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Estigma e saúde mental na atenção básica: lacunas na formação médica podem interferir no acesso à saúde?

Stigma and mental health in primary care: can gap in medical education interfer in access to health?

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar competências médicas marcadas pelo estigma contra pessoas com transtornos mentais, analisando, a partir do conceito de habitus de Pierre Bourdieu, a interferência da formação médica no pensamento e na ação dos médicos da atenção básica para a condução de casos de pessoas com esses transtornos. Utilizou-se o recurso metodológico da observação participante e uma aula aplicada por um psiquiatra para médicos da atenção básica em atividade de matriciamento. Descrevemos a estratégia pedagógica desenvolvida que, quando analisada, foi capaz de demonstrar estigmas nas competências de médicos com potencial consequência negativa no atendimento dos usuários, sendo identificados generalizações, reducionismos, desesperança e outros sentimentos negativos associados com barreiras de acesso ao cuidado.

Palavras-chave:
Estigma social e saúde mental; saúde mental na atenção primária; antropologia médica; educação médica; atenção primária à saúde

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