ARTÍCULO CIENTÍFICO Paisajes sonoros en extinción: una situación de aprendizaje de música para educación secundaria Nicolás, Ana María Botella Ramos, Pablo Ramos Resumo em Espanhol: RESUMEN: El presente estudio de caso analiza una situación de aprendizaje multidisciplinar a medio camino entre la educación ambiental y la educación musical. A partir del concepto de ecología sonora, alumnos de secundaria crearon paisajes sonoros de ecosistemas amenazados por el cambio climático y por la acción del hombre. Para ello realizaron un trabajo de investigación sobre diez ecosistemas amenazados y recrearon con ayuda del software Audacity los tres componentes del paisaje sonoro de cada uno de ellos: biofonía, geofonía y antropofonía. Finalmente, crearon un mapa interactivo con todos los trabajos y realizaron una exposición pública del trabajo. Los resultados mostraron un correcto desarrollo motivacional y un buen fomento de la competencia medioambiental entre el alumnado. En cuanto al desarrollo del proyecto, se desatacan los problemas generados por el diferente nivel competencial de los alumnos y por la dificultad de ceñirse a la planificación temporal inicial y se analizan las estrategias utilizadas para resolverlos.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This case study examines a learning situation that bridges the gap between environmental education and music education. Starting from the concept of sound ecology, secondary students created soundscapes of ecosystems threatened by climate change and human activities. To achieve this, they conducted research on ten endangered ecosystems and used Audacity software to recreate the three components of the soundscape for each of them: biophony, geophony, and anthropophony. Finally, they developed an interactive map showcasing all the projects and held a public exhibition of their work. The results demonstrated a positive impact on student motivation and a significant enhancement of their environmental competence. Regarding project development, challenges emerged due to variations in students' competency levels and difficulties in adhering to the initial time schedule. This study also analyzes the strategies employed to address these challenges. |
SCIENTIFIC ARTICLE O efeito dos exercícios de percussão corporal BAPNE sobre o equilíbrio e as funções executivas de crianças com DCD: um estudo preliminar Khanjankhani, Elahe Samadi, Hossein Ahar, Saeid Romero-Naranjo, Francisco Javier Resumo em Português: RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo estudar o efeito dos exercícios de percussão corporal no equilíbrio e nas funções executivas de crianças com DCD. Trinta crianças com DCD com idades entre sete e nove anos foram selecionadas em escolas primárias femininas. Os sujeitos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: experimental e controle (15 pessoas em cada grupo). Durante oito semanas, o grupo experimental participou de sessões neuromotoras do BAPNE em grupo. Os dados foram analisados usando estatísticas descritivas e o teste ANOVA misto com medidas repetidas e o teste post hoc de Bonferroni. Os resultados mostraram que o resultado dos exercícios de percussão corporal do BAPNE no equilíbrio estático (P=0,001), equilíbrio dinâmico (P=0,001), atenção sustentada (P=0,001) e inibição de resposta (P=0,001) é significativo e os participantes do grupo experimental tiveram melhor desempenho no pós-teste (P=0,001) e no acompanhamento (P=0,001) do que o grupo de controle.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This research aims to study the effect of Bodypercussion exercises on balance and executive functions of children with DCD. Thirty children with DCD between seven and nine years of age were selected from girls' elementary schools. The subjects were randomly divided into two groups: experimental and control (15 subjects in each group). For eight weeks, the experimental group participated in group BAPNE neuromotor sessions. Data were analyzed with descriptive statistics and mixed ANOVA test with repeated measures and Bonferroni's post hoc test. The results showed that the result of BAPNE body percussion exercises on static balance (P=0.001), dynamic balance (P=0.001), sustained attention (P=0.001) and response inhibition (P=0.001) is significant and participants in the experimental group performed better at post-test (P=0.001) and follow-up (P=0.001) than the control group. |
ARTIGO CIENTÍFICO Ensino Musical e Enriquecimento Curricular: Contornos e Considerações da Política “Escola a Tempo Inteiro” (ETI) Cordeniz, Vera Inácio Resumo em Português: Resumo: Este artigo aborda os contornos da política de ação pública - “Escola a Tempo Inteiro” (ETI), compreendendo a operacionalização, passados cerca de 15 anos desta implementação, em Portugal Continental, numa interligação à possível igualdade de oportunidades a outras atividades - ensino da música (1.º ciclo Ensino Básico), assinalando o papel articulador do Estado. Metodologicamente, o artigo analisa um conjunto de documentação legislativa/especializada e estudos científicos e procuramos compreender as implicações do ensino musical no enriquecimento curricular (AEC), em articulação com a nossa experiência. Assinalamos a aplicação desta política na Região Autónoma da Madeira, por terem sido os pioneiros, no contexto português e fazemos um paralelo com a Escola a Tempo Integral brasileira, de modo a percecionar diferenças e semelhanças na educação artístico-musical. Concluímos com uma abordagem da transposição da ETI a outros ciclos de estudo questionando o tempo/ludicidade das AEC, aliados a ferramentas de poder das políticas de ação pública.Resumo em Inglês: Abstract: This article reflects on the contours of the public policy - “Full Time School” (FTS), looking at its operationalization over 15 years of implementation in mainland Portugal. The article considers the interconnection between FTS, equality of opportunities of other activities - teaching of music (Primary Education) and highlights the articulating state’s role. Methodologically, the article analyses a set of legislative/specialized documentation as well as scientific studies to understand the implications of music education in curricular enrichment, in articulation with the author experience. We consider how this policy has been applied in the Autonomous Region of Madeira and we draw a parallel with Brazilian FTS, in order to understand the approach in artistic-musical education. We conclude by outlining how to approach the transposition of the FTS policy to other study cycles, examining the time spent on AEC/its playfulness, allied to the powerful tools of public policy. |
ARTÍCULO CIENTÍFICO Classicismo musical através da gamificação: uma experiência na sala de aula de música do ensino médio Campollo-Urkiza, Arantza Resumo em Português: Resumo: As atuais diretrizes educacionais nacionais e internacionais destacam a importância do uso de diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento de competências essenciais ao final da escolaridade obrigatória. Nesse sentido, a gamificação é uma estratégia de ensino que favorece o desenvolvimento de conteúdos e competências essenciais em sala de aula por meio da adaptação de elementos de jogos nas propostas didáticas. Dessa forma, apresentamos a experiência do uso dessa estratégia metodológica para aprender sobre o período histórico do classicismo em duas salas de aula do 3º ano do Ensino Médio Obrigatório. Os resultados obtidos mostram uma boa aceitação e alta motivação dos alunos participantes. Ao mesmo tempo, mostra a possibilidade de investigar com maior profundidade aspectos da análise musical e das áreas de audição e percepção musical.Resumo em Espanhol: Resumen: Las actuales directrices nacionales e internacionales en materia educativa señalan la importancia del empleo de diferentes estrategias metodológicas para el desarrollo de las competencias clave a la finalización de la escolarización obligatoria. A este respecto, la gamificación es una estrategia de enseñanza proclive para el desarrollo de contenidos y competencias clave en el aula a través de la adaptación de elementos del juego. De este modo, se presenta la experiencia del empleo de esta estrategia metodológica para conocer el período histórico del clasicismo musical en dos aulas de 3º de Educación Secundaria Obligatoria. Los resultados obtenidos muestran una buena aceptación y una alta motivación de los estudiantes participantes en la propuesta de actividades. A su vez, se muestra la posibilidad de indagar de forma más profunda en aspectos del análisis musical, y en los ámbitos de escucha y percepción musical. |
SCIENTIFIC ARTICLE Piano contemporâneo em Ituiutaba: um relato sobre a publicação e a gravação de obras inéditas de 15 compositores brasileiros Martins, Denise Andrade de Freitas Castro, Luciana Monteiro de Resumo em Português: RESUMO: Buscamos neste artigo compartilhar os principais processos e resultados de trabalhos que envolveram a edição e a publicação de partituras e a gravação fonográfica de obras inéditas para piano solo e piano a 4 mãos compostas por quinze reconhecidos compositores brasileiros da atualidade, destinadas à interpretação como peças de confronto nos Concursos de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, da cidade mineira de Ituiutaba, realizados naquela cidade, de 2004 a 2019. Esse material foi preparado para publicação em quatro cadernos de partituras (dois de piano solo e dois de piano a 4 mãos), tendo sido feita também uma gravação de CD (Compact Disc) com peças selecionadas de cada autor e realizados recitais-palestra, ações que visaram registrar e difundir a música brasileira contemporânea para piano. Espera-se que este texto estimule a realização de ações semelhantes.Resumo em Inglês: ABSTRACT: We aim to share processes and results of the work, which involved commented edition, publication, and phonographic recording of novel pieces for solo and four-hand piano by 15 renowned contemporary Brazilian composers. These were destined to be confrontation pieces to be interpreted in the Piano Contests “Prof. Abrão Calil Neto”, in the city of Ituiutaba in the state of Minas Gerais, performed from 2004 to 2019 in the mentioned town. This material was prepared for publication in four books (two for solo and two for four-hand piano), also recording a CD with some selected pieces of each author, and carried out some lecture recitals, with the objective of recording and spreading the contemporary Brazilian piano music. It is hoped that this article encourages that similar actions are realized. |
ARTIGO CIENTÍFICO Jogo musical Dados Mágicos: uma ferramenta didática que fornece suporte lúdico para o ensino do instrumento Canabarro, Maria Fernanda Leitão Resumo em Português: RESUMO: Este trabalho discorre sobre o desafio do professor de música em engajar o aluno nas aulas e na prática individual. Foram utilizados referenciais teóricos de filósofos como Huizinga, Piaget e Callois para abordar o jogo e sua relação com a música. Além disso, metodologias referentes à prática do instrumento de teóricos como Suzuki, Tania Carey, Karen Tuttle e Primrose também foram utilizados para embasar decisões sobre os aspectos ténico-interpretativos do violino, viola e violoncelo. Com o objetivo de tornar as aulas e o estudo diário mais interessantes e aperfeiçoar os aspectos técnicos-interpretativos do instrumento, o jogo Dados Mágicos propõe uma prática em uma realidade lúdica, permitindo que a criança melhore seu desempenho e alcance a satisfação ao tocar. Neste estudo, após o uso dos Dados, houve progressos na afinação, sonoridade e postura do aluno, além de crescimento da sociabilidade, interação e vínculo entre aluno, instrumento e professor.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This work discusses the challenge of the music teacher in engaging the student in classes and in individual practice. Theoretical references from philosophers such as Huizinga, Piaget and Callois were used to address the game and its relationship with music. Furthermore, methodologies relating to the practice of the instrument from theorists such as Suzuki, Tania Carey, Karen Tuttle and Primrose were also used to support decisions about the technical-interpretive aspects of the violin, viola and cello. With the aim of making classes and daily study more interesting and improving the technical-interpretive aspects of the instrument, the Magic Dice game proposes practice in a playful reality, allowing the child to improve their performance and achieve satisfaction when playing. In this study, after using the Magic Dice, there was progress in the student's tuning, sound and posture, in addition to growth in sociability, interaction and bond between student, instrument and teacher. |
SCIENTIFIC ARTICLE Percussão corporal no repertório de bandas: estudo de caso da obra La corrida de toros, de Mario Bürki Di Russo, Salvatore Caudeli, Vicenta Gisbert Naranjo, Francisco Javier Romero Pelizza, Antonio Domenico Resumo em Português: RESUMO: Ao analisar o repertório de música de banda, que inclui obras compostas para conjunto de sopros, bem como arranjos de composições orquestrais, observou-se um aumento na incorporação da percussão corporal como recurso composicional. Este artigo enfoca a obra La corrida de toros de Mario Bürki. O compositor suíço, em seu poema sinfônico descritivo, dedica-se a apresentar as diferentes partes de uma tourada espanhola, também chamadas de tercios, se nos atermos à terminologia das touradas. Começando com o paseillo que leva os toureiros à arena, até o tercio de muerte (terço da morte) na parte final. A composição inclui sons e ritmos combinados com a percussão de diferentes partes do corpo. Este texto apresenta uma análise musicológica completa que contempla parâmetros estruturais, organológicos, harmônicos e rítmicos. É dada atenção especial aos aspectos relacionados à função musical que a percussão corporal desempenha nesta composição.Resumo em Inglês: ABSTRACT: When analyzing the band music repertoire, which includes works composed for wind ensemble as well as arrangements from orchestral compositions, an increase in the incorporation of body percussion as a compositional resource has been observed. This article focuses on the work La corrida de toros by Mario Bürki. The Swiss composer, in his descriptive symphonic poem, is dedicated to presenting the different parts of a Spanish bullfight, also called tercios if we stick to bullfighting terminology. Starting with the paseillo that leads the bullfighters into the arena, up to the tercio de muerte (third of death) in the final part. The composition includes sounds and rhythms combined with the percussion of different parts of the body. This paper presents a complete musicological analysis that contemplates structural, organological, harmonic and rhythmic parameters. Special attention is given to the aspects related to the musical function that body percussion plays in this composition. |
SCIENTIFIC ARTICLE Leitura musical e software de notação musical: um estudo de caso múltiplo Galera-Nuñez, Mar Resumo em Português: RESUMO: Foi realizado um estudo de casos múltiplos no contexto da disciplina de Fundamentos e Práticas Musicais da Licenciatura de Educação Primária da Universidade de Sevilha. Cinco voluntários foram submetidos a uma prova oral em que tiveram que estudar quatro escores de dois níveis de dificuldade diferentes, auxiliados por dois meios distintos. O objetivo principal foi compreender como as percepções dos participantes sobre o uso desses dois meios diferentes diferiam. Os resultados mostraram que o editor foi mais aceito quando os participantes tinham menos conhecimento e habilidades sobre o conteúdo musical das partituras. En base a los resultados, se entiende que la introducción de este tipo de medios podría suponer una mejora en el rendimiento de los alumnos, consiguiendo salvar las diferencias en cuanto conocimientos y habilidades musicales previas y, asimismo, podría suponer un enriquecimiento en la metodología de a assinatura.Resumo em Inglês: ABSTRACT: A multiple-case study was conducted within the context of the subject “Musical Practices and Fundamentals” of the Degree of Primary Education at the University of Seville. Five volunteers were subjected to an oral test in which they had to study four music sheets of two different difficulty levels, using two different means. The main objective of this study was to understand the differences between the perceptions of the participants toward the use of these two different means. The results show that the software had greater acceptance for those participants who had lower knowledge and skills regarding the musical content of the music sheets used in this study. Based on the results, it is understood that the introduction of this type of means could pose an improvement in the performance of the students, thereby reducing the differences in previous musical knowledge and skills, which, in turn, could enrich the methodology of the subject. |
ARTÍCULO CIENTÍFICO Prácticas educativas con el sintetizador en las Enseñanzas Artísticas Superiores de Música de Cataluña Madarnás, Pablo Puentes Calderón-Garrido, Diego Herrera, Perfecto Resumo em Espanhol: RESUMEN: A pesar de su papel fundamental en la creación musical de las últimas décadas, el sintetizador no goza de un reconocimiento generalizado en las enseñanzas musicales de Cataluña, España. Este estudio examinó las prácticas educativas relacionadas con el sintetizador en las Enseñanzas Artísticas Superiores de Música (EASM) de dicha región. Para ello, se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas a ocho docentes especializados en este instrumento. El análisis de datos se realizó siguiendo las directrices del Análisis Temático, y los resultados revelaron la existencia de tres temas generales: (i) la enseñanza del sintetizador se orienta hacia objetivos creativos, (ii) el sintetizador se enseña de manera diferente dependiendo de la especialidad y el repertorio (iii) el sintetizador no goza de una modalidad instrumental propia. El artículo concluye con una discusión sobre la importancia de dar al sintetizador un mayor reconocimiento dentro de las EASM para fomentar una educación más contextualizada y significativa.Resumo em Inglês: ABSTRACT: Despite its fundamental role in modern musical creation, the synthesizer still lacks widespread recognition within music education programs in Catalonia, Spain. This study examined educational practices related to the synthesizer in Higher Music Education in the region. Semi-structured interviews were conducted with eight teachers specialized in this instrument. The data analysis was carried out following the guidelines of Thematic Analysis, revealing three general themes: (i) the teaching of the synthesizer is oriented towards creative objectives, (ii) the synthesizer is taught differently depending on the specialty and the repertoire (iii) the synthesizer does not have its own instrumental modality. The article concludes with a discussion advocating for the integration of the synthesizer into music education programs to promote a more contextualized and meaningful learning experience. |
ARTIGO CIENTÍFICO O bruxo e o Maestro: a colaboração musical entre Carlos Barbosa-Lima & Tom Jobim Loureiro, Ines Barbeitas, Flavio Terrigno Resumo em Português: RESUMO: O objetivo do artigo é descrever os principais marcos da relação entre o violonista Carlos Barbosa-Lima e o compositor Antonio Carlos Jobim. Ao longo de mais de uma década os dois cultivaram uma profícua colaboração musical alimentada pela mútua admiração. A partir do trabalho conjunto em torno dos arranjos para violão solo das músicas de Jobim, estabeleceu-se uma amizade que teve reflexos positivos sobre a trajetória de ambos: pelas mãos de Barbosa-Lima, Jobim foi definitivamente incorporado ao repertório do violão de concerto; por meio de Jobim, Barbosa-Lima obteve maior projeção entre o público de jazz e música popular, inclusive no Brasil. Desta cooperação nasceu o projeto de compor um “Concerto para violão e orquestra” que, embora não concretizado, mostra quão estimulante foi a ligação entre o brujo do violão e o Maestro soberano.Resumo em Inglês: ABSTRACT: The aim of this article is to describe the milestones in the relationship between guitarist Carlos Barbosa-Lima and composer Antonio Carlos Jobim. Over more than a decade, the two cultivated a fruitful musical collaboration fueled by mutual admiration. Starting with their joint work on solo guitar arrangements of Jobim's songs, a friendship was established and it had positive impacts on both of their trajectories: through Barbosa-Lima's hands, Jobim was definitively incorporated into the classical guitar repertoire, and through Jobim, Barbosa-Lima gained greater visibility among jazz and popular music audiences, including in Brazil. From this collaboration emerged the project to compose a "Concerto for guitar and orchestra," which, although not realized, demonstrates how stimulating the connection between the guitar brujo and the Sovereign Maestro was. |
ARTIGO CIENTÍFICO José Siqueira e Mstislav Rostropovich: um encontro possível Silva, Marcelo Moreno da Aquino, Felipe Avellar de Resumo em Português: RESUMO: Este trabalho propõe demonstrar a relação entre o compositor José Siqueira e o violoncelista russo Mstislav Rostropovich através de elementos musicais presentes na II Sonata para Violoncelo e Piano (1972). Assim, exploramos a literatura do violoncelo daquele período, bem como elementos que influenciaram Siqueira em seu processo composicional. A partir de Siqueira (1981), Aquino (2006), Santos (2016) e Silva (2023), sugerimos a presença de sonoridades similares a gestos da Primeira e Terceira Suítes para Violoncelo Solo de Benjamin Britten, contemporâneo de Siqueira e amigo pessoal de Rostropovich. Desta forma, através do processo comparativo de excertos, percebem-se outros importantes traços composicionais em Siqueira, além das manifestações culturais da música do Nordeste brasileiro. Ademais, constamos um dualismo entre o regionalismo e elementos da música europeia de concerto na obra do compositor paraibano. Deste modo, apresentamos uma perspectiva abrangente de seu estilo composicional, ao mesmo tempo em que se demonstra que a ligação entre Siqueira e Rostropovich vai muito além da dedicatória.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This article proposes to reveal a connection between José Siqueira and the Russian cellist Mstislav Rostropovich through musical elements present in the II Sonata for Cello and Piano (1972). We’ve explored the cello literature from that period, as well as elements that came to influence Siqueira in his compositional process. Based on Siqueira (1981), Aquino (2006), Santos (2016), and Silva (2023), we suggest the presence of sonorities that are similar to musical gestures from Britten’s First and Third Solo Suites - Siqueira’s contemporary and Rostropovich’s personal friend. Through a comparative study of excerpts, it is possible to perceive important compositional traits in Siqueira’s output, in addition to those from the cultural manifestations of the music of the Brazilian Northeast, as a dualism between regionalism and elements from the European concert music. Thus, we present a more comprehensive perspective of Siqueira’s compositional style, denoting that the connection between Siqueira and Rostropovich goes beyond a dedicatory. |
ARTIGO CIENTÍFICO Groove e contrabaixo elétrico: um experimento sobre linhas de acompanhamento no samba afro-brasileiro Arruda, Manasses Morais de Naveda, Luiz Resumo em Português: RESUMO: Este artigo busca demonstrar como a ideia do groove produz performances musicais específicas do contrabaixo no samba e compreender o campo conceitual pelo qual contrabaixistas constroem esse fenômeno dentro da cultura musical. A metodologia identificou os recursos interpretativos a partir de dados coletados em um experimento envolvendo 19 instrumentistas. Os sujeitos foram orientados a construir linhas de baixo improvisadas sobre uma estrutura harmônica apresentada a priori. Os eventos musicais presentes nas gravações de cada instrumentista foram anotados, classificados e analisados com recursos computacionais de visualização de dados. Os resultados mostram um mapa de interpretação pelo qual a ideia de groove se expressa na rítmica do samba com a utilização de recursos interpretativos e técnicas específicas como ghost notes e slaps. Foram apresentadas estratégias de estruturação temporal e sequencial de recursos técnicos, enriquecendo o entendimento do fenômeno do groove na prática específica dos contrabaixistas no samba.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This paper sought to demonstrate how the idea of groove produces specific musical performances of the double bass in samba and to understand the conceptual field through which double bassists construct this phenomenon within the musical culture. The methodology identified interpretative resources from data collected in an experiment involving 19 instrumentalists. The subjects were instructed to construct improvised bass lines over a harmonic structure presented a priori. The musical events present in each instrumentalist's recordings were annotated, classified, and analyzed with computational data visualization resources. The results show an interpretation map where the idea of groove is expressed in the samba rhythm with the use of interpretative resources and specific techniques such as ghost notes and slaps. Strategies of temporal and sequential structuring of technical resources were also presented, enriching the understanding of the groove phenomenon in the specific practice of bassists in samba. |
ARTIGO CIENTÍFICO Imitação/evocação de sons da Natureza e o Catálogo de Imitações de Flausino Valle: uma análise sob a Semiologia Tripartite Musical Feichas, Leonardo Vieira Ribeiro, Letícia Porto Resumo em Português: RESUMO: Neste artigo, focaremos em um dos aspectos que julgamos passível de interpretações em relação ao compositor Flausino Valle (1894-1954), que seria o referente à sua linguagem musical, mais especificamente em características onomatopaicas contidas nos Prelúdios. Essas características aparecem ora de forma evidente, como no título, ora de uma forma menos explícita. Com isso, nosso objetivo foi analisar os Prelúdios sob o viés da Semiologia Tripartite Musical de Molino/Nattiez com o apoio adicional da ideia dos “espaços associados” como entendido por Dominique Maingueneau. Como resultado, chegamos à conclusão de que em alguns dos Prelúdios certas evocações exigem um conhecimento a respeito de Valle e/ou de seu “Catálogo de Imitação de Vozes da Natureza” e um estudo mais detido para serem identificadas, pois não são evidentes. Chegamos também à conclusão que, analisando dessa forma, as referências a outros instrumentos, mais especificamente a viola caipira, podem ser considerados recorrentes.Resumo em Inglês: ABSTRACT: In this article we will focus on one of the aspects that we deem open to interpretation regarding the composer Flausino Valle (1894-1954), which would be referring to its musical language, more specifically in onomatopoeic characteristics contained in the Preludes. These characteristics appear sometimes in an obvious way, as in the title, sometimes in a less explicit way. With this, our objective was to analyze the Preludes under the bias of Molino/Nattiez's Tripartite Musical Semiology with the additional support of the idea of the “associated spaces” by Dominique Maingueneau. As a result, we came to the conclusion that in some of the Preludes certain evocations require knowledge about Valle and/or his “Catálogo de Imitação de Vozes da Natureza” (“Catalog of Imitation of Voices of Nature”) and a closer study to be identified, as they are not evident. We also came to the conclusion that, analyzing in this way, references to other instruments, more specifically the viola caipira, can be considered recurrent. |
ARTIGO CIENTÍFICO Análise quantitativa da inteligibilidade do português cantado na canção de câmara brasileira: a perspectiva dos cantores líricos a partir de questionário online Gusmão, Cristina de Souza Pádua, Mônica Pedrosa de Resumo em Português: RESUMO: Os estudos sobre a inteligibilidade do texto cantado envolvem o canto em todos os gêneros musicais. Com o objetivo de identificar as causas da falta de compreensão do texto na canção de câmara brasileira, contamos com a participação de 110 cantores líricos que responderam a um formulário online semiestruturado contendo perguntas objetivas e descritivas. Os motivos que impactam na inteligibilidade mais citados pelos cantores foram: a tessitura aguda, a dicção imprecisa, a impostação vocal recuada e o excesso de vibrato. Outro dado importante do estudo revela que 70% dos respondentes apontaram os sopranos como os cantores com maior perda da compreensão do texto cantado em vernáculo.Resumo em Inglês: ABSTRACT: The studies on the intelligibility of sung text involve singing across all musical genres. Aimed at identifying the causes of the lack of comprehension of the text in Brazilian chamber songs, we had the participation of 110 lyrical singers who responded to a semi-structured online questionnaire containing both objective and descriptive questions. The factors that impact intelligibility most frequently cited by the singers were: high pitch, imprecise diction, retracted vocal placement and excessive vibrato. Another important piece of data from the study reveals that 70% of respondents identified sopranos as the singers with the greatest loss of comprehension when singing in vernacular. |
SCIENTIFIC ARTICLE Percussão corporal no repertório de banda: o estudo de caso da obra Palindromia Flamenca, de Antonio Ruda Peco Di Russo, Salvatore Caudeli, Vicenta Gisbert Romero Naranjo, Francisco Javier Pelizza, Antonio Domenico Resumo em Português: RESUMO: A percussão corporal constitui um elemento expressivo-musical decisivo em muitas obras do repertório de banda. As possibilidades composicionais que ela oferece do ponto de vista rítmico, tímbrico e coreográfico estão muitas vezes ligadas a elementos musicais tradicionais, como é o caso de Palindromia Flamenca de Antonio Ruda Peco. Nesta obra para saxofone soprano solo e banda, o músico espanhol, através da presença quase constante de palmas, cria um clímax musical muito próximo do flamenco, pois a performance, confiada a um grupo específico de músicos, traz à mente o papel de los palmeros. Neste capítulo, através de uma investigação musicológica pretendemos dar especial atenção às características e funções musicais que a percussão corporal desempenha na composição. Isto representará a base para o desenvolvimento de uma proposta de ensino baseada no Método BAPNE para o desenvolvimento de funções executivas.Resumo em Inglês: ABSTRACT: Body percussion constitutes a decisive expressive-musical element in many works of the band repertoire. The compositional possibilities that it offers from a rhythmic, timbral and choreographic point of view are often linked to traditional musical elements as in the case of Palindromia Flamenca by Antonio Ruda Peco. In this work for solo soprano saxophone and band the Spanish musician, through the almost constant presence of clapping, creates a musical climax very close to flamenco as the performance, entrusted to a specific group of musicians, brings to mind the role of palmeros. In this article, through a musicological investigation we intend to pay particular attention to the musical characteristics and functions that body percussion performs within the composition. This will represent the basis for developing a teaching proposal based on the BAPNE Method for the development of executive functions. |
ARTIGO CIENTÍFICO A musicalidade clínica do musicoterapeuta musicocentrado: estudo exploratório por meio de entrevistas Sales, Isabela Freire, Marina Resumo em Português: RESUMO: O paradigma de Musicoterapia Musicocentrada vê a música como a própria terapia, na experiência musical criativa. Para alguns modelos pertencentes a esse paradigma, o processo acontece por meio da relação entre as musicalidades de três agentes: paciente, música e musicoterapeuta, sendo necessário a este último ser educado na chamada Musicalidade Clínica. Esta pesquisa objetiva compreender como os musicoterapeutas musicocentrados conceitualizam, pensam e buscam o desenvolvimento de sua Musicalidade Clínica por meio da análise de três entrevistas semiestruturadas, realizadas com experts da área, pelo método Análise Temática (Braun; Clarke 2006). Aprofundou-se no grande tema denominado Musicalidade Clínica, contendo dois subtemas: (1) conceitos e características da Musicalidade Clínica e (2) desenvolvimento da Musicalidade Clínica (autoconhecimento, terapia pessoal e supervisão). Conclui-se que a Musicalidade Clínica é importante ao musicoterapeuta musicocentrado, em seu desenvolvimento contínuo, autoconhecimento e reconhecimento de limites, e que muito mais ainda há para ser estudado sobre esta temática.Resumo em Inglês: ABSTRACT: Music-centered Music Therapy paradigm sees music as the own therapy, in the creative musical experience. For some models belonging to the paradigm, the process occurs through the relationship between the musicality of three agents: client, music and music therapist, requiring the latter one to be educated in the so-called Clinical Musicianship. This research aims to understand how music-centered music therapists conceptualize, think and search to develop their Clinical Musicianship through the analysis of three semi-structured interviews, carried out with experts in the area, using the Thematic Analysis method (Braun; Clarke 2006). The major theme called Clinical Musicianship was deepened, containing two sub-themes: (1) concepts and characteristics of Clinical Musicianship and (2) development of Clinical Musicianship (self-knowledge, personal therapy and supervision). In conclusion, Clinical Musicianship is important to the music-centered music therapist, in his continuous development, self-knowledge and recognition of limits, and that there is still much more to be studied about this subject. |
SCIENTIFIC ARTICLE Empowering Song: uma abordagem de educação musical para pessoas marginalizadas Fernandes, José Fortunato Resumo em Português: RESUMO: O objetivo deste estudo é explorar quais aspectos das atividades da abordagem Empowering Song têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem de música para pessoas marginalizadas e como essas atividades podem afetá-las, fazendo com que modifiquem atitudes, as ajudem a compreender a si mesmas, aos outros, e como isso pode ajudar a construir a comunidade. Os métodos empregados foram pesquisa bibliográfica, questionário, entrevista semiestruturada e observação em reuniões do projeto Race, Prison, Justice, Arts, do coral Voices21C e do curso Empowering Song: music with body, mind and heart. O resultado da análise dos dados obtidos foi a organização das atividades em quatro categorias: aspectos músico-educacionais, filosóficos, psicológicos e sociológicos. A conclusão foi que a abordagem do Empowering Song impacta profundamente as pessoas marginalizadas por meio de sua interdisciplinaridade, funcionando como meio de justiça social, permitindo que elas se encontrem como artistas e se expressem por meio da arte.Resumo em Inglês: ABSTRACT: The aim of this study is to explore which aspects of the Empowering Song approach have been used in the process of teaching and learning music to marginalized people and how these activities can affect them, changing their attitudes and helping them to understand themselves and others, and how this can help build community. The methods used for data collection were as follows: bibliographical research, a questionnaire, semi-structured interviews, and observation at meetings of the Race, Prison, Justice, Arts project, the Voices21C choir and the Empowering Song: music with body, mind and heart course. The result of the data analysis was the organization of the activities into four categories: musical-educational, philosophical, psychological, and sociological aspects. The conclusion was that the Empowering Song approach profoundly impacts marginalized people through its interdisciplinarity, functioning as a means of social justice, allowing them to find themselves as artists and express themselves through art. |
ARTÍCULO CIENTÍFICO Perspectivas docentes ante la Ansiedad Escénica: estudio de caso en un conservatorio profesional de música Calaforra-Guardeño, Arturo José Morant-Navasquillo, Remigi Bernabé-Villodre, María del Mar Resumo em Espanhol: RESUMEN: La Ansiedad Escénica es un fenómeno que está siendo investigado en aras de paliar sus efectos negativos sobre los músicos. Aun así, dentro de los Conservatorios de Música en España, no se aprecia tanto esta repercusión, sobre todo, en cuanto a su consideración en asignaturas obligatorias del currículo y en cuanto a la formación del profesorado. En este sentido, se ha planteado una investigación cualitativa (estudio de caso) con el fin de mostrar la realidad que está viviendo el profesorado de un conservatorio valenciano. Las conclusiones extraídas inciden en la poca preparación del profesorado en esta problemática, lo que les impide realizar su praxis docente adecuadamente e inciden en la necesidad de actualización del currículo de las Enseñanzas Profesionales y de líneas de formación específica, tanto en la formación inicial como en la continua.Resumo em Inglês: ABSTRACT: Performance Anxiety is a phenomenon is being widely investigated to alleviate its negative effects on the performer. Even so, within the Conservatories of Music in Spain this change is not seen as much, especially in terms of compulsory subjects in the curriculum and in terms of teacher training in this regard. In this sense, qualitative research (case study) has been proposed to show the reality that is living the teaching staff of a Valencian Conservatory. The extracted results emphasise the little preparation in this problem that the instrument teachers must be able to prepare their students for a future performance and stress the need to update the curriculum of Professional Education and specific training lines, both in initial and continuing training. |
ARTÍCULO CIENTÍFICO Percusión corporal y imitación: recursos pedagógicos desde la neuromotricidad Arnau-Mollá, Antonio Francisco Romero-Naranjo, Francisco Javier Resumo em Espanhol: RESUMEN: La imitación en la didáctica de la música es un recurso que proviene de las tradiciones orales, y que posteriormente la cultura occidental transformó con muchísimas variantes a través del canon o el contrapunto entre otras formas musicales. El método BAPNE posee cuatro formas de aprendizaje, donde la imitación se ejecuta desde otra praxis muy diversa a la clásica. El objetivo de este trabajo es aportar tanto a nivel teórico como práctico otro modelo de imitación pedagógico desde el punto de vista de la percusión corporal y la neuromotricidad. Para ello se centrará en otras estructuras a nivel práctico denominadas imitación simple, imitación progresiva, imitación inhibitoria, e imitación dividida, con sus variantes verbal, cinestésica y mixta, que se alejan completamente de los modelos clásicos de aprendizaje. Estos tipos de imitación se basan en un modelo vinculado a las habilidades motrices para el desarrollo de la función cognitiva.Resumo em Inglês: ABSTRACT: Imitation in the teaching of music is a resource that comes from oral traditions, and that later western culture transformed with many variants through the canon or counterpoint among other musical forms. The BAPNE method has four ways of learning, where imitation is executed from another praxis very different from the classical one. The aim of this work is to provide, both theoretically and practically, another pedagogical model of imitation from the point of view of body percussion and neuromotricity. To this end, it will focus on other structures on a practical level called simple imitation, progressive imitation, inhibitory imitation, and divided imitation, with their verbal, kinaesthetic and mixed variants, which are a complete departure from classical learning models. These types of imitation are based on a model linked to motor skills for the development of cognitive function. |
ARTÍCULO CIENTÍFICO Influencia de la música en alumnos con TDAH: un estudio de revisión en contexto español Gálvez, Sonia Martín Pereira, Eliton Perpetuo Rosa Resumo em Espanhol: RESUMEN: El objetivo de esta investigación fue hacer un recorrido por las investigaciones sobre el Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad - TDAH, conocer los enfoques o propuestas pedagógico-musicales de diferentes autores sobre el proceso de aprendizaje de los alumnos con TDAH y, finalmente, sistematizar las posibles aportaciones de la música para los alumnos de primaria. Se realiza un recorrido histórico sobre el concepto de este trastorno, las causas que lo provocan y la posible comorbilidad con otras patologías. Todo ello sin olvidar las necesidades educativas de este trastorno, para que los alumnos puedan acceder a una educación de calidad. Mediante un estudio cualitativo, guiado metodológicamente por estudios bibliográficos y una revisión sistemática de la producción científica, desde el ámbito de la educación musical, señalamos autores y metodologías de los siglos XX y XXI que nos permiten acercar la música a nuestros alumnos de forma inclusiva.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This research aimed to review research on the subject of Attention Deficit and Hyperactivity Disorder - ADHD, to learn about the pedagogical-musical approaches or proposals of different authors on the learning process of pupils with ADHD and, finally, to systematize the possible contributions of music for primary school pupils. A historical overview is made of the concept of this disorder, the causes that provoke it, as well as the possible comorbidity with other pathologies. Without forgetting this disorder's educational needs, pupils can access quality education. Through a qualitative study, methodologically guided by bibliographical studies and a systematic review of scientific production, and from the field of music education, we point out authors and methodologies of the 20th and 21st centuries that allow us to bring music closer to our students in an inclusive way. |
SCIENTIFIC ARTICLE Explorando o engajamento e as experiências de fluxo nas práticas musicais coletivas de músicos amadores, estudantes de música e músicos profissionais Toni, Anderson Araújo, Rosane Cardoso de Resumo em Português: RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi explorar o engajamento e as experiências de fluxo em práticas musicais coletivas de músicos amadores, estudantes de música e músicos profissionais. Com base na primeira fase de uma pesquisa de métodos mistos sequencial explanatória, este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um survey on-line com 102 participantes de diversas práticas musicais coletivas. Os resultados obtidos foram analisados utilizando tanto estatísticas descritivas quanto inferenciais. Algumas diferenças estatisticamente significativas foram observadas na interação entre os grupos de participantes (amadores, estudantes e profissionais) e as dimensões de engajamento (comportamental, cognitivo e emocional), conforme relatado nos resultados e discutido a partir da literatura. Em resumo, foi possível explorar e discutir alguns aspectos do engajamento, da motivação e da experiência de fluxo com base nas respostas dos participantes sobre suas práticas musicais coletivas.Resumo em Inglês: ABSTRACT: The purpose of this research was to explore the engagement and flow experiences in collective music practices of amateurs, students, and professional musicians. Based on the first phase of a sequential explanatory mixed methods research design, this article presents the results obtained from an online survey with 102 participants from diverse collective music practices. The results obtained were analyzed using both descriptive and inferential statistics. Some statistically significant differences were observed in the interaction between participant groups (amateurs, students, and professionals) and dimensions of engagement (behavioral, cognitive, and emotional), as reported in the results and discussed in relation to the literature. In summary, we were able to explore and discuss some aspects of engagement, motivation, and flow experience based on the participants’ responses regarding their collective music practices. |
ARTIGO CIENTÍFICO Formante do Cantor: revisão integrativa Matter, Suelen Scholl Silva, Marta Assumpção de Andrada e Resumo em Português: RESUMO: O canto operístico, não amplificado por microfones, implica exigências para que o cantor seja ouvido em decorrência do acompanhamento da orquestra sinfônica. Para tal, este artista pode utilizar o recurso chamado formante do cantor. Foi realizada uma revisão integrativa do formante do cantor nas bases de dados PubMed Central, Scopus e Scielo com foco nos conceitos, nos ajustes fonatórios/ articulatórios e na dimensão perceptivo-auditiva subjacentes ao fenômeno. Identificou-se que os conceitos foram associados ao brilho vocal e ao correlato acústico de maior energia de alta frequência criando um agrupamento do terceiro e do quarto formante. No âmbito articulatório, identificou-se rebaixamento da laringe, alargamento da faringe e aproximação da língua aos dentes incisivos inferiores. O fenômeno estudado é responsável pela audibilidade da voz humana.Resumo em Inglês: ABSTRACT: Operatic singing, not amplified by microphones, requires the singer to be heard due to the accompaniment of the symphony orchestra. To this end, the singer can use the resource called the singer's formant. To conduct an integrative review of the singer's formant in the PubMed Central, Scopus and Scielo databases. An integrative review was conducted focusing on the concepts, phonatory/articulatory adjustments and the auditory-perceptual dimension underlying the singer's formant. It was identified that the concepts were associated with vocal brightness and the acoustic correlate of greater high-frequency energy, creating a grouping of the third and fourth formants. In the articulatory sphere, lowering of the larynx, widening of the pharynx and approximation of the tongue to the lower incisor teeth were identified. The phenomenon studied is responsible for the audibility of the human voice. |
ARTÍCULO CIENTÍFICO Coros amateurs metodologías para el aprendizaje de su dirección Almudéver, Raquel Peset, Fernanda Resumo em Espanhol: RESUMEN: El presente artículo investiga los procedimientos que utilizan los directores de coros amateurs para el aprendizaje de las partituras. Para ello se ha diseñado una metodología mixta que permite un doble enfoque. Por una parte, se analizan los procedimientos que se recomiendan en una selección bibliográfica de tres tratados de dirección de coros. Por otra parte, se confeccionó una entrevista semiestructurada que se propuso a cinco directoras valencianas, todas ellas con más de seis años de experiencia. Los resultados presentan las notables diferencias entre las recomendaciones teóricas y la práctica de las participantes. Se concluye que la teoría existente no cubre las necesidades de los directores de coros amateurs. Por ello, este artículo compendia los procedimientos que satisfacen las necesidades de este sector en el contexto sociocultural específico español.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This article investigates the procedures used by amateur choir conductors for learning scores. For this purpose, a mixed-methodology approach has been designed, allowing for a dual focus. On one hand, the procedures recommended in a bibliographic selection of three choir conducting treatises are analyzed. On the other hand, a semi-structured interview was conducted with five Valencian female conductors, all of whom have more than six years of experience. The results highlight the significant differences between theoretical recommendations and the participants' practice. It is concluded that the existing theory does not meet the needs of amateur choir conductors. Therefore, this article compiles procedures that satisfy the needs of this sector in the specific Spanish socio-cultural context. |
RESEÑA La Autobiografía como recurso para el estudio de la música tradicional Williche Soto-Silva, Ignacio Pertucé, Myriam Núñez Resumo em Espanhol: Resumen: Este texto tiene por objetivo realizar una revisión del libro: Iris RUMIAN y Ponciano RUMIAN. 2020. Wechemapu. Autobiografía de un imaginario. Osorno: Editorial Universidad de Los Lagos. 221pp. (ISBN: 978-956-6043-25-6). Para esto se presenta una resención organizada en tres momentos. En primer lugar una introducción sobre el contexto de la banda Wechemapu y de los autores del libro. Con posterioridad, se realizará un resumen de los aspectos fundamentales del contenido del libro. Finalmente, se expone una reflexión crítica respecto de los aportes y desafíos que plantea el libro y los alcances de estos para la investigación musical.Resumo em Inglês: ABSTRACT: This paper is a review of the book: Iris RUMIAN and Ponciano RUMIAN. 2020. Wechemapu. Autobiography of an Imaginary. Osorno: Editorial Universidad de Los Lagos. 221pp (ISBN: 978-956-6043-25-6). This is a three-part overview. First, an introduction on the context of the Wechemapu band and the authors of the book. This is followed by a summary of the main aspects of the book's content. Finally, I present a critical reflection on the contributions and challenges of the book and its implications for musical research. |
ENTREVISTAS Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Eduardo Lakschevitz, primeiro ato Lima, Erickinson Oliveira, André Lakschevitz, Eduardo Resumo em Português: RESUMO: Compartilhar experiências da vida acadêmica, artística e profissional no campo da Regência promove uma reflexão sobre a formação de regentes. O que é necessário para ser Maestro? Como equilibrar teoria e prática? Quais técnicas de ensino são essenciais na formação de um regente? Essa entrevista é a primeira de um ciclo de diálogos com Maestros nacionais (Brasil) e internacionais. O primeiro convidado é o Maestro e Professor Eduardo Lakschevitz. Em seu percurso entre o Brasil e os Estados Unidos, Lakschevitz trabalha intensamente como coordenador e pedagogo dos Painéis de Regência Coral da FUNARTE, e suas ações refletem na produção e divulgação do repertório coral e em cursos de formação para regentes e educadores. Dar voz a Maestros como Lakschevitz nos permite visualizar novas perspectivas práticas, conceituais e pedagógicas, e nos direciona o olhar para as reais necessidades do campo da regência: pensar e agir para além da técnica gestual.Resumo em Inglês: ABSTRACT: Sharing experiences of the academic, artistic and professional life on the Conducting field, leads to a reflection about the formation of conductors. What takes to be a Maestro? How to balance theory and praxis? Which teaching techniques are essential in a conductor formation? This interview is the first of a dialogue circuit with national (Brasil) and international Maestros. The first guest is the Professor and Maestro Eduardo Lakschevitz. On his path between Brazil and The United States, Lakschevitz works hardly as the coordinator and pedagogue of FUNARTE Choral Conducting Pannels, and his actions reflect on the production and dissemination of the choral repertoire and on training courses to conductors and musical educators. Giving voice to Maestros such Lakschevitz allows us to visualize new practical, conceptual and pedagogical perspectives, and leads our attention to the real necessities on the Conducting field: thinking and acting beyond the gestural techniques. |