIM: to analyze the correlation between: TP (through the Frequency Pattern Test - FPT) and Syntactic Complexity Comprehension (through a Sentence Comprehension Task). METHOD: Sixteen children with typical language development (8;9 ± 1;1 years) and seven children with SLI (8;1 ± 1;2 years) participated on the study. RESULTS: Accuracy of both groups decreased with the increase on syntactic complexity (both p < 0.01). On the between groups comparison, performance difference on the Test of Syntactic Complexity Comprehension (TSCC) was statistically significant (p = 0.02).As expected, children with SLI presented FPT performance outside reference values. On the SLI group, correlations between TSCC and FPT were positive and higher for high syntactic complexity (r = 0.97) than for low syntactic complexity (r = 0.51). CONCLUSION: Results suggest that FPT is positively correlated to syntactic complexity comprehension abilities.The low performance on FPT could serve as an additional indicator of deficits in complex linguistic processing. Future studies should consider, besides the increase of the sample, longitudinal studies that investigate the effect of frequency pattern auditory training on performance in high syntactic complexity comprehension tasks.
  • Potencial Cognitivo P300 em pacientes com lesão isquêmica do hemisfério direito Artigos Originais De Pesquisa

    Magliaro, Fernanda Cristina Leite; Matas, Sandro Luiz de Andrade; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    TEMA: avaliação do potencial cognitivo P300 em indivíduos com lesão de hemisfério direito provocada por acidente vascular cerebral isquêmico. OBJETIVO: caracterizar os achados do potencial cognitivo P300 em indivíduos destros com lesão isquêmica do hemisfério cerebral direito, bem como comparar seus resultados aos obtidos em indivíduos normais. MÉTODO: foram realizadas anamnese, avaliação audiológica convencional e potencial cognitivo (P300), em 17 indivíduos com lesão do hemisfério direito (grupo pesquisa) e 25 normais (grupo controle), com idades entre 20 e 70 anos. RESULTADOS: na análise dos dados qualitativos do P300, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos para o resultado normal. Para a análise dos dados quantitativos, ocorreu diferença estatisticamente significante entre os grupos com relação à latência da onda P300, sendo que o grupo pesquisa apresentou latência maior. Além disso, houve uma tendência estatisticamente significante entre as orelhas direita e esquerda dentro do grupo pesquisa, mostrando aumento de latência da onda P300 na orelha direita. CONCLUSÃO: Indivíduos destros com lesão de hemisfério direito e limiares auditivos normais, apresentaram resultados eletrofisiológicos da audição indicativos de déficit no sistema nervoso auditivo central. Foram observados comprometimentos nas regiões geradoras deste potencial (áreas subcorticais e corticais). Dificuldades auditivas não foram percebidas pelos indivíduos, sugerindo que, provavelmente tal sinal possa estar relacionado à uma heminegligência auditiva. Tornam-se necessários mais estudos que avaliem a via auditiva central destes indivíduos para uma melhor caracterização dos achados eletrofisiológicos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: cognitive potential - P300 assessment in individuals with right hemisphere ischemic lesion due to ischemic stroke. AIM: to characterize the cognitive potential - P300 in right-handed individuals with right hemisphere ischemic lesion, and to compare such data to those obtained in normal individuals. METHOD: anamnesis, conventional audiologic assessment and cognitive potential (P300) were carried out in 17 subjects with right hemisphere lesions (research group) and in 25 normal individuals (control group), aged between 20 and 70 years. RESULTS: in the qualitative analysis of the P300 data, there was no statistically significant difference between groups for the normal result. In the quantitative analysis, there was a statistically significant difference between groups in terms of P300 wave latency, with the research group presenting higher latencies. In addition, there was a trend for a statistically significant difference between the right and left ears in the research group - increased P300 wave latency in the right ear. CONCLUSION: right-handed individuals with right hemisphere lesion and normal hearing presented electrophysiological hearing results indicative of central auditory nervous system deficits. Alterations were observed in regions generating this potential (cortical and subcortical areas). Hearing difficulties were not perceived by these individuals, suggesting that this signal can probably be related to an auditory heminegligence. Further studies that evaluate the central auditory pathway of individuals with right hemisphere ischemic lesion are needed in order to better characterize the electrophysiological findings.
  • Sensação subjetiva do zumbido pré e pós intervenção nutricional em alterações metabólicas Artigos Originais De Pesquisa

    Almeida, Thamine Andrade Siqueira; Samelli, Alessandra Giannella; Mecca, Fabíola Del Nero; Martino, Eliana De; Paulino, Adriana Machado

    Resumo em Português:

    TEMA: diferentes etiologias estão relacionadas com a presença de zumbido, incluindo doenças metabólicas (glicêmicas e lipídicas). OBJETIVO: comparar o grau de severidade do zumbido por meio de medidas de auto-análise em sujeitos com alterações metabólicas pré e pós-intervenção nutricional, utilizando o Questionário de Gravidade do Zumbido. MÉTODO: vinte e um sujeitos, homens e mulheres, com idade entre 40 e 82 anos, participaram deste estudo. Critérios de inclusão abrangeram a presença de zumbido e de alteração metabólica diagnosticada por meio de exames laboratoriais. Todos os sujeitos foram submetidos a um programa de intervenção nutricional. A avaliação audiológia e o questionário de gravidade de zumbido foram aplicados pré e pós-intervenção. RESULTADOS: comparando os resultados pré e pós-intervenção os dados mostram uma diferença estatisticamente significante com relação à sensação do zumbido em 71,5% dos sujeitos, os quais referiram menor impacto do zumbido nas atividades diárias. CONCLUSÃO: uma importante diferença foi observada com relação à influência do zumbido na vida do sujeito quando utilizadas as medidas de auto-análise. Verificou-se uma relação direta entre zumbido e alterações metabólicas em casos relacionados a estes sintomas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: different etiologies are related to tinnitus including metabolic disorders (blood glucose and lipids). AIM: the aim of this study was compare tinnitus severity by self-report measures pre and post nutritional intervention, using the Tinnitus Handicap Inventory. METHOD: participants of this study were twenty one male and female subjects, with ages ranging from 40 to 82 years. Inclusion criteria involved the presence of tinnitus and metabolic disorder diagnosed by laboratory exams. All subjects were submitted to a nutritional intervention program. Audiological evaluation and the Tinnitus Handicap Inventory were applied pre and post intervention. RESULTS: when comparing the presence of tinnitus pre and post intervention, data analysis indicates statistical difference concerning tinnitus sensation - 71.5% of the individuals referred less impact of tinnitus in daily activities. CONCLUSION: an important difference was observed concerning tinnitus influence in subject's life by self-report measures. A direct relation between tinnitus and metabolic disorders in cases related with this symptom was verified.
  • Análise da eficácia terapêutica em três modelos fonológicos de abordagem contrastiva Artigos Originais De Pesquisa

    Pagliarin, Karina Carlesso; Mota, Helena Bolli; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    TEMA: terapia fonológica em crianças com desvio fonológico. OBJETIVO: comparar a eficácia de três modelos de abordagem contrastiva em três diferentes gravidades do desvio fonológico. MÉTODO: a amostra constituiu-se de nove sujeitos com desvio fonológico, com idades entre 4:2 e 6:6. Todos foram avaliados, antes e após a terapia fonológica. Foram estabelecidos três grupos para o tratamento, sendo todos constituídos por três sujeitos, cada grupo tinha um representante com desvio severo, moderado-severo e médio-moderado. Cada grupo foi tratado por um modelo - Oposições Mínimas, Oposições Máximas/Empty Set e Oposições Múltiplas. Posteriormente, realizou-se análise estatística dos dados, utilizando o Teste de Friedman, considerando-se p < 0,05 e análise descritiva entre os modelos. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre os modelos considerando-se a gravidade do desvio fonológico. Os Modelos de Oposições Mínimas e Oposições Máximas/Empty Set favoreceram maior número de aquisição de sons no inventário fonético nos sujeitos com graus severos e moderado-severo, enquanto que o Modelo de Oposições Múltiplas favoreceu melhor desempenho na aquisição de sons no sistema fonológico e diminuição dos traços distintivos alterados nos desvio severos e moderado-severos. CONCLUSÃO: os modelos de terapia foram eficazes no tratamento das diferentes gravidades do desvio fonológico, observando-se melhor desempenho das crianças com desvio severo e moderado-severo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonological therapy in subjects with phonological disorders. AIM: to compare the efficacy of three contrastive approach models in three different severities of phonological disorder. METHOD: participants of the study were nine subjects with phonological disorders, with ages ranging between 4:2 and 6:6 years. All subjects were evaluated prior to and after phonological therapy. Three groups, with three subjects each, were determined for treatment. Each group presented one individual with severe, one with moderate-severe and one with mild-moderate phonological disorder. Each group was treated using a different therapy model - Minimal Opposition, Maximal Oppositions/Empty Set and Multiple Opposition. Results were analyzed according to the Friedman Test, considering p < 0.05; a descriptive analysis was also performed among the models. RESULTS: there was no statistical difference among the models considering the severity of phonological disorder. The Minimal and Maximal Oppositions/Empty Set approaches favored a greater number of sound acquisitions in the phonetic inventory of subjects with severe and moderate-severe disorder. On the other hand, the Multiple Oppositions approach favored a better performance of sound acquisition in the phonological system and a decrease in the impaired distinctive features in severe and moderate-severe disorder. CONCLUSION: the models of therapy were effective in the treatment of different severities of phonological disorders observing the best performance in children with severe and moderate-severe disorder.
  • Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos: estudo de casos e controles Artigos Originais De Pesquisa

    Quintas, Taiana d' Ávila; Curti, Luana Mota; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasilia Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: crianças deficientes auditivas não adquirem linguagem no mesmo período e velocidade de uma criança normo-ouvinte, pois o aprendizado da linguagem oral é um evento essencialmente auditivo. O desenvolvimento da criança consiste na aquisição progressiva de habilidades motoras e psicocognitivas, e a entrada no mundo simbólico é fator preponderante para que a criança possa atingir os níveis de maior complexidade no domínio da linguagem. OBJETIVO: relacionar o jogo simbólico e aspectos do desenvolvimento infantil em crianças deficientes auditivas com seus pares ouvintes. MÉTODO: 32 crianças, de ambos os sexos, de 2 a 6 anos de idade, pareadas por idade, foram submetidas à Avaliação da Maturidade Simbólica e ao Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, sendo 16 deficientes auditivas neurossensorial de grau moderado a profundo (grupo pesquisa - GP) e 16 normo-ouvintes (grupo controle - GC). RESULTADOS: observou-se simbolismo na brincadeira de 81,25% do GP, enquanto que no GC isto ocorreu em 87,5%. No Teste de Denver II 100% do GP foi classificado como risco, e o GC apresentou 94% de crianças normais e 6% de risco (p < 0,001). CONCLUSÃO: observou-se desempenho semelhante nos dois grupos quanto ao jogo simbólico. Entretanto, numa análise qualitativa, o GP apresentou brincadeiras menos complexas que o GC. Observou-se que o GP apresentou desempenho no jogo simbólico compatível ao seu desempenho nos aspectos pessoal-social, motor fino-adaptativo e motor grosseiro do Teste de Denver II.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: children with hearing loss do not acquire language at the same time nor at the same rate of normal hearing children because the learning process of oral language is essentially auditory. Child development consists in gradually acquiring motor and psychocognitive abilities. Entering the symbolic world is decisive for the child to reach higher levels of linguistic complexity. AIM: to correlate symbolic play and aspects of child development in deaf children and in hearing children. METHOD: participants of this study were 32 children, of both genders, with ages between 2 and 6 years, age matched. All participants were submitted to the Evaluation of Symbolic Maturation and to the Denver Developmental Screening Test II. Sixteen participants presented moderate to profound sensory-neural hearing loss and composed the research group (RG); the remaining 16 children had normal hearing and composed the control group (CG). RESULTS: symbolism was observed in the play of 81.25% of RG and in 87.5% of CG. In the Denver Developmental Screening Test II, 100% of the RG was classified as being at risk. As for the CG, 94% of the children were classified as normal and the remaining 6% as being at risk (p<0.001). CONCLUSION: a similar performance was observed between the groups for symbolic play. However, in a qualitative analysis, the RG presented less complex symbolic play than the CG. It was observed that the RG presented a performance in the symbolic play compatible to its performance in aspects of personal-social, refined motor and gross motor control in the Denver Developmental Screening Test II.
  • Habilidades pragmáticas, vocabulares e gramaticais em crianças com transtornos do espectro autístico Artigos Originais De Pesquisa

    Miilher, Liliane Perroud; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    TEMA: evolução dos aspectos formais da linguagem de crianças do espectro autístico. OBJETIVO: analisar a evolução dos aspectos funcionais e gramaticais em três momentos distintos: avaliação inicial, após seis meses de terapia e após doze meses de terapia. MÉTODO: participaram desta pesquisa dez crianças do sexo masculino, com idades entre 2:7 e 11:2 anos. Todos foram diagnosticados por médicos como portadores de transtornos do espectro autístico. Foram realizadas filmagens de 30 minutos de interação entre terapeuta e paciente, em três momentos diferentes (inicial, após 6 e 12 meses de terapia). Das filmagens, foram transcritos os 15 minutos iniciais para análise do perfil funcional da comunicação. Para a análise dos aspectos gramaticais foram transcritos 100 segmentos de fala, estes também foram utilizados como corpus de análise dos aspectos vocabulares. Os dados foram analisados quanto à funcionalidade, aspectos gramaticais e vocabulares e serão comparados entre si longitudinalmente. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre as variáveis estudadas ao longo de 12 meses de terapia fonoaudiológica. Houve associações entre as variáveis entre si ao longo do período estudado. CONCLUSÃO: há relação entre o desempenho gramatical e pragmático.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: development of grammatical, functional and lexical aspects in the language of children with autism spectrum disorders. AIM: to analyze the development of grammatical, functional and lexical aspects in three different moments: initial assessment, after six and twelve months of language therapy. METHOD: participants of this study were ten boys with ages between 2:7 and 11:2 years, with psychiatric diagnosis within the autistic spectrum. Video recorded samples of a 30 minutes patient-therapist interaction were recorded in three different moments (therapy onset, after six and twelve months of therapy) for each subject. The first 15 minutes of each sample was transcribed for the analysis of the functional communicative profile. Grammatical and lexical aspects were analyzed through the transcription of 100 speech segments of each sample. All data were longitudinally compared within and between areas. RESULTS: there were significant associations between the studied variables but no statistically significant differences along the studied period of language therapy. CONCLUSION: there are associations between grammatical and pragmatic performances.
  • Correlação entre métodos de aleitamento, hábitos de sucção e comportamentos orofaciais Artigos Originais De Pesquisa

    Medeiros, Ana Paula Magalhães; Ferreira, José Tarcísio Lima; Felício, Cláudia Maria de

    Resumo em Português:

    TEMA: o desenvolvimento do controle motor oral depende em parte das experiências sensoriais e motoras. OBJETIVO: analisar a relação entre a duração do aleitamento natural, artificial e da sucção e destas com o desempenho motor orofacial. MÉTODO: cento e setenta e seis crianças, de 6 a 12 anos de idade, passaram por avaliação miofuncional orofacial, empregando o protocolo com escores, e os responsáveis foram entrevistados a respeito do aleitamento e hábitos de sucção de suas crianças. As correlações foram calculadas pelo teste de Spearman. RESULTADOS: na amostra estudada, a média de duração do aleitamento natural foi de 10,30 meses (variando de zero a 60 meses), do aleitamento artificial 44,12 (zero a 122 meses) e dos hábitos de sucção de 39,32 meses (zero a 144 meses). Houve correlação negativa da duração do aleitamento natural com a duração do aleitamento artificial e a duração dos hábitos de sucção (p < 0,001). A maior duração do aleitamento artificial correspondeu à maior duração dos hábitos de sucção, apresentando, assim, correlação positiva (p < 0,001). A duração do aleitamento natural foi correlacionada positivamente com a mobilidade orofacial (p = 0,05). Houve correlação negativa da duração do aleitamento artificial e da duração dos hábitos de sucção com, respectivamente, o desempenho na mastigação e na deglutição, bem como da duração de ambos os tipos de sucção com a prova de diadococinesia (p = 0,05). CONCLUSÃO: a duração do aleitamento natural mostrou efeito positivo sobre a mobilidade das estruturas orofaciais. Os efeitos deletérios da duração dos hábitos de sucção no controle motor orofacial foram confirmados.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the development of oral motor control depends partially on motor and sensory experiences. AIM: to analyze the relationship between the duration of breastfeeding, artificial feeding and sucking habits, and of these parameters with the orofacial motor performance. METHOD: participants of this study were one hundred and seventy-six children aged 6 to 12 years. All subjects were submitted to an orofacial myofunctional clinical examination, using a protocol with scores, and parents/care takers were interviewed in respect to the feeding and sucking habits of their children. Correlations were calculated using the Spearman Test. RESULTS: in the studied sample, the mean duration of breastfeeding was of 10.30 months (ranging from zero to 60 months), of artificial feeding was of 44.12 months (zero to 122 months) and of sucking habits was of 39.32 months (0 to 144 months). There was a negative correlation of breastfeeding duration with artificial feeding duration and sucking habits duration (p < 0001). The duration of the artificial feeding was positively correlated to the duration of sucking habits (p < 0001). The duration of breastfeeding was positively correlated with the mobility of the tongue and jaw (p = 0.05). There was a negative correlation of the duration of artificial feeding and the duration of sucking habits with the performance in mastication and swallowing, respectively, as well as with the duration of both types of sucking with the performance in the diadochokinesia test (p = 0.05). CONCLUSION: the duration of natural breastfeeding presented a positive effect over the mobility of the orofacial structures. Deleterious effects of the prolonged duration of artificial feeding and sucking habits in the oral motor control were confirmed.
  • Tipologia de erros de leitura de escolares brasileiros considerados bons leitores Artigos Originais De Pesquisa

    Ávila, Clara Regina Brandão de; Kida, Adriana de Souza Batista; Carvalho, Carolina Alves Ferreira de; Paolucci, Juliana Faleiros

    Resumo em Português:

    TEMA: avaliação da leitura oral. OBJETIVO: caracterizar, segundo as variáveis rede de ensino e escolaridade, os tipos de erro na leitura de palavras isoladas, apresentados por escolares típicos do ensino fundamental, considerados competentes por seus professores. MÉTODO: participaram da pesquisa 151 escolares com idade entre oito e doze anos, matriculados do quarto ao sétimo ano do ensino fundamental das redes pública e particular. Os escolares leram uma lista com 38 palavras. As leituras orais foram transcritas e os erros analisados, segundo a freqüência de erros cometidos calculada com base na possibilidade de erros oferecida pela lista apresentada. RESULTADOS: os resultados encontrados evidenciaram a presença de erros quando analisadas as leituras dos escolares típicos de ambas as redes de ensino e de todas as séries estudadas. Houve redução progressiva e estatisticamente significante dos erros de decodificação ortográfica em função da progressão da escolaridade (p < 0,0001). Considerando a rede de ensino, os escolares da rede particular apresentaram menor número de erros que os de escola pública quando comparado o desempenho na decodificação ortográfica global na prova de leitura de palavras (p < 0,0001). CONCLUSÃO: os resultados demonstraram que os erros de leitura fazem parte do aprendizado das regras de decodificação ortográfica e são superados, progressivamente, com o aumento da escolaridade. O domínio da decodificação da ortografia independente do contexto ocorreu mais precocemente que o da dependente do contexto grafêmico.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: assessment of oral reading. AIM: to characterize, according to the variables of public or private school and literacy, the types of errors in word reading presented by typical elementary/middle school students considered competent readers by their teachers. METHOD: participants of this study were 151 students with ages ranging between 8 and 12 years, from the 4th to the 7th grade of public and private schools. The students read a list of 38 words. The oral readings were transcribed and the errors analyzed according to their frequency. The frequency of errors was calculated based on the possibilities of errors presented by the used word list. RESULTS: the obtained results gave evidence to the errors presented by typical students of both public and private schools from all of the tested grades. There was a statistically significant progressive reduction in errors of orthographic decoding according to literacy (p<0.0001). Considering the groups, students from private schools presented fewer errors of global orthographic decoding when compared to students from public schools (p < 0.0001). CONCLUSION: the results suggest that reading errors are part of the learning process of orthographic decoding rules. These errors are progressively overcome with literacy. The domain of orthographic decoding independent of the context occurred more prematurely than that which is dependent of the grapheme context.
  • Validação no Brasil de protocolos de auto-avaliação do impacto de uma disfonia Artigos Originais De Pesquisa

    Behlau, Mara; Oliveira, Gisele; Santos, Luciana de Moraes Alves dos; Ricarte, Adriana

    Resumo em Português:

    TEMA: a auto-avaliação de um indivíduo sobre seu problema de voz e a análise do resultado de um tratamento são meios utilizados para verificar a efetividade de uma intervenção e desenvolver procedimentos diretivos para a prática clínica na área da saúde. Instrumentos psicométricos são as ferramentas mais comuns para essa tarefa. A validação de instrumentos de auto-avaliação pode ser realizada de diversas formas, com critérios claros e estruturados. OBJETIVO: apresentar o processo de validação para o Português Brasileiro de três protocolos de auto-avaliação para voz: Voice-Related Quality of Life - V-RQOL, Voice Handicap Index - VHI e Voice Activity and Participation Profile - VAPP, que receberam os seguintes nomes respectivamente: Qualidade de Vida em Voz - QVV, Índice de Desvantagem Vocal - IDV e Perfil de Participação e Atividades Vocais - PPAV, ressaltando as particularidades desses intrumentos e as adaptações necessárias para seu uso no Brasil. MÉTODOS: os três protocolos foram validados de acordo com os atributos sugeridos pelo Scientific Advisory Committee of Medical Outcomes Trust - SAC. RESULTADOS: os três protocolos tiveram as medidas psicométricas de validade, confiabilidade, reprodutibilidade e sensibilidade estatisticamente demonstradas, apresentando particularidades inerentes ao foco do instrumento. CONCLUSÃO: as versões brasileiras dos protocolos QVV, IDV e PPAV mostraram ser instrumentos específicos para avaliar pacientes que apresentam problemas de voz, com validade, confiabilidade e sensibilidade comprovadas. Tais instrumentos podem ser propostos para avaliação da qualidade de vida relacionada à voz, bem como para análise de resultado de tratamentos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: a patient's self-assessment of his/hers vocal problem and the analysis of the results of a treatment are means used to verify the effectiveness of an intervention and to develop directive procedures for clinical health practice. Psychometric instruments are the most common tools used to perform this task. Validation of self-assessment instruments may be carried out in several ways; however there should be clear and structured criteria involved in this process. AIM: to present the validation process of three voice self-assessment instruments for the Brazilian Portuguese language: Voice-Related Quality of Life - V-RQOL, Voice Handicap Index - VHI and, Voice Activity and Participation Profile - VAPP. These instruments received respectively the following names: Qualidade de Vida em Voz - QVV, Índice de Desvantagem Vocal - IDV and Perfil de Participação e Atividades Vocais - PPAV, emphasizing their specificities and the necessary adaptations for their use in Brazil. METHOD: The three questionnaires were validated following the guidelines suggested by the Scientific Advisory Committee of Medical Outcomes Trust - SAC. RESULTS: the psychometric measures of validity, reliability, reproducibility and sensitiveness were statistically demonstrated for each instrument. CONCLUSIONS: the Brazilian versions of the V-RQOL, VHI and VAPP demonstrated to be valid, reliable and sensitive instruments that specifically assess patients who present voice problems. These instruments can be used in the assessment of the life quality related to voice, as well as for the analysis of treatment outcomes.
  • Mascaramento clínico: aplicabilidade dos métodos platô e otimizado na pesquisa dos limiares auditivos Artigos Originais De Pesquisa

    Fernandes, Kelly Cristina de Souza; Russo, Iêda Chaves Pacheco

    Resumo em Português:

    TEMA: na audiometria tonal liminar (ATL) algumas situações dificultam a obtenção dos limiares auditivos para cada orelha separadamente, havendo a necessidade do mascaramento. O método Platô, é o mais utilizado há mais de quatro décadas. Em 2004, foi sugerido um protocolo de mascaramento em que o método Otimizado substituiria o Platô, em casos específicos. OBJETIVO: analisar a aplicabilidade dos métodos Platô e Otimizado, na pesquisa dos limiares auditivos. MÉTODO: participaram deste estudo 40 indivíduos, de 15 a 65 anos, com perda auditiva unilateral ou bilateral. Foi realizada a ATL por via aérea (VA) e via óssea (VO), para ambas as orelhas, sem e com a utilização do mascaramento, segundo os padrões unilateral, bilateral, simétrico e somente-ósseo. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre os dois métodos para a obtenção dos limiares por VA, para os padrões avaliados. Contudo, houve um maior percentual de diferença para o padrão simétrico, durante reteste de VA. Houve diferença estatisticamente significante entre os métodos Platô e Otimizado, para a obtenção dos limiares por VO, para os padrões: simétrico e somente-ósseo. CONCLUSÃO: o Método Platô pode ser utilizado para todos os padrões e o Otimizado é mais eficaz para os padrões unilateral e bilateral. Desta forma, é necessário que o audiologista saiba diferenciar os melhores casos para a aplicação de um dos dois métodos e assim, obter resultados fidedignos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: many situations may raise difficulties when obtaining hearing thresholds for each ear separately. These situations demand the use of masking. The plateau method has been used for more than four decades. Nevertheless, in 2004 a different masking protocol was suggested, called the optimized method, to replace the plateau method in specific cases. AIM: to evaluate the feasibility of two clinical masking methods, plateau and optimized, in the testing of hearing thresholds. METHOD: participants of this study were 40 individuals aged 15 to 65 years, with either unilateral or bilateral hearing losses. All participants underwent air and bone conduction pure tone audiometry for both ears, with and without the use of the two masking methods, considering unilateral, bilateral, symmetrical and bone-only patterns. RESULTS: there was no statistically significant difference between the two masking methods for obtaining the air conduction hearing thresholds considering the tested situations. However, there was a higher percentage difference for the symmetrical pattern in the air conduction retest situation. There was a statistically significant difference between the plateau and optimized methods regarding the bone conduction thresholds for the symmetrical and bone-only patterns. CONCLUSION: the plateau method can be used for all patterns and the optimized method is the most effective for unilateral and bilateral patterns. Therefore, it is important for the audiologist to have the knowledge about the application of both masking methods in order to obtain more reliable results.
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