Objetivo: Identificar demoras no atendimento em saúde de pessoas que faleceram ou se recuperaram de dengue grave em cinco cidades da Colômbia. Materiais e métodos: Estudo qualitativo com pessoas que faleceram em decorrência da dengue (casos) ou que se recuperaram (controles). Entrevistaram-se familiares e analisaram-se seus itinerários durante o processo de procura de atendimento nos serviços de saúde. Os dados foram analisados baseados no modelo das "três demoras", complementado com diagramas espaço-temporais e entrevistas com profissionais de saúde. Resultados: Ainda que os signos e sintomas fossem desconhecidos, procurou-se atendimento rapidamente. O percurso para o acesso à primeira consulta não apresentou dificuldades. Apresentaram-se erros na qualidade do diagnóstico e identificou-se maior número de instituições consultadas em casos do que em controles. Evidenciou-se um processo de retorno à demora 1, fato que pode influir negativamente em decisões futuras. Conclusões: Complementar a análise clássica de demoras com a análise espaço-temporal de itinerários permite identificar falhas e acertos na qualidade do atendimento para a tomada de decisões.
dengue; cuidados médicos; mortalidade; análise qualitativa