Acessibilidade / Reportar erro
Per Musi, Número: 31, Publicado: 2015
  • Editorial de Per Musi 31 Editorial

    Borém, Fausto; Rosse, Eduardo
  • Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda: uma visão interpretativa Artigos Científicos

    Souza, Iracele Vera Livero de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais – tempo, duração, altura e efeitos - é observado o emprego da indeterminação, assim como levantados os tipos de notação empregados - notação exata, aproximada, indicativa e gráficos musicais. A metodologia parte do estudo e análise da peça ao piano e do estudo da bibliografia específica sobre análise e notação. Serão feitas propostas para uma possível performance.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this paper is to verify indetermination elements used by Brazilian composer Eunice Katunda in her piano piece Expressão Anímica (1979), as well as the compositional procedures adopted by the composer. Departing from the musical parameters – time, duration, pitch and effect - the use of indetermination is analized, as well as all types of notation used in the piece – such as exact, aproximative, indicative notation and music grafics. The methodology consisted of reviewing related literature and music notation studies. Finally, a possible performance is proposed.
  • Gesto na performance da percussão, Parte 1: análise percentual de dados experimentais1 Artigos Científicos

    Chaib, Fernando; Chaib, Homero; Catalão, João

    Resumo em Português:

    Este artigo, Parte 1 do mesmo estudo, mostra como foi realizado um tratamento descritivo, através de uma análise percentual, dos dados experimentais obtidos ao observar a influência do gesto corporal sobre as sensações de continuidade, suspensão e conclusão de um trecho musical em percussão. Dentro da complexa relação estabelecida entre o percussionista e o texto musical apresentado em grande parte das produções para percussão, procuramos compreender até que ponto o corpo poderá ser um agente auxiliador no processo de transmissão de sensações específicas sobre a música executada em uma performance percussiva. A complexidade deste processo experimental nos obrigou a dividir os resultados obtidos em dois artigos. Este trabalho trata-se da 1ª parte de publicação dos dados adquiridos e analisados a partir dos pesos percentuais.

    Resumo em Inglês:

    This paper, Part 1 of the same study, discusses the influence of corporal gesture on the sensations of continuity, suspension and conclusion of a percussion musical excerpt from a descriptive statistical analysis data obtained on a specific experiment. From the complex relationship between the percussionist and musical text displayed largely on percussion productions, we seek to understand how far the motion body could be a supportive agent in the process of transmission of specific feelings about the music performed in a percussive performance. The complexity of this experimental process forced us to divide the results into two articles. This work comes from the 1st part of publishing data acquired since the experiment exposed here also suffered a factorial analysis of correspondences, can be found in the subsequent Article from this one ".
  • Gesto na performance da percussão, Parte 2: análise fatorial de correspondências de dados experimentais1 Artigos Científicos

    Chaib, Fernando; Chaib, Homero; Catalão, João

    Resumo em Português:

    Este artigo, Parte 2 do mesmo estudo, apresenta os resultados do experimento “Sensação de continuidade de um trecho musical” (CHAIB et. al. 2013) analisados através da técnica estatística Análise Fatorial de Correspondências (AFC). O objetivo principal dessa análise é o de observar, através de índices, a influência do gesto na transmissão de sensações de continuidade, suspensão e conclusão sobre a performance em percussão. Uma vez alcançado o objetivo será possível generalizar os resultados em performances realizadas sobre os mesmos moldes das apresentadas no experimento.

    Resumo em Inglês:

    This paper, Part 2 of the same study, presents the results of the experiment "Sensation of continuity of a musical excerpt" (CHAIB et. al. 2013) analyzed using the statistical technique Factor Analysis of Correspondences (FAC). The main objective of this analysis is to look through indexes, the influence of gesture in conveying sensations of continuity, suspension and conclusion on the performance on percussion. Once achieved the goal will be possible to generalize the results in performances conducted on the same lines presented in the experiment.
  • Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos Artigos Científicos

    Mello, Ênio Lopes; Ballestero, Luiz Ricardo Basso; Silva, Marta Assumpção de Andrada e

    Resumo em Português:

    A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Filosofia, Psicologia e Artes, principalmente canto. Essa discussão foi estruturada em três tópicos: A) Singularidade e percepção corporal; B) Imagem e expressão; C) Postura, voz e autoimagem. Considerações finais: a expressão e a imagem corporal são figuradas por meio da conscientização da postura e do movimento corporal, portanto todo movimento é expressivo. Toda expressão tem efeito na imagem corporal, logo, toda nova percepção da expressão produzirá alteração na autoimagem. Dessa forma, o cantor lírico altera a percepção de si mesmo, a cada nova interpretação e institui novos signos para os gestos e para as posturas corporais.

    Resumo em Inglês:

    Body awareness is an essential precondition to maintain posture and the development of vocal and bodily gestures for lyric singers. The aim of this study was to discuss the relationship between postural and vocal signs with self-image in lyric singers. Therefore, a discussion was performed based on semiotic Physiotherapy, Speech Therapy, Medicine, Philosophy, Psychology and Art, especially singing. This discussion was structured around three topics: A) Uniqueness and body awareness; B) Image and expression; C) Posture, voice and self-image. Final considerations: the expression and body image are characterized through awareness of posture and body movement so every movement is expressive. Every expression as an effect on body image, therefore every new perception of the expression will produce changes in the self-image. Thus, the lyric singer changes the self-perception on each new interpretation and establishes new signs for the gestures and body postures.
  • Fundamentos biomecânicos da postura e suas implicações na performance da flauta Artigos Científicos

    Fonseca, Marcelo Parizzi Marques; Cardoso, Francisco; Guimarães, Antônio

    Resumo em Português:

    O estudo sistemático de um instrumento musical não é uma tarefa simples e implica numa demanda física e emocional difícil de imaginar por quem não se dedica a essa atividade. Pesquisadores reconhecem que tal demanda afeta significativamente a carreira do músico instrumentista e pesquisas importantes têm sido conduzidas sobre este assunto. Diante deste contexto, este artigo apresenta um estudo dos fundamentos da biomecânica da postura e suas implicações na performance da flauta. A partir da conceituação da postura normal, considerando o centro de gravidade corporal, a musculatura da estática e a postura normal em pé e sentada, foram elencados os aspectos fundamentais da biomecânica da postura na performance da flauta e as alterações posturais inerentes à sua performance. A conclusão do artigo é que se essas alterações posturais, próprias da performance, não forem conscientizadas pelo flautista, a qualidade da execução e a longevidade de sua carreira poderão ficar seriamente comprometidas.

    Resumo em Inglês:

    The systematic practice of a musical instrument is not a simple issue and involves physical and emotional demands which are difficult to understand by those who are not engaged with this activity. Researchers recognize that such demand may significantly affect the musician’s career. Important studies have been conducted on this subject. Given this context, this paper presents a study of the fundamentals of the posture’s biomechanics and their implications on the performance of the flute. From the concept of normal posture (gravity of body center, the static muscle, and the normal posture - standing and seated), the fundamental aspects of the posture’s biomechanics during flute’s performance, and the inherent postural changes in this performance were considered. Results show that if the flutists unaware of the inherent postural changes during the flute's performance, may have the quality of his performance and the longevity of his career seriously compromised.
  • Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras Artigos Científicos

    Ferreira, Rodrigo Bueno; Maas, Henry; Savi, Luiz Cesar; Freitas, Thiago Corrêa de; Schmid, Aloísio Leoni

    Resumo em Português:

    Originária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas muito mais pela tradição e por generalizações intuitivas do que por indicações resultantes de pesquisa científica empírica. Este trabalho descreve uma breve história das flautas renascentistas, sua utilização, suas formas de execução e, principalmente, sua construção, a fim de avaliar até que ponto a seleção de materiais é importante para determinar as características qualitativas do instrumento, sendo que para este último ponto, foram utilizadas madeiras nacionais não tradicionais (como imbuia e sucupira), para a confecção, gerando bons exemplares.

    Resumo em Inglês:

    Originated from the German Querflöte from the 12th century, the Renaissance transverse flute reached its highest popularity between the 16th and 17th centuries. Like several other acoustical musical instruments, the Renaissance transverse flute has its material selection, as well as its construction technique dictated by tradition and intuitive generalization rather than by scientific empirical research. This paper presents a brief history of Renaissance flutes and their making. We also have evaluated, in a qualitative way, the relevance of material selection for the instrument features. So far, it was possible to show the feasibility of a non-traditional wood choice, as Brazilian woods (such as imbuia and sucupira) were chosen to build and yielded good exemplars of this instrument.
  • Aprendizagem musical na maturidade: diálogo entre teoria e prática Artigos Científicos

    Cirino, Andréa Cristina

    Resumo em Português:

    Esse trabalho apresenta uma síntese parcial da pesquisa de mestrado concluída em 2010, e tem como propósito discutir o significado de aprendizagem musical e sua relação com a teoria e a prática, levando em conta a intenção e a habilidade musical de adultos maduros. Sob esse enfoque qualitativo com técnicas de etnografia escolar, o artigo traz os relatos de oito alunos com idade a partir de 50 anos, que participaram de entrevistas semiestruturadas no decorrer do curso de extensão Apreciação e Musicalização na Maturidade – UFMG. Os resultados procedem da análise interpretativa do conteúdo, com base nos argumentos de SWANWICK (2003; 1996) e GREEN (2005). As considerações finais refletem sobre a importância de se adequar métodos de aprendizagem musical para esta faixa etária, conjugando teoria básica e atividades práticas conforme as possibilidades e a experiência do aprendiz

    Resumo em Inglês:

    This work presents a partial synthesis of the master’s research concluded in 2010, and aims at discussing the meaning of musical learning and its relation to theory and practice, taking into account the intention and musical ability of mature adults. Under this qualitative approach with techniques of educational ethnography, the paper brings the reports of eight students over 50 years old who participated of semi-structured interviews during the community course Appraising and Musicalization in Maturity – UFMG. The results derive from the interpretative analysis of content, based on the ideas of SWANWICK (2003; 1996) and GREEN (2005). The final considerations consider the importance of adapting methods of musical learning for this age range, combining basic theory and practical activities in accordance to the possibilities and experience of the learner
  • Avaliação da performance instrumental pelos professores de trompete: questões e desafios Artigos Científicos

    Costa, Maria Clara; Barbosa, Jaime Filipe

    Resumo em Português:

    Um grupo de professores de Trompete foi convidado a avaliar a performance instrumental de dois alunos. Inicialmente, a avaliação da performance instrumental dos executantes foi realizada livremente (sem referenciais teóricos ou instrumentos específicos) e posteriormente baseada na Escala de Registo da Execução Musical, a qual foi construída com base na teoria de Espiral de Desenvolvimento Musical (SWANWICK, 1988). Pretendeu-se efetuar um contraste entre as avaliações efetuadas pelos professores de Trompete, baseadas na Escala de Registo da Execução Musical (COSTA e BARBOSA, 2010) e as avaliações livremente produzidas pelos mesmos (sem referenciais). Quando se coloca em confronto as duas formas de avaliação é possível constatar inconsistências nas avaliações dos professores a respeito da performance instrumental dos alunos. Adicionalmente, é possível concluir que os professores de Trompete recorrem maioritariamente apenas a duas das dimensões da crítica musical: Materiais e Expressão, considerados os estágios situados no nível mais básico da Teoria Espiral.

    Resumo em Inglês:

    A group of Trumpet´s teachers was invited to assess the instrumental performance of two students. Initially, the evaluation of the performance of the two students was held freely (without theoretical frameworks or specific instruments) and then based on the Scale of Evaluation of Musical Execution, which was based on Swanwick’s theory. The main objective of this research is to contrast the assessments done by Trumpet´s teachers, based on Scale of Evaluation of the Musical Execution (COSTA e BARBOSA, 2010), with the free assessments (without references) carried out by the same group of teachers. By comparing the two forms of evaluation, we verify the inconsistency of the assessments and judgments in respect to the performance of the students. Additionally, our results show that Trumpet´s teachers´ evaluation of the students´ instrumental performance is mostly focused on two dimensions: materials and expression, which are stages at the most basic levels of the Spiral Theory.
  • Suíte Nº 1 para violoncelo solo de Max Reger e a escrita de J.S. Bach: relações de dependência e identidade de linguagem Artigos Científicos

    Ferrari, Ângela Maria; Aquino, Felipe Avellar de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho busca demonstrar como Max Reger emprega modelos de J.S. Bach na construção de sua Suíte Nº 1, Op. 131c. Dessa forma, em sua escrita, Reger combina elementos da harmonia do final do século XIX com técnicas contrapontísticas de J.S. Bach. A influência do mestre barroco é visualizada desde a escolha das tonalidades até a utilização de motivos que são, de fato, transformações e expansões de motivos “bachianos”. Portanto, este trabalho discute as técnicas de composição empregadas por Reger na Suíte Op. 131c nº 1, como também traça um paralelo entre essa obra, em particular, com movimentos das suítes para violoncelo solo de J.S. Bach. Respaldado pela linguagem baseada no cromatismo, Reger resgata, ao mesmo tempo, o gênero Suíte na literatura solo do violoncelo, e sob a égide da estética do romantismo tardio, cria uma obra com características e estilo próprios. A partir dessas premissas, o trabalho propõe subsidiar o intérprete em suas decisões interpretativas.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at demonstrating how Max Reger employs musical patterns of J. S. Bach as models for the construction of his Suite Op. 131c nº 1 for cello solo. Thus, in his compositions Reger combines harmonic elements from the end of the 19th century with contrapuntal techniques of J. S. Bach. The influence of the German master can be traced from the choice of tonalities to the use of motives, which are, in fact, expansions and transformations of “bachian” motifs. Consequently, this article discusses the compositional techniques employed by Reger in the Suite Op. 131c nº 1 for cello solo. It also draws a parallel between this particular composition and movements from J. S. Bach’s cello suites. Endorsed by a compositional language based on chromaticism, Reger redeems the Suite as a genre for the cello solo literature and, at the same time, under the aegis of the late romantic aesthetic, he creates a work with unique style and characteristic. Based on these premises, this work aims to support the performer in her/his musical decisions.
  • As pesquisas históricas na interpretação de Chopin Artigos Científicos

    Marun, Nahim

    Resumo em Português:

    As pesquisas sobre performance historicamente informada se concentraram inicialmente em obras do século XVII e XVIII, trazendo novas ideias aos processos analíticos tradicionais e impulsionando novas abordagens interpretativas desses estilos. Entretanto, ao invés de apontar resultados unívocos e precisos, tais estudos multiplicaram as possibilidades de releituras musicais e originaram as mais diversas vertentes interpretativas. As investigações aportaram, pouco à pouco, aos estilos musicais que se sucederam ao barroco e ao clássico, chegando ao século XIX. Neste artigo, trataremos de alguns dilemas interpretativos decorrentes da diversidade editorial na música para piano de Frédéric Chopin (1810-1849). A ampla divulgação das suas primeiras edições na internet, juntamente com as possibilidades de performance trazidas pelas pesquisas históricas, expandiram as referências estabelecidas para sua música e trouxeram mais flexibilidade interpretativa a alguns parâmetros musicais, como direções fraseológicas, escolhas das articulações, timbre instrumental, dedilhados, pedais, rubati e ornamentações.

    Resumo em Inglês:

    The researches on historically informed performance were, at first, focused on seventeenth- and eighteenth- century works; hence they brought new thoughts on traditional analytical procedures, and also stimulated new performances of these styles. However, instead of pointing unambiguous and precise results, such studies have multiplied the possibilities of musical interpretation. The researches on these subjects have reached, little by little, to the domains of other musical styles. In this article, we shall deal with some performance issues brought by the number of music editions on Frédéric Chopin (1810-1849). The unrestricted access to the first editions at internet, altogether with the possibilities brought by historical approaches have expanded the established guidelines for his music and have brought more flexibility to some topics of their performance practice, such as phrase structuring, touches, tone, fingering, pedaling, rubati and ornamentations.
  • Prelúdio nº 3 de Heitor Villa-Lobos: considerações sobre um processo interpretativo Artigos Científicos

    Medeiros, Daniel Ribeiro

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma interpretação da peça para violão solo Prelúdio nº 3, de Heitor Villa-Lobos. A análise fundamenta-se nos conceitos de performance historicamente informada (WALLS, 2002) e intuição informada (RINK, 2007). Portanto, apresenta-se aqui um estudo de caso onde a intuição e percepção musical do intérprete são reforçados por aspectos estéticos e estilísticos. Primeiramente, serão abordadas características harmônicas e de ornamentação (elementos estético-estilísticos); depois, adentra-se na análise da peça, baseada em parâmetros como plano formal, temporalidade e dinâmica (RINK, 2007), bem como de agrupamentos (JACKENDOFF; LERDAHL, 1983).

    Resumo em Inglês:

    This study presents an interpretation of the guitar solo piece Prelúdio nº 3 by Brazilian composer Heitor Villa-Lobos. The analytic process is based on concepts like historically informed performance (WALLS, 2002) and informed intuition (RINK, 2007), beyond other authors. The case study presented here has the intuition and musical understanding reinforced by aesthetic and stylistic aspects. Primarily, attention is paid to harmonic and ornamental characteristics (aesthetic and stylistic elements); secondly, an analysis of the piece based on parameters such as the formal plan, temporality and dynamic (RINK, 2007), and groupings (JACKENDOFF; LERDAHL, 1983) is presented.
  • O violão na universidade brasileira: um diálogo com docentes através de um questionário Artigos Científicos

    Scarduelli, Fabio; Fiorini, Carlos Fernando

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta a análise de um questionário aplicado aos professores de violão de universidades públicas brasileiras (estaduais e federais), em que são abordados os caminhos de técnica e repertório utilizados nestas instituições. A partir de uma participação ampla (com 95,4% de participação das universidades que possuem curso de violão), foi possível elaborar um mapa do ensino do violão no Brasil, que poderá suscitar reflexões a respeito da pedagogia e do perfil dos profissionais formados nestes cursos.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an analysis of a survey answered by classical guitar teachers of Brazilian public universities, as far as the technique and repertoire used at these institutions. Departing from a broad participation (95.4% of the universities offering a degree in classical guitar), it was possible to draw a map of classical guitar teaching in Brazil. The results may raise questions about the pedagogy and the profile of the guitar alumni.
  • Música e desenvolvimento em Salvador (Bahia), à luz da geografia crítica e ecologia dos saberes Artigos Científicos

    Castro, Armando Alexandre; Ribeiro, Maria Teresa Franco

    Resumo em Português:

    Registro do mapeamento de um conjunto considerável de instituições que utilizam a música como elemento estético-pedagógico relevante na transformação social de cidadãos em Salvador (Bahia), uma cidade que, distante dos discursos turísticos, apresenta consideráveis índices de pobreza, concentração de renda e desigualdade socioeconômica. O referencial teórico está alicerçado na geografia crítica e no conceito de ecologia dos saberes. A metodologia escolhida contempla a coleta e análise de estatísticas socioeconômicas oficiais sobre Salvador, e uma a pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas.

    Resumo em Inglês:

    Mapping of significant institutions using music as an important aesthetic and pedagogical element in the social transformation of citizens in Salvador (Brazil), a city that, far from tourist appeal, presents considerable poverty rates, concentration of income and socioeconomic inequality. The theoretical framework is grounded in critical geography and the concept of ecology of knowledge. The chosen methodology includes the collection and analysis of Salvador´s official socioeconomic statistics, and a field research with application of semi-structured interviews.
  • O potencial musical de Belo Horizonte como motor de uma estratégia de desenvolvimento local1 Artigos Científicos

    Medeiros, Jane Maria De; Machado, Lucília Regina de Souza

    Resumo em Português:

    O cenário musical de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, apresenta uma produção caracterizada por grande riqueza, qualidade criativa, inovações e crescente dinamismo. Tais ingredientes seriam suficientes para se pensar na possibilidade da construção de um Sistema Produtivo e Inovativo Local (SPIL) da música dessa cidade? Tal indagação motivou a discussão sobre as condições existentes ou as que precisariam ser criadas para que este sistema pudesse ser organizado. Nesse sentido, foram analisados os fatores que poderiam facilitar ou impedir essa construção.

    Resumo em Inglês:

    The music scene in the city of Belo Horizonte, capital of Minas Gerais, Brazil, has its production characterized by great diversity, creative quality, innovation and growing dynamism. Would these ingredients be sufficient to consider the possibility of building a Local Production and Innovation System (SPIL by short) of music in this city? This question led to a discussion about the existing conditions or those that need to be created so that this system could be organized. Accordingly, we analyzed the factors that may facilitate or prevent such construction.
  • Retrospectiva histórica e temáticas investigadas nas pesquisas empíricas sobre o processo de preparação da performance musical Artigos Científicos

    Barros, Luís Cláudio

    Resumo em Português:

    A partir de uma retrospectiva histórica e de contextualização da pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental, o presente trabalho estabelece o panorama das principais vertentes temáticas examinadas pela pesquisa científica. Ciente de que o objeto de estudo possui muitas ramificações, abordagens e especificidades, grande parte dos temas de pesquisa pode ser enquadrada dentro de algumas categorias temáticas de maior abrangência. Nesse contexto, o artigo define as categorias em que cada tema relacionado às etapas de preparação da performance musical pode ser inserido no campo da pesquisa empírica em Práticas Interpretativas.

    Resumo em Inglês:

    This article gives an overview of the main subjects investigated by the scientific research from an historical retrospective of empirical research in Performance Planning. Knowing that the research object has many ramifications and specificities, it is possible to insert a great part of the subjects of research within a broad thematic category. In this context, this article defines the categories in which each theme related to performance planning can be inserted within Musical Performance.
  • Acis y Galatea: reflexos da Guerra de Sucessão Espanhola na zarzuela de Cañizares-Literes, de 1708 Artigos Científicos

    Rodriguez, Iara Luzia

    Resumo em Português:

    o presente artigo busca discorrer sobre a prática músico-teatral na Espanha do início do século XVIII, com foco no estudo da zarzuela Acis y Galatea. Este ensaio pretende demonstrar como o teatro foi utilizado pela dinastia Bourbon para fazer sua propaganda política, incorporando elementos da tradição espanhola, bem como da ópera italiana.

    Resumo em Inglês:

    this article attempts to discuss the musical-theatre practice in Spain during the early Eighteenth Century, emphasizing the zarzuela Acis y Galatea. It also intends to show how the theatre was used by the Bourbon dynasty for its propaganda, incorporating elements of the Spanish tradition and Italian opera.
  • Agência dos objetos sonoros Artigos Científicos

    Tugny, Rosângela Pereira de

    Resumo em Português:

    Este texto busca se aproximar do discurso de especialistas ameríndios sobre a origem não autoral de suas músicas, onde a escuta ocupa a função de produção. Busca também compreender as limitações dos artistas ocidentais quando tentam colaborar com as formas de trabalho acústico operantes entre estes coletivos. À luz de reflexões de Bruno Latour e Jacques Rancière em torno de temas relacionados às políticas da estética, às noções de "produção" e às fissuras construídas pelas sociedades modernas entre noções de natureza e cultura, é revisitado o percurso singular do compositor francês Pierre Boulez, como forma de problematizar um encontro da produção artística musical dos círculos de compositores de salas de concerto com as cosmossonologias ameríndias.

    Resumo em Inglês:

    This text aims at approaching the speeches of Amerindian specialists on non-authorial origin of their music – in which the activity of listening occupies the function of production – and also to understand the limitations of Western artists whenever they try to collaborate with the forms of acoustic work which operate in these collective realities. Under the light of reflections made by Bruno Latour and Jacques Rancière on themes related to the politics of aesthetics, the notions of “production” and the breaches built by modern societies between nature and culture, the present study revisits the singular path of French composer Pierre Boulez as a way of dealing with the encounter between the artistic musical production of the circle of composer who write for concert halls with Amerindian cosmosonology.
  • Resenha do livro Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil: um estudo de repertório inserido em uma nova estética Seção De Resenhas – "pega Na Chaleira"

    Andrade, Débora
  • Resenha sobre o livro Alemão para Cantores Seção De Resenhas – "pega Na Chaleira"

    Silva, Verônica Oliveira da; Ferreira, Léslie Piccolotto
Escola de Música da UFMG Escola de Música da UFMG. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha. Cep: 31270-010 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: permusiufmg@gmail.com