Acessibilidade / Reportar erro

8º Congresso brasileiro de polímeros: retrospectiva

8º CBPOL - RETROSPECTIVA

8º Congresso brasileiro de polímeros - Retrospectiva

Mantendo sua tradição, a Associação Brasileira de Polímeros promoveu mais um Congresso Brasileiro de Polímeros, o 8º CBPol, de 6 a 10 de novembro de 2005, que desta feita, aconteceu em Águas de Lindóia, SP. O Congresso contou com uma Comissão Organizadora constituída por professores da Universidade Estadual de Campinas e de Instituições da região e por profissionais do setor produtivo da área de Polímeros, sendo seu coordenador geral o Prof. Dr. Fernando Galembeck do Instituto de Química da UNICAMP. A Revista Polímeros faz a seguir uma retrospectiva do evento.

A participação de mais de 700 congressistas surpreendeu os organizadores do 8º Congresso Brasileiro de Polímeros - 8º CBPol, que tinham esse número como o limite máximo previsto, dentro de expectativas muito otimistas. Participaram representantes de empresas produtoras de polímeros, transformadoras e de equipamentos, além de estudantes, professores e cientistas de institutos de ensino superior e de entidades de pesquisa. O Congresso veio reforçar o papel da ABPol como importante canal de disseminação da informação sobre o setor e de firmar o intercâmbio entre esses profissionais.

Dentre os 645 trabalhos recebidos, a Comissão Científica aprovou 641, sendo que 186 trabalhos foram selecionados para apresentação oral nas sessões coordenadas, e 455 foram apresentados em painéis. Dentre esses trabalhos, 15 foram agraciados com um diploma de menção honrosa e um livro sobre polímeros, após terem sido avaliados por uma comissão especial (Quadro 1). Essa premiação foi oferecida aos alunos que se destacaram apresentando pessoalmente suas contribuições, incentivando-se assim o aprimoramento dos futuros profissionais.

Quadro 1.

Além das apresentações normais, o Programa Técnico do Congresso mostrou 7 plenárias apresentadas por grandes especialistas em diferentes temas da área de polímeros, todos em grande evidência internacional no momento.

Todas as conferências plenárias foram de excelente nível e contaram com um grande número de participantes. Deve-se ressaltar a apresentação do Prof. Matyjaszewski, que além de mostrar os avanços recentes na área contou com uma didática valiosa. De um modo geral, os palestrantes foram acessíveis a discussões particulares com participantes do evento, inclusive com os alunos. As plenarias apresentadas foram as seguintes:

1. "Nanostructured materials via atom transfer radical polymerization", apresentada pelo Prof. Dr. Krysztof Matyjaszewski do Center of Macromolecular Engineering, Carnegie Mellon University, Pittsburgh, USA.

2. "Determination of melt temperature and velocity profiles in flowing polymer melts. Polymer testing, a simple or a complex process?", apresentada pelo Dr. Alan K. Wood da Victrex Technology Centre, Lancashire, UK.

3."The ultra-high molecular weight polyethylene for arthroplasty: degradation, stabilization and crosslinking", apresentada pelo Prof. Dr. Luigi Costa, do Dipartimento di Chimica IFM dell'Università di Torino, Torino, Italia.

4. "Membranas para célula combustível e separação de hidrogênio", apresentada pela Profa. Dra. Suzana Pereira Nunes, do GKSS-Forschungszentrum, Alemanha.

5. "Some interesting things about the polysiloxanes", apresentada pelo Prof. Dr. James E. Mark, do Department of Chemistry and the Polymer Research Center, University of Cincinnati, USA.

6. "Funcionalized latexes for biomedical applications", apresentada pela Profa. Dra. Jacqueline Forcada, do Grupo de Ingenieria Química and Institute for Polymer Materials-POLYMAT, Departamento de Química Aplicada, Facultad de Ciências Químicas, Universidad del País Basco, Espanha.

7. "Polymer and nanocomposites for electronic and photo packaging", apresentada pelo Prof. Dr. CX. P.Wong, da School of Materials Science and Engineering, Georgia Institute of Technology, Atlanta, USA.

Um dos pontos fortes do 8º CBPol, já tradicional nas últimas edições desse evento, é a participação de representantes de empresas, com palestras de interesse técnico-mercadológico. Foram apresentadas 29 palestras orais de profissionais diretamente ligados ao meio industrial, numa demonstração inequívoca de realização efetiva de atividades que promovam a interação do meio acadêmico com as empresas de polímeros. No 8º CBPol mais uma vez ficou patente a quebra das barreiras que de longa data vinham dificultando a interação dos profissionais dessas áreas. Durante os coffee breaks, realizados na mesma área da exposição industrial e simultâneos à apresentação dos trabalhos em painéis, essa interação ficava ainda mais evidente pelo clima amistoso e cordial dos diálogos observados. Participaram com palestras as seguintes empresas: Bayer, Braseq Equipamentos, Braskem, Cabot Corporation, Dow Química, dpUnion Instrumentação Analítica e Científica, DSM South America, Emic Máquinas de Ensaios, GE Plastics Advanced Materials (EUA e Brasil), Inds. Químicas Taubaté, Innova, Instituto Avançado do Plástico, Ipiranga Petroquímica, Mash Compósitos, Mazzaferro, Micronal, Netzsch do Brasil, Petroquímica União, Plastivida, Polimate, Politeno, Precitech, Rhodia Poliamida, Rio Polímeros, Suzano Petroquímica, Thermo Electron e Waters Technologies.

O 8º CBPol contou também com a realização de três mesas-redondas sobre os seguintes temas:

- A cadeia produtiva da reciclagem e aspectos sócio-ambientais - sob a coordenação do Prof. Dr. Derval S. Rosa (Universidade São Francisco - USF), a mesa teve como convidados Antonio Cláudio dos Santos (Recyclean Polímeros Ltda.), Profa. Dra. Maria Zanin (INCOOP/UFSCar) e Prof. Dr. Evandro Luís Amaral Ribeiro (Pró-Reitor Comunitário da Universidade São Francisco), que analisaram aspectos importantes do tema em discussão com os cerca de 50 congressistas presentes;

- Obtenção e caracterização de `Scaffolds' (suportes porosos tridimensionais) para engenharia de tecidos" - esta mesa foi coordenada pela Profa. Dra. Cecília Zavaglia da FEM/UNICAMP e contou com quase uma centena de participantes. Os debatedores convidados e respectivos temas apresentados foram: Prof. Dr. Rodrigo Oréfice (UFMG) - "Síntese e caracterização de nanocompósitos porosos biodegradáveis baseados em poliuretanos"; Profa. Dra. Marisa M. Beppu (FEQ/UNICAMP) - "Scaffolds de polímeros naturais"; Profa. Dra Eliana A. Rezende Duek (PUC/SP) - "Estruturas porosas de polímeros bioreabsorvíveis para engenharia de tecidos".

- Nanotecnologia - coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Galembeck do IQ/UNICAMP, a mesa teve como palestrantes convidados Dr. Alfredo Mendes (MCT), Dra. Susana A. Líberman (Braskem) e Prof. Dr. Oswaldo Alves (IQ/UNICAMP), e contou também com uma centena de congressistas. A mesa foi realizada logo após uma palestra plenária sob o mesmo tema, apresentada pelo Prof. Dr. C. P. Wong, da Georgia Institute of Technology, propiciando muitas discussões e esclarecendo pontos importantes.

O Congresso contou com uma exposição industrial paralela com a participação de representantes de expositores de tradicionais empresas patrocinadoras. Marcaram sua presença na exposição as seguintes empresas: Bayer, Braseq Brasileira de Equipamentos, dpUNION Instrumentação Científica, EMIC Equipamentos e Sistemas de Ensaio, GE Advanced Materials Plastics, Importadora e Exportadora de Medidores Polimate, Instituto Avançado do Plástico, Micronal, Netzsch do Brasil, Polietilenos União e Precitech Instrumental.

Uma atividade extra do 8º CBPol, que teve bastante aceitação, foi o oferecimento, de nove mini-cursos que, no total, contaram com a participação de 122 congressistas. Os mini-cursos ministrados estão no Quadro 2,

O destaque final do 8º CBPol foi a posse da nova diretoria da ABPol para o biênio 2006/2007. O Sr. Domingos A. Jafelice passou o cargo para a Profª Raquel Santos Mauler, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS).

Quadro 2.

A Professora Raquel é sócia da ABPol desde sua fundação (1988) e faz parte do Conselho Editorial da Revista Polímeros.

Segundo a opinião do ex-presidente da Associação, a nomeação de uma mulher para a presidência da ABPol contribui para a quebra de dois paradigmas históricos da associação, o primeiro por tratar-se da primeira mulher a assumir a presidência e o segundo, por ser ela de Minas Gerais e radicada no Rio Grande do Sul, quebrando a tradição de manter a presidência no eixo regional paulista.

A Profª Raquel assumiu a presidência comentando que a distância física não trará problemas, uma vez que o papel da presidência é garantir que as atividades viabilizem a geração de competências para desenvolvimento da área de polímeros.

O sucesso atingido pelo 8º CBPol junto à comunidade brasileira de polímeros é prova inequívoca de sua importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia de polímeros no país. O Congresso Brasileiro de Polímeros constitui-se em uma das principais realizações da ABPol que, ao longo dos quase 18 anos de atividade, tem buscado a melhoria contínua de serviços para atender às necessidades do setor de polímeros, um segmento em crescente desenvolvimento e da maior relevância para o país.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Out 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 2006
Associação Brasileira de Polímeros Rua São Paulo, 994, Caixa postal 490, São Carlos-SP, Tel./Fax: +55 16 3374-3949 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: revista@abpol.org.br