Pesquisas experimentais e pesquisas descritivas com delineamento
experimental
|
GRUSON |
1988 |
Análise da prática x estratégias de estudo |
COFFMAN |
1990 |
Tipos de prática x influência na otimização do
aprendizado |
BARRY |
1992 |
Comportamento no estudo; efeitos da prática estruturada/formal
e da prática livre/informal |
ERICSSON et al |
1993 |
Prática deliberada |
ERICSSON e KRAMPE |
1996 |
Prática deliberada |
DRAKE e PALMER |
2000 |
Análise da prática, planejamento |
ROSTRON e BOTTRILL |
2000 |
Estrutura da prática x efeitos no rendimento da execução |
WILLIAMON e VALENTINE |
2000 |
Relação quantidade x qualidade da prática |
WILLIAMON e VALENTINE |
2002b |
A organização da prática a partir da estrutura formal da
peça |
Estudos de caso
|
MIKLASZEWSKI |
1989 |
Análise da preparação de um repertório |
CHAFFIN e IMREH |
1997 |
Análise da prática de uma pianista-concertista;
memorização |
2001 |
2002 |
CHAFFIN; IMREH e CRAWFORD
|
2002 |
Acompanhamento do processo de aprendizagem de uma obra de
J.S.Bach por uma pianista-concertista |
RENWICK e MCPHERSON |
2002 |
Relação entre repertório e motivação para a prática (análise
do comportamento de estudo) de uma clarinetista |
CHAFFIN; IMREH; LEMIEUX e CHEN |
2003 |
O papel da prática na solução de dificuldades técnico-musicais
em músicos proficientes |
CHAFFIN; LEMIEUX e CHEN |
2004 |
Diferenças interpretativas em execuções de uma mesma peça |
CHAFFIN; LISBOA e LOGAN |
2005 |
Acompanhamento do processo de aprendizagem até a
performance |
CHAFFIN e LOGAN |
2006 |
A preparação de uma concertista para uma performance |
Estudos com entrevista e/ou questionário
|
SOSNIAK |
1985 |
Estudo de entrevistas com 21 pianistas concertistas sobre seu
desenvolvimento profissional |
SLOBODA e HOWE |
1991a |
Estudo de entrevistas com 42 jovens alunos sobre influências
na formação instrumental |
HALLAM |
1995a |
Estudo de entrevistas com 22 músicos sobre a prática de
estudo |
HALLAM |
1995b |
Estudo de entrevistas com 22 músicos sobre a relação entre
aprendizagem e interpretação |
HALLAM |
1997b |
Estudo de entrevistas com 22 músicos profissionais e 55
iniciantes: análise da prática |
DANIEL |
2001 |
Estudo com questionário para 35 instrumentistas sobre a
auto-avaliação da prática e da performance |
BURLAND e DAVIDSON |
2002 |
Estudo de entrevistas com 18 músicos de nível de excelência
fatores atuantes na formação profissional |
Levantamento/Survey
|
SLOBODA e DAVIDSON |
1996 |
Levantamento com 257 crianças e jovens sobre seu
desenvolvimento musical |
SLOBODA; MOORE; DAVIDSON; HOWE |
1996 |
Levantamento 257 crianças e jovens sobre a relação prática e
desenvolvimento da execução |
HARNISCHMACHER |
1997 |
Levantamento com 151 instrumentistas sobre o efeito das
diferenças individuais na estruturação da prática |
JORGENSEN |
1997 |
Levantamento com 182 alunos para verificar o tempo despendido
na prática |
KOTSKA |
2002 |
Levantamento com 261 alunos e professores sobre atitudes e
expectativas em relação à prática |
JORGENSEN |
2002 |
Levantamento com bacharelandos sobre a relação entre nível de
habilidade e quantidade de estudo |
MCPHERSON e MCCORMICK |
2003 |
Levantamento com 332 instrumentistas sobre o papel da
auto-eficiência na preparação da performance musical e nos provas de
execução |
SMITH |
2005 |
Levantamento com 344 instrumentistas sobre o comportamento de
estudo e análise de estratégias |
TIPO DE PESQUISA |
QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES |
Pesquisas experimentais e pesquisas descritivas
com delineamento experimental |
9 |
Estudos de caso |
10 |
Estudos com entrevista e/ou questionário |
7 |
Levantamentos / Survey |
8 |
TOTAL DE PESQUISAS EMPÍRICAS NA TEMÁTICA 1 |
34 |