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Os microdramas de Wolfgang Bauer: o riso como liberação e como provocação1 1 O presente artigo foi elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “Traduzir o teatro e o cômico: formas e funções do cômico em textos teatrais contemporâneos da Áustria”, contemplado com uma bolsa de pesquisa Franz Werfel do ÖAD (Serviço de Intercâmbio Austríaco) para a realização de um pós-doutorado nas universidades de Viena e Graz (março de 2019 até fevereiro de 2020).

The microdramas of Wolfgang Bauer: laughter as liberation and as provocation

Resumo

À primeira vista, os microdramas de Wolfgang Bauer, escritos nos anos 1960, parecem ser nada mais do que pequenas brincadeiras engraçadas com o gênero dramático e suas convenções. Partindo da constatação que eles tiveram um considerável efeito provocativo, e até político, no contexto conservador da Áustria daquela década, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre a sua comicidade e o seu potencial incitador. Com base em estudos sobre características e efeitos da obra de Wolfgang Bauer (Antonic [2017ANTONIC Thomas. Wolfi Bauer ist tot, es lebe Wolfgang Bauer! Werk versus Image - oder Image als Teil des Werks. In: DOSSIER WOLFGANG BAUER. Organizado por Gerhard Fuchs e Stefan Maurer. Dossieronline. 2017. http://gams.uni-graz.at/o:lg.dossier.11 (15/11/2019).
http://gams.uni-graz.at/o:lg.dossier.11...
; 20183 ANTONIC Thomas. Wolfgang Bauer: Werk, Leben, Nachlass, Wirkung. Klagenfurt e Graz, Ritter, 2018.]; Melzer [198132 MELZER, Gerhard. Wolfang Bauer – Eine Einführung in das Gesamtwerk. Königstein/Ts., Athenäum, 1981.], Waggershauser [201640 WAGGERSHAUSER, Horst. Sumpftanzen: Zur komischen Avantgarde bei Wolfgang Bauer. München, edition text + kritik, 2016.]) e nas teorizações sobre a experiência do cômico de Peter L. Berger (199813 BERGER Peter L. Erlosendes Lachen. Das Komische in der menschlichen Erfahrung. Tradução para o alemão de Joachim Kalka. Berlin, New York, De Gruyter, 1998.) e Uwe Wirth (199941 WIRTH, Uwe. Diskursive Dummheit: Abduktion und Komik als Grenzphänomene des Verstehens. Heidelberg, Winter, 1999.), este artigo sugere que os microdramas de Bauer não são apenas um exemplo de metateatro bastante inovador. Eles permitem surgir um riso “redentor”, libertador, que também pode ser sentido como uma provocação política, especialmente em contextos sociais marcados por discursos essencialistas e/ou fundamentalistas.

Palavras-chave:
Wolfgang Bauer; microdramas; cômico

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