Resumo
Este artigo busca analisar as representações de lazer em dois filmes do cinema alemão da República de Weimar: Metropolis, de Fritz Lang, lançado em 1927, e Menschen am Sonntag (Gente no Domingo), de Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer, lançado em 1930. Para isso, partimos da premissa de que o cinema é um campo privilegiado de disputas simbólicas, sendo um meio de construção de representações sociais. No contexto da Alemanha no período entreguerras, marcado por tensões, disputas políticas, culturais e sociais, o lazer tornou-se um tema em disputa, tanto no cotidiano da população, quanto nas telas. A partir de uma análise fílmica, por meio de seleção de fotogramas, procuramos atingir o objetivo proposto. Ao se constituir quase como uma etnografia do cotidiano, Menschen am Sonntag se distancia de Metropolis em seus caminhos estéticos e políticos, refletindo as tensões do período.
Palavras-chave
Lazer; Cinema alemão; Política;
Metropolis
;
Menschen am Sonntag
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: Lang (1927: 47’09”)
Fonte: Lang (1927: 7’12”)
Fonte: Lang (1927: 7’23”)
Fonte: Lang (1927: 9’15”)
Fonte: Lang (1927: 37’26”)
Fonte: Lang (1927: 37’40”)
Fonte: Lang (1927: 92’42”)
Fonte: Siodmak; Ulmer (1930: 19’29’’)
Fonte: Siodmak, Ulmer (1930: 7’16’’)
Fonte: Siodmak, Ulmer (1930: 34’13’’)
Fonte: Siodmak, Ulmer (1930: 36’30’’)
Fonte: Siodmak, Ulmer (1930: 37’15’’)
Fonte: Siodmak, Ulmer (1930: 37’18’’)
Fonte: Siodmak. Ulmer (1930: 37’47’’)
Fonte: Siodmak, Ulmer (1930: 42’55’)
Fonte: Siodmak, Ulmer (1930: 43’13’’)