Open-access Representações de lazer e de suas implicações políticas no Cinema da República de Weimar: Metropolis e Menschen am Sonntag

Representations of leisure and its political implications in the Cinema of the Weimar Republic: Metropolis and Menschen am Sonntag

Resumo

Este artigo busca analisar as representações de lazer em dois filmes do cinema alemão da República de Weimar: Metropolis, de Fritz Lang, lançado em 1927, e Menschen am Sonntag (Gente no Domingo), de Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer, lançado em 1930. Para isso, partimos da premissa de que o cinema é um campo privilegiado de disputas simbólicas, sendo um meio de construção de representações sociais. No contexto da Alemanha no período entreguerras, marcado por tensões, disputas políticas, culturais e sociais, o lazer tornou-se um tema em disputa, tanto no cotidiano da população, quanto nas telas. A partir de uma análise fílmica, por meio de seleção de fotogramas, procuramos atingir o objetivo proposto. Ao se constituir quase como uma etnografia do cotidiano, Menschen am Sonntag se distancia de Metropolis em seus caminhos estéticos e políticos, refletindo as tensões do período.

Palavras-chave
Lazer; Cinema alemão; Política; Metropolis ; Menschen am Sonntag

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