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Schoenberg/Boulez: ideia/sistema

Schoenberg/Boulez: idea/system

Resumo:

Dois textos principais orientam o presente estudo: A música nova, a música demodée, o estilo e a ideia, escrito por Arnold SCHOENBERG (1977b)23 ______. (1977b) "La musique nouvelle, la musique démodée, le style et l'idée". In: STEIN, Leonard (Org.). Le style et l'idée. Paris: Editions Buchet/Chastel, p.93-103. em 1946, e O sistema e a ideia, escrito por Pierre BOULEZ (1986)7 ______. (1986) "Le système et l'idée". Inharmonique: Le temps des mutations 1. Paris, vol.1, 1-30. em 1986. Inicialmente é trabalhado o conceito de 'ideia musical' em diversos textos de Schoenberg. O conceito é então confrontado com uma análise de seu Prelúdio do Op. 25, elaborada por Jack BOSS (2014)3 BOSS, JACK. (2014) Schoenberg's twelve tone music: simetry and the musical idea. Cambridge: Cambridge University Press.. Essa análise levanta a problemática da percepção, conduzindo à discussão do texto de Boulez. Esse último é trabalhado na relação da 'ideia musical' com o 'sistema', inicialmente em conexão com a segunda Escola de Viena e em seguida com sua própria estética. Procura-se compreender como se articulam esses dois conceitos nas reflexões dos dois compositores, que muito influenciaram a transformação da linguagem musical no século XX, e que se situam em uma linha evidente de conexão e continuidade.

Palavras-chave:
sistema em Arnold Schoenberg; sistema em Pierre Boulez; ideia musical e composição; Prelúdio do Op. 25 de Schoenberg

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