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A leitura das emoções e ocomportamento violento mapeado no cérebro

Reading emotions and violent behaviors on the brain

O presente ensaio faz uma interpretação de estudos neurocientíficos que relacionam lesões e funções neurofisiológicas ao comportamento emocional violento, tecendo considerações sobre o impacto dessas hipóteses em campo, seja na justiça criminal, na educação ou em outras áreas. Embora até mesmo autores das neurociências afirmem não haver evidências suficientes de que o potencial criminoso possa ser ligado diretamente a funções discretas do cérebro, e ainda ser controverso o apoio em exames neurocriminológicos em julgamentos criminais, há uma tendência atual de mapear cérebros para intervir precocemente no intuito de prevenir a violência. Analisa-se com cautela o investimento em políticas de escaneamento e intervenção nos cérebros de crianças e adolescentes que apresentem comportamento desajustado ou violento. Com base em alguns equívocos históricos, como os estigmas sociais realçados pelo lombrosionismo e pela frenologia, e, também, com base em premissas psicanalíticas e contribuições construtivistas, critica-se a apropriação imediatista dos achados neurocientíficos no que concerne às origens da violência, ressaltando a irredutibilidade do aporte linguístico, social e histórico como planos potenciais de formação e transformação da subjetividade.

emoções; cérebro; comportamento violento; crítica psicanalítica; educação; neurociências


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