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Prelúdio nº 3 de Heitor Villa-Lobos: considerações sobre um processo interpretativo

Prelúdio nº 3 by Heitor Villa-Lobos: considerations on the interpretative process

Este trabalho apresenta uma interpretação da peça para violão solo Prelúdio nº 3, de Heitor Villa-Lobos. A análise fundamenta-se nos conceitos de performance historicamente informada (WALLS, 2002WALLS, Peter. Historical Performance and the modern performer. In: Musical Performance. A Guide to Understanding. Cambridge: CUP, p.17-34, 2002.) e intuição informada (RINK, 2007RINK, John. Análise e (ou?) performance. Cognição & Artes Musicais/Cognition & Musical Arts. v.2, n.1, p.25-43, 2007.). Portanto, apresenta-se aqui um estudo de caso onde a intuição e percepção musical do intérprete são reforçados por aspectos estéticos e estilísticos. Primeiramente, serão abordadas características harmônicas e de ornamentação (elementos estético-estilísticos); depois, adentra-se na análise da peça, baseada em parâmetros como plano formal, temporalidade e dinâmica (RINK, 2007RINK, John. Análise e (ou?) performance. Cognição & Artes Musicais/Cognition & Musical Arts. v.2, n.1, p.25-43, 2007.), bem como de agrupamentos (JACKENDOFF; LERDAHL, 1983JACKENDOFF, Ray; LERDAHL, Fred. A generative theory of tonal music. London: MIT Press, 1983.).

Violão; Villa-Lobos; Prelúdio nº3; Análise para intérpretes


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