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Editorial de Per Musi n.34

Neste grupo de artigos de Per Musi n.34 (maio-agosto, 2016), nos deparamos também com desafios de ordem financeira, que refletem o grave momento político e econômico por que passa o Brasil. A crise ética que assola as lideranças governamentais teve reflexos diretos na retirada de verbas públicas que apoiavam a pesquisa acadêmica e sua publicação nos periódicos científicos. Por isso, infelizmente, de agora em diante, Per Musi repassará aos autores os custos da produção dos arquivos XML (formato necessário à indexação nas bases do SciELO e que permite ampla divulgação pela internet). Agradecemos publicamente aqui à pesquisadora e professora Silvia M. Lazo (Visiting Scholar da Cornell University, EUA) pela generosa doação pessoal da verba que viabilizou a edição do presente número da revista.

Ailton Pereira Morila traz à tona a literatura de métodos pioneiros de ensino musical em São Paulo no último quartel do século XX. Além da questão educacional, ele discute os reflexos do surgimento desta literatura, onde se observa uma disputa por espaços sociais na cultura escolar, erudita e popular.

Renato Moreira Varoni de Castro propõe uma comparação entre linguagens idiomáticas da viola de dez cordas (agrupadas duas a duas) e do violão de seis cordas. A partir de uma autoetnografia, ele apresenta diferenças ergonômicas na performance dos dois cordofones, enfatizando a multidimensionalidade da interação instrumentista/instrumento.

Ao discutir a realidade dos cursos de bacharelado em instrumento musical pós-Reuni, especialmente o violão, Ricieri Carlini Zorzal apresenta conceituações e estratégias para a valorização do ensino e pesquisa na formação dos bacharelandos. Detectando hiatos na formação acadêmica deste perfil, ele propõe a inclusão de disciplinas como Pedagogia do Instrumento Musical e Pesquisa sobre o Ensino da Performance Musical.

A partir de levantamento da literatura de referenciais teóricos em periódicos científicos com foco na música inserida no currículo da educação básica, e com base em princípios de Edgar Morin e Mikhail Bakhtin, Gustavo Araújo Amui e Fernanda Albernaz do Nascimento Guimarães analisam características, particularidades e reflexos de abordagens, resultados de pesquisa, regulamentações e leis acerca desta temática.

Contrariando a crença de um silêncio generalizado de expressões da igreja cristã durante os anos de chumbo do regime militar, Joêzer de Souza Mendonça analisa letras de cânticos "protestantes de protesto" dos anos de 1970, apresentando compositores socialmente engajados e obras desconhecidas no meio musical mainstream.

O coletivo Rede EscutaBaixada, representado aqui por Álvaro Neder, Daniel Barros, Daniela França, Maria Clara de Matos, Mauricio Flora, Priscilla Sued, Rodrigo Caetano e Rui Pereira Kopp, trazem a realidade da baixa renda e da exclusão à cidadania na Baixada Fluminense. Levantam uma discussão sobre denominações religiosas neopentecostais e a heterogeneidade interna ao movimento, onde traços negros se articulam como questionamento à exclusão racial e desigualdade de classe. O gênero musical "corinho de fogo", em plena efervescência, e a prática musical dentro da igreja da pastora Ana Lúcia, em Belford Roxo, abrem espaço a traços sonoros e coreográficos afrodescendentes, objeto de crítica virulenta por outras vertentes protestantes que veem ali manifestação do próprio diabo.

Mauricio Ernica e Sérgio Molina apresentam a análise de natureza semiológica de Portela na Avenida, samba-enredo que se tornou um clássico na gravação de Clara Nunes, abordando música - especialmente o ritmo -, letra e contexto social na produção de reações estéticas deste gênero musical.

Dois livros são apresentados na Seção de Resenhas. Evandro Higa traz a abordagem transdisciplinar de Álvaro Neder no livro Enquanto este novo trem atravessa o litoral central: música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul, que cobre três décadas de produção musical de compositores urbanos do Mato Grosso do Sul, entre 1960 e 1980. Ana Ester Correia Madeira discorre sobre os capítulos de 13 autores da coletânea Professional Knowledge in Music Teacher Education, sob o ponto de vista da bagagem de conhecimentos dos profissionais do ensino de música.

Fausto Borém
Fundador e Editor Chefe de Per MusiEduardo Rosse e Débora Borburema
Editores Associados de Per Musi

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Aug 2016
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