Conferência internacional de compósitos reforçados com fibras vegetais

NOTÍCIAS DE EVENTOS

Conferência internacional de compósitos reforçados com fibras vegetais

A conferência realizada na cidade de Madison (Wisconsin) nos Estados Unidos intitulada "Fifth International Conference on Woodfiber-Plastic Composites" possibilitou de maneira extremamente frutífera a atualização com os trabalhos e avanços técnico-científicos mais recentes obtidos por instituições de pesquisa de todo o mundo na área. Os quase quatrocentos participantes vieram representando mais de 30 países dentre os quais destacamos França, Japão, Índia, Holanda e Canadá, entre outros.

Um ponto importante a se observar foram os grandes investimentos que têm sido feitos por instituições na utilização de fibras e resíduos vegetais para a produção de compósitos poliméricos que apresentam uma série de vantagens, dentre as quais destacam-se: melhoria do desempenho mecânico de plásticos convencionais, diminuição do impacto ambiental, biodegradabilidade, reciclabilidade e menor custo. Vários estudos também estão sendo feitos visando à otimização do desempenho mecânico e térmico dos compósitos reforçados com diferentes tipos de fibras vegetais para viabilizar sua aplicação tecnológica em indústria de diversos ramos: automobilístico, construção civil, madeira, móveis, etc. Uma demonstração do potencial tecnológico destes materiais foi observada durante a sessão de painéis e exposição tecnológica, onde mais de 20 companhias estiveram demonstrando os seus produtos naturais e/ou equipamentos para processamento dos mesmos, sendo que destas pelo menos 10 comercializam produtos à base de fibras vegetais, sendo a maioria fibras de madeira e compósitos de plásticos reforçados com madeira. Esta sessão foi muito bem organizada de forma a ser um fórum bastante intenso de discussões e troca de experiências, o que é facilitado pelo tema relativamente específico da conferência, que reúne especialistas em áreas suficientemente afins para que praticamente todos os participantes tenham um contribuição significativa para dar a outros.

Durante a conferência também foi divulgada a realização de uma próxima reunião na área, o "Third International Symposium on Natural Polymers and Composites ¾ ISNAPOL/2000" a ser realizado no próximo ano no Brasil. Após a conferência foi organizada uma visita técnica à empresa Natural Fibers Composites Inc. para conhecer o seu processo de produção de compósitos de madeira-plástico, o que serviu para perceber como esta tecnologia está sendo viabilizada industrialmente. Nas visitas técnicas também foi incluída uma aos laboratórios de Produtos Naturais da University of Wisconsin sob a coordenação dos Prof. Dr. Roger Rowell e Prof. Dr. Raymond Young e aos laboratórios do Prof. Dr. Ferencz Denes do Centro de Engenharia de Plasma. Estas visitas foram extremamente proveitosas, em particular, para a efetivação de colaborações. Um exemplo é a colaboração entre a Embrapa Instrumentação Agropecuária e o grupo do Prof. Denes, que se iniciou há dois anos atrás, e que tem atualmente uma aluna de doutorado realizando parte de seu trabalho na modificação de fibras de sisal e polietileno, visando a sua compatibilização e aumento de adesão para a produção de compósitos de melhor desempenho térmico e mecânico. Parte deste trabalho é financiado pela Fundação ParqTec (São Carlos), através do Programa Núcleo Softex 2000/CNPq.

Notícia elaborada pelo Dr. Luiz Henrique C. Mattoso da Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos, SP.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jun 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 1999
Associação Brasileira de Polímeros Rua São Paulo, 994, Caixa postal 490, São Carlos-SP, Tel./Fax: +55 16 3374-3949 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: revista@abpol.org.br