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Avaliação da performance instrumental pelos professores de trompete: questões e desafios

The assessment of trumpet's instrumental performance by teachers: issues and challenges

Um grupo de professores de Trompete foi convidado a avaliar a performance instrumental de dois alunos. Inicialmente, a avaliação da performance instrumental dos executantes foi realizada livremente (sem referenciais teóricos ou instrumentos específicos) e posteriormente baseada na Escala de Registo da Execução Musical, a qual foi construída com base na teoria de Espiral de Desenvolvimento Musical (SWANWICK, 1988SWANWICK, Keith. Music Mind and Education. London: Routledge,1988.). Pretendeu-se efetuar um contraste entre as avaliações efetuadas pelos professores de Trompete, baseadas na Escala de Registo da Execução Musical (COSTA e BARBOSA, 2010COSTA, Clara; BARBOSA, Jaime. Avaliação na Música: questões e dificuldades. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe, 2010 (Tese do Curso de Formação Complementar em Orientação Educativa).) e as avaliações livremente produzidas pelos mesmos (sem referenciais). Quando se coloca em confronto as duas formas de avaliação é possível constatar inconsistências nas avaliações dos professores a respeito da performance instrumental dos alunos. Adicionalmente, é possível concluir que os professores de Trompete recorrem maioritariamente apenas a duas das dimensões da crítica musical: Materiais e Expressão, considerados os estágios situados no nível mais básico da Teoria Espiral.

Avaliação; performance musical; Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick; dimensões da crítica musical descritas por SWANWICK e TILLMAN


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