“Os casos clínicos fictícios que foram colocados no curso é o que se repetia na área. Então, a gente tinha mais embasamento para discutir dentro da reunião de matriciamento com o médico e o enfermeiro, a hipótese de estar reavaliando a prescrição do paciente. Foi importante sim”. (F1 entrevista individual). “Que acredito que essa tenha sido a empolgação geral, de todo mundo: ‘Nossa! A gente vê muito pouco na vida acadêmica disso e agora conseguir colocar um pouco na prática. Vai ser muito interessante’. E foi essa a expectativa que eu tive, muito bom”. (F2 entrevista individual). “(...) e com esse projeto até de dá um novo ânimo para a profissão da gente, porque na rotina às vezes a gente fica um pouco desmotivado. É tanta dificuldade que a gente encontra, então ter um apoio da universidade, de estar nos capacitando, de estar ali trabalhando junto, foi uma grande expectativa em cima disso. Eu fiquei muito animada quando foi proposto esse projeto” (F3 entrevista individual) |
Categoria: Desenvolvimento de percepção e atitudes (nível 2a) e de conhecimentos e habilidades (nível 2b) |
Subcategoria: Compreender quais são as informações necessárias a serem obtidas na avaliação inicial do paciente conforme processo racional de tomada de decisões em farmacoterapia |
“O curso me ensinou a ter um olhar diferenciado para o prontuário, que eu não tinha. Então, a história do paciente, de pegar lá para trás, eu comecei a olhar, a observar mais, nos outros pacientes que vieram depois desse curso” (F1 entrevista individual). “Eu não consegui tempo para fazer um registro, o plano de cuidado. Eu tive que ter um raciocínio um pouco mais rápido e sugerir a inserção da metformina, mas eu não consegui documentar essa parte da documentação. Eu acho que essa parte da documentação seria a dificuldade geral para os outros profissionais também (...) algumas informações demandam muito tempo para buscar no acervo. Então, às vezes, a gente fica sem alguma direção, ou então, o tempo é muito curto para fazer uma leitura de todo o protocolo clínico” (F2 entrevista individual). “A gente não tinha isso, bem por alto assim, não chegava aprofundar tanto a questão dos efeitos colaterais, se é indicado ou não, se vai ser eficiente ou não aquele medicamento, olhar se está adequado ao paciente, se está dando resultado” (F5 entrevista individual). |
Subcategoria: Conhecer o conceito de experiência subjetiva com o uso de medicamentos e compreender sua utilização na tomada de decisões em farmacoterapia |
“E também é ouvir o paciente, como vai ser para ele aquilo, se vai ser aquela conduta que a gente teria, se vai ser possível para o paciente aplicar aquilo em casa, ele vai conseguir gerenciar tudo isso. Então foi importante porque norteou bastante essas ações” (F2 entrevista individual). “Algumas visitas, alguns pacientes que eu atendi, eu já mudei a forma de ouvir o paciente. Aquilo que ele me falava, eu já começava a olhar para o paciente de uma forma diferente, por exemplo, de diminuir medicação, às vezes o próprio paciente tem desejo de diminuir a medicação, então de olhar para ele diferente (...)” (F3 entrevista individual). “É mudar e ter esse olhar clínico mesmo, diferenciado. Estudar como um todo o paciente, como ele vê essa questão de ele ter que tomar o medicamento para o resto da vida, como é que ele encara isso e como ele leva isso para vida dele. Então, mostrar para ele a importância daquele tratamento medicamentoso (...)” (F5 entrevista individual). |
Subcategoria: Conhecer o conceito de saúde baseada em evidências e aprender a manejar as fontes de informação em farmacoterapia |
“Foram apresentadas várias fontes de pesquisa que a gente não tinha acesso, não conhecia, para poder estar buscando mesmo (...). Sempre tem que estar surgindo novos estudos, e se a gente não está inteirada, a gente fica para trás. Então, a gente tendo uma fonte confiável para poder estar pesquisando é muito melhor e mais fácil para poder colocar na prática” (F3 entrevista individual). |
Subcategoria: Conectar dados clínicos, subjetivos e evidências científicas para a tomada de decisões em farmacoterapia |
“Foram apresentados casos clínicos fictícios, e a gente conseguiu destrinchar, por exemplo, o receituário, olhar aquilo que a gente poderia pegar e já implantar na realidade, até alguns pacientes nossos reais” (F3 entrevista individual). “Conhecimento, a gente vai esquecendo a interação [medicamentosa], reação adversa, para que serve aquele remédio... E nessa capacitação, como a gente está trabalhando nisso no dia a dia, você não tem como esquecer, está trabalhando ali, então não esquece” (F4 entrevista individual). |
Subcategoria: Elaborar plano de cuidados em colaboração com o paciente e a equipe de saúde, quando necessário |
“Esse processo de atenção farmacêutica dentro do NASF foi muito bom (...) o NASF me proporcionou uma atenção farmacêutica mais a fundo, mais criteriosa, mais de farmácia mesmo, mais de uma atenção multiprofissional de eu estar discutindo com uma enfermeira, com um médico, o estado de saúde do paciente, do usuário” (F1 entrevista individual). “Conseguir adequar o tratamento com o paciente, para ele ter uma terapia medicamentosa efetiva, sem causar tantos danos, ou com intuito de estabilizar o paciente. Ele não ter tantos efeitos enquanto usando aquela medicação, porque essa é a queixa maior deles em uso de certas medicações: ‘que medicamento causa isso, causa aquilo, que eu vou parar, tem dia que eu não tomo’. É a maior queixa deles em relação ao uso dos medicamentos (...)” (F5 entrevista individual). |
Categoria: Mudança de comportamento (nível 3) |
“(...) desenvolver esse raciocínio lógico voltado para a farmacoterapia, interações medicamentosas e estimular o autocuidado” [sobre a expectativa quanto ao apoio in loco] (F2 entrevista individual). “Eu acho que é até mais importante que o curso em si, porque aí vocês também ajudam a gente a ajudar o paciente (...)” [sobre a expectativa quanto ao apoio in loco] (F4 entrevista individual). “A atenção farmacêutica, eu acho que seria mais difícil, [com relação à aplicação da atenção farmacêuica nos grupos operativos] pois é um número de usuários muito grande e demandaria tempo para fazer uma consulta ao acervo, pensar em alguma estratégia, propor alguma melhoria junto com o paciente, então seria mais complicado. Acho que seria mais viável, possível fazer, caso tivesse um profissional específico para fazer aplicação do GTM. Acho que seria mais resolutivo” [sobre a inserção da prática clínica na rotina] (F2 entrevista individual). “A gente não consegue por causa de muito trabalho, muita coisa para fazer. Não tem tempo de fazer, de entrar no Micromedex, de olhar o Caderno de Atenção Básica e ter aquele tempo para você poder fazer com o paciente. Esse tempo eu deveria fazer ou na minha casa ou ter que tirar um dia todo para poder fazer isso com o paciente. Então, a dificuldade que a gente enfrenta, no geral é essa, é na estrutura das unidades. Não tem um caderno, aí você compra com seu dinheiro. No caso de telefone, a gente tem que ligar para o paciente. Agora em relação ao paciente, com o farmacêutico, é essa questão do tempo” [sobre inserção da prática clínica na rotina] (F4 entrevista individual). |
“É muito corrido nosso tempo lá. É deslocamento de um lugar para o outro. O NASF, que no meu caso é o NASF rural, ele é bem diferente dos outros NASF dos colegas, o tempo é bem menor. A gente sai daqui 7h15 mais ou menos, chega nas unidades quase 9h. Tem a questão também da auriculoterapia que eu faço, dos pedidos de medicamentos que tomam muito tempo... Então, o tempo fica curto para a gente poder fazer” [sobre inserção da prática clínica na rotina] (F5 entrevista individual). “Acho que talvez [falta] uma interação melhor, passar para os enfermeiros, médicos, como é que está funcionando e como a gente poderia estar trabalhando com os pacientes. Acho que está faltando um pouco de mim. Falha um pouco minha em adequar o tempo e consegui aplicar” [sobre a inserção da prática clínica na rotina] (F5 entrevista individual). |