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O ato de amamentar: um estudo qualitativo

The act of breastfeeding: a qualitative study

O objetivo do estudo foi analisar, de forma qualitativa, o conhecimento e percepção de um grupo de mulheres, bem como analisar os determinantes que influenciam a prática do aleitamento materno. Foi adotada a metodologia da pesquisa qualitativa, utilizando como referencial a teoria de representações sociais. Foram entrevistadas 27 gestantes, por um único entrevistador, durante o pré-natal e acompanhadas até o sexto mês do bebê, quando já estavam completamente desmamados. A análise compreensiva das falas permitiu verificar os fatores que levam a mãe a amamentar seus filhos, como "proteção do bebê" e "amor materno". Também foram verificados os motivos que levaram as mães a desmamarem seus filhos, sendo citados "a falta de leite"/"leite secou" e o "trabalho". Verificou-se, a partir das representações das mães, que mesmo que elas demonstrassem conhecimento sobre as propriedades do leite, não foi garantido o sucesso da prática de amamentação natural.

aleitamento materno; desmame; pesquisa qualitativa


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