Resumo:
Os cantos yãmĩy, constantemente atualizados por grupos indígenas de língua maxakali, correspondem a miríades de seres extraordinários caros a uma esfera mítica. Fixos, perenes, apresentando pouco espaço para a improvisação, os yãmĩy são ao mesmo tempo marcados por uma disposição à dissolução ou a uma revisão permanente da forma, à medida em que se amplia o recorte analítico. O fluxo decorrente de uma trama citacional cerrada, com polarizações localizadas e constantemente ressignificadas, transforma as sequências de objetos diacrônicos em verdadeiras pulsações de zonas desenhadas diante de um fundo contínuo, à imagem de "diferenças internas" ou "superposições intensivas de estados heterogêneos" (VIVEIROS DE CASTRO, 200623 ______ (2006). "A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos". Cadernos de Campo (USP). v.14-15, p.319-338.).
Palavras-chave:
música ameríndia; cantos yãmĩymaxakali/tikmũ'ũn
; dinamismo dos objetos musicais