Resumo
Introdução:
Discutimos o Potencial Estético-Formativo da Literatura para uma Crítica Estética da tecnologia em seus diversos âmbitos entre estudante dos cursos superiores em Tecnologia em Saúde da UNIFESP.
Objetivos:
Verificar o potencial estético da literatura para pensar a tecnologia.
Metodologia:
Leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos de tecnologia em saúde da UNIFESP. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida. Análise fundamentada na Fenomenologia Hermenêutica.
Resultados:
Com base em uma compreensão Estética da formação da Racionalidade humana, nossa atividade parece ser capaz de promover a análise crítica da tecnologia sob diversos âmbitos, tanto conceituais quanto para uma prática social e produtiva.
Conclusão:
Sugerimos a metodologia do LabHumTec como meio de possibilitar uma formação estética e humanística para produção e inovação tecnológica.
Palavras-chave:
Filosofia Estética; Filosofia da Tecnologia; Humanidades; Educação cientifica; Literatura