Per Musi, Issue: 27, Published: 2013
  • Editorial

    Borém, Fausto
  • Ethics in music research: definitions and implications in the contemporaneity Artigos Científicos

    Queiroz, Luis Ricardo Silva

    Abstract in Portuguese:

    Os debates acerca da pesquisa em música na atualidade contemplam uma diversidade de questões que se inter-relacionam à complexidade e à amplitude do universo de abordagens da área. Entre as importantes discussões que permeiam a pesquisa em música, a ética na produção do conhecimento científico musical tem ocupado lugar de destaque. Com foco nessa realidade, este artigo tem como objetivo refletir sobre de aspectos éticos na prática investigativa e suas implicações para a pesquisa em música, apontando perspectivas e diretrizes gerais que podem embasar a atuação dos estudiosos da área em seus diferentes campos de investigação. O trabalho tem como base pesquisa bibliográfica e experiências consolidadas do autor como pesquisador e orientador de trabalhos de pesquisa em diferentes subáreas da música. A partir das discussões realizadas, o texto aponta aspectos conceituais que fundamentam as definições de ética no campo da música, bem como destaca questões que devem ser consideradas na produção e divulgação do conhecimento científico musical.

    Abstract in English:

    Nowadays, discussions about research in music include a variety of issues that interrelate to the complexity and breadth of the area approaches. Among the important discussions that permeate research in music, ethics in the production of the scientific knowledge of music has occupied a prominent place. Focusing on this reality, this article aims at reflecting about the ethical aspects of research practice and its implications for research in music, pointing out general perspectives and guidelines that may be the basis for the activities of scholars of this area in their different fields and approaches. The work is based on a literature review and consolidated experiences of this author as a researcher and advisor of research papers in the different subfields of music. It presents conceptual aspects that underlie ethics definitions in the field of music, while highlights issues to be considered in the production and propagation of the scientific knowledge of music.
  • The Indian Style of Villa-Lobos (Part One): melodic and harmonic aspects Artigos Científicos

    Moreira, Gabriel Ferrão

    Abstract in Portuguese:

    Primeira parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa primeira parte, apresento questões sobre aspectos melódicos e harmônicos no que chamo de seu "estilo indígena." Quais os meios musicais objetivos empregados por Villa-Lobos para evocar a figura do índio na memória e na sensibilidade dos ouvintes de seu tempo? Existe um rol de procedimentos composicionais recorrentes nessa construção sonoro-musical do índio em sua obra? Argumento que há um modo de compor particular de Villa-Lobos quando trata da temática indígena/selvagem, um recorte específico de sua obra: seu "estilo indígena".

    Abstract in English:

    First part of the article resulting from my Master's Thesis, which deals with the musical representation of Brazilian Indians in Villa-Lobos's music. In this first part, I discuss melodic and harmonic aspects of what I call "indian style". What musical means the composer uses to evoke the figure of the Indians on the memory and sensibility of his audience? Is there a specific collection of recurring musical procedures to portray his ideas of savageness? I argue that Villa-Lobos has a particular way of composing when he deals with the indian/savage thematic on his work, a specific set of his oeuvre: his 'indian style".
  • The Indian Style of Villa-Lobos (Part Two): rhythmic and textural aspects, signifying potential and Indian topics Artigos Científicos

    Moreira, Gabriel Ferrão

    Abstract in Portuguese:

    Segunda parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa segunda parte, continuo defendendo a existência de um "estilo indígena" coerente e autoreferente na música de Heitor Villa-Lobos. Analiso aspectos rítmicos e texturais desse estilo e, numa abordagem hermenêutica, seu potencial significante. Ao fim, apresento alguns modelos de tópicas indígenas em Villa-Lobos.

    Abstract in English:

    Second part of the article resulting from my Master's Thesis, which deals with the musical representation of Brazilian Indians in Villa-Lobos's music. In this second part, I continue to defend the existence of a coherent and self-referential Indian Style on Villa-Lobos music, and I observe the signifying potential of rhythmic and textural aspects of this style based on a hermeneutic approach. Finally, some models of Indian topics on Villa-Lobos are presented.
  • How La llorona became a Miserere by Willy Corrêa de Oliveira Artigos Científicos

    De Bonis, Mauricio

    Abstract in Portuguese:

    Em nossa pesquisa sobre o ciclo de peças para piano Miserere, de Willy Corrêa de Oliveira (DE BONIS, 2010) discutimos uma série de procedimentos composicionais pertinentes a essa obra e à produção do compositor em geral, a saber: a metalinguagem, a relação com as artes plásticas, a condensação de ideias, a superposição de citações à maneira de um ideograma, o teatro musical, e a possibilidade de uma análise estrutural de cada peça ao lado de uma leitura semântica (incentivada pela própria partitura). Obra aberta, o Miserere tem recebido adições do compositor após a publicação da pesquisa. As mesmas ferramentas de análise aplicadas para o ciclo todo são aqui utilizadas para o estudo de uma das últimas peças a serem acrescentadas, em 2009.

    Abstract in English:

    In our research on the cycle of piano pieces called Miserere, by Brazilian composer Willy Corrêa de Oliveira (DE BONIS, 2010) we discuss a series of compositional procedures used in this work and in the composer's production in general, such as borrowings and metalanguage, the relation to visual arts, the condensation of ideas, the superposition of quotations in the manner of an ideogram, musical theater, and the possibility of an structural analysis of each piece side by side with a semantic reading (favored by the score itself). As an open work, the Miserere has received additions by the composer after the publication of this research. The same analytical tools applied to the cycle are here used to study one of the last pieces to join the cycle in 2009.
  • The Melos e Harmonia Acústica (1988) of César Guerra-Peixe, Koellreutter and Hindemith: basic principles and similarities Artigos Científicos

    Hartmann, Ernesto

    Abstract in Portuguese:

    O Melos e Harmonia Acústica de César GUERRA-PEIXE (1988) apresenta um compêndio da atividade didática deste compositor expresso em forma de apostila. O presente trabalho busca traçar as possíveis influências comparando-o ao Caderno de Estudos com Koellreutter do próprio GUERRA-PEIXE (1944) e ao The Craft of Musical Composition de Paul HINDEMITH (1937), visando compreender melhor os pressupostos técnicos e teóricos.

    Abstract in English:

    The Melos e Harmonia Acústica by César GUERRA-PEIXE (1988), presented a survey of the didactical activity of this composer expressed in a textbook form. This research attempts to trace possible influences, comparing it to The Craft of Musical Composition by Paul HINDEMITH (1937) and Caderno de Estudos com Koellreutter by GUERRA-PEIXE (1944) in order to better understand the technical and theoretical approaches embodied in it.
  • Compositional procedures employed in Pedro Miguel's Ponteio Nº 2 based on the modeling of Camargo Guarnieri's Ponteio Nº12 Artigos Científicos

    Moraes, Pedro Miguel de; Castro, Gustavo de; Pitombeira, Liduino

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata da modelagem do sistema composicional utilizado pelo compositor Camargo Guarnieri (19071993), na criação do Ponteio Nº12, do Segundo caderno de sua série para piano denominada Ponteios. Esta modelagem foi realizada a partir da observação detalhada do comportamento de diversos parâmetros musicais utilizados pelo autor nessa obra. Com base na observação quantitativa e qualitativa de como as diversas unidades estruturais da obra se interrelacionam, progridem e se transformam no decorrer do tempo musical, foi proposto, em uma segunda fase, um sistema composicional utilizado no planejamento composicional do Ponteio Nº 2, para piano, de Pedro Miguel.

    Abstract in English:

    This article deals with the modeling of the compositional system used by the Brazilian composer Camargo Guarnieri (1907-1993) for the creation of the Ponteio Nº12 , from the Second book of his series for piano called Ponteios. This modeling was accomplished through a detailed observation of the behavior of several musical parameters used in this work by the composer. Based on quantitative and qualitative observations of how the various structural units of this piece interrelate, progress, and change in the course of musical time, it was proposed a compositional system that was used in a second phase, for the compositional planning of Pedro Miguel's Ponteio Nº 2, for piano.
  • Symbology and heredity on the formation of a Grundgestalt: the first of Berg's Four Songs Op.2 Artigos Científicos

    Almada, Carlos de Lemos

    Abstract in Portuguese:

    Integrando um amplo projeto de pesquisa que visa elaborar uma metodologia analítica específica para os procedimentos de variação progressiva, o presente estudo examina a possibilidade de existência de, por assim dizer, transmissão hereditária (extraopus) na construção da ideia primordial (ou Grundgestalt) de uma peça musical. Para isso, é analisada a primeira das Quatro Canções op.2, de Alban Berg, cuja Grundgestalt apresenta-se como um complexo formado por várias transformações de elementos-chave extraídos de três obras: Tristão e Isolda de Richard Wagner, a Primeira Sinfonia de Câmara op.9 de Arnold Schoenberg e a Sonata para Piano op.1, do próprio Berg.

    Abstract in English:

    As a part of a broad research project that aims at elaborating a specific analytical methodology for the procedures of developing variation, the present study examines the possibility of, so to speak, hereditary (extraopus) transmission in the construction of the primordial idea (or Grundgestalt) of a musical piece. Thus, the analysis was focused on the first of the Four Songs op.2, by Alban Berg, of which the Grundgestalt is presented as a complex formed by several transformations of key-elements extracted from three pieces: Tristan and Isolde, by Richard Wagner, the First Chamber Symphony op.9, by Arnold Schoenberg, and the Piano Sonata op.1, by Berg.
  • Erwartung's expressionism facing the problem of musical fetishism Artigos Científicos

    Freitas, Philippe Curimbaba

    Abstract in Portuguese:

    O monodrama Erwartung, de Arnold Schoenberg, foi caracterizado por um lado como síntese do expressionismo e, por outro, como uma composição não definível por meio de categorias formais. Esta convergência entre expressão e negação da forma, apontada por Carl Dahlhaus, é o ponto de partida deste texto, cujo objetivo é sustentar, mais do que uma simples convergência, uma relação determinada entre expressão e negação da forma, ou da convenção. Isto é realizado em três momentos: primeiro, desenvolve-se o conceito adorniano de fetichismo musical; segundo, aborda-se a relação entre a expressão e a convenção à luz do problema do fetichismo musical, o que permite aproximar noções como a negação da convenção, a negação romântica do objetivismo musical em prol da expressão subjetiva e a recusa de materiais fetichizados; em terceiro lugar, aborda-se Erwartung, mostrando como o problema da convenção, do objetivismo e do fetichismo não deixam de aparecer em uma peça que leva às últimas consequências a radicalização da expressão pela negação da convenção.

    Abstract in English:

    Arnold Schoenberg's monodrama Erwartung was characterized on one hand, as the epitome of expressionism and, on the other, as a composition not definable by formal categories. This convergence of expression and denial of form, remarked by Carl Dahlhaus, is the starting point of this text, which purpose is to sustain more than a simple convergence, but a well-defined relationship between expression and denial of form and convention. This involves three moments: first, the development of Adorno's concept of musical fetishism; second, the approach to the relationship of expression and convention seen from the perspective of musical fetishism, which enables us to approximate some notions as the denial of convention, the Romantic denial of musical objectivism in favor of subjective expression, and the refusal of fetishized material; and finally, the approach to the Erwartung, showing that the problem of convention, objectivism and fetishism still remains in a piece which leads the radicalization of expression through denial of convention to the ultimate consequences.
  • "Você mandou eu cantar, na mente que eu não sabia": estruturação formal e camuflagem em um gênero musical camponês do médio Jequitinhonha Artigos Científicos

    Rosse, Leonardo Pires

    Abstract in Portuguese:

    O paulista é um importante gênero músico-coreográfico camponês no médio Jequitinhonha (Minas Gerais). A partir da análise formal de alguns de seus parâmetros técnicos, este artigo busca explorar mecanismos através dos quais uma forma musical e literária pode propor um enunciado coerente e ao mesmo tempo dificultar ou restringir sua apreensão. Esta "codificação" acontece aqui através de processos de estruturação formal de um lado, aliados a uma particular economia de qualquer discurso analítico ou não-musical sobre a prática musical, de outro. Por fim, uma curta comparação de caso pretende sugerir tal problema como um paradigma possivelmente pertinente a outros contextos camponeses no Brasil.

    Abstract in English:

    The paulista is an important musico-choreographic peasant genre from the mid Jequitinhonha river (Minas Gerais, south-east of Brazil). Starting with a formal analysis of some of its technical parameters, this article seeks to explore mechanisms through which a musical and literary form can propose a coherent statement and at the same time difficult or restrict its apprehension. This "codification" is done here through processes of formal structuring on one hand, combined to a particular economy of any analytical or not-musical discourse about the musical practice, on the other hand. At last, a short comparison of cases claims to suggest such problem as a paradigm possibly relevant to other peasant contexts in Brazil.
  • Secondary Piano in the academic formation: educational ideas and perspectives of interdisciplinary Artigos Científicos

    Machado, Maria Inêz Lucas

    Abstract in Portuguese:

    Estudo sobre fundamentos para que a abordagem interdisciplinar do Piano Complementar possa promover a integração entre domínios diversos da formação acadêmica, no bacharelado e na licenciatura. São discutidas as vantagens da articulação pedagógica entre a apreciação, a performance e a criação, com a contextualização de aspectos inerentes ao ensino e ao desenvolvimento musical. As particularidades dos diversos perfis dos alunos da graduação, bem como suas necessidades e semelhanças, são subsídios para observações sobre a interface entre as disciplinas, a compreensão musical e conexões entre a prática no instrumento e a percepção da música. As concepções de alguns pianistas e professores são também tratadas e diretamente correlacionadas com a prática e a reflexão sobre a música e o ensino musical.

    Abstract in English:

    Study about fundaments for an interdisciplinary approach of the Piano as a Second Instrument class that could promote integration between different fields of the academic formation at the undergraduate level in Brazil. It discusses the advantages of a pedagogical coordination between appreciation, performance and composition, with the contextualization of issues related to music teaching and musical development. Characteristics of specific profiles of undergraduate students as well as their needs and similarities are taken under consideration in order to understand the interfaces between the disciplines, musical understanding and connections between the instrumental practice and the perception of music. Some ideas of recognized pianists and teachers are considered and related to the practice of music and music teaching.
  • A neuroscientific perspective on music Artigos Científicos

    Rocha, Viviane Cristina da; Boggio, Paulo Sérgio

    Abstract in Portuguese:

    O estudo da neurociência tem trazido muitas contribuições em diversas áreas, buscando melhor compreender o funcionamento do cérebro humano. O estudo da música tem sido valorizado em diversas áreas, das quais se destacam a percepção auditiva, a relação entre música e movimento, a relação entre música e memória, estudos com música e linguagem, além daqueles acerca das emoções evocadas por música. Além disso, muitos estudos têm apontado para o papel da música como ferramenta de intervenção em diferentes alterações neurológicas como afasia, autismo e dislexia. Este artigo apresenta uma revisão dos trabalhos publicados em periódicos internacionais, na última década, relacionados à música e neurociência, representativos de cada uma das sub-áreas acima citadas. Concluiu-se que há contribuição da neurociência tanto para o campo de música, da pedagogia musical e da performance, quanto para o campo da musicoterapia.

    Abstract in English:

    The field of neuroscience has brought several contributions to numerous different areas, in order to achieve a better understanding of the human brain function. The study of music and how it affects people's brains has been studied in conjunction with many other areas, such as music perception, movement, memory, language and music evoked emotions. Also, many articles have been pointing out to music as a rehabilitation tool in different neurological alterations, such as aphasia, autism and dyslexia. This article presents a review of representative studies published in the last decade about neuroscience and music, especially on the areas quoted above. In conclusion, one can perceive the possibilities of contributions from neuroscience to the field of music itself, as well as music pedagogy, music performance and music therapy.
  • An audiological analysis of music students in Brazil Artigos Científicos

    Otubo, Karina Aki; Lopes, Andréa Cintra; Lauris, José Roberto Pereira

    Abstract in Portuguese:

    Tocar um instrumento musical requer a integração das habilidades perceptiva, motora, e cognitiva, desenvolvidas modularmente, de forma gradativa e hierarquicamente coordenada. Na realização de uma obra musical, a audição atua de forma marcante na sua complexa associação com o cérebro, capaz de produzir mudanças comportamentais e emocionais nos humanos. O presente estudo analisa o perfil audiológico de estudantes de graduação em Música, que foram submetidos à Avaliação Audiológica (Entrevista, Audiometria Tonal Liminar, Logoaudiometria, e Imitanciometria), além dos exames complementares de Audiometria Tonal de Altas Frequências (AT-AF) e Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOAT). Os resultados indicaram que os estudantes apresentam audição dentro da normalidade. Entretanto, ações educativas e preventivas são essenciais para promover a conscientização sobre alterações auditivas nesse grupo de risco.

    Abstract in English:

    Playing a musical instrument demands integration of perceptive, motor and cognitive skills, modularly and gradually developed and in a hierarchically coordinated fashion. In music performance, the complex association between hearing and the brain is central, one capable of producing behavioral and emotional changes in human beings. The present study analyzes audiological profiles of music students, who were submitted to Audiological Assessment (Interview, Threshold Tonal Audiometry, Logoaudiometry and Imitanciometry), besides the complementary examinations of High Frequencies Tonal Audiometry and Transient Evoked Otoacustic Emissions. The results indicated normal hearing for the students. Nevertheless, preventive and educative actions are essential to promote awareness of auditory alterations within this risk group.
  • Expressiveness in the opinion of classical singers Artigos Científicos

    Mello, Enio Lopes; Ferreira, Léslie Piccolotto; Pacheco, Natália Fonseca; Silva, Marta Assumpção de Andrada e

    Abstract in Portuguese:

    Investigação sobre a opinião de cantores líricos em relação à expressividade na performance operística. MÉTODO: 50 cantores líricos (24 mulheres e 26 homens) citaram cinco palavras relacionadas à expressividade do cantor de ópera. RESULTADOS: a partir da frequência das repetições de palavras nas respostas dos cantores foram elaborados seis eixos temáticos: emoção (76%); técnica (64%); habilidades (58%); entrega (54%); corpo (48%) e interpretação (38%) que foram correlacionados aos dados de caracterização dos sujeitos. CONCLUSÃO: a partir dos resultados desta pesquisa pode se inferir que a expressividade do cantor lírico diz respeito à emoção, à técnica e à habilidade do cantor de se entregar ao personagem e ao público, e isso se conquista com anos de experiência na profissão.

    Abstract in English:

    Investigation about the opinion of classical singers in relation to expressiveness in opera performance. METHOD: 50 classical singers (24 females and 26 males) provided five words related to the expressiveness of opera singers. RESULTS: The following six themes were defined from the frequency of word repetition in the singers' answers: emotion (76%); technique (64%); skills (58%); involvement (54%); body (48%) and interpretation (38%). These were crossed with the subjects' characterization data. CONCLUSION: The data suggest that the expressiveness of classical singers is related to emotion, technique, and the ability of the singer to completely involve himself with the character and audience, and this is achieved with years of experience in the profession.
  • Three gestural perspectives for a percussive performance: technical, interpretative and expressive Artigos Científicos

    Chaib, Fernando

    Abstract in Portuguese:

    Esse artigo¹ propõe uma reflexão sobre a atuação do intérprete percussionista em função dos gestos que o mesmo poderá aplicar sobre uma performance musical. Para uma construção performativa, que acreditamos poder auxiliar na transmissão do conteúdo musical de uma obra, selecionamos três ações gestuais: técnica (relativa aos movimentos corporais); interpretativas (relativa aos exercícios intelectuais) e expressivas (integração das ações corporais e intelectuais). As explicações e análises sobre os fenômenos gestuais são ilustradas com obras consagradas do repertório de percussão.

    Abstract in English:

    This article aims at providing a reflection towards the percussionist gestures during musical performance. In building a performance we propose to assist the transmission of a work's musical content according to three gestural acts: technical (only related to body motion); interpretative (related to intellectual exercises) and expressive (integration between body and intellect actions). The explanations and analyses of the gesture phenomena are illustrated with standard works of the percussion repertoire.
  • Extended left-hand guitar technique: a study on the barré Artigos Científicos

    Madeira, Bruno; Scarduelli, Fabio

    Abstract in Portuguese:

    A técnica instrumental é um elemento da performance musical em constantes reformulações. Com o objetivo principal de estender a técnica violonística da pestana, o presente artigo foi dividido em três partes: (1) conceituações gerais sobre técnica instrumental; (2) a partir de métodos instrumentais dos últimos quatrocentos anos, um breve histórico da pestana foi delineado com o objetivo de recolher informações técnicas sobre sua realização, (3) sugestões e exemplificações de procedimentos não usuais de pestana (com dedos diferentes do indicador, de falange, bisagra e cruzada), encontrados de forma muito resumida na escassa bibliografia sobre o assunto e cuja aplicabilidade é verificada no repertório.

    Abstract in English:

    Instrumental technique is an element of musical performance in constant reformulation. With the main objective of expanding the guitar technique of barring, this study was divided into three parts: (1) general concepts about instrumental technique; (2) from instrumental methods of the past four hundred years, a brief history of the barré was outlined in order to collect technical information about its realization, (3) suggestions and examples of unusual barring procedures (with different fingers, phalanx barré, hinge barré, crossed barré), found in the scarce bibliography and which applicability is verified in the repertoire.
  • Fantasia Sul América for clarinet solo by Claudio Santoro: an analysis Artigos Científicos

    Santos, Gueber Pessoa; Bordini, Ricardo Mazzini

    Abstract in Portuguese:

    Estudo analítico abordando os aspectos estruturais da Fantasia Sul América para clarineta solo de Claudio Franco de Sá Santoro (1919-1989), que propõe uma segmentação formal a partir da análise motívica da obra, identificando seus elementos constitutivos e procurando elaborar e responder questões investigativas. Ao fornecer subsídios que possam auxiliar o instrumentista em suas escolhas interpretativas, busca-se aprofundar o conhecimento geral na área de execução musical instrumental e em particular de obras brasileiras contemporâneas.

    Abstract in English:

    Analytical study about structural aspects of Fantasia Sul América for solo clarinet by Claudio Franco de Sá Santoro (1919-1989). It proposes a formal segmentation based on motivic analysis in order to show its constituent elements. It raises investigative questions and provides subsidies that may help players in interpretative choices. It aims at contributing to deepen general knowledge in instrumental musical performance, especially of Brazilian contemporary works.
  • Carl Nielsen's Clarinet Concerto, Op.57: context, analysis and performance Artigos Científicos

    Fraga, Vinicius de Sousa

    Abstract in Portuguese:

    Composto em 1928, o Concerto para Clarineta, Op.57, de Carl Nielsen (1865-1931) tornou-se uma obra fundamental na literatura da clarineta no século XX. A presente pesquisa procura discutir algumas de suas questões de performance através de uma contextualização da época em que foi escrito, com ênfase nos aspectos relevantes sobre o compositor e a produção da obra. São observadas as divergências entre a edição da Samfundet e os originais manuscritos. Por meio de uma análise da obra, busca-se discutir sua recepção inicial e seu papel na literatura da clarineta.

    Abstract in English:

    Composed in 1928, Carl Nielsen's Clarinet Concerto, Op.57 became a fundamental work in the twentieth century clarinet literature. This study discusses some of the work's performance aspects by means of examining its context related to its composer and compositional procedures. The discrepancies between the Sanfundet edition and the composer's manuscripts are observed. Analysis aspects of the work support the discussion about its initial reception and its role in the clarinet literature.
  • Musical-rethorical notes on J. S. Bach's Largo from Concerto n.5, BWV 1056 Artigos Científicos

    Lanzoni, Pablo Alberto

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo discute a análise retórica do Largo do Concerto n.5 em Fá menor, BWV 1056 de Johann Sebastian Bach. No primeiro momento, é apresentada uma revisão dos princípios retóricos e de como eles se transportam à música. A seguir, é proposta uma análise do movimento mencionado, partindo da discussão já exposta. O exercício analítico exemplifica como os princípios retóricos estão intimamente relacionados à música do período barroco.

    Abstract in English:

    The present article is based upon the rhetorical analysis from Johann Sebastian Bach's Largo of Concert n. 5 F minor, BWV 1056. First, a review of the rhetorical principles and how they convey themselves to the music is introduced. Next, it is presented an analysis of the mentioned movement from the discussion already exposed. The analytical exercise exemplifies how the rhetorical principles are related to the Baroque period music.
  • Review of the dissertation The guitar in the LPs era: interpretation and misreading in the art of Juliam Bream by Sidney Molina Júnior Seção De Resenhas - "pega Na Chaleira"

    Souto, Luciano Hercílio Alves
  • Thinking music education imaginatively: a philosophy of music education by Estelle Ruth Jorgensen Seção De Resenhas - "pega Na Chaleira"

    Arroyo, Margarete
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