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Die Relevanz der Selbstlernzentren für die Autonomiebildung beim Fremdsprachenlernen an der Universität

The Relevance of Self-Access Centers for the Development of Autonomy in Foreign Language Learning at University

Resumo

A necessidade de ambientes formais voltados ao apoio de aprendizes de línguas tem sido tema de vários debates na área de Línguas Estrangeiras Modernas, considerando sua importância na formação de sujeitos autônomos. Portanto, este estudo busca refletir sobre o papel de espaços institucionalizados, especificamente, de Centros de Autoacesso no processo de desenvolvimento da autonomia e sua relação com o processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. O estudo direciona seu debate, procurando compreender como acadêmicos/aprendizes de línguas desenvolvem sua autonomia, quais estratégias utilizam, assim como qual a relação desse processo com a utilização de Centros de Autoacesso. A fundamentação teórica está embasada em autores na área da Linguística Aplicada, tais como: Leffa (2018 [1988]12 LEFFA Vilson José. Metodologia no ensino de línguas. In: BOHN, Hilário; VANDRESSEN, Paulino. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2018 [1988], p. 211-236.); Oxford (199019 OXFORD Rebecca. Language Learning Strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1990.); Morrison (201116 MORRISON Bruce. A framework for the evaluation of a self-access language learning centre. Studies in Self-Access Learning Journal, v. 2, n. 4, p. 241-256, 2011. Abrufbar unter: https://sisaljournal.org/archives/dec11/morrison/ (Zugriff am 18.08.2019).
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); Tassinari (201221 TASSINARI, Maria Giovanna. Evaluating learner autonomy: a dynamic model with descriptors. SISAL Journal, v. 3, n.1, 2012. p. 24-40.; 201423 TASSINARI Maria Giovanna. Ein Selbstlernzentrum als Weg zur Autonomie: Chancen und Herausforderungen. Jahrbuch Deutsch als Fremdsprache, n. 40, p. 269-293, 2014. Abrufbar unter: https://www.researchgate.net/publication/305754292_Ein_ Selbstlernzentrum_als_Weg_zur_Autonomie_Chancen_und_Herausforderungen_Jahrbuch_Deutsch_als_Fremdsprache_Intercultural_German_Studies_40_2014_269-293 (Zugriff am 30.10.2019).
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) e Magno e Silva (201814 MAGNO E SILVA Walkyria. Relatório do projeto de pesquisa aconselhamento na aprendizagem de línguas adicionais em centro de autoacesso em universidades. Belém: UFPA, 2018.). Para tanto, a presente pesquisa de abordagem qualitativa volta-se para estudantes pertencentes a duas turmas do curso de Letras-Alemão da UFPA, os quais se encontram em etapas distintas da sua formação superior. Considerando esse contexto, o estudo propõe algumas diretrizes voltadas para o aprendiz/usuário do Centro de Autoacesso Base de Apoio a Aprendizagem Autônoma (BA³), visando o desenvolvimento eficaz do seu processo de formação da autonomia na aprendizagem de alemão como língua estrangeira.

Palavras-Chave:
Centro de autoacesso; autonomia; metodologias de ensino de língua estrangeira; aprendizagem de língua alemã

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